Mais um iniciante!!


OHRC

Recommended Posts

Bom dia a todos

 

Depois de ANOS (2) a acompanhar este fórum e de invejar os vossos aquários, parece que estou prestes a começar o meu projecto.

 

Já tenho setup mais ou menos montado, em papel, mas gostava de pedir as vossas opiniões para corrigirem possíveis erros.

 

Cá vai:

 

Aquário: 100Cx40Lx50A

 

Sump: 80Cx40Lx40A

 

Escumador: NAC Curve 7

 

Bomba reposição: Eheim Compact 2000

 

Bombas Circulação: SunSun 2x5000 l/h (ou é demais?)

 

Termostato: 2x150W ?

 

Iluminação: ATI Sunpower 4x39W T5

 

Substrato e Rocha viva ?????

 

Acho que é tudo! Quero, inicialmente, complicar o mínimo possível mas pretendo, a longo prazo, ter um pouco de tudo: moles, sps, lps, peixes...

 

Abraço e obrigado

 

Osvaldo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....de um iniciante para outro!

 

O teu setup parece equilibrado:

 

1 - A profundidade do aquário é importante para a circulação de agua e localização de rocha. 50cm era o ideal!

 

2 - Eu tenho a Eheim 2000+ para cerca de 200l de aqua total. O teu setup terá perto de 300l pelo que recomendo pelo menos a 3000+

 

3 - Sunsun x2? Como o teu aquário é "estreito" vais ter um fluxo rápido de agua só com uma 5000l/h. Por duas e anda tudo no ar! :)

 

Abraço

7359_7563.png

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos

 

Depois de ANOS (2) a acompanhar este fórum e de invejar os vossos aquários, parece que estou prestes a começar o meu projecto.

 

Já tenho setup mais ou menos montado, em papel, mas gostava de pedir as vossas opiniões para corrigirem possíveis erros.

 

Cá vai:

 

Aquário: 100Cx40Lx50A

 

Sump: 80Cx40Lx40A

 

Escumador: NAC Curve 7

 

Bomba reposição: Eheim Compact 2000

 

Bombas Circulação: SunSun 2x5000 l/h (ou é demais?)

 

Termostato: 2x150W ?

 

Iluminação: ATI Sunpower 4x39W T5

 

Substrato e Rocha viva ?????

 

Acho que é tudo! Quero, inicialmente, complicar o mínimo possível mas pretendo, a longo prazo, ter um pouco de tudo: moles, sps, lps, peixes...

 

Abraço e obrigado

 

Osvaldo Costa

 

Quanto as medidas do aquário aposta mais na largura que na altura, como foi dito.

Fica melhor visualmente, torna mais fácil a disposição da rocha e a circulação. Idealmente mais largo que alto, mas pelo menos igual!

 

Quanto ao escumador acho que não te devias fiar na capacidade que eles dizem. Por isso para evitar teres de rocar em breve de escumador apostava num melhor.

 

Bomba de reposição acho que é bem suficiente.

Circulação... Eu apostava num wave-maker. Também comecei com bombas desse género e acabei por ceder... No entanto servem bem!

 

Termostato - concordo!

 

Iluminação:- Está bem se apostares das lâmpadas certas... Se fores para os 50 de largura apostava na 6x39w.

 

A nível de substrato não exageres na quantidade para não acumular tanta porcaria(nitratos, fosfatos, silicatos...)...

 

Rocha viva - de boa qualidade, bem porosa.

 

Ajuda? Abraço

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela ajuda!

 

Pois, pelo que tenho visto há pouca gente com 40 cm de largura. Também posso passar para os 50, mas talvez tenha de cortar ao comprimento porque o aquário vai estar numa zona de passagem a dividir zona de jantar e zona de estar perpendicular à parede (com uma das larguras encostada a parede) e tem de estar 100% segura para não levar pancadas... Mas talvez dê com 100Cx50L, tenho de tirar medidas.

 

Estava a pensar colocar o móvel a 90 cm de altura + os 50 de altura do aquário fica prático para mexer lá dentro? Quero ter alguma altura para poder ter mais peixes e criar tipo uma "cortina" entre os espaços, porque não quero ter muita rocha.. Talvez duas ilhas, uma maior (encostada a parede) e outra mais pequena do outro lado (que ficará visível de todos os lados - 2 comp e 1 larg).

 

As lâmpadas seriam ATI, agora quais.....?

 

Quanto as bombas de reposição, já estive a ver a compact 3000 mas, enquanto a 2000 gasta 35W a 3000 gasta 66W o que ao final do mês, todos os meses, faz MUITA diferença. Quero apostar em bom material mas também no mínimo de consumo eléctrico possível porque nos tempos que correm....

 

Outra pergunta, alguém tem o aquário ao lado do sofá? Como vou colocar o meu ao lado do sofá tenho dois receios:

 

1- Que faça muito barulho.

2- Que sejam precisos óculos de sol para não ficar cego com a luz.

 

É possível fazer tipo tampa para a calha/aquário para reduzir a humidade e a luz de esguelha? Alguém teve problema de humidade ou algo do género por ter o aquário em casa?

 

Desculpem a quantidade absurda de perguntas mas as duvidas são imensas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. 100x50 é perfeito!

 

Uso 2 coral plus e 2 blue plus.

 

Quanto ao barulho, tens a meu ver 5 potenciais fontes (das minhas 2 experiencias com o novo aquario):

 

1 - Bombas de circulação - Uso duas 6015 Tunze e nem as oiço (motor dentro de agua)

2 - Bomba 2000 - Idem

3 - Barulho de agua a circular, especialmente no retorno. A utilização de um ducto e filter bag reduz-me a 90% esse ruido mas sp aparece um "borbulhar" agradável e relaxante!

4 - Escumador - É neste capitulo que tenho a maior dor de cabeça. Tenho um nac 7 que praticamente parece um motor de rega. Já fiz de tudo...limpa-lo todo, esferovite por baixo dos apoios da bomba, estender mais o tubo de ar...eu sei lá. Vi-me forçado a comprar placas rooftop e revestir a estrutura com elas (em 3 lados com um aberto) e o ruido está lá. Tive azar!

5 - Ventoinhas para arrefecer o aqua - Com estas temperaturas elevadas, tenho as ventoinhas todo o dia ligadas (via atc 800). Isso sim é um ruido que se torna muito incomodo numa sala, mas um chiller tem um custo proibitivo (e talvez tb tenha ruido!)

 

Se tiveres calha perto do espelho de agua a luz direta não incomoda (a luz indireta vinda do areao e interior é grande). Usa um fundo preto para minorar a dispersão de luz, se necessário...

 

Espero que ajude...

7359_7563.png

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde

 

Muito obrigado pela ajuda!

 

Estive ausente porque estive a analisar algumas situações com um amigo meu, dono de uma loja de animais e que me vai fazer o aquário (E tudo o resto).. Estou a pensar em alterar as medidas para 120 C x 50 L x 50 A (55 de altura não, pois não?)

 

É na parte do barulho que estão centradas as minhas atenções, neste momento! O aquário vai estar encostado ao sofá, portanto, tem de fazer o mínimo barulho possível. Ao colocar o tubo de entrada de água na sump abaixo do nível de água corta bastante o barulho de queda de água, não corta? Mas não todo? Em relação ao escumador, o NAC7 faz muito barulho? Que alternativa teria, silenciosa, mais adaptada à litragem e "económica"?

 

Abraço para todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Muito obrigado pela ajuda!

 

Estive ausente porque estive a analisar algumas situações com um amigo meu, dono de uma loja de animais e que me vai fazer o aquário (E tudo o resto).. Estou a pensar em alterar as medidas para 120 C x 50 L x 50 A (55 de altura não, pois não?)

 

É na parte do barulho que estão centradas as minhas atenções, neste momento! O aquário vai estar encostado ao sofá, portanto, tem de fazer o mínimo barulho possível. Ao colocar o tubo de entrada de água na sump abaixo do nível de água corta bastante o barulho de queda de água, não corta? Mas não todo? Em relação ao escumador, o NAC7 faz muito barulho? Que alternativa teria, silenciosa, mais adaptada à litragem e "económica"?

 

Abraço para todos

Olá, OHRC

 

Eu não mexeria na altura, acho que os 50 são o ideal...

 

Em relação ao barulho... sim, se colocares o tubo abaixo do nível de água corta... o que não significa que o elimine por completo.... O escumador, o NAC7 é muito utilizado pela malta e já ouvi diferentes versões não sei se é uma questão de sorte com o equipamento. Mas, é uma questão de esperares por mais oipinões.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais