Forum está muito calado!


Recommended Posts

Sendo eu frequentador mais na área dos salgados, vejo que outro fórum superou este, em apenas 1 ano de existência. Mas o aquariofilia.net será e terá que ser o principal tendo em conta o seu curriculum de muitos anos.

 

Os principais motivos que vejo na ausência de novas montagens nos salgados, prende-se ao facto de falta de moderação activa para dar uma nova "palavrinha" aos novos membros para ajudarem na resolução dos seus problemas. Passam 1 ou 2 dias sem respostas e têm que procurar novos sítios para serem auxiliados.

 

Antes havia um moderador na área salgada, que segundo ele praticamente só se poderia montar um aquário, com produtos topo de gama. Claro que afugentou quase o pessoal todo. Os moderadores deverão ser pessoas com algum bom senso e que saibam motivar os novos colegas de hobby e apresentar soluções para qualquer carteira e explicar a limitação de cada material.

 

A área dos classificados... conheço também só a área de salgados... sei que anda muita gente a fazer negócio e a título individual... desde lojistas autorizados a venderem enquanto há outros que não o estão, a moderadores a fazerem leilões com o irmãos a licitarem... há fenómenos estranhos.

 

Da minha parte, tudo o que puder fazer para ajudar, podem contar comigo!

Olá pedrolena,

 

Antes de mais obrigado pela tua resposta e pelo tempo que investiste na mesma.

 

Falas num outro fórum e no que foi alcançado no espaço de um ano... bom, não tenho conhecimento suficiente para falar de outros fóruns pois não os frequento, mas estou a par dos motivos de participação de algumas pessoas em outros fóruns e nas campanhas de convívio ou acções de venda como lhes queiram chamar que algumas comunidades incentivam. Ora, como não temos lojas próprias para promover no fórum, dedicadas ao hobby (é regra deste fórum que quando alguém passa a deter participação numa loja, deixa de participar activamente na equipa de moderação), esta parte da divulgação ou venda de facto não fazemos - e não queremos.

 

Fiz uma rápida pesquisa pela net sobre fóruns de água salgada, vi total de membros, total de mensagens, mensagens nos últimos dias, áreas classificados... bom, não fiquei com a mesma impressão que tu mas se o dizes, acredito que seja essa a tua impressão e opinião comparativa, pois não me registei nem entrei em tópicos nem nada disso... saberás certamente melhor do que eu :)

 

Há algumas questões por responder, mas creio que não em número tão significativo.... mas depois com mais tempo tentarei ver os salgados. Já agora se puderes dar uma ajuda a responder, não só eu como de certeza que os membros que colocaram as questões certamente ficarão agradecidos :)

 

A parte da tua resposta que mais me preocupou, foi de facto quando fazes referência a conhecidas negociatas a título particular... lojistas autorizados a colocar anúncios e outros não... e situações estranhas até com membros da equipa?!?! Bom... confesso que estou bastante confuso e surpreso. Se a primeira e a última situação posso compreender que tenham acontecido pois depende apenas e só do comportamento das pessoas em si, já a questão de uns lojistas terem autorização e outros não penso que deverá ser uma confusão qualquer.... o sistema não diferencia nada para além das regras de permissões que estão definidas....

 

Podes por favor dar-me mais detalhes sobre estes 3 grupos de situações que identificaste? Se preferires por MP por mim tudo bem.

 

Obrigado pela disponibilidade e pelos comentários!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 115
  • Created
  • Última Resposta

Sou novo no forum (cerca de um mês) e na aquariofilia, mas tenho muita xp em foruns de váriadíssimos assuntos e até já fui o "dono" de um fórum, por isso senti que podia dar uma opinião.

 

Em alguns casos, a "culpa" é da administração que não soube dinamizar e manter o forum actual, outros será de falta de interesse dos conteudos ou por excesso de off-topics/classificados...o que interessa é que as culpas serão sempre repartidas entre users/admin pois uns não existem sem os outros.

 

Pessoalmente não tenho razão de queixa até agora, com excepção de me terem dado nota negativa em comentários em que estava a tentar ajudar um user, quando tinha avisado q eu próprio sou novato no assunto e que nem toda a info poderia estar correcta. Isso levou-me a perder vontade de ajudar, porque mesmo sendo novato, se calhar estava a tentar ajudar...além de que me estava a regular pelos dados fornecidos pelo user.

