Nascimentos em comunitário


DanRocha

Recommended Posts

Vivam!

 

Enquanto me encontrava ausente em férias foi-me dito que o meu pequeno comunitário de apróx. 40 litros onde mantenho alguns neons, dois escalares, duas corys apareceram dezenas de alevins, que no dia seguinte já não exisitiam!

Fiquei intrigado, pois achava que um dos escalares ainda era reletivamente pequeno para acasalar! Incialmente pensei que poderiam ser das Corys mas passado uma semana vejo que um dos escalares tem o ventre bastante volumoso e agora lembro-me de ter visto dias antes de ir de férias que o outro escalar (supostamente o macho) andava muito nervoso e nadava violentamente por todo o aquário de forma nada habitual, pelo que penso que poderia estar a proteger a postura da fêmea, postura essa que não detectei talvez pelo facto de ter muitas plantas.

Agora que vejo um dos esclares de novo (aparentemente) a dias de efectuar nova postura, gostaria de saber se ha alguma forma de tentar salvar alguns alevins?

Sei que deveria separar o casal para um aqua isolado, mas neste momento não tenho material disponível. Ha alguma solução de recurso? materinidade resulta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

com a fauna que tem esse aquário, não me parece fundamental o isolamento do casal para o sucesso da postura. Se já eclodiram antes, o maior desafio agora será a primeira alimentação dos alevins...

 

Deixo algumas dicas baseadas na minha experiência pessoal (não são regras fixas ou milagrosas, mas deram óptimos resultados comigo... cheguei a ter ninhadas com mais de 400 alevins).

 

- não fazer mudas de água desde que os alevins começam a furar os ovos até começarem a nadar livremente (geralmente os primeiros 4 ou 5 dias não mexo na água, até porque eles não fazem grande porcaria visto que ainda não se estão a alimentar de comida dada por nós). Quando mudei água nesta fase tive quase sempre baixas significativas.

- a temperatura do aqua deve estar entre os 28º e 30º C (de preferência mais perto dos 30 que dos 28). Temperaturas inferiores aumentam a probabilidade dos alevins ficarem doentes e atrasam significativamente o seu desenvolvimento/crescimento.

- a primeira alimentação dos alevins é fundamental. Apesar de haver quem defenda que é possível tirar ninhadas sem o recurso ao alimento vivo, eu acho que nunca tive sucesso quando utilizei apenas comidas em pó (quer fossem específicas para alevins de escalar, quer fossem feitas por mim). Quando usei alimento vivo tive sempre taxas de sucesso próximas dos 100%. Dentro do alimento vivo há várias opções, por exemplo: infusórios (apenas para as 2 ou 3 primeiras alimentações), artémia recém eclodida, microvermes de aveia, etc.

- a partir do momento em que eles começam a comer (principalmente quando começam a comer comida não viva), começam a haver restos de comida e fezes a poluir a água, nessa altura deve-se fazer mudas de água frequentes. As mudas de água devem ser tanto mais frequentes quanto maior o número de alevins. Quanto mais mudas de água se fizerem, mais rápido será o crescimento dos pequenos.

Que me lembre, acho que já mencionei os aspectos mais importantes... Espero ter ajudado, boa sorte com a próxima postura.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os escalares são os primeiros a comer os ovos para não deixarem que os outros peixes os comam.
Podes colocar os ovos dentro de uma maternidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

em relação à artémia existem por exemplo umas saquetas da Sera que costuma eclodir bem. Caso necessário posso enviar instruções detalhadas em pdf por mail.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que será muito complicado, fazer crescer escalares bebes num aquario comunitario de 40l.

Mais vale meter os ovos num garrafao aberto.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso de retirar os ovos para passar para outro lado é possível? Como proceder? Conhecem algum link ou tópico interessante sobre o tema?

Posso encher um pequeno aquaterrário de 20 litros e tentar fazê-los eclodir lá. Enquanto isso arranco com o de 90 litros e caso as coisas corressem bem passa-los-ia para lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

sim podes recolher os ovos, ou ainda melhor recolhes os alevins mal eles comecem a furar os ovos (veêm-se os rabinhos a mexer). Mas usa 100% de água do aqua original (sempre que assim fiz nunca tive baixas). Podes aspirar os pequenos com uma pipeta por exemplo.

 

Mas já fiz criação num cubo com cerca de 40l e tirei várias ninhadas apenas com um filtro de esponja. Por isso, os 40l não são demais, mas também não é nada de impossível (pelo menos enquanto os alevins são pequenos - até às 2 ou 3 semanas).

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caros amigos...

As novidades não são positivas!!

Após mais uma postura perdida por estar ausente em férias, agora que estou de volta vou tentar salvar a terceira.

Estive a engendrar uma possivel estratégia para a próxima postura a qual passo a descrever:

- Tenho um cubo de 20 litros onde apenas vivem dois Reds o qual pretendo aproveitar para a a eclosão e crescimento dos alevins.

- Numa próxima TPA retirarei agua do aqua onde estão os escalares para acrescentar ao cubo (aprox. 60%)

- Quando a fêmea fizer a postura, retirarei a planta com os ovos (até agora tem sido em plantas, vamos ver se não me fintam) e trasnferi-la-ei para o cubo.

- Aumentarei a temperatura do cubo para 28 graus e retirarei os dois reds que la andam.

- A alimentação devido a indisponibilidade para alimentar com artémia viva, estou a pensar eclodir artémia e congelar para alimentar com os cubos diáriamente. Não tenho ideia da dosagem diária e número de vezes! Uma saqueta da Sera 500 ml dará apróx para quantos dias?

 

O que acham deste plano? Algum conselho ou sugestão para aumentar a probabilidade de exito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

em relação à água, concordo com a Ervilhita, pela minha experiência 100% da água do aquário original é muito mais seguro. Eu pelo menos nunca tive baixas assim. Em relação ao momento da mudança dos ovos, continuo a achar que seria mais seguro quando os alevins começam rabiar (momento em que o rabinho fura o ovo). Pois geralmente a fêmea faz a postura e o macho fertiliza a seguir. Assim não terias dúvidas se os ovos já estão fertilizados ou não, mas é apenas a minha opinião e vale o que vale.

 

Quanto à alimentação, se interessar, posso-te ceder uma cultura de microvermes de aveia. A opção de artémia recém eclodida congelada não sei... pessoalmente acho importante o uso de alimento vivo nas primeiras alimentações. Depois de ter a certeza absoluta que eles estão a comer, já não é tão importante e pode-se começar a dar comida em pó (por exemplo granulado moído). Mas mesmo assim o alimento vivo faz os alevins crescerem mais depressa.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ervilhita e Asol pelas dicas precisosas.

Vou então utilizar 100% de água do aqua dos escalares.

Duas ou três...vá lá quatro questões:

- É aconselhável retirar o substrato do cubo ou posso manter?

- Posso dar microvermes de aveia em substituição da artémia? tem a mesma aficácia, ou terei que combinar os dois tipos de alimento?

- Quantas vezes ao dia devo alimentar com microvermes?

- O granulado (presumo que encontro à venda) poderá substituir os microvermes passado quantos dias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- É aconselhável retirar o substrato do cubo ou posso manter?

 

O substrato não impede o teu sucesso, mas quando os alevins começarem a crescer vais precisar de aspirar o fundo e aí o substrato pode dificultar. Eu prefiro sem substrato.

 

- Posso dar microvermes de aveia em substituição da artémia? tem a mesma aficácia, ou terei que combinar os dois tipos de alimento?

 

Artémia é artémia, os microvermes não terão a mesma eficácia a longo prazo pois penso que a artémia é melhor do ponto de vista nutricional. Mas é possível vingar ninhadas só com microvermes. Nada como experimentar, até porque é muito mais fácil manter uma cultura de microvermes do que ter artémia recém eclodida todos os dias.

 

- Quantas vezes ao dia devo alimentar com microvermes?

 

Isso é conforme os pequenos comerem, não há quantidades prédefinidas. Depende da quantidade que de microvermes fornecida de cada vez e da capacidade dos alevins para a comerem. Nota que os microvermes sobrevivem no aquário por muitas horas sem serem comidos (mais uma vez a ausência de substrato ajuda, caso contrário os microvermes podem-se enfiar no substrato antes de serem comidos e depois morrem e ficam em decomposição a estragar a qualidade da água).

 

- O granulado (presumo que encontro à venda) poderá substituir os microvermes passado quantos dias?

 

Sim eu usava granulado dos adultos moído num moinho de café (mas pode ser simplesmente esmagado entre os dedos). Eu dava a partir do momento em que tinha a certeza que os alevins já andavam a bicar, normalmente a partir da segunda semana. Mas é mesmo só uma pitada, para os alevins se irem habituando e principalmente para evitar que ficassem restos de comida a decompor no aquário.

 

Espero ter ajudado, mesmo assim aguarda por outras opiniões. O que eu disse funcionou bem comido, mas por vezes em condições diferentes pode não funcionar.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado uma vez mais pelas dicas.

ASOL:

Caso tenha disponibilidade para me ceder um puco de cultura de microvermes para poder arrancar com uma própria agradecia.
Se me puder enviar o pdf da artémia SERA também para ir dando uma leitura e aprender um pouco sobre o tema.

Como é que podemos combinar!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mande-me o mail por MP e depois podemos combinamos por lá.

 

Olá....

Já tinha tentado mas surge a msg de que não pode receber msgs! talvez caixa de correio cheia!?!

tentei de novo e continua a não dar para enviar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Venho cá actualizar as notícias dos partos!

Na verdade esta 3ª postura correu mal!!!!

A primeira eclodiram bastantes, mas como fui apanhado de surpresa não os pude salvar... Na seegunda não sei, estava ausente, mas a terceira....ainda pior!!

A fêmea colocou os ovos no filtro, ao contrário das anteriores que tinham sido em folhas. Ao fim do primeiro dia estavam impecáveis, mas a partir do segundo dia vi o casal extremanente agitado e metiam os ovos na boca para os proteger, alguns caiam e perdiam-se, outros voltavam a colá-los no filtro. Ao fim do dia apenas existiam meia dúzia, Os que eclodiram não os conegui salvar pois os vermes de aveia que o amigo Asol a quem uma vez mais agradeço, me cedeu, não produziram efeito. Muito provavelmente por azelhisse minha! Hoje, passados 5 dias ainda não tenho nada, Tenho a "mistela" em cima do aquário, protegida da luz e segui as instruções, mas alguma coisa correu mal.

Vou persistir e tenho a certeza que paara a próxima sairá melhor. Obrigado a todos!!

Editado por DanRocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel,

 

antes de mais lamento o sucedido... mas não desanimes, mais posturas virão. Em relação aos microvermes deve estar qualquer coisa mal... por esta altura a cultura já devia estar repleta. Eu tenho apanhado todos os dias montes de microvermes na cultura original. Fizeste mesmo com farinha de aveia ou com os flocos?

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.