Boa Esperança


A. Ferreira

Recommended Posts

Boas,

Pois é, para aproveitar a semana de férias, mais um! icon_mrgreen.gif

"Boa Esperança", para ver se a minha malapata com o marisco vai embora de vez, e porque a caravela com o mesmo nome reside aqui na minha terrinha.

Data de Montagem: 02-08-2013

Aquário: Cubo, 30 x 30 x 35, 31 litros brutos.

Luz: Blau PL de 18 W.

Filtragem: Eheim Liberty, 380 l/H.

Aquecimento/Arrefecimento: Para já nada, depois um termo de 50W.

Substrato: Ada Amazónia.

Fertilização: Tudo em 1, caseiro + carbono liquido.

Fauna: Vai ser marisco.

Inertes: Raiz apanhada no campo e Xistos da Costa Vicentina.

Flora: Fetos de Java, Pelia, Bolbitis, Amania sp. Bonsai, HZ, Hydrocotyle Tripartita, Alternanthera Rosefolia "Mini", Musgo Flame no tronco e Weeping/Christmas?? no solo agarrado a um xisto. rolleyes.gif .

Espero que gostem e venham de lá esses comentários.

 

8na7.jpg

 

Abraço,

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo António. Tens que pensar em mudar de montagens. Olhando para o que já tens atrevia-me e sugeria que juntasses os cubos e criasses um aquascape unico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Muito bonito mesmo.

E vamos lá ver se a maldição das gambas acaba,

 

Só me resta esperar e desejar o melhor para esse aquário.

 

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Brigados pelas opiniões smile.gif

# Jorge e Tiago, obrigado, a "maldição" refere-se a uma colónia de CR's que eu adquiri e era portadora de um vírus manhoso que me arrasou os camarões todos, até os Red's, e passado 1 ano e muitas compras e montagens ainda perdura no meu "Nanoninho". Tive muito cuidado com este novo cubo, nem as bactérias nitrificantes aproveitei, não vá o diabo tecê-las wink.gif

# António, eu sei que as montagens estão muito parecidas, mas existe muita limitação no espaço do cubo e na carteira do dono sorry.gif

# Miguel, Fotos está difícil, a minha Canon parece que morreu de vez, deixo 2 de frente, uma tirada com o telelé Nokia (2MP) e outra com a dita moribunda :naughty:

p4r4.jpg

 

4hcb.jpg

Estou a fazer TPA's diárias de 60/70% para acelerar a ciclagem, quero por fauna ainda este mês rolleyes.gif

Abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa A. Ferreira, mas apesar de muitos irem dizer contra o que digo, se queres acabar com a malapta não começas bem com fertilizações, num aqua de camarões, embora eu sei que muitos mantem.

Mas do hardscape gostei imenso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa A. Ferreira, mas apesar de muitos irem dizer contra o que digo, se queres acabar com a malapta não começas bem com fertilizações, num aqua de camarões, embora eu sei que muitos mantem.

Mas do hardscape gostei imenso

 

 

Ao mesmo tempo? LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:character0050:

 

Não acredito que seja disso, se fossem apenas os CR's a morrerem ainda podia equacionar isso, mas a fertilização é tão fraca, cerca de 1/10 do que uso no comunitário, e não devia afectar as neocaridinas que aguentam bem fertilizações fortes. No meu comunitário pus lá um casal e passados uns meses tinha mais de 100.

 

Curiosamente, quando comecei com os CR's cheguei a ter mais de 50, com fertilizações (fracas) e CO2. Morreram numa vaga de calor e como fiquei com poucos foi quando comprei os "tais"

 

O reset do outro também está agendado para o fim do mês, tem já só 3 CR's, 2 babaulti e 5 Withes + 4 mini withes..., quase sem fertilização nem Co2.

 

Vamos ver, é mais uma tentativa...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António, eu sei que as montagens estão muito parecidas, mas existe muita limitação no espaço do cubo e na carteira do dono sorry.gif

 

 

 

Não me fiz explicar bem, eu diria era para colocares os dois cubos juntos e criares um hardscape que parecesse teres apenas um aquário, era só uma ideia :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não me fiz explicar bem, eu diria era para colocares os dois cubos juntos e criares um hardscape que parecesse teres apenas um aquário, era só uma ideia :)

Hhaaa...

 

Isso está planeado para um futuro, espero que não muito distante :rolleyes:

 

Porque é que achas que este já é o terceiro cubo com a mesma medida dos outros? :tongue:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António.

 

Tenho pena com o que aconteceu ao Nanoninho, era um excelente aquário. Esses tais ataques de vírus pelo que já li na net às vezes acontecem, em especial quando se compram camarões que vêm de longe. Pensa-se que isso acontece porque, devido aos aquários serem ecosistemas isolados uns dos outros, quando se fazem trocas de vivos por exemplo, também existe troca de bactérias. As novas bactérias podem arruinar o novo aquário por encontrarem condições que não tinham no antigo.

 

Também existiram casos desses com os humanos, por exemplo quando os europeus chegaram à América muitos índios morreram com as "novas" doenças que eles trouxeram.

 

Um dos meus medos quando arranjar CRS para o meu aqua é esse...em vez de ficar melhor fica um cemitério :?

 

Mas enfim, em frente! Muito boa sorte com esta nova montagem ;) tem tudo para correr bem.

 

Cumps

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferreira, mais um bom projecto, como nos tens habituado, continua e parabéns.

 

Quanto ao marisco se quiseres uns transparentes dos meus é só dizeres, tenho reparado que apesar de se darem bem com os reds, não são de muitas misturas e preferem a zona do tronco onde tem uma fenda e pouca iluminação, levam os dias no tronco. Não tive baixas nem desaparecidos, dão se perfeitamente no comunitário, vão alguns junto ás blixas.

 

Já cá estão à mais de 2 meses (altura da captura).

 

Boa sorte e boa inspiração com a Caravela...

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

gostei mais da iluminação led do nanoninho, faz mais sombras (eu acho mais natural).

eu punha o musgo de java (o que está no solo) também agarrado a um tronco, como tens o outro musgo.

De resto deixa crescer que vai ficar fixe!

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aquela lampada de led's não resultou muito bem, era demasiado direccionada, angulo muito curto e ao fim de algum tempo começou a criar algas junto ao substrato tipo cyanobactérias, acabei por retirá-la.

 

Ora aqui neste, entrada da fauna: 7 babaulti stripes e 7 fire red, também estão lá uns peixinhos (criação) para ver se dão fim de uns vermes minorcas que andam no áqua.

Foto geral:

 

ti1x.jpg

 

Um dos Red's, os Babaulti são muito tímidos...

 

uzn3.jpg

 

Espero que gostem.

Abraço,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas cores do red, espectaculares António :)

A ver se arranjas uma ventosa proporcional ao tamanho do termómetro :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas .. Esse red esta com uma cor de fazer inveja ;) boa sorte para as tuas novas gambas :D gosto do layout ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais