A minha "pia" de granito


Recommended Posts

Boas,

 

 

Não tenho muita sorte em ter peixes em aquários globos, por isso, uma vez que adquiri um cometa decidi colocá-lo noutro sítio. Daí que me lembrei da "pia" na casa do meu avô, que antigamente era usada como bebedouro para o gado. Está situada no "quinteiro", que é o primeiro andar das casas antigas onde já houve ou há gado.

 

O meu peixe deu-se muito bem com o novo espaço.

 

Daí coloquei mais peixes e hoje já tenho 6. Tenho kinguios e cometas. E coloquei uma planta apanhada aqui no rio.

 

As dúvidas são:

 

- Terei que colocar algum filtro?

 

- Será melhor colocar um substrato?

 

- Nestas condições poderão procriar?

 

 

Algumas fotos:

 

 

 

SAM_4642.JPG

 

SAM_4639.JPG

 

SAM_4638.JPG

 

SAM_4645.JPG

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Não tenho muita sorte em ter peixes em aquários globos, por isso, uma vez que adquiri um cometa decidi colocá-lo noutro sítio.

 

Bem vindo ao forum. os globos naao sao aquarios . de maneira que eles morrem. è o similar a criares um cao dentro de um terraço com 2 metros quadrados sem nunca sair de la. ele morrer nao morre mas tas a ver a coisa.

 

quanto à pia ... quantos litros tens? talvez 50? com que frequencia mudas a agua? como costumas fazer para mudar?

 

sao muitas perguntas mas sao ainda mais peixes para tao pouca agua... cumps

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A pia tem +/- 80 litros. Mudo a água uma vez por semana, não costumo esvaziar a pia. Tiro os peixes para um balde e com uma mangueira faço com que a pia esborde durante algum tempo para a renovação da água, e para tirar a sujidade.

 

Acha que são muitos peixes, para este espaço? Eu acho que têm muito espaço...

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não devias usar a água directamente da rede, devias deixa-la em repouso.

Um filtro não fazia mal... interno para manteres as coisas simples, daqueles que se vendem no olx. Ou podes fazer um.

A planta que ai tens quando a apanhaste estava enterrada ou a flutuar?

O tanque apanha sol?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A água que eu uso para encher é do poço aqui de casa.

Quando apanhei a planta estava enterrada no rio.

 

A pia apanha sol toda a manhã, e no ínicio da tarde até às 15h +/-.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens esses cuidados de mudar a agua todas as semanas não precisas de mais nada para esse espaço se manter saudável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer das formas, 6 kinguios para 80 litros é muito... Mesmo parecendo que têm espaço, esses peixes podem crescer até aos 20 cm, ou mais, para além de sujarem muito a água, daí que para cada kinguio seja aconselhado um mínimo de 40 L por peixe...

Isto é apenas a minha opinião...

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A meu ver o filtro é necessário, os peixes irão produzir cada vez mais matéria orgânica à medida que crescem, vai chegar a um ponto que vais ter picos de amónia e comecem a morrer peixes. Mais vale jogares pelo seguro... Com uma bomba de retorno um balde/vaso, umas esponjas dos chinês e cerâmicas tens um filtro eficaz. Ou compras um interno.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu queria evitar o máximo ter que usar eletricidade neste espaço. A pia não está em minha casa, mas na casa do meu avô e eu não queria abusar.

 

Os peixes se neste tamanho tiverem a água suficiente, vou deixá-los por aqui. Se atingirem um tamanho em demasia, arranjarei uma forma de os manter num lago, ou assim...

 

Será que ao fazer a troca de água semanalmente e a lavagem da pia mensalmente, manterei o nível de amónia baixo?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas lembra-te que não é só pôr mangueira, ou deixas o cloro evaporar ou metes um acondicionador.

 

Já foi mencionado que a agua vem do poço... logo n deve ter cloro. Leiam tudo para não criar posts desnecessários.

 

Para substituir o filtro, podes apostar em plantas. Pesquisa sobre plantas de lagos.

Há quem consiga manter lagos sem filtros, e ficar com a agua bastante limpa, sem algas. Mas com essa quantidade de peixes para essa litragem... n deve ser fácil.

 

Um cuidado que deves ter a fazer a troca de agua é a temperatura. Confirma se é não é muita a diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais