O meu primeiro aquário - 600 litros


husilva

Recommended Posts

Boas,

 

Meu nome é Hugo Silva, sou de Guimarães e inscrevi-me neste forum com o objectivo de dissipar todas as duvidas na construção do meu primeiro aquário e espero contar com a Vossa ajuda.

 

Tenho como objectivo a construção de um aquário com uma capacidade aproximada de 600 litros. O aquário será instalado numa parede de pedra de uma casa de lavrador antiga tendo com objectivo dar "vida" aos tons escuros e amarelados provocados pelas cor natural da pedra.

 

o aquário idealizado por mim será encastrado na parede e terá como configuração 3000 mm de comprimento por 550 mm de altura e 350 mm de profundidade.

 

agora começam as duvidas...

 

A profundidade é pouca? existe alguma medida mínima que se deva respeitar?

 

Pelo calculo realizado a espessura do vidro a utilizar deve ser no mínimo 12mm.

 

pretendo que o vidro traseiro e laterais sejam pretos.

 

existe no mercado vidro preto, é boa solução utilizar este vidro nestes 3 lado?

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fundo e laterais é só colar vinil preto.

Encastrado, mas atenção ao espaço para trabalhar. 55cm de fundo já é considerável.

Pela descrição do sitio a colocar, junta um móvel ou algo para poder esconder o ou os filtros externos. Para esse tamanho e comprimento, quase garantido que vão aconselhar 2 (um de cada lado) e na casa dos 1000/15000 L/h.

O pouco que sei só dá para isto. Alguém mais experiente que complete:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

quanto aos filtros bom tem de ser uma sump senão so vai dar problemas...uma sump é quase o preço de um dos 2 filtros necessários para ai...para nao falar que será mais barato que os 2 juntos... :alberteinstein:

se puder faça um armario na parte debaixo do aquário ou no outro lado da parede(claro se der pois nao vaia fazer um armário para a casa de banho) :chair:

espero ter ajudado

cump.

bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Subscrevo o que o Bruno disse, agora ponho uma questão aos experts... Não será o aquário com 55cm de altura um pouco demais para manter plantado ou vai exigir uma iluminação um pouco mais forte que o usual?

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente à altura do aquário é um dado importante... poderia baixar uns 50 ou 100 mm na pior das hipóteses mas alguém com mais experiência que se pronuncie...

 

 

deixo aqui a minha ideia do projecto... será um projecto arriscado ou mesmo uma loucura?!??!?! :naughty:

 

como disse anteriormente o aquário será encastrado numa parede em pedra. esteticamente não pretendo ver nada mais alem de vidro e pedra.

para obter esse resultado idealizei uma estrutura elevatória que ira descer e subir o aquário quando necessário.

 

 

qual seria a altura ideal ao centro do aquário?

 

O sistema de filtragem e bombeio estará a uns 4 metros de distancia... haverá muitos inconvenientes ou com uma bomba de circulação bem dimensionado não há problema?

 

 

kzcl.jpg

 

lse2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Eu tenho um aquário com 60 cm de altura, plantado, não uso CO2 e tenho apenas 2x39w (T5).

Em relação à plataforma elevatória não se deve esquecer que um aquário (ainda por cima com essa capacidade) cheio de água, basta a mínima vibração mais forte para ele poder partir/estalar.

Os filtros a 4 metros do aquário? É possível mas não tem lógica.
Um filtro que faça, por exemplo, 1000 litros/hora junto ao aquário, a 4 metros o caudal vais baixar para 150 litros/hora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

compreendo o que esta a dizer relativamente à vibração. vou tentar utilizar um sistema mecânico de fuso que tem uma relação de movimento muito reduzida o que produz movimentos muito lentos....

 

relativamente à distancia é mesmo uma condição de "logistica"..

 

a relação que fez é que não a compreendo... se manter um caudal constante os filtros estarem a 1 metro ou a 4 metros terão a mesma razão de filtragem. a bomba é que pode não tem características para manter esse caudal e vencer a perda de carga mas para isso utiliza-se uma bomba com capacidade para tal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem a mesma vazão pois farão mais força a empurrar a água.
Além disso, se o aquário estiver a uma altura considerável, quanto mais baixo estiver o filtro/bomba, também menos caudal terá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas isso não é o filtro mas sim a bomba de circulação...

 

ou será que o filtro já tem incorporado a bomba de circulação?

 

 

da forma que falo estou a considerar dois elementos, a bomba de circulação do circuito e o filtro que funcionam em circuito fechado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

visto o tipo de construção do aquário, os alimentadores automáticos, em media, tem autonomia para quantos dias?

 

existe algum alimentador automático que possa estar ligado ao circuito de filtragem? já procurei mas não encontro nada...

Editado por husilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece o sistema elevatório. COm essa capacidade e com areão e pedras vais ficar com um aquário próximo duma tonelada de peso, para esse comprimento necessitarias dum sistema de elevação de vários pontos e se por acaso um desses pontos encravar ou avariar com o aquário em baixo, nunca mais o tiravas daí. É um sistema muito complexo de fazer para mover essa quantidade de peso sem a minima vibração e duvido que queiras uma vazão de 600 litros no chão de casa... O que te recomendo é deixar o buraco por baixo com uma estrutura metálica para aguentar o aqua e usar umas portas forradas com aquelas lajes de fibra a imitar pedra com dobradiças interiores ou até podes arranjar uma viga de madeira como uma travessa da linha do comboio para fazer uma amurada tipo lareira e deixas as portas de acesso por baixo, tanto a ideia de elevar o aqua como deixar os filtros a 4metros de distância è má, depois não é facil fazer a manutenção e precisas dum filtro/ bomba muito potente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para já o sistema elevatório continua de pé.... o sistema de elevação de complexo não tem nada. será construído com uma estrutura elevatória tipo tesoura. Algo idêntico ao que se utiliza para elevar automóveis. pretendo utilizar um cilindro mecânico de fuso com uma grande desmultiplicação que fará a subida e descida muito devagar.

 

exemplo esta imagem. aqui tem um sistema hidráulico como accionamento. com sistema de fuso a elevação é mais precisa e contaste.

 

a utilização de de uma lage com pedras coladas e uma dobradiça e o tronco de madeira também já foram pensadas mas vai existir sempre uma união demarcada e para já não queria esse resultado.

 

 

também gostava de saber em media, de quanto em quanto tempo será necessário fazer intervenções no aquário? porque se for necessário todos os dias este sistema não é nada boa solução.

 

qd7o.png

 

xmru.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Eu sou muito inexperiente neste ramo e não tenho nenhuma dica para ti, tenho apenas a dizer que me parece uma ideia excelente e deve ficar simplesmente espectacular.

Força para andar com esse projecto para a frente e sempre que poderes posta as evoluções, eu como muitas outras pessoas vamos gostar de ver!

Comprimentos,

Fábio Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá husilva,

 

fora tudo o que foi apontado faço uma pergunta, e não queria que a encarasses como crítica ou que fosse desencorajadora para ti, mas nunca tiveste nenhum aquário na tua vida e vais-te meter assim de cabeça num "bicho" com 600L? Já pensaste que poderias começar com algo de 1 metro, analisares bem a tua disponibilidade para tratares de um aquário, a manutenção que requer, TPA's, etc e aí pensares neste projecto com mais calma e após algum tempo?

 

Acho sinceramente que parece-me um projecto fantástico, mas que devias entrar nele com pés e com cabeça, e já com alguma experiência em aquariofilia.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola elorga,

 

concordo plenamente com o que dizes. devia ganhar experiência com um mais pequeno... tentar perceber o tempo que vou precisar para tratar dele mas o problema esta... se não fizer agora o aquário como estou a idealizar nunca mais o irei fazer.

 

estou a reconstruir uma casa antiga e depois de pronta não irei alagar paredes para fazer o aquário... por isso este projecto ou é agora ou nunca.

 

 

quero entrar com pés e cabeça neste projecto por isso a minha inscrição neste forum... tentar antes do inicio perceber o que me espera e ai tomar a verdadeira decisão. ou avanço ou desisto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu percebi a ideia... só não sabia se era uma reconstrução uma construção de raíz :)

 

Digo isto apenas porque apesar de não ser um bicho de sete cabeças como por vezes se dá a entender, ainda assim um aquário é algo que requer a nossa atenção e dedicação. Muitos inclusive ao final de uns meses abandonam o hobbie e decidem que afinal não é algo para eles. "Abandonar" um aquário assim não é a mesma coisa que venderes daqui a uns tempos um aquário de 80/100cm...

 

O colocares as tuas dúvidas por aqui e procurares informação junto de quem é mais experiente, por si só é de louvar e fazes o mais acertado, ainda assim ele há coisas que só se aprendem ou transmitem quando se mete as "mãos na massa" e somos nós a fazer. Eu fiz o mesmo percurso e não me dei mal. Nunca tive baixas de maior, fiquei bem informado acerca de ter calma e fazer as coisas com tempo e paciência e digo-te que pensava que ter um aquário dava mais trabalho.

 

Ainda assim como tudo na vida são fases, e umas vezes tens mais paciência para tratar do aquário que outras... nuns meses estás mais entusiasmado com a aquariofilia, que noutros... e isso pode ser mais fácil de gerir num aquário pequeno que num "mini-oceanário" como pretendes :)

 

Como disse de início, não pretendo de todo desencorajar-te, mas devias meditar bem e não podia deixar de te alertar para a dimensão de um projecto destes, sobretudo depois de teres referido que será o teu primeiro aquário! Alguém com mais experiência que eu que dê exemplos práticos do que um aquário destas dimensões vai requerer de ti, quer em termos de tempos, custos, etc...

 

Confesso que li o post na diagonal, mas penso que ainda não referiste muito pormenorizado o que pretendes para o aquário em termos de flora e fauna, tipo de aquário, etc... e isso também é relevante para o tipo de manutenção que vais ter de despender neste teu "tanque"!

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse sistema elevatório, assim como a parede, o melhor é serem feitas as contas para aguentarem com quase 1 tonelada de peso.

Em relação ao tamanho do aquário:

É enorme,

Custa bastante mais a montar,

Mas ......é muito mais fácil de cuidar, já que os "erros" vão ser diluídos por 600 litros e não por 60:)

Pelo que tenho lido, um dos problemas dos nanos é mesmo esse. Qualquer erro representa uma grande percentagem na "vida" do aquário.

Com 600 litros, prepara também entradas e saídas de água permanentes no aquário ou ainda acabam a levar dezenas de garrafões :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à fauna e flora o objectivo era construir algo desta forma:

 

 

cai-me os olhinhos por este layout:

 

Tropica-Planted-Tank.jpg

 

 

gosto muito tb destes:

 

ada-11.jpg

 

the-gorge.jpg

 

1_Syrah_Large.jpg

Quem sabe uma mistura destes todos... deve ficar interessante.

 

 

na primeira imagem tem as seguintes plantas:

 

Echinodorus 'Aquartica'

Echinodorus 'Reni'

Rotala macrandra

Bolbitis heudelotti

Hydrocotyle tripartita

Alternanthera reineckii 'Mini'

Didiplis diandra

Vesicularia ferriei 'Weeping'

Hemianthus callitrichoides 'Cuba'

Myriophyllum mattogrossense 'Red'

 

 

os peixes que pretendo ter no aquário são:

 

Discus

Tetras

Bettas

 

 

 

espero que sejam todos compatíveis no mesmo habitar lolol

 

 

zoom.png

zoom.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bettas e tetras... não sei se te vais safar. Depende da espécie de tetras.

Se queres um plantado desse tipo não te esqueças de pnderar onde vais também colocar a garrafa de CO2 e respectiva tubagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.