Pedro Ivo Costa Posted July 24, 2013 Share Posted July 24, 2013 Boas, antes de mais uma rapida apresentação Pedro Ivo 28 anos de baguim do monte tenho 2 tartarugas uma pequenina e uma média, e nada percebo de aquarios lagos ou filtros. tenho um jardim onde vou montar um lago daqueles de plastico que se compra nas lojas ( em principio um de 260 litros) vou meter para já apenas a tartaruga maior no lago, contudo preciso da vossa ajuda... queria evitar ao maximo filtros ( são caros e gastam luz) 1- que plantas devo colocar no lago para ter a agua limpa!? 2- secalhar vou ter uma bomba daquelas submersas de 1000l/h que estou a pensar fazer umas ligações e fazer um filtro caseiro.... ja li por ai muita coisa... posso meter a agua a cair dentro de um balde com cascalho de tijolo!? e umas espumas!? isto se as plantas nao forem necessarias... por favor ajudem-me:) Link to comment Share on other sites More sharing options...
marco_nsa Posted July 24, 2013 Share Posted July 24, 2013 Eu tenho um lago com duas tartarugas, e utilizo sombrinhas-chinesas (Cyperus alternifolius) para filtrar a água. Link to comment Share on other sites More sharing options...
blackmac Posted July 24, 2013 Share Posted July 24, 2013 coloca fotografias , gostava de ver esse projecto :D Cumprimentos, Pedro Cunha Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Ivo Costa Posted July 28, 2013 Author Share Posted July 28, 2013 boas, apenas tem sombrinhas-chinesas (Cyperus alternifolius) para filtrar a agua!? nada mais!? sim irei colocar fotos, o jardim à volta já está pronto, só falta dedicar-me ao lago... comprei um daqueles de 260 litros, mas ainda não avançei pk não sei o que fazer para ter a agua spr limpa.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
marco_nsa Posted July 29, 2013 Share Posted July 29, 2013 sim, a água está sempre limpa. o lago tem cerca de 3 metros quadrados de área, e 2 deles são as sombrinhas chinesas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Ivo Costa Posted August 21, 2013 Author Share Posted August 21, 2013 Boas o lago já está mais ou menos pronto.... preciso apenas de ter a agua limpa... ( tinha uma bomba/filtro dakelas de 20 euros que fazia 1000l/h apenas com uma esponja mas ao fim de 3 dias queimou e mesmo assim a agua ficou esverdeada) preciso de ajuda para manter a agua limpa, apenas tenho uma tartaruga lá que plantas posso comprar para tentar ter a agua limpa? onde compro? sou do porto ( gondomar) acham que devo comprar um filtro externo e um uv!? o que recomendam!? ficam duas fotos... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Ivo Costa Posted August 21, 2013 Author Share Posted August 21, 2013 andei a pesquisar e axo que as plantas que devo meter è: elodeas jacintos aquaticos alfaces aquaticas lentilhas de agua mas não sei como as devo plantar nem o que fazem.... queria apenas plantas que as mete-se no lago e já está... sem mais nenhum cuidado ou manutençao... queria daquele genero das plantas que ficam a boiar.... agradeço ajuda dos mais entendidos Link to comment Share on other sites More sharing options...
blackmac Posted August 22, 2013 Share Posted August 22, 2013 Não coloques nenhum filtro , esse tipo de lagos criam ambientes naturais. Ao colocares o filtro vai entupir sempre , pois o lago ganha muita sujidade , há plantas aquáticas que ajudam a melhorar esse processo. Cumprimentos, Pedro Cunha Link to comment Share on other sites More sharing options...
Masofski Posted August 22, 2013 Share Posted August 22, 2013 Boas, o teu lago esta muito bonito Eu hoje também comecei a fazer um lago para as minhas 2 tartarugas e uma das minhas duvidas , também era devido aos filtros, algumas pessoas dizem para por filtro, outras dizem que não é preciso e que certas plantas ajudam a "filtrar" a água(como já vi ai em cima), e se metesse plantas eram como diz o Pedro Ivo Costa "queria apenas plantas que as mete-se no lago e já está... sem mais nenhum cuidado ou manutençao... queria daquele genero das plantas que ficam a boiar." quais seriam as mais adequadas?Não sabia que existiam esses lagos de plástico, porque tinha-me poupado bastante tempo e esforço Lol, porque estou a fazer o meu lago com uma espécie de aduela que aqui tinha e pesa prai 100kg .Pedro desculpa expor a minha duvida aqui no teu tópico, mas como são coisas idênticas é escusado criar outro tópico parecido . .png' alt=':biggn:'> Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Ivo Costa Posted August 22, 2013 Author Share Posted August 22, 2013 sem problema nenhum, precisamos é de ajuda:) o lago de plastico comprei num horto, bem negociado 50 euros... que plantas posso e devo meter no lago!? (preferencia por plantas que não necessitem cuidados.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
tmaster Posted August 25, 2013 Share Posted August 25, 2013 (edited) Ola. bem vindo por estes lados. estas no caminho certo. Bem eu faria o seguinte, dado que o lago tem 2 niveis, enchia ate acima e colocava pedras em rampa para a saida, pois não me parece que a tartaruga se consiga secar facilmente pois as pedras do nivel de fora estao depois dos plasticos e esse plastico escorrega muito e ela nao se deve conseguir por ao sol facilmente, o mesmo acontece com a plataforma flutuante, facilita-lhe a vida:P quanto a agua,uma bomba dessas de 1000l/h seria mais que suficiente e gastam muito pouco,não devem gastar mais de 10w ou 20W e isso em € por mês não é quase nada. colocas uma bomba ligada a um pote de plástico com gravilha de sílica para os filtros das piscinas(de uns 4mm deve ser bom) e eventulamente uma esponja por cima se quiseres. ajuda muito na limpeza da agua, muito importante é saber quantas horas de sol directo apanha o lago por dia ou se tem sombra. No meu lago das tartarugas não tenho filtro mas mudo a agua completamente quase todos os fins de semana . e é bom que ela consiga aceder fora do lago porque se for fêmea todos os anos vai-te escavar tudo a volta do lago para por ovos. verifica que ela não dá subido as vedações de madeira mais baixas. Se chega com a pata a cima trepa isso em 3 segundos. Não coloques plantas flutuantes, ela come ou morde tudo o que se pareça com folhas. Eventulamente umas sombrinha chinesas ou papirus ou outras plantas palustres pode-se colocar nota: colocaste uma bomba submergível(da foto) fora de agua,foi por isso que queimou lol Edited August 25, 2013 by tmaster Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sofia Bola Posted September 8, 2013 Share Posted September 8, 2013 Boas Concordo com o tmaster, esses lagos para tartarugas só têm um defeito: torna-se difícil para as tartarugas irem para a parte seca por causa das bordas serem muito escorregadias.. Se calhar enquanto jovem não é muito difícil, mas com a idade a tartaruga começa a crescer e a ficar mais pesada (Principalmente essa da foto que é uma Trachemys scripta elegans, as trachemys desenvolvem-se muito rápido e ficam grandes), uns troncos seria uma boa solução.Um amigo meu, curiosamente de Gondomar lol tem um lago desses e optou pelos troncos (fica aqui o blogue dele: http://plastrao.blogspot.pt/2013/07/foto-de-familia.html)Quanto às plantas, as Trachemys não são muito viradas para as plantas, preferem "carninha" As plantas que tenho no meu lago são jacintos, salvinia e papiros. As plantas flutuantes são o tipo de plantas de "meter no lago e já está" ! lolEu tiro é parte da salvinia para dentro de casa no Inverno pois o Inverno estraga-as muito, assim sei que para o ano tenho em stock!Espero que não me levem a mal (não ganho comissão! lol) mas sobre tartarugas há este fórum: http://mundodastartarugas.forumpratodos.com/Tal como lá aconselhamos os membros a exporem aqui as dúvidas sobre peixes, penso não ter mal aconselhar a irem lá dar uma espreitadela Cada espécie é diferente, deve ter cuidados diferentes, não pode ir com qualquer idade para um lago (minimo 2 ou 3 anos, dependendo da especie claro) etc etc...Acho que acima de tudo devemos fazer o melhor possível para dar uma melhor qualidade de vida aos nossos animais!Melhores cumprimentos 0.0.16 Carassius auratus Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts