Aquário baixo para plantado, conselhos.


orion318

Recommended Posts

Olá malta,

 

Gostava de entrar no mundo dos plantados mas o espaço que tinha pensado para o aquário tem uma limitação, não permite grande altura!(max 30cm), as dimensões seriam aproximadamente 80x30x30 (72L).

Poderá haver pequena margem para aumentar quer o comprimento quer a largura mas estas seriam as dimensões mais adequadas.

 

Acham viável um aquário assim para um plantado? que plantas aconselham já que com substracto e rocha não vou ter muita margem de altura.

 

Será uma primeira aventura neste mundo por isso pedem-se plantas de baixa manutenção mas ainda não percebo o suficiente disto para saber se a falta de altura é um condicionalismo demasiado grande.

 

Dado o formato tinha pensado em algo minimalista, de aspecto costal com zona de areia num extremo a progredir para uma zona contrária com algum substrato/pedras/vegetação.

 

Ainda pensei na possibilidade de fazer uma coisa tipo Wabi-Kusa com uma das zonas laterais a erguer-se até uma zona parcialmente emersa (o maior problema da altura é a zona central do aquário) mas é provavelmente demasiado complicado para um novato.

 

Outra coisa é se a baixa profundidade limita muito o tipo de fauna que posso pôr? além do número devido a litragem claro.

Tinha pensado numa coisa fácil e para iniciante com guppies e corys.

Outras ideias? :animal_fish:

 

A alternativa que posso ter de espaço é mais lateral e aí seria um cubo 40cm. Era melhor opção?

 

Obrigado pela ajuda.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ervilhita, não percebo nada de iluminação.

Tenho a noção de ler que deveria ser 1W por litro. Queria algo económico em termos de consumos. O que sugeres?

Acabei de pensar que o perfil das lâmpadas tem de ser pequeno, idealmente inferior a 5cm do topo do tanque no max, ou então possível de lado.

 

Sim entretanto andei a ver mais coisas e apercebi-me que várias pessoas têm aquário com dimensões aproximadamente iguais e plantados.

Fiquei mais satisfeito. Que plantas sugeres?

Editado por orion318
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T5 é bom, podes por 2 ou 3 lampadas de 24w. Deves tambem por co2 e um substrato fertil.

 

Quando às plantas depende dos cuidados que querias ter

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Rui. O que aconselhas? Gostava algo de economico na compra e de baixo consumo. Fiquei um bocado assustado com os preços que vi em pesquisa rapida pela net. De que valores estariamos a falar?

Editado por orion318
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nisso aí ainda não te posso ajudar xD Também começei à pouco tempo com estas andanças e tal como tu, o valor das lâmpadas assustou-me, nunca pensei que seria assim. Eu no meu aquário uso daquelas lampadas florescentes com 15W=65W 8600k, usei um candeeiro daqueles de escritório e serviu de suporte. As plantas estão a crescer bem. O teu aquário tem tampa tipo aquelas com suporte para a lâmpada? Eu acho que essas lâmpadas são mais caras por serem resistentes à humidade, mas se tiveres uma tampa de vidro (metes a lâmpada por cima) ou sem tampa (alguma forma de suspenderes a lâmpada), acho que à lâmpadas dessas ''normais'' com +/- o comprimento do teu aquário e deve servir.

 

Esta é apenas a minha opinião, é melhor esperares por alguém mais experiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

 

Sim vai ter tampa mas de vidro, não é daquelas com espaço para lâmpada (ainda nem o tenho, só andei a fazer orçamentos).

Para mim o pior é que o aquário vai ficar por baixo de uma televisão que está colocada na parede, o limite superior fica pelo bordo inferior da dita tv, logo se ponho uma calha por cima do aquario e esta tem um perfil alto já não dá para aquele sítio e tenho de repensar tudo. :unsure:

Acho que no máx entre o topo do aquário e o topo da dita calha consigo ter uns 5 cms, é viável?

Nem sei se um sistema de lâmpadas pode ser assim implantado.

Editado por orion318
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o aquário debaixo da TV perde um pouco o destaque...

https://www.google.pt/search?q=lampada+t5&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-PT:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=jlroUbbUDMfF7Aa93oCAAQ&biw=1280&bih=663&sei=kVroUfGrEOnB7AazjYHgBQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=I1CxGfHoGk947M%3A%3Bg-HDWvE_r7UfMM%3Bhttp%253A%252F%252Fyk-ledlights.com.pt%252F1-led-fluorescent-tube%252F1-2-1b.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fyk-ledlights.com.pt%252F1-1-t5-led-fluorescent-tube-2.html%3B500%3B284

 

Eu antes no meu aquário tinha também tampa de vidro, mas devido ao calor tive que o tirar e tinha uma coisita tipo a da imagem e fiz uma caixita para a luz não sair para onde eu não a queria. Resultava e as plantas não se queixavam. Agora uso um candeeiro de escritório com uma lâmpada flurescente e as plantas não se ressentiram. Podes também como já vi em alguns aquários suspender essas lâmpadas ''compridas'' presas com um cabo ao teto por exemplo ou outro suporte...

 

Isto é um hobby caro, nem todos podem ter tudo do melhor, mas também nos desenrascamos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei...infelizmente era um sitio que tinha bom para o pôr...não tenho muito mais a não ser que consiga convencer a "maria" a reorganizar a sala lol.

 

Ok tens apenas um candeeiro de escritório de lâmpada fluorescente e está a ser suficiente? Que plantas tens?
É que percebo pouco ou nada disto dos plantados mas vejo a malta a focar-se tanto na iluminação que me perco. E se não for possível algo bem feito se conseguisse desenrascar de forma artesanal e fosse o suficente para plantas de baixa manutenção podia ser uma solução para iniciar.

 

Também não é preciso começar logo em grande e com pequenos passos se cria um bichinho maior :)

Editado por orion318
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

já pensaste em sistemas diy e lâmpadas de led...?

Experimentámos um sistema de iluminação diy básico com lâmpadas de led num aqua de camarões que temos e as plantas não se queixaram até ao momento, sendo que algumas são bastante exigentes...

 

As lâmpadas led são mais caras, mas os consumos ao longo do tempo compensam o investimento (menor consumo, menor conta de electricidade :) ).

 

Quanto a conceitos de iluminação, esta página pode ajudar:

http://www.aquaeden-shop.net/conceitos.html

 

Cumprimentos,

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.