Sistema de cooling com transformador de led 12V?


dg12

Recommended Posts

Viva pessoal,

 

Dado este calor e os ultimos acontecimentos aqui por casa, estou seriamente a pensar em investir algum €€ para fazer um sistema de cooling DIY. a minha ideia seria aproveitar umas peças que tenho para aqui (ventoinhas de um cooler de portátil/PC e até um transformador de tiras LED 12V/5A-60W).

 

Eu até podia arranjar facilmente umas ventoinhas de 12V com 12-14db, mas não sei como procederia ao esquema de ligações e se é possível fazê-lo...

 

Algum expert para me ajudar?

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Um sistema de arrefecimento por ventoinhas apenas é eficaz caso a temperatura do ar seja inferior à daa agua, que pode estar mais quente por causa da iluminaçao do aquario, por exemplo.

 

Caso o aquario esteja a 29º e o ar à sua volta tambem, um sistema de ventoinhas nao vai arrefecer nada...

 

As ventoinhas geralmente trabalham a 12v (as de pc) ou 5v (se for de ligaçao usb) sabendo isso, as ligaçoes em si são fáceis e posso dar depois uma ajuda.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Discordo em absoluto do que dizes.

 

Factos: a temperatura ambiente da minha sala onde tenho 2 cubos de 30 litros é de 28/29º.

 

Um dos cubos tem uma ventoinha de pc apontada para o outflow do filtro programada para trabalhar 45 minutos e descansar 30 minutos com o resultado de a temperatura da água variar entre os 23,5 e os 24,5º. O outro cubo não tem ventoinha e a temperatura da água oscila entre os 27,5 e os 28,5º.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas... Então será que dá para fazer uma brincadeira com essas ventoinhas e um transformador de led? Tenho a ideia que vi que cada ventoinha era de 12V/0.2A... Ou seja, dá para muita ventoinha (tendo em atenção erros, talvez umas 20 apenas para não exagerar) ;)

 

A ideia seria só meter 6-8 ventoinhas, dado as dimensões delas... Seria em paralelo que as tinha que ligar certo? para manter a tensão aos terminais constantes...

 

O problema seria arranjar algum bicho para conseguir ligar a entrada das ventoinhas à saida do transformador, porque têm 'casquilhos' diferentes...

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

Podes ligar as ventoinhas que quiseres nao te esqueças que só vais ter é um maximo de corrente de 5 amperes, com 12V, depois como se costuma dizer começa a

"arrear", de resto é uma questão de ligaçoes e protejer das humidades, nao te esqueças de uma coisa muito simples agua e electricidade nunca combinaram bem,

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Dário,

 

Sim, eu estava já a pensar em meter algum isolamento entre os fios e contactos das ventoinhas, e dado que ainda vão ficar a uma distância da superficie da água não deverá haver problema :)

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Uma ideia que pode ser que funcione.

Um dos termóstatos que se vendem no ebay que controlam aquecimento e arrefecimento

Um sistema de água, dos que usam garrafões de 5litros e que dão para aquecer e arrefecer a água. Penso que rondam os 35 euros na makro.

2 bombas de circulação para quente e frio.

O termóstato tem diversas ligações em separado e que podem ser usadas para ligar cada um dos sistemas, já que o interior tem o sistema de aquecedor e arrefecimento em separado.

A funcionar, o custo total será inferior ao sistema só de arrefecer. E ganhamos um aquecedor externo :)

Quando perder o amor aos euros, tento. Agora andam curtos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Assim por lógica parece ser uma espectacular ideia!

 

Então vais ter que me dizer como correu isso quando te meteres ao trabalho :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Um sistema de arrefecimento por ventoinhas apenas é eficaz caso a temperatura do ar seja inferior à daa agua, que pode estar mais quente por causa da iluminaçao do aquario, por exemplo.

 

Caso o aquario esteja a 29º e o ar à sua volta tambem, um sistema de ventoinhas nao vai arrefecer nada...

 

 

 

Boas,

 

Não está correcta esta afirmação porque o que faz arrefecer a temperatura da água, neste caso, é a evaporação da mesma, conseguida pela passagem do ar na sua superfície. Poderá arrefecer 2/3ºC da temperatura ambiente.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais