Newbie - Plantas para Aquário?


Sookeh

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Um amigo meu saiu do país e tinha um aquário de 90L de água doce e "quente". Obviamente que não o podia levar com ele, portanto deixou-o comigo.

Adoro peixes, mas sinceramente nunca percebi muito de aquários porque a única vez que tive um devia ter para aí uns 5 anos e eram os meus pais que tratavam dele...

Enfim, basicamente "herdei" o tal aquário de 90L, com uma "gaveta" para um filtro interior (fui hoje comprar a bomba, cerâmica, turfa e lã de vidro), juntamente com uns quantos peixes e depois outros tantos que fui adquirindo.

 

Já andei a ler por aqui que é sempre bom ter plantas para fazer o ciclo do CO2, e como percebo ainda menos de plantas, gostava de saber quais é que aconselham e onde é que as posso adquirir, tendo em conta que sou da zona de Sintra e queria umas que não dessem muito trabalho uma vez que já tenho o aquário todo montado.

 

Para vos dar mais umas informações, o meu substrato são pedrinhas deste tipo (http://www.petshop.com.br/Imagens/produtos/89/03089/03089_Ampliada.jpg) azuis, brancas e rosas, muito subtil.

 

Em relação aos peixinhos, tenho:

  • 1 escalar
  • 3 mollys
  • 3 guppys
  • 6 neons
  • 1 tubarão bala
  • 1 peixe zebra
  • 2 peixes limpadores (espécies diferentes, não sei ao certo quais são)
  • 1 peixe preto grande (+- 15 cm) que anda sempre no fundo ou encostado aos vidros, com 3 pares de barbilhos (não sei o que é)
  • 2 tetra rosa
  • 1 peixe "cobra" cobrinha khuli
  • 2 peixes laranja pequeninos (espécies diferentes, mais uma vez não faço ideia do que sejam)

Os peixes que não consigo identificar são os que já vieram com o aquário, e não consigo tirar uma foto decente para fazer pesquisa por imagens porque a água não está cristalina o suficiente e eles não páram quietos! :juggle:

 

Espero que me possam ajudar :smile2:

Editado por Sookeh
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vinda

É muito bom para começar um aqua desse tamanho, mas tens que ter cuidado com os peixes que pões, por exemplo esse tal peixe que tem os bigodes se for um pleco vai ficar bastante grande com cerca de 35cm, agora se for um synodontis não cresce muito mais, ou o escalar que convém ter mais do que um, e a tal enguia que falaste deve ser uma cobrinha kuhli que também vivem em grupo. Agora os peixes laranja de que falas não sei mas podes procurar num site chamado A Era dos Aquários, vais a galeria e lá tens uma lista de muitos peixes e tem fotos e muita informação. Espero ter ajudado, e se conseguires põe umas fotos. A propósito tens filtro ?

Abraço

Editado por André7474

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora quanto a planta começa por umas anubias que são de muito fácil manutenção e pouco exigentes a nível de iluminação e fertilização. Eu penso que se fizeres um pesquisa pelo forum encontras algures uma lista de plantas de facil manutenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e obrigada pelas respostas.

 

A propósito tens filtro ?

Tenho, disse no primeiro post :naughty: é composto por uma bomba de água, lã de vidro, turfa e cerâmica. O aquário tinha uma "gaveta" para pôr esses componentes, e como o dinheiro não é infinito não pude optar pelo filtro externo como me tinham sugerido na loja de animais... :confused4:

 

Já agora, e um bocado off-topic, o meu escalar começou a ficar de barriga para cima no fundo do aquário e com manchas vermelhas... Se puderem dar uma vista de olhos aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=219074#entry1244979 e me conseguissem responder eram as melhores pessoas do mundo!!!

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Algum peixe atacou ou anda a atacar o teu escalar?

Secalhar alguma coisa o assustou ele a fugir foi contra algo. Tens feito testes à água?

 

Cumps

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, o escalar estava óptimo ontem, a única coisa que reparei que aconteceu foi ele passar por baixo da tal gaveta do filtro e atrapalhou-se um bocado para sair de lá, mas quando saiu estava normal...

Ele é o maior peixe que anda pelo aquário, às vezes o tal preto grande limpador (ainda tenho que ver o que é) vai ter com ele mas não me parece um comportamento agressivo.

Há uns dias a água estava com os parâmetros todos okay, hoje não vi, tenho que ir comprar os testes...

O mais estranho é ele estar simplesmente no fundo do aquário de barriga para cima com a respiração normal.

Depois de jantar ponho uma foto que tirei ainda há bocado.

Ando a tratar a água com azul de metileno e sal, 2 vezes ao dia. Achas que posso fazer mais alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei muito acerca das doenças dos escalares, o que podes fazer é quando fores comprar os testes perguntas a quem estiver lá o que pode ser, explicas-lhe e ele deve saber. Tive agora a pesquisar e parece que isso acontece por causa da alimentação que lhe dás, no site dizia para tu deixar o peixe uma semana sem comer e depois voltar a dar comida de qualidade não muito seca.Boa sorte e as melhoras para,o teu peixe.