Ora pois então que sejas muito bem-vindo e obrigado pela participação activa :)

 

Concordo em completo com a segunda frase que colei aqui nesta resposta. Uns sem os outros não fazem a comunidade... grande verdade já referida umas quantas mensagens atrás.

 

Relativamente ao aspecto negativo da mensagem é importante que entendas que não é 1 ponto negativo que define a participação do membro... esta funcionalidade entrou em vigor há pouco tempo e está ainda em fase de testes. Para mudança de escalão, são precisos mais de 1000 pontos, por isso.... 1 opinião de um membro desfavorável não te deve desmotivar :)

 

Obrigado pela resposta, pela ajuda e pela participação activa no fórum!

 

Abraço,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Relativamente ao aspecto negativo da mensagem é importante que entendas que não é 1 ponto negativo que define a participação do membro... esta funcionalidade entrou em vigor há pouco tempo e está ainda em fase de testes. Para mudança de escalão, são precisos mais de 1000 pontos, por isso.... 1 opinião de um membro desfavorável não te deve desmotivar (...)

 

Sim, eu percebi isso...li algures aqui no fórum!

E não estou desmotivado, tenho ainda muito que aprender até pensar em ter um aqua maior q o actual!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem este tópico na minha opinião só está a servir para ajudar o "outro forum" que tanto mencionam, porque pelos vistos quem aqui vem tem vindo sempre a fazer comparações.

 

Agora um a parte, e não vou referir nomes nem sequer outros foruns, apareceu aqui nos classificados um membor com 3 posts a fazer uma venda de plantas, como até agora sempre me dei bem e não me tem enganado.. Transferi o dinheiro porque o tal membro me disse que se transferisse ainda naquele dia - 28 de julho, me enviava as plantas no dia seguinte (foi apenas 4,5€ no entanto é dinheiro). Transferi e enviei comprovativo da transferencia para o mail que me indicou.

 

Esperei 1 ou dois dias e nada , não recebi nada nos correios e o membro não me disse nada, comecei a estranhar, fui ver noutro forum e tinha lá esse membro com o negócio de venda exactamente igual na àrea dos classificados com fotos iguais e tudo. Depois de MP's aqui e de enviar email para ele, não me respondeu, continuo a espera até hoje.

 

Como neste forum e no email nunca me respondeu, hoje enviei lhe MP nesse forum a dizer que já não quero as plantas e a pedir que me devolva o dinheiro por transferência, mas ainda não me respondeu também.

 

Bem, esta historia serve para dizer que esse membro pelo que parece é membro activo no outro forum, talvez tenha vindo praqui tentar distabilizar não sei... É isto que faz o outro forum ser melhor? Estou a espera que ele me diga algo, espero que tenha uma boa desculpa, é que tenho visto e ele tem estado online nestes ultimos dias... Portanto falta de tempo não há-de ter sido.

 

Não é a questão do dinheiro que me tá a xatiar é a atitude, dum membro que tem 500 e tal mensagens noutro forum... Com tópicos criados etc.

 

Não falo em nomes, porque a minha intenção não é denegrir a imagem dos membros do outro forum...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa situação devia ser reportada aqui à administração, pelos meios disponiveis, embora acha que passou pouco tempo para o acusar de burla, mas...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Não creio que as pessoas estejam a falar sempre do mesmo fórum pois já houve referências a fóruns de água salgada e de água doce... acho que compreendeste mal.

 

Para não abrir aqui um off-topic por causa da situação que mencionas, sugiro que cries uma resposta de feedback no tópico para esse efeito com o nome do membro em causa e que comentes lá a situação seguindo o formulário.

 

Se não existir tópico diz-me por MP que eu crio tópico para poderes dar feedback.

 

E não, as pessoas não vêm para aqui para destabilizar ou descredibilizar o fórum.... na pior das hipóteses apenas destroem a própria imagem. Creio que preferem anunciar aqui talvez porque tenham mais audiência para os seus anúncios.

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para informar que quem quiser dar a sua opinião mas que por algum motivo não o queira fazer publicamente aqui no tópico, que me pode enviar mensagem privada.

 

A opinião de todos é importante, por isso, por favor não deixem de o fazer.... nem que seja para dizer que o céu é azul ou que está a chover :D

 

Obrigado!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ThunderDrum e João eu não quero reportar nada! Mas o comportamento dele irritou-me e vim aqui em jeito de desabafo porque um gajo que e colaborador de um forum de aquariofilia e que tem estado online, ainda abocado quando lhe enviei a mensagem no outro forum ele estava online, e não se dignou a responder, bastava-me dizer "olha tive um problema so posso enviar pra semana, desculpa lá", no entanto nem à m*rda me mandou!

 

Além disso, ele disse-me para lhe fazer a transferencia que me enviava as plantas no dia seguinte e não o fez...

 

Bem e vou deixar de seguir este tópico porque tou aqui para falar de assuntos decentes e isto não me interessa pra nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ThunderDrum e João eu não quero reportar nada!

Espera mais um ou dois dias, se continuares sem respostas, dá-lhe feedback negativo para que os próximos membros não sejam enganados. Parte do sentido de comunidade é este mesmo, defendermo-nos de quem não está de boa fé e que se quer aproveitar das outras pessoas...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de dar outra "achega".

Ponto negativo, não é por aí que se vai ter problemas, mas a receber com muita facilidade e ainda por cima quem anda à pouco pela casa, desmoraliza.

 

Recebi um ponto de aviso por um tópico de vendas mal estruturado. Não recebi aviso para refazer nem datas para isso.Foi apagado, ponto negativo e pronto.

Estava mal feito??? Estava, mas não há necessidade do lápis esteja tão afiado. No minimo, um aviso e depois ai sim , corta e apaga.

Tentar ajudar e receber negativas, também não ajuda. Não é pela quantidade, é mesmo por eles estarem lá a fazer numero e sem se concordar com eles, e muitas vezes sem se saber ao certo de o porquê.

 

Motor de busca???? Tem de ser com o google e com a página do google????

Não dá para usar uma página do forum???

Não dá para aparecerem por ordem cronológica???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não existe a possibilidade de se criar uma área que seja das primeiras a ser vista, género tópico fixo, que seja para ser utilizado para as situações de emergência em que temos todos os peixes a morrer da noite para o dia e sem saber o que fazer??? Fica mais visivel e não se perde pelo meio de toda a informação.

Mais uma proposta :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para isso serve a moderação e os avisos. Pode custar no início, mas o pessoal acaba por perceber.

Existir um visto a ser colocado no tópico para "avisar" o sistema que é tópico prioritário. Se for activado sem necessidade, basta um aviso e editar o tópico para deixar de ser visível. É uma ideia que não sei se o sistema permite.......mas devia :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe!

Ponto negativo, não é por aí que se vai ter problemas, mas a receber com muita facilidade e ainda por cima quem anda à pouco pela casa, desmoraliza.

Recebi um ponto de aviso por um tópico de vendas mal estruturado. Não recebi aviso para refazer nem datas para isso.Foi apagado, ponto negativo e pronto.
Estava mal feito??? Estava, mas não há necessidade do lápis esteja tão afiado. No minimo, um aviso e depois ai sim , corta e apaga.
Tentar ajudar e receber negativas, também não ajuda. Não é pela quantidade, é mesmo por eles estarem lá a fazer numero e sem se concordar com eles, e muitas vezes sem se saber ao certo de o porquê.

Como já foi explicado, os alertas são uma coisa, os pontos negativos e positivos são outros....

 

Os alertas são dados pela equipa de administradores e moderadores gerais. E dizem respeito ao cumprimento das regras.

 

Os pontos são dados pelos membros a outros membros e devem ser atribuídos às boas respostas e às más respostas dos membros (atenção, não usar isto para os classificados!)

 

As regras dos classificados têm lá o formulário com os campos obrigatórios. Se deixamos ficar tópicos errados online qual é a vantagem? Se estão mal formados, então devem ser criados de novo e desta vez seguindo as regras que estão lá em cima nos classificados e que dizem "Ler antes de criar qualquer mensagem" ;)

 

Receber um ponto de alerta não é ter o lápis afiado... é apenas e só um alerta. Se o membro continua a não respeitar as regras, então aí sim, o lápis torna-se afiado... e estas regras foram discutidas com toda a comunidade e acordadas por todos os intervenientes nos tópicos em causa.

Motor de busca???? Tem de ser com o google e com a página do google????
Não dá para usar uma página do forum???
Não dá para aparecerem por ordem cronológica???

Tens os dois Filipe. Em cima no topo da página tens a pesquisa do fórum. E mais em baixo, ao lado do banner, tens a pesquisa do Google. É só escolheres qual queres :)

 

Não existe a possibilidade de se criar uma área que seja das primeiras a ser vista, género tópico fixo, que seja para ser utilizado para as situações de emergência em que temos todos os peixes a morrer da noite para o dia e sem saber o que fazer??? Fica mais visivel e não se perde pelo meio de toda a informação.
Mais uma proposta :)

hm... isto iria ser muito mal usado.... o ideal é mesmo ter vários moderadores que sigam a mesma área, e que possam ajudar em casos urgentes. Mas a forma mais rápida de obter ajuda é geralmente a procura!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe!

 

Mas a forma mais rápida de obter ajuda é geralmente a procura!

Ficava visível logo na entrada. Acabavam por ser 2 situações para ser mais rápido. A busca e a visibilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas não é possível. E acho que desde que haja uma nova mensagem na área de doenças que é o suficiente para qualquer pessoa tentar ajudar.

 

Obrigado!

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Deixem-me primeiro que tudo apresentar-me. Sou o Ricardo Gil e um completo novato na aquariofilia. O pouco que sei, sei por vossa "culpa". Sou um utilizador do forum diario, por vezes varias vezes ao dia, e aquilo que me move acima de tudo é conhecer este mundo. O gosto vai nascendo com o que vamos vendo e conhecendo. Neste momento estou a preparar-me para a primeira montagem mais a sério e o material que fui recolhendo foi em lojas que percebi aqui no forum que seriam de confiança e material que comprei a outros utilizadores aqui do forum, e por isso, para mim, os classificados tiveram muita importancia para que pudesse colocar em pratica o objectivo de montar o aquario.

 

Li com algum cuidado quase todos os posts desta discussão, e a minha partilha convosco aqui será apenas para contribuir com uma opinião de quem acabou de chegar e "responsabiliza" cada um de vocês pelo gosto desta actividade.

 

Cheguei por acaso ao fórum. Não me lembre se através do facebook, se através do Google numa pesquisa qualquer. Acabei por me registar e como se calhar 80% dos registados, lia, procurava e lia mais um bocado. Confesso que demorei algum tempo até ter à vontade para postar fosse o que fosse. Descobria aqui que a aquariofilia estava num “campeonato” que nunca julguei estar em Portugal ou fosse o que fosse. Para mim aquário era onde punhamos água peixes e plantas, e depois olhávamos para lá à espera que tudo se mantivesse vivo por algum tempo. Perdendo a timidez fui fazendo o que acredito que muitos fazem: postam duvidas à espera que uma alma caridosa responda, mesmo às perguntas mais idiotas que fazemos quando não pescamos nada…

 

Seguia e lia posts que identificava que era extremamente pedagógicos e um do Marc ainda hoje o releio pela enésima vez!

 

Com o material que comprava conhecia pessoalmente gente fantástica que se disponibiliza a tudo por um “sorriso” ou uma mini! E isso não tem preço para quem começa. É assim que começa a paixão por estas coisas. Quem diz aquariofilia diz outro bichinho qualquer…

 

Relembro que tudo começou à conta deste fórum!

 

Senti de inicio dificuldade em perceber o que era de facto importante ou não no que lia, e o que era dito por gente que sabe muito ou por gente que acha que sabe muito. Assim, a primeira sugestão que tenho seria em classificar por importância alguns tópicos, algo alem dos “fixos” ou outra coisa do género. Quem começa precisa de saber o que é importante e o que é “fogo de artifício”, e sem ajuda não destingue o que é competência do que é vaidade sem qualidade. Se é que me entendem!

 

Senti também a dificuldade em encontrar esses posts de importância significativa. Por exemplo, existe um tópico fantástico sobre o Co2 em modo DiY, mas anda perdido no fórum e só passa para cima em destaque quando alguém recentemente coloca um post. Assim, segunda sugestão, os tópicos de maior importância deveria estar sempre em cima, ou num local assinalado e criado especificamente para o efeito.

 

A terceira sugestão, seria classificar os tópicos por importância, mas a importância como é obvio é muito relativa dependendo a área em que estão. Na zona de aquascaping um tópico importante será o de um aquario com nova técnica, novas plantas, maior grau de dificuldade, inovação de materiais, de aquascapers consagrados. Noutra áre, a importância é avaliada pelo caracter pedagógico que tem o tópico. Na Area de DIY a importância poderá ser como se fazem novos aparelhos, novas técnicas de executar o que se pretende, o preço etc… Ou seja, deveria dar-se de facto destaque dentro de cada área ao que realmente interessa, e deveria ser feito por alguém(s) que tenham a capacidade de ajudar correctamente os outros.

 

A quarta sugestão prende-se de facto de andarem aquários fantásticos perdidos no fórum no meio de aquários que são “banalíssimos”(perdoem-me a expressão)! Faltam áreas de relevo para quem tem trabalhos feitos, num lugar diferente aos que já foram desmontados e servem de inspiração também.

 

No geral acho que o fórum tem todas as valências que precisa mas de forma muito desorganizada. A arvore do fórum não está dividida da melhor forma. Uma pessoa pode por fotografias do seu aquario em zonas diferentes e ao mesmo tempo correctas no fórum.

 

Por ultimo acho que não faz sentido ter podido comprar algo no fórum e ter de ter x posts realizados para dar o feedback. Isso serve apenas para penalizar quem vende. Se é para obrigar as pessoas a postar, então devemos é limitar o acesso aos classificados. Depois de comprar não faz sentido não poder dar feedback.

 

Por ultimo, e talvez mais polémico, não percebo porque o fórum não cobra um x por venda ou leilão acima de uma determinada verba! Ou seja, 10% acima de 10€, por exemplo. Um destino para esse dinheiro? Area de responsabilidade social! Seria uma forma de divulgarmos o que melhor fazemos, ao mesmo tempo que ajudamos quem precisa de um aquario para ter o seu dia diferente, seja em associações em hospitais ou outros. Afinal de contas, era uma forma de ajudar os outros com o dinheiro que fazemos apenas porque o fórum existe! E se existe essa era uma forma bonita de retribuir o que o fórum faz por todos!

 

Quanto ao afastamento dos outros que já estiveram e daqueles que estão e estão escondidos, agora falo-vos como professor. Todos os dias luto para motivar os meus alunos para o que faço, e aprendi que a melhor maneira de o fazer é responsabilizando-os! Todos têm de dar algo para se melhorar. Não me choca nada haver 20 moderadores! É preferível ter mais do que menos, tornando a missão difícil apenas para quem tem de coordenar os moderadores. Moderadores estes que apenas ficam com tarefas curtas e responsabilidades reduzidas, com áreas muito específicas em tópicos próprios. Ou seja, que estão para limpar, recolocar, classificar, purgar e esclarecer o que se passa por aqui.

 

Aos antigos, aqueles que por uma ou outra razão deixaram de aqui andar, é ir busca-los. Motivá-los! Se não têm tempo, pede-se apenas para fazerem um tutorial por ano acerca de um assunto. Saber valorizar o que deram e o que têm para dar. Acredito que quem tem trabalho de muita qualidade feita, que investiu muito dinheiro, atenção e afetos a uma área como esta, não se desliga definitivamente.

 

Despeço-me porque vai muito longo o testamento, e espero ter valorizado de alguma forma o debate. Perdoem-me as asneiras que possa ter dito mas foi com a melhor das intenções

 

Abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus parabéns Ricardo, tens aqui ideias muito válidas sobre as quais devemos pensar. No entanto quero desde já falar duma: a questão das percentagens em vendas. para além de não apanhar todos os negócios que se praticam neste forum seja por haver negócios por mp seja por mesmo em tópicos de vendas haver descontos discutidos entre vendedor e comprador e mais importante ainda como deves calcular seria o trabalho que iria ser para esse dinheiro ser efectivamente cobrado. Ainda por cima tornava o forum uma parte do negócio o que não é do interesse por implicar impostos, etc, etc. E um fórum é um local para partilha de informação e não para negócio. No entanto queria salientar uma maneira muito simples de ajudar o forum a manter-se e é muito simples - basta ser mecenas por uma quantia mínima de 5€/ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo Gil!

 

Aqui está um testamento que deu muito gosto ler! Obrigado pelo tempo que investiste no mesmo e na ponderação que tiveste em não só fazer a tua análise, mas acima de tudo, em sugerir soluções ou estratégias.

 

Ora vamos lá então ponto por ponto...

Boas

 

Deixem-me primeiro que tudo apresentar-me. Sou o Ricardo Gil e um completo novato na aquariofilia. O pouco que sei, sei por vossa "culpa". Sou um utilizador do forum diario, por vezes varias vezes ao dia, e aquilo que me move acima de tudo é conhecer este mundo. O gosto vai nascendo com o que vamos vendo e conhecendo. Neste momento estou a preparar-me para a primeira montagem mais a sério e o material que fui recolhendo foi em lojas que percebi aqui no forum que seriam de confiança e material que comprei a outros utilizadores aqui do forum, e por isso, para mim, os classificados tiveram muita importancia para que pudesse colocar em pratica o objectivo de montar o aquario.

 

Li com algum cuidado quase todos os posts desta discussão, e a minha partilha convosco aqui será apenas para contribuir com uma opinião de quem acabou de chegar e "responsabiliza" cada um de vocês pelo gosto desta actividade.

 

Cheguei por acaso ao fórum. Não me lembre se através do facebook, se através do Google numa pesquisa qualquer. Acabei por me registar e como se calhar 80% dos registados, lia, procurava e lia mais um bocado. Confesso que demorei algum tempo até ter à vontade para postar fosse o que fosse. Descobria aqui que a aquariofilia estava num “campeonato” que nunca julguei estar em Portugal ou fosse o que fosse. Para mim aquário era onde punhamos água peixes e plantas, e depois olhávamos para lá à espera que tudo se mantivesse vivo por algum tempo. Perdendo a timidez fui fazendo o que acredito que muitos fazem: postam duvidas à espera que uma alma caridosa responda, mesmo às perguntas mais idiotas que fazemos quando não pescamos nada…

 

Seguia e lia posts que identificava que era extremamente pedagógicos e um do Marc ainda hoje o releio pela enésima vez!

 

Com o material que comprava conhecia pessoalmente gente fantástica que se disponibiliza a tudo por um “sorriso” ou uma mini! E isso não tem preço para quem começa. É assim que começa a paixão por estas coisas. Quem diz aquariofilia diz outro bichinho qualquer…

 

Relembro que tudo começou à conta deste fórum!

Culpa aceite. Não tinha noção do que é que este fórum viria a ser quando o criei há mais de 10 anos.... foi muito bom ver a evolução, queimar as pestanas à frente do computador durante milhares de horas, bater código e aprender programação só por caus ado fórum, carregar centenas de kgs de material para eventos, fazer novos amigos que ainda hoje tenho o prazer de fazerem parte do meu círculo de amizades... Não me arrependo e se voltasse atrás faria tudo o que fiz.

 

Ai o tópico do Marc... merecia uma medalha!

 

Senti de inicio dificuldade em perceber o que era de facto importante ou não no que lia, e o que era dito por gente que sabe muito ou por gente que acha que sabe muito. Assim, a primeira sugestão que tenho seria em classificar por importância alguns tópicos, algo alem dos “fixos” ou outra coisa do género. Quem começa precisa de saber o que é importante e o que é “fogo de artifício”, e sem ajuda não destingue o que é competência do que é vaidade sem qualidade. Se é que me entendem!

Entendo perfeitamente... é de facto um problema que afecta qualquer fórum, e no caso do nosso que é um pequeno gigante, assume proporções maiores...
Se até ao último upgrade do fórum não havia grande coisa a fazer, felizmente hoje em dia temos algumas ferramentas que podem ajudar nesse sentido, nomeadamente:
  • Avaliação de tópicos - isto é algo que todos podemos fazer sempre que vemos um bom tópico. Podemos atribuir uma classificação ao tópico em função do interesse, atribuíndo para tal de 1 a 5 estrelas. É crucial que todos os membros façam esta avaliação e que o façam de uma forma ponderada e séria, pois só assim se consegue ter uma avaliação relevante.
  • Avaliação de respostas - estou a falar das setinhas para cima e para baixo. Estas podem ser usadas por todos os membros também, e tal como na situação anterior, destinam-se a destacar as boas respostas das respostas incorrectas ou a roçar o incumprimento das regras por exemplo...
  • Questão resolvida - é possível ao autor do tópico ou aos moderadores assinalarem a melhor resposta para cada tópico. Ou seja, sempre que for dada uma resposta completa e que esclarece a questão inicial, a mesma pode, e deve, ser marcada como a resposta adequada à questão.

Infelizmente estas funcionalidades são novas e estar a aplicá-las a todas as mensagens do fórum iria demorar largos meses, pois implicaria a leitura de todos os tópicos e de todas as respostas... mas com a ajuda de todos os membros, acho que daqui para a frente podemos recuperar alguns dos tópicos mais importantes e dar-lhes o devido destaque.

Senti também a dificuldade em encontrar esses posts de importância significativa. Por exemplo, existe um tópico fantástico sobre o Co2 em modo DiY, mas anda perdido no fórum e só passa para cima em destaque quando alguém recentemente coloca um post. Assim, segunda sugestão, os tópicos de maior importância deveria estar sempre em cima, ou num local assinalado e criado especificamente para o efeito.

Entendo. No entanto assinalar os tópicos como inamovíveis deve ser feito apenas em último caso, pois se tivermos muitos tópicos assinalados, eles ficarão a ocupar o espaço para novos tópicos, obrigando assim a mais rapidamente os tópicos passarem para as páginas seguintes, podendo por isso ficar sem resposta...
Acredito que os formatos de avaliação mencionados na minha resposta anterior poderão também ajudar nesta questão, que é sem sombra de dúvidas muito relevante!

A terceira sugestão, seria classificar os tópicos por importância, mas a importância como é obvio é muito relativa dependendo a área em que estão. Na zona de aquascaping um tópico importante será o de um aquario com nova técnica, novas plantas, maior grau de dificuldade, inovação de materiais, de aquascapers consagrados. Noutra áre, a importância é avaliada pelo caracter pedagógico que tem o tópico. Na Area de DIY a importância poderá ser como se fazem novos aparelhos, novas técnicas de executar o que se pretende, o preço etc… Ou seja, deveria dar-se de facto destaque dentro de cada área ao que realmente interessa, e deveria ser feito por alguém(s) que tenham a capacidade de ajudar correctamente os outros.

Visibilidade, classificação, organização... entendo e concordo. Penso que as 3 possibilidade de destaque/avaliação poderão dar uma ajuda importante no sentido de resolver estes problemas.

A quarta sugestão prende-se de facto de andarem aquários fantásticos perdidos no fórum no meio de aquários que são “banalíssimos”(perdoem-me a expressão)! Faltam áreas de relevo para quem tem trabalhos feitos, num lugar diferente aos que já foram desmontados e servem de inspiração também.

Para o Aquascaping existe uma área própria. No entanto, mais uma vez, todos nós podemos avaliar tópicos e ajudar a realçar os aquários excelentes de entre todos os outros.

No geral acho que o fórum tem todas as valências que precisa mas de forma muito desorganizada. A arvore do fórum não está dividida da melhor forma. Uma pessoa pode por fotografias do seu aquario em zonas diferentes e ao mesmo tempo correctas no fórum.

Relativamente às fotografias vamos acabar com as fotos e vídeos, e devolver os tópicos todos às áreas a que dizem respeito. Já está feito com a área de Aquascaping e iremos fazer o mesmo com as outras.

Por ultimo acho que não faz sentido ter podido comprar algo no fórum e ter de ter x posts realizados para dar o feedback. Isso serve apenas para penalizar quem vende. Se é para obrigar as pessoas a postar, então devemos é limitar o acesso aos classificados. Depois de comprar não faz sentido não poder dar feedback.

Aqui o problema foram os membros menos sérios que criaram registos só para denegrir e para insultar outros membros.... como infelizmente há uns anos a situação era de maneira desagradável, aplicámos esta regra e definimos que apenas podem dar feedback a outro membro, quem for de facto um membro activo da comunidade - além disso, desta forma, obrigamos a que o membro deixe mais pistas sobre quem de facto é, facilitando a nossa vida na identificação de registos clones com objectivos maliciosos... se é que me entendes... infelizmente foram e são ainda vários....

Por ultimo, e talvez mais polémico, não percebo porque o fórum não cobra um x por venda ou leilão acima de uma determinada verba! Ou seja, 10% acima de 10€, por exemplo. Um destino para esse dinheiro? Area de responsabilidade social! Seria uma forma de divulgarmos o que melhor fazemos, ao mesmo tempo que ajudamos quem precisa de um aquario para ter o seu dia diferente, seja em associações em hospitais ou outros. Afinal de contas, era uma forma de ajudar os outros com o dinheiro que fazemos apenas porque o fórum existe! E se existe essa era uma forma bonita de retribuir o que o fórum faz por todos!

