Aquário sempre sujo - È de mais !!!


kallong

Recommended Posts

Boas pessoal.

o meu aquário está constantemente todo sujo no vidro. Eu limpo e passado 15 dias já está igual.

Tenho 5/6 horas de luz artificial + 1h de luz natural.

Dou pouca comida (acho eu) pelo menos ao fim de 2 minutos já ninguém anda a comer nada

 

Material
Aquário aquatlantis 60 cm * 30 cm * 40 cm - 60 L
Filtro Biobox 2
Termostato - 26º

TPA's - 15 em 15 dias cerca de 25% de H2O

Hardscape
Substrato fértil

Substrato não fértil
Raiz

 

Os valores de PH, KH, GH, NO3, NO2, NH4 estão bem.

Não consigo perceber causa deste problema mas é super desmotivante.

Agradecia alguma dica sffv.

Obrigado

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz natural... o aquário apanha sol?

Não apanha luz directa do sol mas apanha claridade da janela digamos 1,2 horas ao fim do dia

 

Mas fica sujo como ??

Com algas ?

Fica todo basso, espécie de terra acastanhada que quando limpo do uma esponja que tenho ou com um cartão de crédito parece uma espécie de sujidade verde escuro

 

Se limpares o vidro do aquário todas as semanas já não tens esse problema.

Vejo a maioria dos posts aqui no forum e os vidros estão mais limpos que a minhas janelas de casa :P

 

Para além disso o fundo fica tamém muito sujo. Será do substrato ou do tronco? digo eu...

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tratas te o tronco ?

Porque quando eu comprei o meu tronco tive ele de molho cerca de duas semanas com mudas de agua constantes e mesmo assim durante um tempo ele deitava uma tinta acastanhada que sujava tudo

Editado por Jhonny Paulini
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tratas te o tronco ?

Porque quando eu comprei o meu tronco tive ele de molho cerca de duas semanas com mudas de agua constantes e mesmo assim durante um tempo ele deitava uma tinta acastanhada que sujava tudo

achas que ao fim de 4 meses de aquário ciclado ainda pode ser isso?

por acaso junto aos rancos que encostam nos vidros é onde se nota mais isso mas espalha-se por todo o vidro

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Umas fotos seriam interessantes para se conseguir perceber melhor o que se passa.

Não apanha luz directa do sol mas apanha claridade da janela digamos 1,2 horas ao fim do dia


De qualquer forma, se apanha luz de uma janela, parece-me normal os vidros ganharem algas e ser necessário limpá-los frequentemente.

Para além disso o fundo fica tamém muito sujo. Será do substrato ou do tronco? digo eu...


Isso já me parece mais um problema de filtragem. Não disseste qual a fauna que tens no aquário, o filtro pode não estar a dar conta do recado. Sinceramente, e isto é só uma opinião pessoal, não gosto de bioboxes. Eu trocava esse filtro por um externo.

 

Dou pouca comida (acho eu) pelo menos ao fim de 2 minutos já ninguém anda a comer nada


Isso é o que toda a gente acha! #food Quase todos nós damos comida a mais aos peixes. Mesmo que eles a consigam comer toda, não quer dizer que não seja a mais. E quanto mais comerem, mais lixo vão fazer. Mas no final de contas, vai tudo depender da quantidade de peixes, de comida e da capacidade e manutenção do filtro.

Cumps.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Embora não tenha todos os dados necessários para perceber qual será a fonte do problema (e alguns já foram referidos: capacidade e qualidade de filtragem, presença de luz natural, excesso de alimento...), deixo algumas sugestões:

 

- verificar qual é o espectro de luz que a lâmpada fornece (há gamas que favorecem o aparecimento de certas algas) e se a quantidade de luz que o aqua recebe é suficiente para os seus requisitos (volume, plantas)

- se existem plantas no aqua: estão com bom aspecto? as de crescimento rápido (se as houver), crescem rápido ou nem por isso? é feita fertilização além do substrato?- as plantas ajudam a manter o aqua ao consumirem a matéria residual (por isso ajudam a a controlar as algas), portanto convém que estejam bem de saúde...

- qual a equipa de limpeza do aqua? corys, caracóis (especialmente neritinas para garantir a limpeza dos vidros - são os nossos empregados de serviço e em 4 aquas nunca falharam :) ), ottos, ancistrus, camarões são sempre de ponderar adquirir.

 

Boa sorte,

Ana

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

Então é o seguinte as manchas são como está indicado na imagem mas espalhado por todo o vidro

5fxa.th.jpg

 

Actualmente não tenho plantas porque morreram todas e ando a informar-me muito mais para poder reformular o aqua

gi96.th.jpg

 

Agora que falas na luz? para um áqua de 60L, eu tenho a luz que vinha, tem um reflector.

 

De peixes só estou com 1 guppy femea, 1 barbo, 2 tetra sta filomena, 1 neon cardinal...

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Então é o seguinte as manchas são como está indicado na imagem mas espalhado por todo o vidro

5fxa.th.jpg

 

Actualmente não tenho plantas porque morreram todas e ando a informar-me muito mais para poder reformular o aqua

gi96.th.jpg

 

Agora que falas na luz? para um áqua de 60L, eu tenho a luz que vinha, tem um reflector.

 

De peixes só estou com 1 guppy femea, 1 barbo, 2 tetra sta filomena, 1 neon cardinal...

 

 

Com substrato fértil, se as plantas não sobrevivem tens declaradamente um problema... Tendo em conta que a iluminação que vem de origem regra geral não é a melhor (especialmente para as plantas), aponto para a luz como principal elemento a testar...

Sobre iluminação, esta página tem os conceitos básicos:

http://www.aquaeden-shop.net/conceitos.html

 

Aconselho a dares uma leitura antes de avançares para outras resoluções...

 

Também não tens equipas de limpeza... entretanto, pensa em adquirir alguma das espécies que indiquei: pessoalmente, para o tamanho de aqua que tens e para a população que lá vive, aconselho apenas adição de 1/2 Neritinas (os pulligera e os zebra são bastante eficientes) e camarões (Neocaridinas wild ou red cherry que são resistentes e prolíficos - desde que haja plantas ou musgos).

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os valores de PH, KH, GH, NO3, NO2, NH4 estão bem.


O que é que chamas de "estão bem"?

O substrato fértil, nos primeiros tempos (antes de criar uma pelicula protectora) tem tendência de libertar nutrientes para a coluna de água. Isso, aliado ao facto de teres luz natural, ao facto de fazeres poucas TPA's e não teres plantas para consumir os nutrientes... não pode dar coisa boa! :eusathink:

Antes de pensares em iluminação, pensa em colocar umas plantas de fácil manutenção e de preferência de crescimento rápido para ver como se dão. A luz que tens dá de certeza para plantas de fácil manutenção

Tenta também arranjar uma maneira do aquário não apanhar luz natural... mesmo que indirecta.

E como disse o fernandes_a_p, uma boa equipa de limpeza faz milagres.

Cumps.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O que é que chamas de "estão bem"?

 

O substrato fértil, nos primeiros tempos (antes de criar uma pelicula protectora) tem tendência de libertar nutrientes para a coluna de água. Isso, aliado ao facto de teres luz natural, ao facto de fazeres poucas TPA's e não teres plantas para consumir os nutrientes... não pode dar coisa boa! :eusathink:

 

Antes de pensares em iluminação, pensa em colocar umas plantas de fácil manutenção e de preferência de crescimento rápido para ver como se dão. A luz que tens dá de certeza para plantas de fácil manutenção

 

Tenta também arranjar uma maneira do aquário não apanhar luz natural... mesmo que indirecta.

 

E como disse o fernandes_a_p, uma boa equipa de limpeza faz milagres.

 

Cumps.

Normalmente tenho os valores assim

 

Nitritos (NO2) - 0 mg/L

pH - 7,5

Kh - 10

Gh - 5

 

Agora nas próximas semanas ando a estudar o novo layout que quero para o meu aqua e comprei também o teste de Nitratos e de Fosfato.

Já agora, suponde que todas as divisões da casa têm janelas como um aquário não apanha luz natural? :P

 

Tirei umas fotos agora ao almoço1 dias antes de fazer uma tpa e uma limpeza de vidros. Normalmente tenho o aquário assim antes de limpar:

 

Areão (separado da zona dos substratos onde tinha plantas)

79ql.th.jpg

 

Vidro

qfc6.th.jpg

 

Pedras

b0sf.th.jpg

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente tenho os valores assim

 

Nitritos (NO2) - 0 mg/L

pH - 7,5

Kh - 10

Gh - 5

Faltou exatamente aquele que eu estava a pensar... os nitratos! :sorry:

 

Já agora, suponde que todas as divisões da casa têm janelas como um aquário não apanha luz natural? :P

Bem... a menos que o pessoal ponha os aquários na cave (e os meus não estão) vão sempre apanhar luz natural, mas não é significativa. Basta que não fique mesmo ao lado da janela (na parede oposta, por exemplo). O facto de teres mencionado que apanha 1/2h de luz natural é que preocupou o pessoal! :rolleyes:

 

Areão (separado da zona dos substratos onde tinha plantas)

Por acaso o substrato fértil não está directamente em contacto com a coluna de água, está? Se for esse o caso pode ser um dos contribuintes para o teu problema.

 

De qualquer forma, continuo a apostar na filtração como principal problema.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso o substrato fértil não está directamente em contacto com a coluna de água, está? Se for esse o caso pode ser um dos contribuintes para o teu problema.

 

Quem não sabe aprende mas não percebo a tua pergunta.

Achas que a biobox devia estar numa das laterais?

 

OK já percebi... eu meti aquela JBL manado junto com o outro mas acredito que com as mexidas isso se tenha misturado e ficado o fertil em contacto com a água

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens três hipóteses:

- Filtro está a libertar lodo e necessita de mais manutenção.

- Não fizeste o ciclo como deve de ser.

- Sujeira do manado.

 

Aposto nas duas primeiras, pois quando um filtro não tem manutenção facilmente liberta porcaria suficiente para sujar o aquário em dias.

E não teres completado o ciclo, o que explica os parâmetros, e por teres pelo menos um peixe doente.

Não tens maneira de fazer mais testes NO3, NH3, NH4...?

Já tiveste alguma perda em termos de fauna? Pelas fotos vi uma fêmea gupy que não me parecia bem.

Coloca fotos dos peixes.

 

Cumps.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem não sabe aprende mas não percebo a tua pergunta.

 

A minha pergunta é se o substrato fértil está directamente em contacto com a água ou se tem uma camada de substrato inerte por cima.

Mas já percebi que tens inerte por cima mas que pode-se ter misturado com o fértil com as mexidas.

 

Achas que a biobox devia estar numa das laterais?

 

Acho que a biobox devia estar guardada no sótão juntamente com os móveis que ninguem quer e no aquário devia estar um filtro externo decente. Mau feitio da minha parte. bang

 

De quanto em quanto tempo fazes manutenção ao filtro?

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens três hipóteses:

- Filtro está a libertar lodo e necessita de mais manutenção.

- Não fizeste o ciclo como deve de ser.

- Sujeira do manado.

 

Aposto nas duas primeiras, pois quando um filtro não tem manutenção facilmente liberta porcaria suficiente para sujar o aquário em dias.

E não teres completado o ciclo, o que explica os parâmetros, e por teres pelo menos um peixe doente.

Não tens maneira de fazer mais testes NO3, NH3, NH4...?

Já tiveste alguma perda em termos de fauna? Pelas fotos vi uma fêmea gupy que não me parecia bem.

Coloca fotos dos peixes.

 

Cumps.

-O aquário tem cerca de 4 meses.

-A manutenção que faço do filtro é cerca de mês a mês, lavo bem lavado as 2 esponjas fina e grossa e mantenho a outra camada sem lhe tocar. Passado alguns dias o filtro fica logo sujo com manchas castanhas e esverdiadas.

-Perdas de peixes? tchhh já perdi aí uns 10, a maioria guppys

 

Se o sujo parece acastanhado e usa manado.......não será disso?? Estar a passar para a água??

O que queres dizer com estar a passar para a água?

-O ciclo foi mais que bem feito, durante cerca de 4/5 semanas sem qq tipo de peixes.

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente a resposta do Chip mais acima.

Podes ter o substrato a libertar uma espécie de pó (esse não sei se precisa de ser lavado....foi ???? )e estar a sujar a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem-me diatomaceas. E se morrem guppys é porque se passa alguma coisa. Provavelmente tens amónia o que leva ao aparecimento das diatomaceas.

 

E não tenho mais nada a acrescentar. Concordo a 100%! :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-O ciclo foi mais que bem feito, durante cerca de 4/5 semanas sem qq tipo de peixes.

Hummm... fazer o ciclo é mais do que ter um aquário montado 4/5 semanas sem qualquer tipo de peixe.

Há uma coisa chamada ciclo do azoto que não se faz se não houver compostos azotados para processar. E se não tens peixes no aquário não há nada para produzir esses compostos.

A ideia é criar uma colónia de bactérias capaz de decompor a amónia em nitritos e depois em nitratos que são menos tóxicos para os animais. A colónia de bactérias vai aumentando lentamente se houver compostos azotados em abundância e vai reduzir se houver falta. Logo, tens de ir introduzindo poucos peixes de cada vez para dar tempo da colónia de bactérias se ajustar. Caso contrário eles vão morrer com os próprios detritos.

 

Aconselho-te a ler um bocado sobre o ciclo do azoto.

 

-Perdas de peixes? tchhh já perdi aí uns 10, a maioria guppys

Os guppys são dos peixes mais fáceis de manter... perder 10 definitivamente significa que alguma coisa está mal com o ciclo.

 

Cumps.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fim de semana fui a uma loja em ovar que tem lá um biólogo a fazer atendimento.

É certo que são algas, em cima da mesa estão os seguintes problemas:

 

- o facto de não ter plantas neste momento pode estar a dar origem a essas algas.

- o meu teste de fosfatos da Podac dá-me entre 0,5 e 1,0 e com os teste da sera dá-me 0 de fosfatos... isto pode ser um problema.

- eu vou reformular o meu layout depois de vir de férias parece-me que vale a pena reiniciar um pouco)

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais