Valentines


Ganilhos

Recommended Posts

Bem no que este tópico se tornou

 

Realmente coitado do Tiago já deve estar a ver estrelas.

 

Pedro,

 

Concordo contigo no grande testamento que deixas-te, quanto a questão do ferro aceito que os 0,5ppm semanais sejam um bom ponto de partida e que com esta dose as plantas não sofram carência nem de ferro como dos restantes oligoelementos tendo em conta a qualidade do produto usado e neste caso sendo a Tropica um fertilizante de referencia.

 

Este último tópico que referencias-te era um dos que queria encontrar, por diversos motivos .

 

Tas a ler um pouco nas entrelinhas mas vou tentar ilustrar com algumas passagens o que tenho estado a tentar mostrar com a mesma referencia que usas-te.

 

Mais uma vez vou usar um Highlight a vermelho das frases mais relevantes e a azul as minhas ideias

 

-Philosophos

 

What are your own experiences with this sort of thing Tom? Have you pushed it to 7.55-8ppm in any tanks? Is there anything else that needs to change accordingly?

Tom Barr

 

-Tom Barr

I've gone to 2ppm, using TMG.
I've gone to 200mls in 75 liters of flourish

Never really added these upper ranges personally.
But...........I think the research suggest that adding much more than the 0.1ppm suggestions is bit lacking, we likely should be adding a lot more, particularly with healthy growth and higher light.

Hard to say what is optimal for a planted tank.
I have a spiked Fe trace I custom made, so it's extremely rich, 1-2ppm is a common dosage for me.

-Philosophos

 

QuoteI've got a bag of Fe-DPTA sitting around doing nothing. I think I'll try supplementing the CSM+B and hitting 1-2ppm next time I need to re-mix trace.

Beyond having more nutrient stores/better resilience, have you noticed any other differences at higher iron levels? Appearances, growth rates, etc?

-Tom Barr

 

It's an overall growth thing, the sheen on many species looks waxier, healthier.
Plants seem to thrive more, more pearling.

I think once fear is replaced with actual good dosing/testing, then you can add more and see.

It's an eyeball thing.

I think many have been told that excess Fe will lead to algae, thread and string algae etc..........this is false.

Plants will still grow with less, but you get better results if the other parameters are in good shape.

It's not about doing the min to get by, it's about what is optimal for the plants.


Aqui claramente é explícito o uso mais elevado de dosagem de FE na ordem dos 0.14ppm e os 0.30ppm de adição de ferro diarios. O dobro dos 0.07ppm referenciados no artigo do Clive ou seja os tais 0.5ppm semanais a dividir por 7 dias da semana.

 

Continuando e pegando onde tu deixas-te

 

 

-Tom Barr

 

No, I have a strong feeling that is hogwash, the research says 6-8 ppm for Hydrilla, which will die back pretty easily if there's toxic levels of metals(eg, Copper).
1ppm will kill Hydrilla for copper.

Who the heck adds 3 ppm of Fe?

That is 10X more than anyone might try per dose.
Your water will look yellow. It's not even really a reasonable upper bound, it's like adding 100-300 ppm of NO3.

 

Aqui acho que dentro do contexto da conversa é claro que foi um erro de fertilização e esta dose de 3ppm foi administrada apenas de uma vez o que realmente é uma bomba

 

Seguindo mais a frente

 

-hbosman

 

So, I take it that there's no reason to go above .3 ppm? I currently dose .25 ppm daily from CSM+B and DTPA.

 

-Tom Barr

I've not seen much differences above this amount.
Some species might grow faster I suppose, but.....I'm hard pressed to notice it.

 

Aqui conseguimos perceber e bem explicitamente que a dose de 0,3ppm é tomada como um máximo diario e que acima destes valores pouco ou nada se nota na saúde das plantas, mesmo assim a dose que falei anteriormente é de 0,2ppm abaixo do referido.

 

Aqui percebe-se também com clareza que a dose é diária e não apenas de 3 vezes por semana como dizes anteriormente o que dá um acumulado semanal de 2.1ppm.

 

Para mim os 0,2ppm diários que falo não acho uma dose excessiva e são valores praticados e tomados como referencia para a elaboração da calculadora que usamos, que foi desenvolvida pelo membro WET, com o acompanhamento do TOM.

 

Eu faço a minha fertilização com base nestes valores e aconselho com esta base de conhecimento, não estou a querer tirar-te a razão, é o que pratico nos meus aquários, e com resultados muito bons.

 

É uma parte do hobbie que me fascina, e gosto de ir aperfeiçoando e modificando as minhas doses e metodos.

 

De momento inclusive estou a testar um fertilizante alemão de Fe, que tem dado os seus frutos chama-se KramerDrak um mix de EDTA, HEEDTA, DTPA, NTA que futuramente ainda ei de testar a mistura com glocunato. :tongue:

 

Logo as minhas leituras sobre fertilização tem recaído mesmo sobre este tema do ferro.

 

Bom não me vou alongar mais pois realmente já estamos a fugir ao contexto por completo do que foi o inicio da conversa e o pedido de ajuda do Tiago.

 

A minha opinião como já disse vale o que vale, e este tipo de discussão saudável é bom para debater ideias e pontos de vista, com isto enriquecendo o nosso conhecimento e experiência.

 

Por isso venham elas.

 

Um grande abraço Pedro, a ver se passas por cá um dia destes :smile2:

 

 

Mais uma vez quanto ao problema do Tiago,

 

Acerta a fertilização para os valores que eu e o Pedro aqui já debatemos, e vê como reage dai para a frente.

 

 

 

Editado por Nuno M.

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wow assim é que é bom excelente informacao que aqui disponibilizaram tenho pena de ainda nao ter tido tempo de ler tudo como deve ser mas o trabalho as vezes nao deixa amanha de manha irei ler com calma, de momento estou a dosear aquavitro propel Fe gama seachem 1ml diario 0,2 ppm diarios a ver vamos.

 

Obrigao Pedro e Nuno.

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

eu estou com o mesmo problema no meu aquario, mas não nessa escala e com outra condição: os meus filamentos são verdes mesmo e pelo que eu pesquisei quando essas algas são verdes é efectivamente ferro a mais, mas as tuas, pelo que me pareceu no video, são acinzentadas pelo que acho que o teu problema nao é ser ferro a mais mas sim CO2 a menos, tás a fazer algum tratamento de choque com excel? (nao sou nenhum entendido, muito pelo contrário, só tou a tentar dar uma ajudinha na identificação do problema, espero não tar a dizer nenhuma asneira para nao fazer mais confusão ainda)

 

Boas eu sei que uma grande percentagem de problemas de algas é causado por falta de Co2 ou variações deste mesmo e eu proprio passei por isso com os meus erros até porque nem sabia calibrar um DropCheck.. Mas Não estou a fazer nenhum tratamento de excel as algas têm sempre esta cor.. a nivel de Co2 tenho eu a certeza que está perfeito..o Rui Alves ajudou-me a entender como fazer a solução Kh4. E o DC está verdinho com 4 bps. De Co2 excluo o problema.

Mas Obrigado na mesma.

Abraço

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, acerta a fertilização e faz tpas muitas. Tens muito co2 portanto tens de apertar nos ferts e em quantidades equilibradas, que não estás a fazer. Depois verifica o kh e gh, pois isso da ideia de teres estes valores muito baixos apostaria entre 1 e 2.

 

Boas alvarenga :) A ultima vez que medi o Kh estava em 3 senão me falha a memória mas puderei medi-lo entretanto.

Abraço

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem e no final de ler isto tudo tenho a agradeçer-vos mais uma vez pela excelente informação que aqui disponibilizaram não só para mim como para quem aqui vier ler.

Bom então resumidamente vou aqui colocar as doses que estou a colocar e seguindo a calculadora os valores resultantes das doses, isto a 7 dias por semana sem dia de descanso:

 

Mantenho o Tropica Specialized 5ml diarios.

o que dá

NO3 3.07

 

PO4 0.16

Talvez este valor seja um pouco baixo não?

 

Vou passar a dar Tropica Premium 5ml 3x por semana(15ml semanais) o que dá:

 

 

K 0.41

 

Fe 0.04

 

4 Pumps diários de Brighty K :

 

 

K 3.40

 

1ml Diário de Aquavitro Propel:

 

 

Fe 0.10

 

 

Digam de vossa justiça o que alterariam ou se acham que está +/- indicado?

 

Abraço a todos e Obrigado

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu faço a minha fertilização com base nestes valores e aconselho com esta base de conhecimento, não estou a querer tirar-te a razão, é o que pratico nos meus aquários, e com resultados muito bons.

 

É uma parte do hobbie que me fascina, e gosto de ir aperfeiçoando e modificando as minhas doses e metodos.

 

De momento inclusive estou a testar um fertilizante alemão de Fe, que tem dado os seus frutos chama-se KramerDrak um mix de EDTA, HEEDTA, DTPA, NTA que futuramente ainda ei de testar a mistura com glocunato. :tongue:

 

Logo as minhas leituras sobre fertilização tem recaído mesmo sobre este tema do ferro.

 

 

Nuno, ok, li tudo e vai tudo no sentido que tinhas já descrito.

Concluo só confirmando que, em minha opinião, o valor que tentas atingir em ferro não é perigoso mas deverá ser excessivo para a grande maioria dos aquários, onde incluo principalmente o do Tiago que era o tema em discussão (não tem grande massa vegetal para a litragem).

 

Se for o fertilizante que estou a pensar, já tinha passado por esse fertilizante há cerca de ano e meio. Não me recordo de grande coisa sobre isso mas vai dizendo coisas.

 

Bem e no final de ler isto tudo tenho a agradeçer-vos mais uma vez pela excelente informação que aqui disponibilizaram não só para mim como para quem aqui vier ler.

Bom então resumidamente vou aqui colocar as doses que estou a colocar e seguindo a calculadora os valores resultantes das doses, isto a 7 dias por semana sem dia de descanso:

 

Mantenho o Tropica Specialized 5ml diarios.

o que dá

NO3 3.07

 

PO4 0.16

Talvez este valor seja um pouco baixo não?

 

Vou passar a dar Tropica Premium 5ml 3x por semana(15ml semanais) o que dá:

 

 

K 0.41

 

Fe 0.04

 

4 Pumps diários de Brighty K :

 

 

K 3.40

 

1ml Diário de Aquavitro Propel:

 

 

Fe 0.10

 

 

Digam de vossa justiça o que alterariam ou se acham que está +/- indicado?

 

Abraço a todos e Obrigado

 

Tiago, não somei tudo mas creio que tentaste atingir razoavelmente aquilo que se falou. É experimentares.

Reparei que vais subir o ferro através desse Aquavitro que pessoalmente não conheço.

Apenas te recomendo (e descrevi isso em cima) tentares manter-te o mais possível com um esquema de fertilização que utilize fertilizantes "compatíveis" (i.e. mesma marca ou pós). Creio que será mais fácil e terás certamente "contas" mas fáceis.

Acredito que agora queiras usar o que tens :)

 

Boa sorte e já agora via dizendo coisas :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Nuno, ok, li tudo e vai tudo no sentido que tinhas já descrito.

Concluo só confirmando que, em minha opinião, o valor que tentas atingir em ferro não é perigoso mas deverá ser excessivo para a grande maioria dos aquários, onde incluo principalmente o do Tiago que era o tema em discussão (não tem grande massa vegetal para a litragem).

 

Se for o fertilizante que estou a pensar, já tinha passado por esse fertilizante há cerca de ano e meio. Não me recordo de grande coisa sobre isso mas vai dizendo coisas.

 

 

Tiago, não somei tudo mas creio que tentaste atingir razoavelmente aquilo que se falou. É experimentares.

Reparei que vais subir o ferro através desse Aquavitro que pessoalmente não conheço.

Apenas te recomendo (e descrevi isso em cima) tentares manter-te o mais possível com um esquema de fertilização que utilize fertilizantes "compatíveis" (i.e. mesma marca ou pós). Creio que será mais fácil e terás certamente "contas" mas fáceis.

Acredito que agora queiras usar o que tens :)

 

Boa sorte e já agora via dizendo coisas :)

 

Ok Pedro Obrigado.

Em relação ao Aquavitro é um fertilizante da gama Seachem apenas com um nome mais apaneleirado , e mais concentrado que o Seachem normal.

Mas sim por agora vou tentar orientar-me assim.

Quanto aos Pós realmente tenho um medo tremendo deles e secalhar não é nada de especial mas enfim.

 

Abraço vou atualizando .

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A linha aquavitro pelo que sei é "Top", ouvi muitas críticas positivas mas nunca consegui arranjar essa linha de fertilizantes pois estava confinada aos Estados Unidos.

Onde conseguistes comprar isso?

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A linha aquavitro pelo que sei é "Top", ouvi muitas críticas positivas mas nunca consegui arranjar essa linha de fertilizantes pois estava confinada aos Estados Unidos.

Onde conseguistes comprar isso?

 

Fishroom - Leiria.

 

Abraço

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Noites como tive oportunidade de fazer uns testes agora mesmo venho aqui partilhar com voçês o que deu, apenas não fiz o de Nitratos e o de Potássio que não os tenho.

E como o alvarenga falou no Kh e GH também os vi, seguem os resultados:

 

Po4: 2ppm

Fe: 0.5ppm

Kh: 5

Gh: 11

 

Penso que se mantiver-se assim diarimente estará dentro dos valores satisfatórios?

 

Abraço

 

Tiago Sousa

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não está mau. O GH está um pouco mais alto do que devia mas não me parece que tenhas problemas com isso.

Deste uma limpeza nisso tudo? Agora vamos vendo...

 

Boa sorte :)

 

PS: Tens camarões? (CRS?)

Editado por Pedro Rosa

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não está mau. O GH está um pouco mais alto do que devia mas não me parece que tenhas problemas com isso.

Deste uma limpeza nisso tudo? Agora vamos vendo...

 

Boa sorte :)

 

PS: Tens camarões? (CRS?)

Sim Pedro dei limpeza e pus um pouco de excel...

De momento tenho 4 crs apenas neste aqua.

 

Abraço

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perguntei pelos camarões pq aparentemente o GH alto (>8?)pode ser prejudicial para a troca do exoesqueleto.

O pessoal dos camarões deve ter informações mais completas sobre isto :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas discussões são sempre salutares quando feitas baseadas em dados credíveis, tal como fizeram! Parabéns aos dois pela partilha!

 

Tiago, isso com calma, vai lá! ;) Tenta manter agora esse plano e vai vendo os resultados...muita paciência pois os resultados não aparecem de um dia para o outro!

 

Só não quero imaginar em quanto te fica fazendo fertilização baseada no EI usando fertilizantes comerciais...se fizeres as contas, até cais pro lado! lol

  • Votar + 1

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas discussões são sempre salutares quando feitas baseadas em dados credíveis, tal como fizeram! Parabéns aos dois pela partilha!

 

Tiago, isso com calma, vai lá! ;) Tenta manter agora esse plano e vai vendo os resultados...muita paciência pois os resultados não aparecem de um dia para o outro!

 

Só não quero imaginar em quanto te fica fazendo fertilização baseada no EI usando fertilizantes comerciais...se fizeres as contas, até cais pro lado! lol

Pois eu tambem ainda nao fiz contasmpara nao me assustar.. ha alguem aqui no forum que venda?

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora Uma semana e qualquer coisa depois, venho atualizar o estado da coisa.. Depois de aumentar as doses como aqui foi falado, eis que ontem foi dia de TPA e de seguida uma poda ao tapete que estava um desastre. Vamos ver como recomeça o crescimento da Parvula.

 

 

Valentines_zps04949d1d.jpg

 

 

Abraço a todos e Obrigado por tudo.

Editado por Ganilhos
  • Votar + 1

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É ilusão de ótica ou isso até caminha para qq sitio engraçado? :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É ilusão de ótica ou isso até caminha para qq sitio engraçado? :)

 

Pedro.

 

Pedro nem eu sei pareçe que acalmou um pouco :D agora com esta poda vere-mos se não voltam.

Mas estou achar que a rotala está com pouco cabedal.. será que ela com as 3x24w não fariam melhor?

 

 

Tiago

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe esse aquário. Gosto muito desses crs, podem chamá-los de low grade mas eu sempre gostei assim deles.

E esse aquário ao lado? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente a rotala está a precisar de mais luz ou de lâmpadas com um espectro mais azul

 

Jose, depois daquela conversa toda nao digas isso :tongue:

Deixa-o orientar isto que depois logo volta às 3x24...

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe esse aquário. Gosto muito desses crs, podem chamá-los de low grade mas eu sempre gostei assim deles.

E esse aquário ao lado? ;)

 

 

Obrigado :) Este Aqua ao lado é o que tá a servir de criação de Red Cherrys por agora António.

 

Abraço

 

 

 

Tiago Cadete

 

Valentines 96L (Descontinuado) || A Better Day 96L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Jose, depois daquela conversa toda nao digas isso :tongue:

Deixa-o orientar isto que depois logo volta às 3x24...

 

Não acho que o Tiago deva aumentar o foto-periodo, mas olhando agora para essas plantas é nitido que a falta do seu desenvolvimento tem alguma influencia da iluminação. Como todos sabemos plantas sem crescimento = algas. Daí que as sugestões de acerto da fertilização estejam correctas, mas há também que considerar os restantes nutrientes. Neste caso, é óbvio que a luz está de alguma maneira em falta.

 

 

Se fosse eu, punha na equação a alteração da iluminação.

 

Hipóteses:

- Começar a ligar a 3ª lampada algumas (poucas) horas no meio do foto-periodo das restantes.

- Chegar a calha mais para trás para ficar em cima das plantas que apresentam carencia

- Trocar uma ou mais lampadas se forem velhas ou com espectro desadequado.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.