É uma boa ideia e temos previsto um formato híbrido que só ainda não está implementado, por limitações técnicas da aplicação que irá controlar os classificados. Já estamos em contacto com a equipa de desenvolvimento e já passámos a lista de funcionalidades desejadas, mas fomos informados que o plano de lançamento das novas versões está já definido e que como tal, teremos que aguardar até as funcionalidades serem incluídas no plano de desenvolvimento e codificadas.... estamos a aguardar neste momento.
A sugestão que fazes não é a que idealizámos mas é também uma proposta interessante.

Quanto ao afastamento dos outros que já estiveram e daqueles que estão e estão escondidos, agora falo-vos como professor. Todos os dias luto para motivar os meus alunos para o que faço, e aprendi que a melhor maneira de o fazer é responsabilizando-os! Todos têm de dar algo para se melhorar. Não me choca nada haver 20 moderadores! É preferível ter mais do que menos, tornando a missão difícil apenas para quem tem de coordenar os moderadores. Moderadores estes que apenas ficam com tarefas curtas e responsabilidades reduzidas, com áreas muito específicas em tópicos próprios. Ou seja, que estão para limpar, recolocar, classificar, purgar e esclarecer o que se passa por aqui.

 

Aos antigos, aqueles que por uma ou outra razão deixaram de aqui andar, é ir busca-los. Motivá-los! Se não têm tempo, pede-se apenas para fazerem um tutorial por ano acerca de um assunto. Saber valorizar o que deram e o que têm para dar. Acredito que quem tem trabalho de muita qualidade feita, que investiu muito dinheiro, atenção e afetos a uma área como esta, não se desliga definitivamente.

 

Despeço-me porque vai muito longo o testamento, e espero ter valorizado de alguma forma o debate. Perdoem-me as asneiras que possa ter dito mas foi com a melhor das intenções

 

Abraço a todos

Com o passar do tempo a equipa de moderação ficou bastante inactiva e só recentemente com este tópico é que nos foi possível pegar no tema novamente, encontrar novos membros dispostos a ajudar e felizmente a receptividade tem sido muito boa.
Estamos naturalmente empenhados e ter ainda mais ajudantes, pois tal como dizes e bem, quantos mais melhor!
Relativamente aos antigos, penso que não é uma questão de motivação, mas as pessoas simplesmente deixaram o hobby ou as suas ocupações profissionais actuais estão dentro da aquariofilia ou não lhes permite dedicarem-se mais ao hobby... mas sim, vamos sempre mantendo contacto e tentando perceber de que forma podemos contar com os membros mais antigos que tanto contribuíram para a comunidade.
Volto a agradecer, mais uma vez, a tua mensagem e as diversas sugestões que fazes. Fico satisfeito por algumas delas estarem já a ser implementadas e iremos também analisar as novas sugestões e ideias que aqui colocas.
Um abraço!
JB

 

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora uma pergunta...

 

Têm o hábito de fazer like numa boa resposta e de classificar os tópicos? Sabiam que estas funcionalidades estão disponíveis?

 

Obrigado desde já pelas respostas ;)

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Os likes utilizo de vez em quando. O rating nunca utilizei mas é bom divulgar-se isso, principalmente se de facto de no futuro para fazer algum tipo de classificação/busca/etc.

Como funciona o rating? Se eu der 5 estrelas e outro utilizador der 1? Isso faz médias ou é de outra forma?

 

Sorry se isto está explicado algures...

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Como funciona o rating? Se eu der 5 estrelas e outro utilizador der 1? Isso faz médias ou é de outra forma?

 

 

Faz médias :) Bora lá começar a votar nos nossos tópicos favoritos para experimentar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que fui o primeiro neste tópico a queixar-se de grande falta de moderação no Forum.

Depois de várias voltas em vários posts, o João mexeu bastante (como nunca?) na moderação do Forum. Só posso dar nota máxima :thumbup3:

Está dada!

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu vejo a seta verde para cima e a vermelha para baixo, presumo que isso são o "gostei" e o "não gostei" e onde raio pára esse "rating"?

 

:naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.