IAPLC 2013


Miguel Reis

Recommended Posts

Acho que dá que pensar quando o aumento do numero de lojas com maior oferta em produtos de aquascaping é contrário ao desenvolvimento do aquascaping em Portugal. Acho que era essa a reflexão que deviam de fazer quando lamentam a fraca evolução do aquascaping nacional e não apenas lamentarem a fraca oferta. Como disse, muitos dos aquários brasileiros são feitos com húmus de minhoca, os layouts do Filipe ou do Manuel Brandão não tinham hardscape de loja ou de determinada marca, ...como lhe queiram chamar. Obviamente que não vou entrar em discussões sobre o uso de marcas, isso são outros 500 :chores003: .

 

Quando se diz que para se montar um aquário plantado se tem de gastar um ordenado mínimo nacional é aqui que discordo em relação à ideia (talvez involuntária) que ultimamente se transmite. Quanto a mim esse é que é um dos problemas do aquascaping nacional que inibe o aparecimento de novos aquascapers...tendo uma loja é recorrente aparecer pessoal que acha que para manter uma anúbia precisa de Co2 pressurizado :doofywave: .

 

 

Pessoalmente acho que o IAPLC está cada vez pior. Sempre fui um apaixonado pelo Nature Aquarium e não pelo aquascaping. Para mim, é a grande mudança que este concurso tem tido nos últimos tempos.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quando se diz que para se montar um aquário plantado se tem de gastar um ordenado mínimo nacional é aqui que discordo em relação à ideia (talvez involuntária) que ultimamente se transmite. Quanto a mim esse é que é um dos problemas do aquascaping nacional que inibe o aparecimento de novos aquascapers...tendo uma loja é recorrente aparecer pessoal que acha que para manter uma anúbia precisa de Co2 pressurizado :doofywave: .

 

 

Pessoalmente acho que o IAPLC está cada vez pior. Sempre fui um apaixonado pelo Nature Aquarium e não pelo aquascaping. Para mim, é a grande mudança que este concurso tem tido nos últimos tempos.

Boa tarde, José

 

Concordo. Não é preciso gastar um ordenado mínimo para se montar um aquário plantado. Os equipamentos que se usam são apenas um meio para um fim ... Apresentar um pedaço de natureza dentro de cinco vidros. Alias, é essa a razão pela qual as fotografias são tiradas sem os equipamentos - são apenas um meio para um fim.

 

Agora, daí até isso inibir o aparecimento de novos aquascapers ... Não concordo. Deixamos de postar aquários que inibam novos aquascapers? Não. Eu estou neste forum desde 2007 e tenho poucos posts (deveria participar mais e vou fazê-lo), mas sempre vi os layouts de todos e sempre aprendi muito... Quero continuar a aprender e gostava de continuar a ver boas montagens com muitas que tem passado pelo fórum ... Montagens, entendam como pedaço de natureza dentro de cinco vidros independentemente do que usam para chegar lá.

 

Quanto ao CO2 pressurizado e à anubia, infelizmente existe muita desinformação espalhada pela internet. Aqui o papel das lojas é critico na formação dos novos aquascapers. Com este esforço das lojas e dos seus lojistas, Portugal ganha qualidade nos seus aquariofilistas e a loja ganha um cliente.

 

Vou fazer uma sugestão:

 

A Malta da água salgada junta-se para fazer recolhas de água. Porque não nos juntamos um dia e vamos á serra de Sintra (desculpem quem é de longe) recolher material de hardscape para a próxima montagem? Eu já o fiz...

 

Abraço,

Francisco

Editado por Francisco Matos
  • Votar + 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou novo neste tipo de aquarios e acho que tanto as lojas como o forum têm um papel fundamental no desenvolvimento do aquascaping.

As lojas ensinam muito mas é aqui no forum que se cria o bichinho pelo aquascaping. devia haver encontros, workshops entre outras coisas para evoluirmos.

Eu so agora olhando para o aquarios que vi e para o meu é que vejo que ainda estou a anos luz da maior parte dos concorrentes, e so consigo chegar mais perto deles se tiver mais informação. mas la esta a pesquisa e toda feita por mim e é dificil ter com quem falar sobre o aquario.

apesar de ainda termos muito que crescer não podemos menosprezar o apoio que as lojas e o forum nos dão neste processo dificil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos,

 

Este é o exemplo de dois aquários espanhóis bem colocado no IAPLC e muito simples ...

 

Não sei porque, mas Eleocharis e Seiryu Stone só me lembram o Green & Grey do Pedro :smile2:

 

IAPLC # 58 - Albert

 

IAPLC58-AlbertEscribuera_zps32a9c6f4.jpg

 

IAPLC # 85 - Juan Puchacos

 

IAPLC85-JuanPuchades_zpsa8daaf83.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha visto e francamente não posso dizer que gosto muito mais do primeiro em relação ao meu. Certamente que não gosto mais do segundo em relação ao meu.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha visto e francamente não posso dizer que gosto muito mais do primeiro em relação ao meu. Certamente que não gosto mais do segundo em relação ao meu.

Eu gosto mais do teu que do segundo.

 

Agora estes aquários têm uma coisa muito valorizada no IAPLC - profundidade.

 

Já reparaste que no segundo quase que não se vê os peixes,.

Editado por Francisco Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu achei a posição das pedras no 1º muito falso, ao contrário o 2º gostei mais do conjunto, agora já chateia os tais caminhos em areia para dar a tal profundidade :doofywave: isso e terem sempre um cardume de peixes pequeninos, haverá algum filtro no photoshop para acrescenta-los? :tapfoot:

O nível de falsidade a que isto chegou não pode ser um bom exemplo para a aquariofilia.

 

Contem comigo numa ida à serra de Sintra :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu achei a posição das pedras no 1º muito falso, ao contrário o 2º gostei mais do conjunto, agora já chateia os tais caminhos em areia para dar a tal profundidade :doofywave: isso e terem sempre um cardume de peixes pequeninos, haverá algum filtro no photoshop para acrescenta-los? :tapfoot:

O nível de falsidade a que isto chegou não pode ser um bom exemplo para a aquariofilia.

 

Contem comigo numa ida à serra de Sintra :drool3:

 

António,

 

Sinceramente, não acredito que estes aquários sejam manipulados em photoshop. Certamente que os autores das fotografias terão o ficheiro raw para o demonstrar. Sem assim não for ... :tapfoot:

 

Também não sou fã dos caminhos em areia, mas acho que a profundidade não resulta disso. repara nos cantos traseiros dos aquários . Nao vês o fim.

 

Abraço,

Francisco

Editado por Francisco Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto não são os caminhos de areia que fazem ter profundidade. O que faz a profundidade é sim o conjunto todo, ou seja, desde a elevação traseira do substrato, passando pela proporção dos materiais (pedras ou troncos) e terminando na forma como é fotografado.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos deles já falharam! ehehe

 

#956 Rui Alves

999424_498250323594371_1440904849_n.jpg

 

Bem, o Rui já divulgou a sua foto. Tirada por mim (modéstia à parte, ficou fantástica! :P )

 

E não consigo entender o porquê do 956º lugar. Não consigo mesmo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apesar de achar a fotografia bonita, acho que o problema é o aquário estar muito vazio, o hardscape é pobre comparativamente as fotos que tenho visto de aquários no concurso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos deles já falharam! ehehe

 

#956 Rui Alves

999424_498250323594371_1440904849_n.jpg

 

Bem, o Rui já divulgou a sua foto. Tirada por mim (modéstia à parte, ficou fantástica! :P )

 

E não consigo entender o porquê do 956º lugar. Não consigo mesmo..

A foto ficou muito bem.

 

Também acho que devia estar umas centenas de lugares à frente. Mais ... Sei que este aquário foi montado à pressa na véspera da inauguração da nova loja.

 

É pena que não tenha enviado também, em nome da Sónia, o aquário 60p. Acho que ficaria melhor classificado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto ficou muito bem.

 

Também acho que devia estar umas centenas de lugares à frente. Mais ... Sei que este aquário foi montado à pressa na véspera da inauguração da nova loja.

 

É pena que não tenha enviado também, em nome da Sónia, o aquário 60p. Acho que ficaria melhor classificado.

 

Não compreendi mesmo a classificação. Pode ser que os júris do AGA consigam atribuir uma melhor classificação.

 

O 60p da Sónia.. Depois de 2h a fotografar o grande, esquecemo-nos do 60p :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Trata-se de um aquário de loja com 4 frentes. A sua enorme beleza vem mesmo desse facto de ter quatro frentes, o que foi certamente uma preocupação acrescida para o hardscape e plantação mas que depois nao resulta tão bem em fotografias.

O Francisco ja falou da profundidade... Ora isso é impossível fazer bem em 4 frentes com aquela largura.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tive a oportunidade de o ver ao vivo, e não tem nada a ver com a foto

 

 

Por acaso também o acho melhor ao vivo, acho que é do ângulo, o aquário ganha a tal profundidade e tamanho visto de um plano superior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acreditem que conseguiu-se dar uma boa profundidade ao aquário através da foto. Reparem no comprimento do vidro lateral até à traseira.

 

Para ficar melhor, o hardscape deveria de ter sido construído através da máquina fotográfica para trabalhar a profundidade para cada tronco mas não foi o caso. Construído para a fotografia, pelo menos o segundo tronco a contar da direita necessitaria de ser uns centímetros mais baixo e o terceiro a contar também da direita chegado um pouco mais para frente. Aí conseguiria-se trabalhar um pouco mais a profundidade.

 

De qualquer das maneiras, não me parece que justifique a classificação. Sem dúvida que surpreendeu..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, claro que a fotografia esta muito boa :)

Eu acho que será numa boa parte o compromisso de ter quatro frentes.

Antes um bom aquário mas menos fotogênico do que o contrario :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.