1º Aquário - Ajudem o Principiante


AMPereira

Recommended Posts

Ora viva pessoal. O meu 1º tópico neste fórum.

 

Então é o seguinte... na semana passada fui ao shopping com a minha namorada e entramos numa loja de animais, notei que ela demonstrou interesse nos peixes e plantas aquaticas. Chegamos até a ir ver preços de aquários, mas disse-lhe para ter calma que eu iria me informar melhor sobre esta ideia. Assim, decidi fazer-lhe uma surpresa e oferecer-lhe um pequeno aquário, pois foi o seu aniversário recentemente.

 

Após alguma pesquisa, fiquei inclinado para o mundo Nano e para o KIT Fluval EBI:

 

HagenFluvalNanoShrimpHabitat7.9gallons.j

Acho que é um KIT que cumpre os requisitos para principiantes. Estive a pesquisar outras opções, os Kits Aquael não gostei muito dos filtros e dos plasticos nas esquinas do aquario, os Kits da Blau também são interessantes, o problema é que o filtro é de mochila e eu como tenho um gato, terei de ter sempre o aquario fechado. Os da Dennerle também gostei, não encontrei foi um revendedor em Portugal. Este KIT EBI também não está fácil arranjar, na CE existe a 60€, o problema é que não enviam para PT. Pondero também a situação de ir a uma loja e comprar os componentes individualmente.

 

Estive indeciso entre o Fluval EBI e o Fluval Flora, mas acho que me vou decidir por este, pois pelo que tive a pesquisar, mesmo sem CO2, é possivel cultivar variadissimas plantas. Gostei bastante do Fluval EDGE, mas já tem um preço elevado e o risco é maior.

 

Vou deixar que a minha namorada faça o que bem entender com o aquario, só para plantas, só para peixes ou só para camarões.

 

Como é obvio, corro o risco de ela até se interessar por isto no inicio e depois desleixar-se, tal como acontece a muita gente em inumeros hobbys. Eu com a pesquisa que já efectuei, comecei a ganhar interesse também por esta área e admito que poderei ajudar com ideias e no cuidar do aquario, correndo igualmente o mesmo risco de desleixo, ao qual espero que não aconteça.

 

No inicio irei lhe sugerir ir a uma loja e comprar umas 4-5 especies de plantas, tenho visto vários projectos nacionais e internacionais e já recolhi alguns nomes de plantas (não é fácil). Depois colocar uns 10 camarões às listas vermelhas (penso que são os Red Crystal) e uns 4-6 Neons.

 

Perdi grande parte do tempo a ver aquarios e acessórios, assim como a sua manutenção e funcionalidade, pelo que ainda não pesquisei muito sobre especies de peixes. Os que me chamaram atenção foram os tais camarões listados e os neons. Penso que ela desconhece que é possivel ter camarões num aquario (eu também desconhecia), e acredito que vai achar engraçada a ideia do aquario para criar camarões.

 

Agora agradecia a opinião/ajuda do pessoal experiente aqui do fórum:

 

1- Os Camarões listados podem estar em conjunto com os Neons no mesmo aquario?

 

2- Que plantas necessitam de suporte de CO2?

 

3- A iluminação tem que estar 24h/dia ligada? E o filtro?

 

5- Em média e atendendo aos acessorios, quanto acham que a minha conta da electricidade irá subir?

 

4- Poderei optar mais tarde por iluminação LED? Ou as plantas só suportam iluminação fluorescente?

 

5- Que outro tipo de materiais/acessorios deva comprar para o inicio? Sei que já vi umas peças magneticas para limpeza dos vibros do aquario, isso é mesmo necessário?

 

6- Posso colocar qualquer tipo de pedras da praia? E pequenos troncos de madeira, também não há problema?

 

7- Acham que para um principiante esta opção favoravel ou acham que deva optar por um aquario mais pequeno?

 

Sugestões sobre plantas ou peixes para inicio serão bem-vindas, assim como outras ideia pertinentes face à minha situação.

 

Desculpem o testamento e tantas perguntas, tenho mais duvidas mas espero esclarece-las em pesquisas.

 

Agradeço desde já a paciencia e ajuda. Irei acompanhar o tópico diariamente e quando comprar o aquario aviso. Vou continuar na minha pesquisa para afrofundar ainda mais os conhecimentos nesta área.

 

Cumprimentos.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo!

 

Sou novato, mas sugiro-te já muita pesquisa, aqui no fórum, e se tiveres facilidade no inglês encontras muita info (atenção que nem toda está correcta) pelo google. Esta é a minha ajuda, baseada na pouca xp q tenho e no que já li por aí...Boa sorte para o vosso projecto!

 

1- Os Camarões listados podem estar em conjunto com os Neons no mesmo aquario?

Penso que sim, atenção à sobrelotação, pela litragem do aqua (32l) poderás ter cerca de 6 Neons e uns 10 camarões (q se podem multiplicar, atenção) e estarás já um pouco acima do limite para o aqua. Se calhar a melhor opção seria apenas os Neons.
Mais info:http://www.aqadvisor.com

 

2- Que plantas necessitam de suporte de CO2?

Não sei a compatibilidade dos camarões com o CO2 (pesquisa) mas para inicio vai para plantas de fácil manutenção, não necessitam de CO2
info: http://www.tropica.com/dk/planter/de-rigtige-planter/easy.aspx

 

3- A iluminação tem que estar 24h/dia ligada? E o filtro?

Filtro sempre ligado, a luz cerca de 8h/dia. O kit não tem termostato? Vais precisar...

 

5- Em média e atendendo aos acessorios, quanto acham que a minha conta da electricidade irá subir?

Não muito, há maneira de calcular isso, mas não te sei dizer (pesquisa)

 

4- Poderei optar mais tarde por iluminação LED? Ou as plantas só suportam iluminação fluorescente?

Podes pôr leds sim, tendo em atenção sempre a quantidade de luz necessária

 

5- Que outro tipo de materiais/acessorios deva comprar para o inicio? Sei que já vi umas peças magneticas para limpeza dos vibros do aquario, isso é mesmo necessário?

Kits de medição de parâmetros (ph, amonia, nitratos, etc) vais precisar de manter os parametros muito restritos, devido aos camarões serem bastante sensíveis a alterações. Esse limpadores são giros e tal, mas podes fazer o mesmo com um cartão de crédito, mas molhas mais as mãos...Ha! E o tal termostato...

 

6- Posso colocar qualquer tipo de pedras da praia? E pequenos troncos de madeira, também não há problema?

Podes, mas tem atenção ao ph porque as pedras sendo calcárias vão alterar o ph da água, faz o teste das gotas de limão na pedra, se efervescer, não ponhas. Ferve e lava as pedras/areia que queiras pôr. Troncos podes pôr, mas há restrições ao tipo e cuidados a ter (pesquisa)

 

7- Acham que para um principiante esta opção favoravel ou acham que deva optar por um aquario mais pequeno?

Os mais pequenos são mais dificeis de manter, pois qualquer problema que haja vai ser menos "diluido"
Normalmente aconselham um de 60l para início, mas não quer dizer que não possas começar assim. Atenção que os camarões são muito sensiveis para um iniciante, mas com pesquisa e vontade, tudo se consegue.

 

Plantas:

-Anubias

-Feto de Java

-Musgo de java ou outro que gostes

-Valisneria

 

Pesquisa, pesquisa, pesquisa, pesquisa, pesquisa...

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li o topico na diagonal, mas acho uma má ideia.

 

1º os camaroes listados devem ser os crs, e nao sao propriamente para iniciados, por serem sensiveis e por necessitarem de um ph acido estavel, e serem sensiveis a toxinas como NO3, NH4...

2º Esse aquario é especialmente feito para camaroes

3º os camaroes bebes sao bastante pequenos e entram na boca de neons ...

4ºos camaroes sao sensiveis a co2 e fertilização

 

 

Na minha opinao um aquario de 60cm é o ideal para começar

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tamanho do aquário é um engano para muita gente. Pensa-se, erradamente, que os iniciantes devem de adquirir um aquário mais pequeno. Isso é um engano pois quanto mais pequeno é o aquário mais dificil é de estabilizar. Se for para peixes não deve de ser inferior a 60x30x30. Para camarões, não estou dentro do assunto, mas parece-me que os tamanhos podem ser mais pequenos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a todos as respostas.

 

3- A iluminação tem que estar 24h/dia ligada? E o filtro?

Filtro sempre ligado, a luz cerca de 8h/dia. O kit não tem termostato? Vais precisar...

 

5- Que outro tipo de materiais/acessorios deva comprar para o inicio? Sei que já vi umas peças magneticas para limpeza dos vibros do aquario, isso é mesmo necessário?

Kits de medição de parâmetros (ph, amonia, nitratos, etc) vais precisar de manter os parametros muito restritos, devido aos camarões serem bastante sensíveis a alterações. Esse limpadores são giros e tal, mas podes fazer o mesmo com um cartão de crédito, mas molhas mais as mãos...Ha! E o tal termostato...

Não me tinha lembrado desse pormenor, tinha ideia que o Kit já trazia termostato.

 

 

2º Esse aquario é especialmente feito para camaroes

 

 

Exacto. Mas grande parte dos layouts e videos que tenho visto têm plantas no aquario, mesmo sem o CO2. E o Fluval flora é um aquario praticamente identico.

O tamanho do aquário é um engano para muita gente. Pensa-se, erradamente, que os iniciantes devem de adquirir um aquário mais pequeno. Isso é um engano pois quanto mais pequeno é o aquário mais dificil é de estabilizar. Se for para peixes não deve de ser inferior a 60x30x30. Para camarões, não estou dentro do assunto, mas parece-me que os tamanhos podem ser mais pequenos.

Pois. Já vi que aconselham aquarios de pelo menos 60L para principiantes. Reparei no aquario que propos por PM, agradeço mas não gosto muito desses aquarios classicos, gostei muito destes cubos nano.

 

Vou fazer mais umas pesquisas e logo me decido.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva pessoal. O meu 1º tópico neste fórum. Sê muito bem vindo, para 1º tópico está muito bem escrito.

 

Então é o seguinte... na semana passada fui ao shopping com a minha namorada e entramos numa loja de animais, notei que ela demonstrou interesse nos peixes e plantas aquaticas. Chegamos até a ir ver preços de aquários, mas disse-lhe para ter calma que eu iria me informar melhor sobre esta ideia. Assim, decidi fazer-lhe uma surpresa e oferecer-lhe um pequeno aquário, pois foi o seu aniversário recentemente. Parabéns, tomaste a atitude correcta, assim como ninguém devia comprar um cão sem saber que tamanho vai ter em adulto e se tem possibilidades de o manter o mesmo se passa na aquariofilia.

 

Após alguma pesquisa, fiquei inclinado para o mundo Nano e para o KIT Fluval EBI:

 

HagenFluvalNanoShrimpHabitat7.9gallons.j

Acho que é um KIT que cumpre os requisitos para principiantes. Estive a pesquisar outras opções, os Kits Aquael não gostei muito dos filtros e dos plasticos nas esquinas do aquario, os Kits da Blau também são interessantes, o problema é que o filtro é de mochila e eu como tenho um gato, terei de ter sempre o aquario fechado. Os da Dennerle também gostei, não encontrei foi um revendedor em Portugal. A GAD é a representante para Portugal. Este KIT EBI também não está fácil arranjar, na CE existe a 60€, o problema é que não enviam para PT. Pondero também a situação de ir a uma loja e comprar os componentes individualmente. Os kits são apelativos no design mas normalmente pecam em equipamentos, ou não trazem aquecimento e os filtros internos são uma má opção. Para pequenas litragens o ideal será ou filtros de mochila ou uns externos pequenos.

 

Estive indeciso entre o Fluval EBI e o Fluval Flora, mas acho que me vou decidir por este, pois pelo que tive a pesquisar, mesmo sem CO2, é possivel cultivar variadissimas plantas. Gostei bastante do Fluval EDGE, mas já tem um preço elevado e o risco é maior.

 

Vou deixar que a minha namorada faça o que bem entender com o aquario, só para plantas, só para peixes ou só para camarões. E por que não ter tudo? É uma questão de escolherem as opções mais acertadas. É possível terem um pequeno cardume de peixes pequenos, camarões e plantas verdes.

 

Como é obvio, corro o risco de ela até se interessar por isto no inicio e depois desleixar-se, tal como acontece a muita gente em inumeros hobbys. Eu com a pesquisa que já efectuei, comecei a ganhar interesse também por esta área e admito que poderei ajudar com ideias e no cuidar do aquario, correndo igualmente o mesmo risco de desleixo, ao qual espero que não aconteça. O mais certo é este ser o primeiro de muitos, se as coisas forem bem feitas de início.

 

No inicio irei lhe sugerir ir a uma loja e comprar umas 4-5 especies de plantas, tenho visto vários projectos nacionais e internacionais e já recolhi alguns nomes de plantas (não é fácil). Depois colocar uns 10 camarões às listas vermelhas (penso que são os Red Crystal) e uns 4-6 Neons. O que te aconselho é irem a uma loja de aquariofilia e não a uma loja de centro comercial não só pelo atendimento especializado como pela maior variedade e qualidade de fauna e flora.

 

Perdi grande parte do tempo a ver aquarios e acessórios, assim como a sua manutenção e funcionalidade, pelo que ainda não pesquisei muito sobre especies de peixes. Os que me chamaram atenção foram os tais camarões listados e os neons. Penso que ela desconhece que é possivel ter camarões num aquario (eu também desconhecia), e acredito que vai achar engraçada a ideia do aquario para criar camarões. Chegando a este ponto e tal como já fui dito antes é desaconselhável começares pelos camarões Crystal Red, tens camarões mais fáceis para iniciados como os Red Cherry ou os Caridina multidentata (vulgarmente conhecidos) como os Amano Shrimps, ou ambos. Tens muitas espécies de peixes pequeninos que formam cardumes sem ser os comuns neons ou guppies que encontram nas lojas de animais.

 

Agora agradecia a opinião/ajuda do pessoal experiente aqui do fórum:

 

1- Os Camarões listados podem estar em conjunto com os Neons no mesmo aquario? Não é aconselhado.

 

2- Que plantas necessitam de suporte de CO2? Todas :) Há é plantas que vivem sem adição de co2 artificialmente, fetos de java, musgos, anúbias, etc, etc.

 

3- A iluminação tem que estar 24h/dia ligada? E o filtro? O normal será 8h/dia. O filtro terá que funcionar sempre.

 

5- Em média e atendendo aos acessorios, quanto acham que a minha conta da electricidade irá subir? Depende do consumo dos equipamentos ligados e até da temperatura ambiente. De inverno logicamente gasta-se mais. No entanto provavelmente vai consumir menos do que aquela televisão que está sempre ligada e vais poupar em luzes ambientes no sitio onde colocares o aquário.

 

4- Poderei optar mais tarde por iluminação LED? Ou as plantas só suportam iluminação fluorescente? Sim, as plantas precisam é de luz, venha ela de que maneira vier. O importante é a intensidade.

 

5- Que outro tipo de materiais/acessorios deva comprar para o inicio? Sei que já vi umas peças magneticas para limpeza dos vibros do aquario, isso é mesmo necessário? Eu não sou fã de raspadores magnéticos, basta um pequeno grão para riscares os vidros. Há à venda nas lojas de ferramentas uns raspadores que servem perfeitamente.

 

6- Posso colocar qualquer tipo de pedras da praia? E pequenos troncos de madeira, também não há problema? Poder podes mas é preferível usares material já tratado para aquários. Mais uma vez vai a lojas especializadas e escolhe de acordo com o que pretendes sem esquecer que tem que caber tudo dentro do aquário e sobrar espaço para plantas e peixes/camarões :)

 

7- Acham que para um principiante esta opção favoravel ou acham que deva optar por um aquario mais pequeno? Escolhe o maior que couber na tua carteira :)

Sugestões sobre plantas ou peixes para inicio serão bem-vindas, assim como outras ideia pertinentes face à minha situação.

 

Desculpem o testamento e tantas perguntas, tenho mais duvidas mas espero esclarece-las em pesquisas. Isso mesmo, pesquisa, pesquisa e pesquisa. Um bom começo é leres aqui o que outros fizeram e mais importante - como se deram com as suas escolhas. Mas como cada aquário é único podes sempre contar com a ajuda de quem já anda nisto há mais tempo.

 

Agradeço desde já a paciencia e ajuda. Irei acompanhar o tópico diariamente e quando comprar o aquario aviso. Vou continuar na minha pesquisa para afrofundar ainda mais os conhecimentos nesta área.

 

Cumprimentos.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o António Nunes disse tem toda a razão.

Ele já te esclareceu tudo mas posso dar umas dica mais profundas em alguns sítios.

Os conselhos vão escritos em Azul

Abraço

 

Ora viva pessoal. O meu 1º tópico neste fórum. Sê muito bem vindo, para 1º tópico está muito bem escrito.

 

Então é o seguinte... na semana passada fui ao shopping com a minha namorada e entramos numa loja de animais, notei que ela demonstrou interesse nos peixes e plantas aquaticas. Chegamos até a ir ver preços de aquários, mas disse-lhe para ter calma que eu iria me informar melhor sobre esta ideia. Assim, decidi fazer-lhe uma surpresa e oferecer-lhe um pequeno aquário, pois foi o seu aniversário recentemente. Parabéns, tomaste a atitude correcta, assim como ninguém devia comprar um cão sem saber que tamanho vai ter em adulto e se tem possibilidades de o manter o mesmo se passa na aquariofilia.

 

Após alguma pesquisa, fiquei inclinado para o mundo Nano e para o KIT Fluval EBI:

 

HagenFluvalNanoShrimpHabitat7.9gallons.j

Acho que é um KIT que cumpre os requisitos para principiantes. Estive a pesquisar outras opções, os Kits Aquael não gostei muito dos filtros e dos plasticos nas esquinas do aquario, os Kits da Blau também são interessantes, o problema é que o filtro é de mochila e eu como tenho um gato, terei de ter sempre o aquario fechado. Os da Dennerle também gostei, não encontrei foi um revendedor em Portugal. A GAD é a representante para Portugal. Este KIT EBI também não está fácil arranjar, na CE existe a 60€, o problema é que não enviam para PT. Pondero também a situação de ir a uma loja e comprar os componentes individualmente. Os kits são apelativos no design mas normalmente pecam em equipamentos, ou não trazem aquecimento e os filtros internos são uma má opção. Para pequenas litragens o ideal será ou filtros de mochila ou uns externos pequenos.

Estive indeciso entre o Fluval EBI e o Fluval Flora, mas acho que me vou decidir por este, pois pelo que tive a pesquisar, mesmo sem CO2, é possivel cultivar variadissimas plantas. Gostei bastante do Fluval EDGE, mas já tem um preço elevado e o risco é maior.

 

Vou deixar que a minha namorada faça o que bem entender com o aquario, só para plantas, só para peixes ou só para camarões. E por que não ter tudo? É uma questão de escolherem as opções mais acertadas. É possível terem um pequeno cardume de peixes pequenos, camarões e plantas verdes.

É bem verdade, podes ter tudo

Aqui posso-te ajudar.

Para peixes uma cardume de microrasboras que tal? Como és meu vizinho posso até dizer-te onde há perto de nós. No Aquaporto (Patrocinador pelo que acho que posso fazer publicidade) a 1-1,50€ dependendo da espécie.

Para camarões, por experiencia própria, com um substrato assim podes manter os listadinhos que tanto querias... É fácil, se respeitares o básico:

Não alimentar em demasia, não mexer em demasia, ter calma e levar isto como hobby pois se stressares acredita que corre tudo mal

As plantas, podes sempre optar por umas anúbias, fetos, valisnérias, musgos... ect,ect,ect se quiseres vens cá a casa que até te arranjo umas poditas.

 

Como é obvio, corro o risco de ela até se interessar por isto no inicio e depois desleixar-se, tal como acontece a muita gente em inumeros hobbys. Eu com a pesquisa que já efectuei, comecei a ganhar interesse também por esta área e admito que poderei ajudar com ideias e no cuidar do aquario, correndo igualmente o mesmo risco de desleixo, ao qual espero que não aconteça. O mais certo é este ser o primeiro de muitos, se as coisas forem bem feitas de início.

Se vir isto como um hobby relaxante e não como uma espécie de empecilho acredita que não tarda muito em entrar mais 1,2 aquários em casa hheh.

 

No inicio irei lhe sugerir ir a uma loja e comprar umas 4-5 especies de plantas, tenho visto vários projectos nacionais e internacionais e já recolhi alguns nomes de plantas (não é fácil). Depois colocar uns 10 camarões às listas vermelhas (penso que são os Red Crystal) e uns 4-6 Neons. O que te aconselho é irem a uma loja de aquariofilia e não a uma loja de centro comercial não só pelo atendimento especializado como pela maior variedade e qualidade de fauna e flora.

E no distrito do porto não faltam boas lojas (2 são aqui patrocinadoras e outra é do Sr. Nuno)

Perdi grande parte do tempo a ver aquarios e acessórios, assim como a sua manutenção e funcionalidade, pelo que ainda não pesquisei muito sobre especies de peixes. Os que me chamaram atenção foram os tais camarões listados e os neons. Penso que ela desconhece que é possivel ter camarões num aquario (eu também desconhecia), e acredito que vai achar engraçada a ideia do aquario para criar camarões. Chegando a este ponto e tal como já fui dito antes é desaconselhável começares pelos camarões Crystal Red, tens camarões mais fáceis para iniciados como os Red Cherry ou os Caridina multidentata (vulgarmente conhecidos) como os Amano Shrimps, ou ambos. Tens muitas espécies de peixes pequeninos que formam cardumes sem ser os comuns neons ou guppies que encontram nas lojas de animais.

Já disse em cima a minha opinião, mas acho que uma grade a/s mantem-se facilmente.

 

Agora agradecia a opinião/ajuda do pessoal experiente aqui do fórum:

 

1- Os Camarões listados podem estar em conjunto com os Neons no mesmo aquario? Não é aconselhado.

 

2- Que plantas necessitam de suporte de CO2? Todas :) Há é plantas que vivem sem adição de co2 artificialmente, fetos de java, musgos, anúbias, etc, etc.

 

3- A iluminação tem que estar 24h/dia ligada? E o filtro? O normal será 8h/dia. O filtro terá que funcionar sempre.

 

5- Em média e atendendo aos acessorios, quanto acham que a minha conta da electricidade irá subir? Depende do consumo dos equipamentos ligados e até da temperatura ambiente. De inverno logicamente gasta-se mais. No entanto provavelmente vai consumir menos do que aquela televisão que está sempre ligada e vais poupar em luzes ambientes no sitio onde colocares o aquário.

 

4- Poderei optar mais tarde por iluminação LED? Ou as plantas só suportam iluminação fluorescente? Sim, as plantas precisam é de luz, venha ela de que maneira vier. O importante é a intensidade.

 

5- Que outro tipo de materiais/acessorios deva comprar para o inicio? Sei que já vi umas peças magneticas para limpeza dos vibros do aquario, isso é mesmo necessário? Eu não sou fã de raspadores magnéticos, basta um pequeno grão para riscares os vidros. Há à venda nas lojas de ferramentas uns raspadores que servem perfeitamente.

Um bocadinho de lá de vidro enrolada aos dedos e tá a andar xd, não precisas de ser xpto, além de que esse raspador eu considero inestético.

 

6- Posso colocar qualquer tipo de pedras da praia? E pequenos troncos de madeira, também não há problema? Poder podes mas é preferível usares material já tratado para aquários. Mais uma vez vai a lojas especializadas e escolhe de acordo com o que pretendes sem esquecer que tem que caber tudo dentro do aquário e sobrar espaço para plantas e peixes/camarões :)

Sim é melhore jogares pelo seguro mesmo, mas não aconselho rochas calcárias nem as serium stone pois aumentar o pH/gH/kH.

Mas uma dragon stone (as minhas favoritas) com uma boa disposição ficariam muito bem mesmo.

Praia é melhor não, pois pode te estragar o aquário, ja li isso mas não me lembro do que elas têm e não me quer arricar a dizer asneira, mas se arisca-se acho que era devido ao sódio.

 

7- Acham que para um principiante esta opção favoravel ou acham que deva optar por um aquario mais pequeno? Escolhe o maior que couber na tua carteira :)

Sugestões sobre plantas ou peixes para inicio serão bem-vindas, assim como outras ideia pertinentes face à minha situação.

 

Desculpem o testamento e tantas perguntas, tenho mais duvidas mas espero esclarece-las em pesquisas. Isso mesmo, pesquisa, pesquisa e pesquisa. Um bom começo é leres aqui o que outros fizeram e mais importante - como se deram com as suas escolhas. Mas como cada aquário é único podes sempre contar com a ajuda de quem já anda nisto há mais tempo.

Já deu para perceber que vais no bom caminho.

 

Agradeço desde já a paciencia e ajuda. Irei acompanhar o tópico diariamente e quando comprar o aquario aviso. Vou continuar na minha pesquisa para afrofundar ainda mais os conhecimentos nesta área.

 

Cumprimentos.

 

Estamos aqui para ajudar, caso contrário não haveria forúm

Peço é desculpa ao Membro António por usar o post dele

 

Abraço

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O António Nunes já disse o que tinha que ser dito mas eu, e quem já me conhece sabe como sou, digo que podes ter camarões e peixes nesse "vaso" sem receio.

Esquece os CRS (camarões listados).

Podes colocar plantas de baixa manutenção e musgos de forma a teres vários esconderijos e ajudar na estabilização do aquário.

Depois podes optar por Red´s (Neocaridina heteropoda) e colocar peixes pequenos e pouco agressivos (pequenas Boraras, por exemplo, não aconselho os neons.).

Não te esqueças de tapar a entrada do filtro com uma malha fina (eu utilizo uma meia de senhora) para os pequenos camarões não serem aspirados.

 

Para provar o que digo, espreita Mini-Tank e The River.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sê muito bem vindo, para 1º tópico está muito bem escrito.

 

Parabéns, tomaste a atitude correcta, assim como ninguém devia comprar um cão sem saber que tamanho vai ter em adulto e se tem possibilidades de o manter o mesmo se passa na aquariofilia.

 

Muito agradecido Antonio Nunes. Mais um grande incentivo para avançar com esta ideia.

A GAD é a representante para Portugal. Os kits são apelativos no design mas normalmente pecam em equipamentos, ou não trazem aquecimento e os filtros internos são uma má opção. Para pequenas litragens o ideal será ou filtros de mochila ou uns externos pequenos.

 

Exacto. Dentro da minha área de residencia contactei a Aquoporto e a Aquastation (não conheço outras), ambos demonstraram enorme interesse em ajudar. A Aquaoporto trabalha com a Fluval, será uma optima escolha caso opte pelo Kit EBI. A Aquastation trabalha com a BLAU, que tem Kit e aquarios bastante apelativo e que também me agradaram, e que vem incluido filtros mochila. Já li que os filtros mochila e externos são mais adequados, a nivel de limpeza e segurança para a fauna, o problema é que eu tenho um gato e tenho receio que com a parte superior do aquario exposta possa dar problemas.

 

E por que não ter tudo? É uma questão de escolherem as opções mais acertadas. É possível terem um pequeno cardume de peixes pequenos, camarões e plantas verdes.

 

Exacto. Será essa a minha intenção, tenho é que seleccionar a fauna e flora que sejam mutuamente compativeis.

 

O mais certo é este ser o primeiro de muitos, se as coisas forem bem feitas de início.

 

A ver vamos, o meu medo é investir nisto e depois desleixar-me, mas sem experimentar, nunca irei saber...

 

O que te aconselho é irem a uma loja de aquariofilia e não a uma loja de centro comercial não só pelo atendimento especializado como pela maior variedade e qualidade de fauna e flora.

 

Sim. A minha ideia é ir pessoalmente à Aquoporto ou Aquastation e absorver o maior tipo de informação. Queria 1º oferecer o Kit/aquario à minha namorada e depois ir lá com ela e sermos aconselhados na escolha da fauna e flora.

 

Chegando a este ponto e tal como já fui dito antes é desaconselhável começares pelos camarões Crystal Red, tens camarões mais fáceis para iniciados como os Red Cherry ou os Caridina multidentata (vulgarmente conhecidos) como os Amano Shrimps, ou ambos. Tens muitas espécies de peixes pequeninos que formam cardumes sem ser os comuns neons ou guppies que encontram nas lojas de animais.

 

1- Os Camarões listados podem estar em conjunto com os Neons no mesmo aquario? Não é aconselhado.

 

Citei os Crystal Red porque os achei os camarões mais bonitos, assim como os neons. Infelizmente não os vou poder ter juntos, mas na altura certa pedirei aconselhamento na loja.

 

2- Que plantas necessitam de suporte de CO2? Todas :) Há é plantas que vivem sem adição de co2 artificialmente, fetos de java, musgos, anúbias, etc, etc.

 

É isso mesmo, a minha ideia é ter umas 4 especies de plantas, penso que chega para ter um layout minimamente apelativo.

 

4- Poderei optar mais tarde por iluminação LED? Ou as plantas só suportam iluminação fluorescente? Sim, as plantas precisam é de luz, venha ela de que maneira vier. O importante é a intensidade.

 

Ok. Pensei nos LED porque consomem menos energia, mas já estou a pensar a longo prazo. Tenho que me cingir ao que irei ter e depois nos investimentos posteriores.

 

5- Que outro tipo de materiais/acessorios deva comprar para o inicio? Sei que já vi umas peças magneticas para limpeza dos vibros do aquario, isso é mesmo necessário? Eu não sou fã de raspadores magnéticos, basta um pequeno grão para riscares os vidros. Há à venda nas lojas de ferramentas uns raspadores que servem perfeitamente.

 

Então estará fora de questão esses raspadores magneticos, logo vejo o melhor método de limpeza.

 

6- Posso colocar qualquer tipo de pedras da praia? E pequenos troncos de madeira, também não há problema? Poder podes mas é preferível usares material já tratado para aquários. Mais uma vez vai a lojas especializadas e escolhe de acordo com o que pretendes sem esquecer que tem que caber tudo dentro do aquário e sobrar espaço para plantas e peixes/camarões :)

 

Exacto. Na loja e mediante a escolha vejo o que nos agrada.

 

7- Acham que para um principiante esta opção favoravel ou acham que deva optar por um aquario mais pequeno? Escolhe o maior que couber na tua carteira :)

 

Pois. Já me aconselharam que para o inicio o ideal seria 60L, mas gostei muito destes pequenos aquarios cubicos, e 100€ pelo Kit já custa um bocado a dar.

 

Desculpem o testamento e tantas perguntas, tenho mais duvidas mas espero esclarece-las em pesquisas. Isso mesmo, pesquisa, pesquisa e pesquisa. Um bom começo é leres aqui o que outros fizeram e mais importante - como se deram com as suas escolhas. Mas como cada aquário é único podes sempre contar com a ajuda de quem já anda nisto há mais tempo.

 

Muito obrigado. Conto com a vossa ajuda e espero partilhar e desenvolver conhecimentos nesta area.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bem verdade, podes ter tudo

Aqui posso-te ajudar.

Para peixes uma cardume de microrasboras que tal? Como és meu vizinho posso até dizer-te onde há perto de nós. No Aquaporto (Patrocinador pelo que acho que posso fazer publicidade) a 1-1,50€ dependendo da espécie.

Para camarões, por experiencia própria, com um substrato assim podes manter os listadinhos que tanto querias... É fácil, se respeitares o básico:

Não alimentar em demasia, não mexer em demasia, ter calma e levar isto como hobby pois se stressares acredita que corre tudo mal

As plantas, podes sempre optar por umas anúbias, fetos, valisnérias, musgos... ect,ect,ect se quiseres vens cá a casa que até te arranjo umas poditas.

 

Mais um obrigado ao Tiago Dias. Mais um incentivo...

 

Exacto. Já contactei a Aquoporto e eles trabalham com a Fluval. Estive agora a pesquisar os microrasboras e parecem-me uma excelente opção, vi foi várias especies que diferem na cor. Em relação às plantas será isso mesmo, umas 4-5 plantas, anubias, musgos, valisnerias, etc.

 

E no distrito do porto não faltam boas lojas (2 são aqui patrocinadoras e outra é do Sr. Nuno)

 

Não sei de que lojas te referes, mas as que tenho em mente e contactei foram a Aquoporto e a Aquastation, o Sr. Nuno também desconheço.

 

Já disse em cima a minha opinião, mas acho que uma grade a/s mantem-se facilmente.

 

Uma grade a/s mantem-se facilmente? Peço desculpa mas não entendi a resposta.

 

Um bocadinho de lá de vidro enrolada aos dedos e tá a andar xd, não precisas de ser xpto, além de que esse raspador eu considero inestético.

 

Boa. Mais uma opção/ideia que irei ter em conta.

 

Sim é melhore jogares pelo seguro mesmo, mas não aconselho rochas calcárias nem as serium stone pois aumentar o pH/gH/kH.

Mas uma dragon stone (as minhas favoritas) com uma boa disposição ficariam muito bem mesmo.

Praia é melhor não, pois pode te estragar o aquário, ja li isso mas não me lembro do que elas têm e não me quer arricar a dizer asneira, mas se arisca-se acho que era devido ao sódio.

 

Exacto. As Dragon Stone também foram as que mais me agradaram, achei foi o preço um bocado "puxadote". Ainda estou indeciso se opte por pedras ou troncos.

 

Já deu para perceber que vais no bom caminho.

 

Obrigado. A ver vamos como isto corre. Acho que já estou a escrever demais para quem ainda nem aquario comprou, mas é assim que se começa...

 

Estamos aqui para ajudar, caso contrário não haveria forúm

Peço é desculpa ao Membro António por usar o post dele

 

Abraço

 

Mais uma vez obrigado. Cumprimentos.

 

Peço desde já desculpa pelos inumeros quotes, estou habituado a outros tipos de configuração de quotes em outros fóruns e estes estão a dar que fazer, mas acho que dá para perceber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O António Nunes já disse o que tinha que ser dito mas eu, e quem já me conhece sabe como sou, digo que podes ter camarões e peixes nesse "vaso" sem receio.

Esquece os CRS (camarões listados).

Podes colocar plantas de baixa manutenção e musgos de forma a teres vários esconderijos e ajudar na estabilização do aquário.

Depois podes optar por Red´s (Neocaridina heteropoda) e colocar peixes pequenos e pouco agressivos (pequenas Boraras, por exemplo, não aconselho os neons.).

Não te esqueças de tapar a entrada do filtro com uma malha fina (eu utilizo uma meia de senhora) para os pequenos camarões não serem aspirados.

 

Para provar o que digo, espreita Mini-Tank e The River.

 

Espero ter ajudado.

 

Obrigado Jorge N. Ferreira. Fico de novo motivado e empenhado na criação se camarões depois do teu incentivo.

Está visto que os CRS estão fora de questão, infelizmente.

 

As plantas será essa a minha intenção, ter umas 4-5 especies para criar um ambiente o mais natural possivel.

 

Em relação ao camarões, penso que os Reds serão a minha escolha.

Os Peixes, os Boraras que aconselhas parecem-me muito parecidos com os microrasboras que o Tiago aconselhou, pelo menos na pesquisa de imagens apareceram-me uns muito identicos.

 

Por acaso já tinha visto essa da meia de senhora. Caso os meu camarões se reproduzam, qual é o periodo fertil e qual a quantidade de crias que a femea pare? Questino isso porque o meu aquario será pequeno e não quero ter o aquario apinhado de camarões.

 

Já estive a ver os teus aquarios, excelente, Parabéns. Vi que tens uns camarões Reds aparentemente saudaveis e bonitos.

 

Cumprimentos.

Editado por AMPereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Já disse em cima a minha opinião, mas acho que uma grade a/s mantem-se facilmente.

 

Uma grade a/s mantem-se facilmente? Peço desculpa mas não entendi a resposta.

 

Os Crystal Red/Black têm várias tonalidades no corpo, e quanto mais branco maior a grade.

As grades vão de C a SSS mosura

Logo uma grade a/s é simples de manter cumprindo o óbvio, tpa's e tal, porque dos 4 aquas de camarões que tenho o meu primeiro que tive com CRS e ainda tenho tem apenas 16l

Mas pronto vou deixar um link para uma foto de grading de camarões AQUI

 

_______________________________________________________________________________________________________________________________

E no distrito do porto não faltam boas lojas (2 são aqui patrocinadoras e outra é do Sr. Nuno)

 

Não sei de que lojas te referes, mas as que tenho em mente e contactei foram a Aquoporto e a Aquastation, o Sr. Nuno também desconheço.

 

Sim essas duas são as patrocinadoras do forúm.

A outra mandei-te mp

_______________________________________________________________________________________________________________________________

 

Obrigado. A ver vamos como isto corre. Acho que já estou a escrever demais para quem ainda nem aquario comprou, mas é assim que se começa...

 

 

Acredita antes isso que começar sem saber ponta e matar não sei quantos animais

 

Abraço e qualquer dúvida já sabes.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O periodo de incubação podes ver aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=177132

O número de ovos depende.

Mas eles demoram um bocado a crescer, por isso vai demorar a ficar sobrelotado.
Quando começar a ficar, ou vendes ou ofereces (eu estou sempre receptivo a ofertas) :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso já responder a isto

 

 

Por acaso já tinha visto essa da meia de senhora. Caso os meu camarões se reproduzam, qual é o periodo fertil e qual a quantidade de crias que a femea pare? Questino isso porque o meu aquario será pequeno e não quero ter o aquario apinhado de camarões.

 

Depende de camarão para camarão

 

Neocaridinas cerca de 30-40 crias por fêmea dependendo do tamanho entre 23-26 dias dependendo da temperatura

Caridinas 15-20 na minha experiência entre 23-26 dias dependendo da temperatura

Não te preocupes, isso vende-se bem.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.