Projecto Nano


Carlos_minis

Recommended Posts

Boas, venho fazer um projecto de um nano que queria construir.

O "aquário" é uma caixa de telemóvel optimus (não gosto da vodafone :tongue: ), mas estejam descansados que não irá ter vivos, talvez apenas uns planorbis.

Sem caixa não há projecto por isso lá fui ao sótão a buscá-la :

qgc0.jpg
cyka.jpg
Novidades vêm depois, mas queria saber se para umas plantas de baixa manutenção e uns planorbis com areão é preciso filtro e termostato??
Cumps
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos, antes de mais deixa-me dizer-te para seres mais paciente. A malta nem sempre anda por aqui. ;)

 

Termostato nesta altura do ano, não deves precisar. Se são plantas de baixa manutenção, como alguns musgos, elas suportam temperaturas mais baixas que a maioria.

Quanto a filtro, se não houver fauna, não precisas. Recomendo trocas parciais pequenas frequentemente para ajudar a manter o equilíbrio nessa baixa litragem. No entanto, se tiveres um pequeno filtro de cascata é sempre bom para manter a qualidade da água.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, é que estavam tantos membros on que fiquem a pensar que isto não tinha interesse.

Mesmo para planorbis não preciso de filtro, apenas com umas mudanças de água fica água lipida???

Filtro não sei de quantos litros por hora ponha, 200 l/h dá??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes o que é o ciclo do azoto e os primeiros passos importantes no inicio de uma montagem?

 

Recomendo vivamente leres os artigos aqui escritos para ficares mais inteirado do que precisas fazer. E se estás a começar agora, aconselho a deixares a caixa de acrilico de parte e os vivos ainda mais longe dela. ;)

 

Aqui fica o link. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei, isso é uma coisa que não se precisam de preocupar, ponho quase um mês o aquário a ciclar.

Quanto á caixa, já tenho a areia, o filtro e termo, irei arranjar umas plantas e planorbis e pô-los.

Já me passou pela cabeça juntar duas e fazer um só para pôr camarões mas isso é depois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, depois de ver uns projectos bem sucedidos por aqui, queria saber se posso por red's aqui, eu sei que disse isto:

"mas estejam descansados que não irá ter vivos, talvez apenas uns planorbis.", mas vendo que consigo ter sucesso acham que devia experimentar???

Podem estar descansados que se vir que não dá certo, meto no outro que ainda está em construção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já o tenho montado, fazer o ciclo com acondiconador e bota uns poucos de reds.

 

Setup:

Aquário: caixa optimus

Filtragem: filtro elite mini com meia de senhora ( brevemente será substiutuido)

Termo: por agora não preciso, mas no inverno irá ser preciso(Elite 50w mini)

Iluminação: Candeeiro dos chineses de 11w

Flora:

Bola de musgo

Musgo de java

E umas plantitas que não me lembro.

 

Fauna:

De momento está em cilclagem pelo que não tem nada

Irá ter por volta de 10 red's

2 planorbis

 

Tenho a temperatura sem luz e sem termo a 27, que me aconselham, ponho uma ventoinha de um pc velho a funcionar com uma pilha de 9 volts nem que seja de longe????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 9 meses depois...

Pois é agora voltei....

O nano tal como eu parei ele parou também, mas volta em força...

 

O setup actual:

 

Aquário: caixa optimus

Filtragem: filtro de esponja diy

Termo: Elite 50w mini

Iluminação: Candeeiro dos chineses de 11w

Flora:

3 mini bolas de musgo

Musgo de java (em breve)





Fauna:

De momento está em ciclagem pelo que não tem nada

Depois uns quantos red's

Deixo umas fotos dele a ciclar:

IMG0876A_zps7dae9dbc.jpg

IMG0878A_zps4c11b30b.jpg

IMG0873A_zpse14a7e32.jpg

IMG0874A_zpsf899a6a2.jpg

IMG0872B_zpsfca403d4.jpg

IMG0877A_zpsbbf45890.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado...este ainda é o básico, falta musgo....e como está a ciclar não há problema, que se for preciso mudo...alguém pode dar ideias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes meter ai uns junglewoods (bocados de madeira mt fixes e são pequeninos) e talvez um feto de java pra dar mais cor a isso e umas pedritas com musgo. Como tbm tas reduzido ao tamanho do Aqua pouco podes fazer.

 

Essas bolas estão com muito mau aspeto portanto eu tira as que de bom ai não devem tar a fazer nada

cumps

Podes meter ai uns junglewoods (bocados de madeira mt fixes e são pequeninos) e talvez um feto de java pra dar mais cor a isso e umas pedritas com musgo. Como tbm tas reduzido ao tamanho do Aqua pouco podes fazer.

 

Essas bolas estão com muito mau aspeto portanto eu tira as que de bom ai não devem tar a fazer nada

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

todos os meses costumo montar um ou 2 cubos vodafone depois remonte kkkk só paa me intreter quando poder tiro fostos o que tenho montado atualmente mas vou te mostrar o primeiro que fiz ... DSC_0069_zps78613cd0.jpg

 

à dois dias montei outro mas está sem plantas e com um filtro/bomba de circulação diy eu depois tiro foto acho que no outro consegui dar um sensação de profundidade/escala muito agradável depois envio-te ou meto aqui

  • Votar + 1

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes meter ai uns junglewoods (bocados de madeira mt fixes e são pequeninos) e talvez um feto de java pra dar mais cor a isso e umas pedritas com musgo. Como tbm tas reduzido ao tamanho do Aqua pouco podes fazer.

 

Essas bolas estão com muito mau aspeto portanto eu tira as que de bom ai não devem tar a fazer nada

cumps

Podes meter ai uns junglewoods (bocados de madeira mt fixes e são pequeninos) e talvez um feto de java pra dar mais cor a isso e umas pedritas com musgo. Como tbm tas reduzido ao tamanho do Aqua pouco podes fazer.

 

Essas bolas estão com muito mau aspeto portanto eu tira as que de bom ai não devem tar a fazer nada

cumps

Muito obrigado, as bolas ficaram assim, desde que as parti ao meio, ficam agora a ver se recuperaram...os jungleswoods era boa ideia, mas não aço a minima ideia onde arranjar/comprar.Este nano era apenas para por musgo, o feto, eu nem sei como plantar, mas é boa ideia, tenho de ver disso

todos os meses costumo montar um ou 2 cubos vodafone depois remonte kkkk só paa me intreter quando poder tiro fostos o que tenho montado atualmente mas vou te mostrar o primeiro que fiz ... DSC_0069_zps78613cd0.jpg

 

à dois dias montei outro mas está sem plantas e com um filtro/bomba de circulação diy eu depois tiro foto acho que no outro consegui dar um sensação de profundidade/escala muito agradável depois envio-te ou meto aqui

Boas esse cubo tem muito bom aspecto, mas não leva nem filtro nem termo pois não?? eu pus areão preto para realçar as cores dos red's (atenção ainda não pus bicharada.). se pudesses mostrar esse filtro diy, era fixe, que o que eu fiz não ficou grande coisa, e estou a pensar refazer tudo mas com a mesma água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom o junglewood talvez não encontres ai nessas áreas portanto terias de comprar online com entrega por ctt ou afins.

 

O feto de java não é plantado apenas precisas de o amarrar a um bocado de madeira com linha e ta feito.

se plantares o rizoma apodrece e estragas tudo.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado, vou ver o que posso fazer entretanto vou ficar uns dias fora e o aquário vai ficar parado (a ciclar) mesmo assim todas opiniões são bem vindas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é bem um filtro é só opara dar circulação é uma bomba de ar com um tudo que vai dar ou interior de um frasquinho muito pequeno com uma esponja e depois a água é sogada lá para dentro e volta a sair e dá corrente.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi mesmo à pressa não está nada de especial, vai ao youtube e procura King of DIY e À lá um canal que é só diy para aquários e ele ensina lá a azer filtros internos caseiros depois é só adaptares o tamanho, usando um recipiente mais pequeno (uma proveta ou um tubo de ensaio de plástico com buracos e tampa com buracos tb acho que seria uma boa opção) ps: os buracos tens de ser tu a fazer aqueces uma faca no fugão e furas.

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

foi mesmo à pressa não está nada de especial, vai ao youtube e procura King of DIY e À lá um canal que é só diy para aquários e ele ensina lá a azer filtros internos caseiros depois é só adaptares o tamanho, usando um recipiente mais pequeno (uma proveta ou um tubo de ensaio de plástico com buracos e tampa com buracos tb acho que seria uma boa opção) ps: os buracos tens de ser tu a fazer aqueces uma faca no fugão e furas.

Muito obrigado, vi lá uns quantos, quando voltar depois, logo experimento qual fica melhor e assim, agora não posso fazer grande coisa, apenas ficar receptivo a propostas (quantas mais melhor) e conselhos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.