diatomaceas, limpar aquario? ou nem por isso!


Recommended Posts

Antes de mais, apresentacao do equipamento, sei que o pessoal prima por isto e faz todo os sentido

Tenho um cubo 50*50*50 (125L/130L) (com 3 anos noutro lado e 2 anos em minha casa)
- escumador: Deltec 600 - mochila
- iluminacao: 4*24W da odissey com 2azuis e 2brancas (com 8 meses) (cerca de 8h por dia)
- ainda tenho um eheim 2215 canister externo  que basicamente esta a apanhar agua de superfície, para tirar aquele filme de gordura, nao tem media nenhum
- Nao tenho sump (esta na calha para projecto futuro)
- circulacao: 2x Tunze 6055 com uma circulacao alternada mas a ronda os 3000 + 3000
- reposicao: é feita com agua de RO
- uns bons kg de rocha viva
- 1 ou 2 dedos de areao (areia de coral)
- TPA: semanais de 20L, com agua do mar intercalada com com agua RO + sal

é uma foto ja com uns meses antes de ter tido uns problemitas mas da para ter ideia do layout

 

 

 

 

 


Os paremetros sao

densidade 1024
temp 26c

DKH 5
PH 8.2
NO2 0,03
CU 0
O2 5
NO3 10
PO4 0,05
Cal 400
Mg 1000

de vivos

2 occelaris S
1 hepatus M/S
1 salaria
hermitas varios
turbos e nassarios e outrs
2 pepermint shrimp

corais
varios tipos de zoanthus
GSP
palithoas
sarcophyton de polipos curtos
ricordia

Entao a questao é esta, ando a sofrer com diatomaceas ha varios meses, nao ha maneira de acabar com elas.

Inicialmente pensei que fossem cianobacterias, mas pelas varias descricoes e fotos que ha por ai, diatomaceas foi o veredicto final.

ja exprimentei o apagao, e depois de quase 5 dias sem luz, voltou tudo ao mesmo, porque as sacanas das algas, basta haver um resticio que voltam sempre!

ja tive um problema muito grave no aquario que nunca consegui explicação e ha uns tempos surgio a possibilidade de ter sido envenenamento da agua por diatomaceas, apenas especulacao.

Do que tenho lido, uma das solucoes principalmente por causa do areao, passa por... trocar o areao e limpar de alguma forma as rochas

E agora, como é que posso fazer isto?

pensei no seguinte processo

 

1 - ter umas aquarios mais pequenos ou baldes preparado
1.1 - Aquario tem 100L (mais coisa menos coisa) ter pelo menos 50L preparados

2 - passar a rocha para um lado
3 - passar vivos para o outro
4 - alguma agua do aguario vai servir para estes recipientes
5 - remover a maior quantidade de areao do aquario (de preferencia a totalidade), que seja com uma pa ou aspirando (ja que ter cuidado com a vida que anda la pelo meio)
6 - enquanto a aqua vai repousando, com uma escovinha muito mole tentar limpar algumas rochas que possam ter resticios de diatomaceas
7 - limpar o fundo do aquario
8 - colocar areao novo (deixar repousar 1 horita)
9 - verificar parametros, temperatura e afins
9 - colocar as rochas (antes de recolocar, passar por agua limpa, salgada claro!)
10 - repor a agua que esteja em falta, em principio so tenho que repor a agua que esta no recipente das rochas
11 - recolocar os peixes. em prinpcipio como a agua nao vai variar muito, sera que preciso fazer adaptacao?

 

e é esta a minha ideia

será too much? é uma ideia que faz sentido? :)
estejam a vontade para sugerir criticar e ate mesmo dizer "que ideia tao parva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

dinoflagelados ... Parece-me que sim

 

2ª feira vou colocar fotos para ser mais claro.

 

 

Será esta limpeza uma boa opção?

Editado por PedroSoares_15791
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que li em alguns sitios a areia de coral não é o melhor para recifes, o ideal é aragonite.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo, é Aragonite tambem passa por possibilidade, mas do que tenho visto, nem uma opcao nem outra compromete :)

 

entao aqui vao as fotos prometidas, (infelizmente teve que ser de iphone, pois a maquina fotografica ficou de fim de semana...)

como podem verificar, no fim do ciclo de luz, fica um manto acastanhado a cobrir o areao e alguma da rocha, especialmente a mais perto do areao

 

Mesmo quando estive 4 dias completos de escuridao, o areao e rocha pareciam limpos, e passado 2 ou 3 dias ja estava a voltar esta... alga (será?)

 

fim de ciclo de luz

 

 

 

inicio ciclo de luz

 

 

 

 

Vista geral inicio ciclo de lus

 

Editado por PedroSoares_15791
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido a opção de areia de coral moido não é uma boa,pois leva a acumulação de nitratos/fosfatos e não é o ideal para a fauna da areia. Apesar de se ver muito neste forum a opção de coral moido não significa de forma alguma que é a melhor, pois é das mais desaconselhadas. Antes vale areia ou aragonite ambas finas. Tu não terás fosfatos altos?

 

mudar areia num aquario de agua salgada não é também muito boa ideia...

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tenho fosfatos, sim, mas em quantidade baixa.

Ja usei resinas para reduzir ao maximo os fosfatos, mas nao teve grande diferenca.

 

imagino que mudar a areia de um salgado nao seja boa ideia, porque as bacterias uteis a nitrificacao estaram em grande parte nesse substrato e o mais certo é dar cabo do ciclo.

 

Mas tb nao queria que deixar os dinoflagelados como estao fosse uma opcao.

 

Ha uns meses morreram-me uma serie de peixes, corais e invertebrados e os parametros da agua estavam bons (e isto foi verificado em varios testes). Uma das possibilidades do que pode ter acontecido foi intoxicacao pelos dinoflagelados. Apenas especulacao claro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode ter sido intoxicação, mas por H2S que se forma no substrato e como tens isso, pode ser facilmente libertado para a água, outra teoria, claro. O que aconteceu ao certo...

 

o que tens não é uma deep sand bed, para o ser precisa de ser areia fina e uma camada bastante alta, pelo que a denitrificação, apesar de certamente se fazer alguma ai, também se fará em melhor parte na rocha viva. Pelo aspecto do teu aquario, diria que é a rocha o teu principal veiculo.

 

Os fosfatos, algo que também ando a lutar, não estão na coluna de água, pelo que a leitura que te aparece no teste, refere-se apenas a bacterias/algas que tenham consumido esses mesmos fosfatos e estejam em suspensão. Isto assim por alto, será algo assim. Que resinas usaste para controlar os fosfatos?

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Acho q por h2s nao deve de ter sido, porque se a memória nao me falha sulfito de hidrogénio (será este o nome?!) tem um odor a ovo podre... E isso foi algo q nao notei.

 

Relativamente á "deep sand bed", sim, são 2 cms de pouco ou nada da denitrificacao, mas alguma coisa há de fazer. Tb ja ouvi a teoria de que um Aquario reef sem areia é melhor do que 2 cms de areia. Que so vai servir para acumular lixo

Há sempre varias opiniões. :)

 

Relativamente a resina usei phosphate da ATI

E os valores q tenho actualmente são baixos, mas é como dizes, podem estar a ser baixos devido ao alto consumo.

 

Como posso verificar isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao é a teorica deep sand bed que te fara ALGUMA denitrificaçao... pois isso nao tens com toda a certeza. onde poderá ocorrer é dentro das particulas grandes de coral esmagado, isto se tiverem bom tamanho.

 

Ao que percebo, os fosfatos verificam-se no areao, se este parece colado e no comportamento da propria fauna: corais, anemonas

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ja tenho o Aquario em minha casa há quase 3 anos e antes disso este numa loja praticamente 2 anos.

 

E em principio estamos mesmo a falar de dinoflagelados, mais um dos factores q deparei é a morte dos vários caracóis. Que segundo li são dos mais sensíveis ao "veneno" dos dinoflagelados .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...