Novato no Mundo dos Camarões


Jorge Melo

Recommended Posts

Boas noites, já á algum tempo que ando com aquele bichinho de manter um aqua com com camarões e gostava de ter um cubo vodafone desses que o pessoal tem com fartura aqui pelo Fórum

 

Coisas que sei:
->
tem de ter um substrato indicado e de preferência escuro;
-> o ph do aqua tem de ser ácido;

-> os camarões gostam de ter algumas plantas;

 

Coisas que nao sei:

-> qual o melhor substrato
-> quais as plantas indicadas para o mesmo

-> posso por agua ciclada do aqua principal? (Ex.:60% da TPA - 40% da torneira)

-> qual a temperatura indicada

-> quais os camarões indicados para me aventurar

 

Desde já agradeço a quem tiver paciência para responder!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, substrato, um preto que mantenha o ph estável á volta de 6.5, eu usei da Dennerle. Plantas, musgos, fetos de java, foxtail, plantas flutuantes. Eu usei agua, ceramicas e algum substrato do aqua já maturado e fiz TPAS com agua desse aqua. Temperatura, 25º. Camarões para iniciar, Red Cherries.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,

 

1ªs afirmações

Antes de mais deixa-me dizer que em cubos de vodafone nem os red vão criar 1/10 do que poderiam criar num de 15/20l digamos.

Outra coisa, o pH não tem de ser ácido, nao sei onde leste isso. Depende de espécie para espécie (Neocaridinas e tigers criam melhor em pH's de 7,1-7,2)

Na minha experiência, é claro.

Sim, Os camarões gostam de plantas para debicarem os micro-organismos nelas presentes, nomeadamente as crias nos musgos.

O substrato não tem de ser dde preferência escuro, tenho black sakuras e outros camarões quase que totalmente pretos, logo seria uma tremenda dor de cabeça vê-los sem estar a recorrer à lupa. Isso Depende do camarão que escolheres.

 

Perguntas:

 

1º- Mais uma vez vai depender do camarão que quiseres.

Se forem camarões de água ácida (crystals por ex.) podes usar Ada(uso e recomendo) e Akadama(uso e recomendo).

Para camarões de águas mais alcalinas podes usar areias/areão inertes.

2- Plantas podes por desde musgos a plantas de média manutenção..... pois as mais difíceis requerem fertilizações e CO2 que reduz a taxa de sobrevivência dos mais pequenos (crias) não é impossível mas não se recomenda

3- Para quê por água ciclada se a maioria das bactérias está no filtro, areão e vidros? As bactérias não andam a voar xd

4- Mais uma vez depende da espécie, pode ir desde 20º a 28ºc

5- Camarões que aconselho para iniciar? Red cherrys, Red rillis, Babaultis, Tigers esse são os mais resistentes

 

Tudo isto na minha opinião claro,

Espero ter ajudado e não leves nada a mal que foi escrito com a melhor intenção (Ajudar)

 

Qualquer dúvida avisa, quer por aqui quer por mp que tenho muito gosto em ajudar

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

 

Eu dei a ideia do cubo porque já vi cá no Fórum muitos cubos bem bonitos.

 

Tenho cá por casa um aquário de 30l já com areao, penso que nao altera o ph, pois mantinha sempre o ph por volta dos 6.5, visto que as espécies de camarões que me aconselhas-te são todas de ph ácido vou começar por ai, se calhar começo com uns red rilis e talvez uns tiger

 

Desculpa a minha ignorância já li algures aqui no fórum foi que os camarões se podiam cruzar entre si. Ponho só uma espécie ou posso juntar, o que me dizem?

 

Hoje á tarde posto algumas fotos para vos mostrar aquilo que tenho cá em casa para ver se serve

 

Agradeço mais uma vez a vossa paciência para me ajudar neste meu novo projeto :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se vais colocar red cherries não deves colocar red rili pois são ambos neocaridina Davidii e vão cruzar, agora os tiger podes pois é caridina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ha por aqui no forum uma tabela que indica as especies que se podem juntar ou nao(nao consigo colar o link).

Eu tambem sou inexpriente nos camaroes e comecei com red rilli e até agora esta a correr muito bem, 2 femeas ja desovaram e outra deve estar para breve!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais uma vez, como disse no primeiro tópico os Neocaridinas(red cherry, Red rillis, etc,etc,etc) e Tigers dão se melhor num pH básico.

pH até 6,9 ácido

pH 7 Neutro

pH de 7,1 para cima Básico.

Logo não são todos de pH's ácidos.

De certeza que os cubos que vistes não são de 17cm porque com areão levam menos de 4,5l

Os cubos para os camarões tem em volta de 30cm

E fazer hibrídos não é bom, pois volta tudo ao estado selvagem (neocaridinas)

Agora se quiseres fazer pintos é diferente (esqueçe é só para explicar, que isto ainda é dificíl fazer)

 

Por isso posta lá fotos e vamos ver como isso vai desenvolvendo

 

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vi uns cubos interessantes que ja tra tudo incluido e o filtro é preparado para camaroes, leva 30 litros e o preço nao me pareceu mal, com im cubo vodafone ter que colocar filtro, termostato e luz alem de ser roubar espaço (ja nao é muito) vai dar quase ao mesmo preco, é um aquael shrimp set 30.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização:

Já montei o aquário e já tenho red cherrys (10), o aquário ainda está muito vazio e ainda quero arranjar a minha calha de iluminação para futuras plantas low tech.

Sim eu sei que prometi fotos mas perdi o cabo usb da camera -.- (vou fazer os possiveis e impossiveis para por fotos dos meus pequenos e do layot hj).

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já montei o aquário e já tenho red cherrys (10)

Essas 2 coisas seguidas não costuma correr muito bem! :unsure:

 

Normalmente monta-se o aquário, faz-se o ciclo, estabiliza-se todos os parametros e depois é que se coloca os camarões. :alberteinstein:

 

O que vale é que são red cherrys que não são muito exigentes, mas mesmo assim... :baned:

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorgr Melo, pediste ajuda, mas foste um pouco impulsivo, nos camarões não costuma dar bom resultado, mas como foi com cherries pode ser que se safem.

Deverias de colocar plantas e acessórios antes de colocar os camarões, pois assim as bactérias criavam colónia antes de serem inseridos os camarões.

 

Mas já que está feito, faz lá um setup do teu aquário, tudo o que já tens e o que tencionas lá colocar, para pudermos continuar a ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

1º que tudo quero pedir desculpa por eu ter prometido a cena das fotos e ainda nao ter conseguido postar

 

Eu sei que fui um bocado impulsivo nesse aspecto, mas por enquanto está tudo bem com os meus pequenotes.

Sim o areão é inerte.

 

Setup do aquário:

 

aquário de 35l úteis

termostato wave de 50W

Filtro externo que desconheço a marca

um coco que eu tinha cá em casa (tratado como é obvio)

pequena porçao de musgo de java

 

Agora queria meter algumas plantas, mas nao sei quais as melhores o:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fetos de java ou fetos windelov ou trident, musgos há vários tipos , ha quem goste também de anubias, qualquer um destes podes utilizar ou todas caso queiras devia ficar a teu gosto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...