Vamos lá ver como corre. Beta pacífico, brincalhão ou que?


FilipeBoto

Recommended Posts

----------------------------------------------------------------

Amigo, boas. eu nao sei como esta o teu aqua neste momento.

~posso dizer-te que comecei como tu, mas num aqua mais pequeno, e menos exemplares. agora, o que me levou a comentar este post foi o seguinte: betta... o peixe é manhoso...

durante uns três meses consegui tê-lo no aquario junto com os outros. era calmo com todos os peixes, e muito activo no aqua.

quando o vendedor me perguntava como estava, eu dizia que o betta ate era o mais calmo de todos.

houve um dia em que xeguei a casa, do trabalho, e grande parte dos peixes estava com a barbatana bicada.apos uns tempos em frente ao aqua vi k era ele k andava atras dos outros.

agora tá la, sozinho num aqua de 20 litros... mas feliz da vida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

----------------------------------------------------------------

Amigo, boas. eu nao sei como esta o teu aqua neste momento.

~posso dizer-te que comecei como tu, mas num aqua mais pequeno, e menos exemplares. agora, o que me levou a comentar este post foi o seguinte: betta... o peixe é manhoso...

durante uns três meses consegui tê-lo no aquario junto com os outros. era calmo com todos os peixes, e muito activo no aqua.

quando o vendedor me perguntava como estava, eu dizia que o betta ate era o mais calmo de todos.

houve um dia em que xeguei a casa, do trabalho, e grande parte dos peixes estava com a barbatana bicada.apos uns tempos em frente ao aqua vi k era ele k andava atras dos outros.

agora tá la, sozinho num aqua de 20 litros... mas feliz da vida!

 

Boas, obrigado pela observaçao. Isso é algo que penso várias vezes. Ele agora é "puto" ainda, está tranquilo. Mas tenho receio sobre quando atingir maioridade (desconheço a que altura isso acontece, ainda nao fui ler sobre isso :) )

 

Eu tenho uma teoria (e apenas isso) que os animais reflectem a personalidade dos donos e os ambientes em que vivem. Tipo os cães, se mostrares receio que o cão possa fazer mal, o cão sente isso e é quando é pior... Pode ser que com os peixes aconteça o mesmo. Ou talvez não :)

 

Pelo que contas, também estavas bastante tranquilo em relaçao ao teu e deste-te mal, lá ver o que acontece ao meu... Manda a minha teoria pro lixo, mas vou arriscar e ver o que sucede... Se reparar nisso, lá terei que ir comprar rapidamente um aquario pequeno pro beta. Saber se nao sucede depois mais um aquario pro labeo...

 

O meu já teve uma fase que andava atrás de um molly balão, punha as gelras pra trás, ficava com um ar agressivo, mas só fazia isso, não atacava. Lá ver o que o futuro reserva pra este betta. Até agora não tenho muita razão de queixa. Não ligo a estas "chamadas" de atençao dele. Chamo-lhe "birras" que quer marcar uma posição :) Espero não estar enganado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas, obrigado pela observaçao. Isso é algo que penso várias vezes. Ele agora é "puto" ainda, está tranquilo. Mas tenho receio sobre quando atingir maioridade (desconheço a que altura isso acontece, ainda nao fui ler sobre isso :) )

 

Eu tenho uma teoria (e apenas isso) que os animais reflectem a personalidade dos donos e os ambientes em que vivem. Tipo os cães, se mostrares receio que o cão possa fazer mal, o cão sente isso e é quando é pior... Pode ser que com os peixes aconteça o mesmo. Ou talvez não :)

 

Pelo que contas, também estavas bastante tranquilo em relaçao ao teu e deste-te mal, lá ver o que acontece ao meu... Manda a minha teoria pro lixo, mas vou arriscar e ver o que sucede... Se reparar nisso, lá terei que ir comprar rapidamente um aquario pequeno pro beta. Saber se nao sucede depois mais um aquario pro labeo...

 

O meu já teve uma fase que andava atrás de um molly balão, punha as gelras pra trás, ficava com um ar agressivo, mas só fazia isso, não atacava. Lá ver o que o futuro reserva pra este betta. Até agora não tenho muita razão de queixa. Não ligo a estas "chamadas" de atençao dele. Chamo-lhe "birras" que quer marcar uma posição :) Espero não estar enganado...

 

 

Tipo, um aquario pequeno pra betta (betario) é mau... :smile2: digo-te porque plo k li em outros foruns, eles sentem-se quase numa prisão... nao sei se o meu d 20l é suficiente, mas sempre está mais a vontade... tem areia e plantas... o pessoal diz k é mau pô-los em agua fria. o meu esta em agua quente, mas ja tive outro em agua fria e deu-se bem. tanto este como o que estava em agua fria, são bastante activos (um deles era, pois ja foi ha uns anos)... é kestao de experimentares... abraço. :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, aproveitei a folga de 6ª e Sábado para fazer mais umas coisas que tinha na agenda. Comprar uns ottos, e uns neons (optei pelos rosa que mais parece laranja por ter o ph em 7, 7.2) pra ver que tal se davam no aquario, e ainda ir buscar podas à casa de um amigo meu para dar um "conforto" extra aos peixes em termos de verduras, mudar um bocadinho o layout do tronco e colocar um pequeno tronco de videira que tive a tratar (com base num tratamento de descasca, Agua da torneira, água com sal grosso e fervuras)

 

Aproveitei, e depois do trabalho feito, fiz ainda uma sessão fotográfica que eles andavam todos contentes com os esconderijos novos.

 

Uma vez que decidi usar este tópico um pouco como diário (mesmo que não interesse a ninguém), serve para depois eu ver a evolução do aquário, assim como ver a minha evolução uma vez que gosto de levar as coisas a sério, e a aquariofilia, não vai ser diferente.

 

Assim sendo, aqui fica a tal sessão do "Tropic Rock".

 

TROPIC ROCK

6i69.jpg
Foto Geral Panorâmica.

 

8xo0.jpg
Os pequenos irmãos Ottos com o primo "El Plattius"

 

j8wq.jpg

Ottos mais close

 

wvaf.jpg
O "rufia" a passear
tcgd.jpg
Uma das corydoras aeneus
vk7q.jpg
Um platty com a espinha torta (de nascença, este peixe já passou pelo aquário de algus amigos, ninguém o queria, agora todos têm "saudades" do handicap :)
hbxr.jpg
Here Comes the Shark... (Alguém sabe o nome daquela planta, ofereceram-me, tava num aquário LowTech, será que consigo mantê-la?)
6vp4.jpg
À procura da próxima alga... :)
yox2.jpg
Cory à porta do quarto
4cb8.jpg
2 dos novos inquelinos, neon rosa
ilwv.jpg
Esta é das minhas favoritas, Labeo a chafurdar dentro de um buraco do tronco.
iql5.jpg
Plattys e Mollys
oylt.jpg
Labeo e Botia
tr0k.jpg
Palhaço à porta da "sua gruta"
naes.jpg
Mais uma do "renegado"
tsnm.jpg
Delicio-me com o Labeo a nadar da cabeça pra baixo
0bcn.jpg
O Betta com uma "cara" extremamente simpática
1qpy.jpg
Botia à porta de casa.
fah8.jpg
Shark na frente do aquário
6zyn.jpg
Uma das razões que gosto de mollys é o poderem ser tão diferentes umas das outras
Espero que gostem.
Cumps
Editado por FilipeBoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, invejo o teu aquario (no bom sentido) por teres junto o beta com guppies. eu tenho ambos mas em aquarios separados tive os juntos num aquario de 350 L e o beta cheguei a ver mesmo a arancar cauda dos guppies.tive mesmo k separar agora ta num aquario com 90 L com 10 neons, bom trabalho k tens no aquario.

so uma pergunta. pode se ter molly e o beta junto? ou ele so ataca os guppies?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, invejo o teu aquario (no bom sentido) por teres junto o beta com guppies. eu tenho ambos mas em aquarios separados tive os juntos num aquario de 350 L e o beta cheguei a ver mesmo a arancar cauda dos guppies.tive mesmo k separar agora ta num aquario com 90 L com 10 neons, bom trabalho k tens no aquario.

so uma pergunta. pode se ter molly e o beta junto? ou ele so ataca os guppies?

 

Obrigado Joaquim, tem se feito o que se pode :)

 

Realmente até agora tenho tido sorte com o beta. Quanto às mollys penso que qualquer beta dá pra estar com mollys porque os bettas (os normais que comem caudas de guppies) só atacam os guppies porque vêm as caudas e pensam que é outro betta. Já as caudas dos mollys são bem diferentes das do betta, penso que não há problema nenhum em misturares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As vezes os próprios machos matam as fêmeas, o ideal é sempre pôr 2 femeas por cada macho se nao estou em erro.

por acaso nao sabia dessa.raios parta o beta e um terrorista autentico, se na altura sobe se k era assim nao o tinha comprado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso nao sabia dessa.raios parta o beta e um terrorista autentico, se na altura sobe se k era assim nao o tinha comprado.

 

Pois, se não me engano, depois da ovulação eles têm essas tendencias homicidas. Dai se costumar por 2 fêmas por cada macho se não estou em erro.

 

 

Muito bonito o seu aqua Filipe, boa sorte, como estou por perto qualquer coisa é so apitar.

 

abs.

 

Obrigado Christian, ja tive a ver o seu, está espetacular também, é sempre bom conhecer pessoas na área. Se poder ajudar nalguma coisa também, por exemplo podas de plantas ou assim, é também dizer.

Só não sei dizer ao certo as espécies de plantas que tenho. (Se alguém souber, diga!!!) Já agora há alguma loja nas redondezas que aceite guppies?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou a pensar comprar um aquario de agua quente por isso a minha pergunta.

Quando eu comprar o aquario posso por logo peixes dentro ??

Nao. Apos comprares o aquario e filtro indicado para o mesmo, que devera ser umas 6x a litragem do aquario (externos ou cascata sao sempre melhores por permitirem ter mais materias filtrantes e n ocupar espaço no aqua), e o termostato (devera ser equivalente a 1w por litro minimo), e iluminaçao que devera ser 0,5w por litro, começas a pensar na decoraçao. Esta parte da especial gozo. O tipo de areao. (cuidado com os materiais, tem que ser materiais neutros que se encontram a venda e nao convem ser bicudo pros peixes de fundo). Plantas naturais ficam sempre bonitas e os peixes agradecem porque depois vao-se sentir mais protegidos. Por fim pedras e/ou troncos. Aqui tambem tens que ter atençao em especial com as pedras porque as calcarias sobem o ph. (ja te explico isto mais a frente).

 

Depois do aqua montado, plantado, decorado, chegou a altura de encher, pode ser com agua da torneira, que convem medir antes o ph para ver se é aceitavel (dizes-nos os valores) e começar a ciclar. Ciclar é por o aquario a funcionar ainda sem peixes. Filtros a trabalhar e dar comida dia sim, dia nao. Isto vai fazer com que se desenvolvam bacterias no filtro que vao ser responsaveis por te manter o ecosistema estavel. Apos cerca de um mes podes ir introduzindo peixes aos poucos.

 

Notas: comprar testes de ph, nitritos e amonia. Desta forma vais saber quando podes começar a por peixes. Quando a amonia e os nitratos estiverem a 0, esta na altura. O ph, ja deves ter ouvido falar, tem a ver com a agua ser acida, menos de 7 ou alcalina, maior que 7. Isto vai dizer-te que tipo de peixes podes colocar.

 

Isto é o basico. Agora força, ja sabes o principal, abre um forum de apresentaçao, com a ideia que tens, tamanho do aqua que queres, etc, etc e o pessoal vai ajudando para que te possas apaixonar por este hobbie fantastico.

 

Sent from my GT-S6802 using Tapatalk 2

 

Editado por FilipeBoto
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Betta com mollys e plattys, acho que é bastante tranquilo. (Atenção, o betta é sempre um peixe muito temperamental e territorial, há partida é na boa, mas um betta é sempre um betta, lê um bocado sobre esse peixe)

 

Convém ser sempre um racio de 1:2 (M:F). Seja nos plattys, seja nas mollys. Nestes 2 sei que é assim, agora há raças que podem ser diferente, não conheço todas :)

 

São bons peixes pra começar, muito resistentes pras asneiras que nós fazemos sempre no ínicio :)

 

Mas antes de pensar em peixes, devias pensar na casa deles :) Já pensaste que tipo de aquário queres fazer? Viste fotos online, ideias? Que tamanho estás a pensar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Betta com mollys e plattys, acho que é bastante tranquilo. (Atenção, o betta é sempre um peixe muito temperamental e territorial, há partida é na boa, mas um betta é sempre um betta, lê um bocado sobre esse peixe)

 

Convém ser sempre um racio de 1:2 (M:F). Seja nos plattys, seja nas mollys. Nestes 2 sei que é assim, agora há raças que podem ser diferente, não conheço todas :)

 

São bons peixes pra começar, muito resistentes pras asneiras que nós fazemos sempre no ínicio :)

 

Mas antes de pensar em peixes, devias pensar na casa deles :) Já pensaste que tipo de aquário queres fazer? Viste fotos online, ideias? Que tamanho estás a pensar?

ja tenho amigo, ta ai um topico com aquario de 350 L. esse aquario e meu, tem cercad e 25 neon 20 de outra especie pekenina e tem 3 corydoras e 2 ancistrus e neste momento tao la 4 guppies. noutro de 90 L tenho o beta e 10 neons,

mas quero por peixes mais vistosos no grande pk senao so andam la cardumes e tava a pensar nos mollys pk a namorada gosta mais desses, embora eu prefira guppies,mas a mim morrem me facilmente guppies no aquario grande, entao secalhar vou apostar nas mollys, nao sei ainda tou indeciso,

ontem mudei os guppies para o grande vou esperar para ver se desta x nao morrem se nao acontecer alguma coisa vou andar nos guppies

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por me dar umas dicas para comessar. Eu só vou comprar o aquario em Sembro no dia 15. Como sou novo nisto eu não sei qual vai ser o aquario e quantos litros vai ter por isso é que pergunto: Quantos litro o meu aquario pode ter para inissiar um novo mundo de aguá quente??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tenho amigo, ta ai um topico com aquario de 350 L. esse aquario e meu, tem cercad e 25 neon 20 de outra especie pekenina e tem 3 corydoras e 2 ancistrus e neste momento tao la 4 guppies. noutro de 90 L tenho o beta e 10 neons,

mas quero por peixes mais vistosos no grande pk senao so andam la cardumes e tava a pensar nos mollys pk a namorada gosta mais desses, embora eu prefira guppies,mas a mim morrem me facilmente guppies no aquario grande, entao secalhar vou apostar nas mollys, nao sei ainda tou indeciso,

ontem mudei os guppies para o grande vou esperar para ver se desta x nao morrem se nao acontecer alguma coisa vou andar nos guppies

 

Desculpa, respondi a pensar que tava a responder ao alexandremr que vai iniciar. (Devia ser da hora já). Os guppys nao te devem aguentar por causa do beta ou outro peixe homicida. É a unica explicação, porque o guppy é um peixe super resistente normalmente... não achas?

 

 

Obrigado por me dar umas dicas para comessar. Eu só vou comprar o aquario em Sembro no dia 15. Como sou novo nisto eu não sei qual vai ser o aquario e quantos litros vai ter por isso é que pergunto: Quantos litro o meu aquario pode ter para inissiar um novo mundo de aguá quente??

 

Quanto maior o aquário, mais fácil se torna ter um ecosistema estável, por isso aqui, aqui, vou dar a resposta que todos os membros te irão dar. O melhor aquário para começar é o maior que a tua carteira conseguir comprar. Lembra-te apenas que quanto maior, mais caro vai ser o filtro que precisas comprar para fazer os tais 6x a litragem do aquário. No mínimo pra começar, aconselho-te 60 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como é que eu veijo nós peixes se é femia ou machu??????????

 

Depende dos peixes. Resposta rápida, normalmente os machos são mais bonitos, mas isso nao é em todas as espécies. É mais fácil identificares qual a espécie que queres saber, e procurares por informações sobre cada espécie.

 

Guppies, e plattys por exemplo, os machos têm uma espécie de "pénis" que é a ultima barbatana de baixo (a mais perto da cauda). As femeas têm mesmo barbatana no lugar.

Editado por FilipeBoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes.

Antes de mais parabens pelo aqário e principalmente pela evolução que demonstras ter feito ao longo do tópico.

Apenas um reparo, esses neon rosas,a mim parece ser pintados ou tingidos ou lá o que é. É uma prática cruel e desumana,mas recorrente. É sempre de evitar comprar estes animais para desincentivar a sua produção. Se estiver errado,peço que me corrijam,mas essas cores não me parecem naturais.

Alem de que a esperança de vida costuma diminuir drasticamente.

 

Abraço e parabens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes.

Antes de mais parabens pelo aqário e principalmente pela evolução que demonstras ter feito ao longo do tópico.

Apenas um reparo, esses neon rosas,a mim parece ser pintados ou tingidos ou lá o que é. É uma prática cruel e desumana,mas recorrente. É sempre de evitar comprar estes animais para desincentivar a sua produção. Se estiver errado,peço que me corrijam,mas essas cores não me parecem naturais.

Alem de que a esperança de vida costuma diminuir drasticamente.

 

Abraço e parabens.

 

Obrigado CgtSilva, tive ontem a ver os teu projecto, também gostei bastante do que vi. Estás a começar um do tamanho deste nao é? Ansioso por ir acompanhando o desenrolar do tópico e desse aquário. (Podes crer que vou estar atento). É um aquário um bocado ingrato pelos seus 30 cms de largura, e 40 de altura, tens que o fazer muito panorâmico e é dificil criar "profundidade". Iluminação o meu também é aquapor e vinha com a tal lampada "roxa". Eu mantenho essa à frente porque gosto da cor que dá, mas pus uma de 45 wats T5 numa calha que compei nos chineses por 10 euros de 9000 Kelvins que dá uma luz mais daylight que é bom pra plantas segundo me informei e as plantas estão a crescer bem (com auxílio de Co2 Diy (da garrafa com difusor de vidro). Mas estou certo que saberás dar a volta e tomar as melhores decisões quer em equipamento, quer em layout.

 

Quanto a isso dos neons, nunca tinha ouvido falar disso. Realmente se assim é como dizes, vou evitar comprar mais destes. De qualquer das formas, agora tou a mandar o Ph pra baixo com Co2 caseiro, a ver se consigo por neons mesmo. Já tá nos 6.7, mais ou menos estável. Agora só falta arranjar donos pros guppies, que quero tirar para também ter espaço pros neons que tá um bocadinho sobrelotado.

 

Quanto à evolução, pois, uma pessoa mete-se nisto por brincadeira e acaba por ganhar paixão ao hobbie, e quando fazemos por paixão, queremos sempre saber mais, e mais, aprender sempre, passar o conhecimento (pouco) que já adquirimos, para que não cometam os mesmos erros que nós. (Se bem que se aprende muito com os erros). Mas pronto, assim podem cometer outros erros :)

Se antes de começar nisto, via filmes e séries para adormecer, agora leio foruns e artigos, e mais foruns, e mais artigos (tá um vicio pegado, os meus amigos já nao me podem ouvir, vá lá que pelo menos 3 deles, também partilham deste hobbie pelo que levamos horas a falar de aquariofilia) :)

 

Obrigado, abraço e vou estar atento a esse 120 LTs ;)

Editado por FilipeBoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe Boto se eu comprar um aquario de 60 litros quantos w pressisa de ter o filtro e o termostrate???????????? ;)

 

Já respondido alexandremr.

 

Nao. Apos comprares o aquario e filtro indicado para o mesmo, que devera ser umas 6x a litragem do aquario (externos ou cascata sao sempre melhores por permitirem ter mais materias filtrantes e n ocupar espaço no aqua), e o termostato (devera ser equivalente a 1w por litro minimo), e iluminaçao que devera ser 0,5w por litro, começas a pensar na decoraçao.

 

Devias abrir um tópico para ir colocando ideias do que estás a pensar comprar, ai várias pessoas te podem dar ideias de filtros indicados, e termostatos e marcas e experiencias. Assim vais sendo acompanhado desde do ínicio, e corres o risco de cometer menos erros. (Se bem que os erros fazem parte, mas às vezes mais vale tentar naão os cometer porque senão são as vidas dos peixitos que estão em jogo).

 

Para já tens uma vantagem em relação a mim. Eu quando entrei no forum, ja tinho o aquario, montado, com peixes dentro e... bem... alguns erros graves... Tudo se resolveu, mas ainda perdi uns poucos peixitos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FilipeBoto dis-me se eu estou certo:

Motor/Filtro 6x a litragem= 60 litro x 6= 360 litros?

É preciso tambem um termostrato/aquecedor e é tambem preciso termómeto?

 

 

O aquario que ue vou comprar é de 60 litros.

Porfavor tira-me ás duvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.