 

Cumps

Editado por André7474

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, obrigada pela tua resposta. Fui à loja de animais e deram-me flagellol e comida rica em alho, que dizem que é óptima em casos de doenças.

Infelizmente o bicho devia ter vindo doente da loja, começou a flutuar e a deixar de se mexer e parecia mesmo em sofrimento, pesquisei como havia de fazer e eutanasiei-o. Foi difícil porque gostava mesmo do bichito, apaixonei-me por ele quando o vi no aquário, mas pronto, são coisas que acontecem... Assim escusou de estar a sofrer por mais tempo. Entretanto agora tenho peixes com ictio, já iniciei o tratamento e parece que apanhei aquilo nos early stages, portanto vamos ver como corre.

 

Bem, voltando ao tópico.

 

Ora quanto a planta começa por umas anubias que são de muito fácil manutenção e pouco exigentes a nível de iluminação e fertilização. Eu penso que se fizeres um pesquisa pelo forum encontras algures uma lista de plantas de facil manutenção.

 

Estive a ver e há várias espécies de Anubias, recomendas alguma em especial?

 

PS: Obviamente que só volto a acrescentar vivos ao aquário depois de estar tudo de volta ao normal, mas entretanto informo-me :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procura aqui as plantas que pensas ter, podes escolher com base na dificuldade de manutenção.

http://www.tropica.com/

 

Como somos vizinhos, em relação a lojas em Sintra, tens algumas, embora eu não as tenha (ainda) experimentado todas:

-Ornimundo (Retail Park) - Tem mais variedade, pois é grande, os preços não serão exagerados, e o atendimento até é porreiro.
Atenção que em plantas parece-me que têm aquilo um pouco ao molho, mas nunca comprei lá plantas. Em termos de alimentação têm muita variedade.
-Matilhas e Cardumes (Bairro da Cavaleira no Algueirão) - lojita de bairro (do meu), tem coisas em conta, alguma variedade de peixes. A dona é muito simpática e a empregada também (e bonitas!). Plantas já lá comprei, fetos de java e posso dizer que uns vinham bonitos e outros nem por isso. O musgo de java que lá comprei vinha demasiado sujo e no mesmo saco do feto, o que não deu muito jeito. Não penso voltar a comprar lá plantas. O meu betta foi comprado lá e até hoje esta saudável.

-Loja (Asas & Patas???) em Ouressa (Mem-Martins) - Nunca fui à loja, sei que é no bairro de Ouressa, é de uma vizinha minha, tenho que lá passar.

-Loja bem pequena em Mem-Martins na rua Chaby (quem vai de Ouressa p Mem-Martins junto a uma parque infantil do lado esquerdo - Nunca lá fui, hei de passar lá

Há mais lojas, no Shopping do Cacém, por ex. e em Rio de Mouro acho que também há, é uma questão de se pesquisar melhor.

 

Lojas de animais, não sei se todas têm aquariofilia:

https://maps.google.pt/maps?ie=UTF-8&q=loja+animais+sintra&fb=1&gl=pt&hq=loja+animais&hnear=0xd1edac1a7510ee9:0x13585cc0b00f573c,Sintra&ei=osr4UevsGsSN7Qav6ID4Ag&ved=0CMQBEMgT

 

Em Campo de Ourique comprei uma Anubia e um tronco, gostei muito da loja, fica perto de outra que é a Avipeixe, acho eu, um pouco carota, mas compensa pela qualidade.

 

Boa sorte para o teu aqua!

Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas.

Hoje passei numa lojinha de animais perto da estação das Mercês, que é a mais perto de minha casa que vende plantas. Vi lá uns musgos de Java (salvo erro) que pareciam bonitinhos, serão uma boa escolha para iniciante?

Aproveito para dizer que a minha praga de ictio finalmente passou, mas à custa de um tubarão-bala, dois guppy e um neon (se bem que um guppy e o neon simplesmente desapareceram do aquário, o meu palpite foi que um dos outros os comeu... um dos tetra rosa andava atrás da barbatana caudal do guppy).

É uma boa ideia mudar o substrato por causa das plantas, não? O que acham? (deixei um link no primeiro post sobre o tipo que tenho).

Editado por Sookeh
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sim o musgo de Java é de fácil manutenção. Quanto ao substrato, sim, convém trocares, se eu fosse a ti arranjava um substrato que gostasse e que fosse próprio para plantas e tiravas esse, mas isso sou eu ...

Os peixes lamento muito, devias ter visto antes se os peixes que tinhas eram compatíveis.

 

Cumps

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tive muita escolha para ver se eram compatíveis ou não, como disse, o aquário foi-me dado já com os peixes lá dentro.

Obrigada

 

Esqueci-me desculpa

Com os Melhores Cumprimentos!

 

André Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.