DUVIDA RAMIREZI URGENTE!!!!


Mers

Recommended Posts

A cerca de 1 mês e meio ou mais comprei um casal pequeno de ramirezis

E como ha pouca informação sobre esta raça tenho algumas questões

A fêmea ficou um pouco com a barriga rosa a cerca de duas semanas e so soube hoje que quando fica assim esta gravida

E que quando esta assim a montar ninho que é "agressiva" com os outros peixes mas so a vejo a ser agressiva com o macho

Eles estavam num aquario de 450l com bastantes peixes e agora coloquei os so num nano de 20 litros com areao troncos plantas e pedras e matérias do outro filtro tudo do outro aquario

Queria saber se agi mal e em caso contrario se devo tomar alguma medida e quanto tempo devo esperar

 

Cumprimentos,

Mers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso, a fêmea só fica agressiva com outras fêmeas, quando anda em época de desovas.

Caso contrário até é o macho que anda sempre atrás dela para a fazer desovar...

Mas 20L é muito pouco para eles, no minimo 60L.

Mas arrisca, logo se vê, em ultimo caso retiras o macho depois de nascerem e posteriormente a fêmea, para eles andarem mais à vontade.

Mas tenho duvidas que criem em 20L...mas boa sorte na mesma. :sorry::sorry::sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso, a fêmea só fica agressiva com outras fêmeas, quando anda em época de desovas.

Caso contrário até é o macho que anda sempre atrás dela para a fazer desovar...

Mas 20L é muito pouco para eles, no minimo 60L.

Mas arrisca, logo se vê, em ultimo caso retiras o macho depois de nascerem e posteriormente a fêmea, para eles andarem mais à vontade.

Mas tenho duvidas que criem em 20L...mas boa sorte na mesma. :sorry::sorry::sorry:

E quanto as manchas rosas? Tanto num como noutro mas na fêmea mais intensa e maior

Quanto tempo demoram? +\-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manchas rosas só mesmo nas fêmeas...os machos não têm manchas rosas.

Provavelmente tens 2 fêmeas, daí uma estar sempre a correr atrás da outra, tá a defender território.

Para um casal criar, basta uma estar com a barriga rosa, teres um macho, e fazeres umas trocas de água, simples.

Mas penso que pelo que descreveste tens 2 fêmeas.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os links não estão a funcionar. Em relação ao casal, a melhor maneira de ver é através do comportamento dos peixes, e não por cores.

 

20L é pouco, eles ás vezes são bastante agressivos entre a própria espécie e 20L não dá para nenhum deles fugir. Eu estou a criar bolivian ram, e tive a postura no comunitário, sem problemas, depois tirar os alevinos para um aquário à parte passado uns dias.

 

A mancha rosa acho que não tem nada a ver com estar grávida ou não, apenas que está a atingir a maturidade sexual, mas não quer dizer que já tenha atingido ou que vá ter ovos. Pelo menos a minha eu parto do príncipio que está sempre "grávida", porque todos os meses tem uma nova postura.

 

Eu apostava em continuar com os peixes no comunitário, esperar pela possível postura, ver o que os país fazem (se protegem ou comem os ovos) e só depois pensava montar um aquário à parte (40L no mínimo - tendo a certeza que são 'compatíveis' o casal - mas de preferência maior)

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Numa loja de animais através de uma foto disseram me que era um bom casal

Um tem a mancha rosa e outra uma muito pequena mas parece ate roxa

E disseram me q a melhor maneira de distinguir era mesmo a ponta da barbatana de cima, um tem mm pontiaguda e enorme

Vou voltar a coloca los no Aqua de 450 entao

Que tipo de espécie posso colocar no Aqua de 20 l so mesmo um casal para dar alevins?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alguns reparos!

20lts é pouquissimo, 50/60lts no minimo!

mancha rosa no ventre nao significa que esta gravida nem nada que se pareça. é simplemente uma caracteristica que as femeas costumam ter. devido aos apuramentos selectivos desenvolvidos nos rams ate ja vi alguns machos com ventre ligeiramente rosado. para uma melhor identificacao deixo outras referencias, espigoes iniciais da barbatana dorsal sao mais desenvolvidos nos machos; a mancha negra na lateral do corpo costuma nos machos ser 'preto solido' enquanto nas femeas costuma ter escamas azuladas; a terminacao das barbatanas dorsais nos macho é pontiaguda enquanto nas femeas é mais arredondada e menos desenvolvida.

existem mais mas estas sao as que acho mais evidentes! claro que isto nao é linear mas deve dar pra identificar com alguma certeza!

espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas os únicos aquario que tenho sao o de 450l um de 60 mas que rachou um pouco em cima nao sei porque e nao sei como reparar, sabem algum método? E depois tenho o tal nano de 20, mas o de 60 nao esta a funcionar claro, o que eu estava a pensar era se podia aplicar uma cola qualquer pra cobrir a racha e depois colar um auto colante atras a todo o tamanho, ja nos outros dois tenho os fundos pretos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A ranchadela que tem é em cima, e como o Aqua é fechado tem aquela calha com cola dele em cima e nao deixa a parte do vidro cair mas abana um pouco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a rachadela for relativamente pequena e nao comprometa a integridade do aqua depois de cheio pode ate ignora-la e usar o aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a rachadela for relativamente pequena e nao comprometa a integridade do aqua depois de cheio pode ate ignora-la e usar o aqua

Ontem("hoje") por volta do meio dia depois de ler o q me disseste coloquei os ramirezis no Aqua de 450 e coloquei uma platy gravisa no nano, por volta das 16/17 fui ver o nano tinha cerca 40 filhotes e no grande tinha 2 guppys pequeno mas com algum tempo nao sei como sobreviveram no grande e agora mesmo cheguei a casa vou a passar a platy pro grande vejo a minha espada a começar a dar os primeiros filhotes, ja a coloquei no nano, separadas dos novos platys de manha vou ver se conseguiu dar no nano

Uma coisa veio compensar a outra

Cumprimentos

Mers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais