Lago para tartaruga


Recommended Posts

Boas, antes de mais uma rapida apresentação

Pedro Ivo 28 anos de baguim do monte

 

tenho 2 tartarugas uma pequenina e uma média, e nada percebo de aquarios lagos ou filtros.

 

tenho um jardim onde vou montar um lago daqueles de plastico que se compra nas lojas ( em principio um de 260 litros)

 

vou meter para já apenas a tartaruga maior no lago, contudo preciso da vossa ajuda...

 

queria evitar ao maximo filtros ( são caros e gastam luz)

 

1- que plantas devo colocar no lago para ter a agua limpa!?

 

2- secalhar vou ter uma bomba daquelas submersas de 1000l/h que estou a pensar fazer umas ligações e fazer um filtro caseiro.... ja li por ai muita coisa... posso meter a agua a cair dentro de um balde com cascalho de tijolo!? e umas espumas!? isto se as plantas nao forem necessarias...

 

por favor ajudem-me:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, apenas tem sombrinhas-chinesas (Cyperus alternifolius) para filtrar a agua!? nada mais!?

 

sim irei colocar fotos, o jardim à volta já está pronto, só falta dedicar-me ao lago...

 

comprei um daqueles de 260 litros, mas ainda não avançei pk não sei o que fazer para ter a agua spr limpa....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas o lago já está mais ou menos pronto....

preciso apenas de ter a agua limpa...

( tinha uma bomba/filtro dakelas de 20 euros que fazia 1000l/h apenas com uma esponja mas ao fim de 3 dias queimou e mesmo assim a agua ficou esverdeada)

 

preciso de ajuda para manter a agua limpa, apenas tenho uma tartaruga lá

 

que plantas posso comprar para tentar ter a agua limpa? onde compro? sou do porto ( gondomar)

 

acham que devo comprar um filtro externo e um uv!? o que recomendam!?

 

ficam duas fotos...

 

v8nu.jpg
04cx.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

andei a pesquisar e axo que as plantas que devo meter è:

elodeas

jacintos aquaticos

alfaces aquaticas

lentilhas de agua

 

mas não sei como as devo plantar nem o que fazem....

 

queria apenas plantas que as mete-se no lago e já está... sem mais nenhum cuidado ou manutençao... queria daquele genero das plantas que ficam a boiar.... agradeço ajuda dos mais entendidos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não coloques nenhum filtro , esse tipo de lagos criam ambientes naturais.

Ao colocares o filtro vai entupir sempre , pois o lago ganha muita sujidade , há plantas aquáticas que ajudam a melhorar esse processo.

Cumprimentos,

Pedro Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o teu lago esta muito bonito :thumbup3:
Eu hoje também comecei a fazer um lago para as minhas 2 tartarugas e uma das minhas duvidas , também era devido aos filtros, algumas pessoas dizem para por filtro, outras dizem que não é preciso e que certas plantas ajudam a "filtrar" a água(como já vi ai em cima), e se metesse plantas eram como diz o Pedro Ivo Costa "queria apenas plantas que as mete-se no lago e já está... sem mais nenhum cuidado ou manutençao... queria daquele genero das plantas que ficam a boiar." quais seriam as mais adequadas?

Não sabia que existiam esses lagos de plástico, porque tinha-me poupado bastante tempo e esforço Lol, porque estou a fazer o meu lago com uma espécie de aduela que aqui tinha e pesa prai 100kg .

Pedro desculpa expor a minha duvida aqui no teu tópico, mas como são coisas idênticas é escusado criar outro tópico parecido . biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola. bem vindo por estes lados.

estas no caminho certo. Bem eu faria o seguinte, dado que o lago tem 2 niveis, enchia ate acima e colocava pedras em rampa para a saida, pois não me parece que a tartaruga se consiga secar facilmente pois as pedras do nivel de fora estao depois dos plasticos e esse plastico escorrega muito e ela nao se deve conseguir por ao sol facilmente, o mesmo acontece com a plataforma flutuante, facilita-lhe a vida:P

 

quanto a agua,uma bomba dessas de 1000l/h seria mais que suficiente e gastam muito pouco,não devem gastar mais de 10w ou 20W e isso em € por mês não é quase nada. colocas uma bomba ligada a um pote de plástico com gravilha de sílica para os filtros das piscinas(de uns 4mm deve ser bom) e eventulamente uma esponja por cima se quiseres. ajuda muito na limpeza da agua,

 

muito importante é saber quantas horas de sol directo apanha o lago por dia ou se tem sombra.

 

No meu lago das tartarugas não tenho filtro mas mudo a agua completamente quase todos os fins de semana .

e é bom que ela consiga aceder fora do lago porque se for fêmea todos os anos vai-te escavar tudo a volta do lago para por ovos. verifica que ela não dá subido as vedações de madeira mais baixas. Se chega com a pata a cima trepa isso em 3 segundos.

 

Não coloques plantas flutuantes, ela come ou morde tudo o que se pareça com folhas. Eventulamente umas sombrinha chinesas ou papirus ou outras plantas palustres pode-se colocar

 

nota: colocaste uma bomba submergível(da foto) fora de agua,foi por isso que queimou lol

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas :)

Concordo com o tmaster, esses lagos para tartarugas só têm um defeito: torna-se difícil para as tartarugas irem para a parte seca por causa das bordas serem muito escorregadias.. Se calhar enquanto jovem não é muito difícil, mas com a idade a tartaruga começa a crescer e a ficar mais pesada (Principalmente essa da foto que é uma Trachemys scripta elegans, as trachemys desenvolvem-se muito rápido e ficam grandes), uns troncos seria uma boa solução.
Um amigo meu, curiosamente de Gondomar lol tem um lago desses e optou pelos troncos (fica aqui o blogue dele: http://plastrao.blogspot.pt/2013/07/foto-de-familia.html)

Quanto às plantas, as Trachemys não são muito viradas para as plantas, preferem "carninha" :P

As plantas que tenho no meu lago são jacintos, salvinia e papiros. As plantas flutuantes são o tipo de plantas de "meter no lago e já está" ! lol
Eu tiro é parte da salvinia para dentro de casa no Inverno pois o Inverno estraga-as muito, assim sei que para o ano tenho em stock!

Espero que não me levem a mal (não ganho comissão! lol) mas sobre tartarugas há este fórum: http://mundodastartarugas.forumpratodos.com/
Tal como lá aconselhamos os membros a exporem aqui as dúvidas sobre peixes, penso não ter mal aconselhar a irem lá dar uma espreitadela ;)
Cada espécie é diferente, deve ter cuidados diferentes, não pode ir com qualquer idade para um lago (minimo 2 ou 3 anos, dependendo da especie claro) etc etc...
Acho que acima de tudo devemos fazer o melhor possível para dar uma melhor qualidade de vida aos nossos animais!

Melhores cumprimentos

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais