Fertilização


Filipe1973

Recommended Posts

SemTiacutetulo_zpsfa85818b.png

 

ph-7.5

kh-3

nitritos-0

amónia-4

nitratos-10

fosfato-0.50

ferro-0.25

 

Estes foram os valores dos testes de ontem feitos ao final do período de luz.

 

O problema.

Tenho a anubia e as cryptocoryne a ficar com folhas estragadas.

A anubia estão a ficar com buracos e partes amarelas dos lados.

As cryptocoryne estão a ficar com as pontas queimadas e dobradas e os lados a ficarem verdes escuro com o meio a verde "normal"

 

Qual o melhor plano de fertilização para esta flora??

 

Seachem flourish phosphorus -

 

Seachem flourish potássio - Tenho colocado uma tampa cada 2 dias. Manda usar cada 3 ou 4 vezes por semana ou quando se notar folhas estragadas.

 

Tropical Iron - Manda colocar 1 tampa para cada 200l. Coloquei à 2 dias e ontem tinha o ferro já a entrar em valores mínimos.

 

Tropica PLANT GROW PREMIUM - Manda colocar cerca de 20 doses depois de cada TPA de 25% a cada 15 dias. Em vez disso tenho colocado 2 doses dia sim, dia não.

 

Ciclo de luz de 8 horas

CO2 com cerca de 3 bolhas por segundo.

 

 

 

também tenho estes diy, mas ainda sem uso.

 

"""""""""N: Dissolvi 100g de KNO3 em 1,2l de água --> isto dá-me uma solução "N" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (considerei 200 litros de água no aqua)
P: Dissolvi 100g de KH2PO4 em 1,4l de água --> isto dá-me uma solução "P" que adiciona 0.25ppm por cada 1ml (p/ 200l água)
K - Dissolvi 200g de KCl em 1l de água --> isto dá-me uma solução "K" que adiciona 0.5ppm por cada 1ml (p/ 200l água)

""""""

Retirado do fórum

 

 

Apesar de tudo, as plantas estão a ficar cada vez piores.

 

Tenho a engeria naja no aquário e ainda tinha uma boa quantidade. Fiz uma poda radical a ver se seria consumo excessivo por parte da naja.

 

Alguma "proposta" de plano de crescimento???

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

120x40x50

240litros brutos...cerca de 180 a 200 liquidos

2 x59 com reflectores durante 8 horas

Co2 a 1 a 2 bolhas por segundo

Filtragem Rena XP4 com cerãmica, bolas, lã de vidro, uma espécie de areia em 2 saquetas da fluval contra amónia.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2x59? não será 2x39 duas t5?

de qualquer forma parece.me que é luz suficiente para esse volume.

quais são as lampadas e quanto tempo de uso tem?

uma espécie de areia? preta? será carvão activado?

se é carvao à quanto tempo está no filtro?

na minha opinião se for carvão é para tirar, a menos que tenhas feito algum tratamento aos peixes.

Editado por tmiravent
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.juwel-aquarium.de/en/Products/More/Lighting/Lighting-Tubes/High-Lite-T5-Lighting-Tubes/Tube-High-Lite-Day-54-W-1047-mm-54W-T5-1047mm.html

 

Enganei-me por 5 w. 1047mm e 54w. Uma nova e outra usada. A nova é de 9000k, se não me engano. A outra não dá para ver.

Carvão esteve uma semana e já saiu na semana passada.

Areão preto e uma areia muito fina que foi comprada numa loja de animais.

 

Pode ser que seja mais facil.

http://img706.imageshack.us/img706/2778/o4m6.jpg

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo só com a lampada de 9000k com essas plantas não devias ter problemas.

é recomendado mudar as lampadas em 6/9 meses, há quem mude com 1 ano mas depende da marca e do total de horas. com esses valores as plantas deviam crescer.

será de temperatura? algum tratamento com remédios?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois....também não sei.

A temperatura, tirando um ou outro dia, tem estado controlada entre os 27 e os 28..

Uma situação estranha. As plantas estão quase todas no fundo e as que se nota estarem piores são as que estão a meio.

Já li que podia ser uma situação de pico de amónia localizada por causa e má circulação. Já mudei a flauta de sitio a ver se muda algo.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

não me parece nenhum valor fora do razoável.

Os factores mais importantes para as plantas são:

1-luz (este subjuga todos os outros)

2-Co2 (é difcil de fazer chegar de forma homogénea a todo o aquário, basta um bocado de agitação na coluna e lá vai ele!)

3- nutrientes, macros NPK e micros, para as tuas plantas os peixes produzem o suficiente para crescerem regularmente as micros podem vir com as TPA's

 

O que eu fazia (na minha opinião):

- trocava a outra lâmpada já usada (já agora, é por baixo da lâmpada velha que as plantas não crescem?) [acrescentar um reflector nas lâmpadas aumenta a potência que chega ao aquário]

- podes tentar aumentar o foto período até às 10 horas, [mas cuidado com as algas]

- talvez a montagem seja recente ou o carvão tenha feito um reset ao teu filtro biológico (os peixes sofrem mas normalmente as plantas até gostam)

- verificar o CO2, sistema caseiro ou garrafa?, como é feita a difusão na água? [um bom atomizador ajuda]

- fertilizar, se quiseres mas muito pouco, com boa luz e nutrientes se as plantas tiverem fracas as algas explodem!

- paciência, as plantas demoram mais tempo a reagir que os peixes, muita paciência, podes ir cortando as folhas amarelas e fracas, isso vai promover o aparecimento de novas

espero ter ajudado um pouco,

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

não me parece nenhum valor fora do razoável.

Os factores mais importantes para as plantas são:

1-luz (este subjuga todos os outros) - 8 horas por dia

2-Co2 (é difcil de fazer chegar de forma homogénea a todo o aquário, basta um bocado de agitação na coluna e lá vai ele!) - Colocado por baixo da flauta para ajudar a espalhar

3- nutrientes, macros NPK e micros, para as tuas plantas os peixes produzem o suficiente para crescerem regularmente as micros podem vir com as TPA's- Parar a fertilização que está a ser feita??? e deixar só com o que os peixes produzem??

 

O que eu fazia (na minha opinião):

- trocava a outra lâmpada já usada (já agora, é por baixo da lâmpada velha que as plantas não crescem?) [acrescentar um reflector nas lâmpadas aumenta a potência que chega ao aquário]- reflector já tem e a lampada "velha" é a que está atras, mas as folhas com problemas são á frente e atras.

- podes tentar aumentar o foto período até às 10 horas, [mas cuidado com as algas] - Já tem alguma green spots no vidro e acho que alguma BBA em algumas plantas, principalmente nas que estão a meio do aqua

- talvez a montagem seja recente ou o carvão tenha feito um reset ao teu filtro biológico (os peixes sofrem mas normalmente as plantas até gostam)- Montagem recente...com cerca de 2 meses.

- verificar o CO2, sistema caseiro ou garrafa?, como é feita a difusão na água? [um bom atomizador ajuda] Garrafa e com difusor da boyu

- fertilizar, se quiseres mas muito pouco, com boa luz e nutrientes se as plantas tiverem fracas as algas explodem! - Fertilizar já faço o que comentei antes. O que esqueci de descrever é o subtrato e tem jbl aquabasis

- paciência, as plantas demoram mais tempo a reagir que os peixes, muita paciência, podes ir cortando as folhas amarelas e fracas, isso vai promover o aparecimento de novas

espero ter ajudado um pouco,

cumprimentos

O último teste que está a ser feito. Mantive tudo igual a nível de fertilização e retirei a naja. Crescimento super rápido. de 6 pés que vieram, em cerca de 2 meses dava para esconder todo o fundo de 1,2m. Levou pelo menos 3 podas e replantadas. De cada vez que chegava ao cima, eram cortadas e replantadas. Tinha a flauta numa ponta e a naja na outra e podia estar a cortar a circulação e a criar zonas sem a devida circulação....zonas sombra...

A ver agora.

As plantas todas ou quase, lançam folhas novas, mas passado muito pouco tempo passam a estar com buracos e\ou escuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, então estás a fazer tudo certinho!

 

Não mudes o tempo do fotoperiodo nem a fertilização.[apenas ajusta se achares necessário]

Vai limpando as algas e cortando as folhas danificadas.

Tenta não fazer podas muito radicais nas plantas, é fundamental ter muitas plantas para reduzir o aparecimento de algas.

Com 2 meses ainda é muito cedo para o sistema estar equilibrado.

Com 6/8 meses vais notar uma grande diferença.

 

Então o meu conselho é:

1 muita paciência, o sistema ainda vai maturar

2 se puderes, mais plantas (quanto mais melhor, mesmo que depois as tires mais tarde)

3 mudar a lâmpada velha (por uma de 6500ºk, mas é uma questão de gosto)

4 não stressar, é normal as coisas levarem o seu tempo e assim vamos aprendendo com a experiência

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update

Co2 pressurizado a 1 bolha por seg

Luz 2x54 durante 8 horas (tinha a lâmpada velha no fundo e foi passada para a frente). A ver se ajuda a melhorar)

Tudo ligado a relógio

 

pH-7,5

Kh-3

Nitritos-0 mg/l

Nitratos-10 mg/l

Fosfatos-0,5 mg/l

Ferro-0,25 mg/l

Amónia-0 mg/l

 

Dentro destes valores, o que aconselham????

 

Estáo em linha com os últimos testes, logo, toda a fertilização colocada nos últimos 5 ou 6 dias foi consumida.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

120x40x50

240litros brutos...cerca de 180 a 200 liquidos

2 x59 com reflectores durante 8 horas

Co2 a 1 a 2 bolhas por segundo

Filtragem Rena XP4 com cerãmica, bolas, lã de vidro, uma espécie de areia em 2 saquetas da fluval contra amónia.

Com cerca de 1600l/h

 

De resto tudo ok. Pelo menos eu acho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Acontecia-me o mesmo que a ti .. Fui fazendo algumas experiencias e cheguei ao "meu" metodo.

Ao inicio apesar de achar que a fertilização estava correta, as plantas apareciam "roidas" e "amarelas" e estagnavam, aparecendo depois as BBA.

Decidi aumentar o CO2 consideravelmente e aumentar a iluminação e as plantas responderam bem e as algas desapareceram ..

 

Pode servir como ponto de partida.

Aumentar o CO2 para umas 2,5 \ 3 bps .. e verificar se ele chega a todo o aquario.

A iluminação nuns 0,7 \ 0,8w\l , eu tenho durante 6h .. mas podes variar entre as 6 e as 8h.

Podes fertilizar por excesso .. desde que não te esquecas das TPA!

 

Cumprimentos

Carlos Alves

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado


É o que estou agora a fazer. Melhorei a distribuição do co2 e já está permanentemente verde no teste. A ver a evolução.



Já pensei em 2 alternativas:


-mais um difusor


-um difusor externo e ligado à água à saída do filtro.



Se não me engano, ronda as 8 horas de luz.


Estou á espera de outro difusor melhor que o que tenho. Se funcionar um pouco melhor, leva com 2 por causa do 1.2m de frente. Se não funcionar.....difusor em linha.



Outra hipotese é ser por causa do pH. Está a 7.5 e as principais plantas com problemas são de pH max a rondar os 7. A ver se consigo reduzir. Já tem conchas e vai levar na proxima TPA com água de garrafão com 5.6 de pH. Qual a dose aconselhada??


20%


30%???


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Aumentando o CO2, o ph vai descer .. só não desce se a dureza da agua for muita !

Para a distribuição do CO2, eu uso a cabeça de um mini filtro interno por cima do difusor. Resulta na perfeição e tambem aumenta a circulação da agua.

Podes tambem usar uma bomba de circulação para o efeito ou colocar o difusor por baixo da saida de agua (flauta).

 

O reactor externo, já usei, e tirava algum caudal ao filtro. Claro que se tiveres um filtro com um caudal muito elevado é a melhor solução. Fica escondido e tem quase uma taxa de 100% de aproveitamento do CO2.

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos

Carlos Alves

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Outra hipotese é ser por causa do pH. Está a 7.5 e as principais plantas com problemas são de pH max a rondar os 7. A ver se consigo reduzir. Já tem conchas e vai levar na proxima TPA com água de garrafão com 5.6 de pH. Qual a dose aconselhada??

20%

30%???

 

 

 

As conchas se mudarem algo no pH é para cima, fazem-te subir o pH.

 

Tive a ler o tópico e realmente o teu setup é em tudo parecido com o meu... Até o tamanho do aquário. E os problemas identicos. Mas tu fertilizas melhor. Vou começar a fertilizar mais, aumentar o Co2 e fazer testes mais regularmente agora nestes tempos a ver...

 

Há quanto tempo montaste o aquário? O meu montei à cerca de 1 mês e 3 semanas, só à 1 semana atrás começaram as plantas a definhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pouco mais tempo tem....e o tempo a mais deve rondar o tempo a mais com problemas :)

 

As conchas ainda não fizeram subir nada. Quando subir o kh, já sei que o ph vai subir também, por isso leva com água de garrafão de ph 5.6. E já deu para baixar para os 7.2.

Se não aumentar o kh para ganhar o efeito de tampão, leva com uma TPA valente e com garrafão também. Já imagino uns 10 a 15 garrafões. Se bem que fica cada garrafão a 42 cent. Basta um peixe morrer e lá se vai esse ou mais ainda.

Depois de baixar o ph e se o kh não subir, bicarbonato de sódio e espero conseguir atingir os valores. Tudo vai subir mas se começar por baixo, devo conseguir o que quero.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

. E os problemas identicos. Mas tu fertilizas melhor.

 

Melhor??? em quê.

Divido a dose recomendada dos micros para os 15 dias para a dose de 2 em 2 dias.

e pelo que li....usas 2x a dose recomendada.

 

O ferro é a cada 15 dias e tento dar mais ou menos isso.

Os restantes macros, manda dar 2 ou 3 vezes por semana e dou a dose recomendada.

 

É o único que faço e pelos vistos não chega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas eu só fertilizo 2x a dose recomendada mas apenas de Tropica Plant Growth Specialized, mas hoje fiz TPA , resolvi o problema do Co2, agora já vejo as plantas com bolhas de Co2... Tenho de ter em atenção é os peixes, a ver se não sofrem com o aumento repentino de Co2.

 

E fertilizei com Seachem Flourish, Seachem Flourish Potassium, Seachem Flourish Phosphorus e Seachem Flourish Excel... Agora nos próximos dias faço testes e vou ver no que dá. Pelos menos as poucas algas que tenho acredito que vão á vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas eu só fertilizo 2x a dose recomendada mas apenas de Tropica Plant Growth Specialized, mas hoje fiz TPA , resolvi o problema do Co2, agora já vejo as plantas com bolhas de Co2... Tenho de ter em atenção é os peixes, a ver se não sofrem com o aumento repentino de Co2.

 

E fertilizei com Seachem Flourish, Seachem Flourish Potassium, Seachem Flourish Phosphorus e Seachem Flourish Excel... Agora nos próximos dias faço testes e vou ver no que dá. Pelos menos as poucas algas que tenho acredito que vão á vida.

CO2 resolvido....como???

A mim falta-me o excel, mas pelo que li, é um composto com carbono e é mais usado para aquas sem co2.

Plantas a deitar bolhas....pode ser 2 coisas. Ou O2 libertado pelas plantas ou saturação de CO2 e já não conseguem absorver mais.

http://www.brazio.org/blog/2011/05/20/o-que-e-o-peraling-das-plantas/

 

Vou duplicar o plant growth a ver.

 

PS- Cada vez mais acho que os meus problemas são mesmo por causa do CO2. Origina falta de carbono. As plantas retiram da água, baixa o kH, sobe o pH e não se alimentam. E também posso ter dito uma anormalidade :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava com problemas no reactor , ou seja não devia estar a injectar co2 suficiente, agora já está bom ( tava a espera da TPA para compor aquilo)

 

Já li que o Excel para além de ser bom para reduzir as algas, é um complemento ao Co2 pelo facto de ser mais fácilmente absorvido pelas plantas e desse modo as mesmas poupam energia (não sei se é mesmo assim, como disse foi o que li).

 

Alem disso no site da seachem diz que o Excel altera o Fe para ser mais facilmente absorvida pelas plantas.

 

Se não resultar com o tempo, mais tarde mudo para fertilização DIY com sais.

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais