Postura de Farlowella sp.


Quo

Recommended Posts

Helder, Bruno, André obrigado pessoal. Mas isto de criar farlowellas parece que é mais lento que uma tartaruga ou um caracol.

 

 

Dia 11. Nasceu hoje a 3ª cria. Sobram 25 ovos.

l9td.jpg

 

Não estou a fazer TPAs, tentei dar um pouco de waffer pleco Ocean Nutrition, colei ao vidro, mas não vi interesse. Estou a depositar as esperanças nas diatomaceas, ciclops e outras algas de vidro.

4eis.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

elas espalham-se pelo aquário... se bem que há pouco agruparam-se 4, e tinha o telemovel a carregar, não pude tirar fotos. A ultima contagem ia em 9 mini-farlowellas e 20 ovos por eclodir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui está uma foto quase em directo, tirada ha 1 minuto atras. a imagem é vista da superficie da água, olhando para dentro do aquário.

Estão 4 crias, uma é apenas reflexo

x6yv.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

andre, vamos ver. :D e vai mais uma, 10!

 

tenho a femea a encher novamente. Pelo que é provável que dentro de um mes tenha nova surpresa no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso é um peixe que gosto muito... Como é que soubeste que eram macho e femea? Outra coisa, nos corydoras consegues distinguir os sexos?

 

Calculo que seja pela forma arredondada da femea.. Só tive corydoras quando era puto e tinha um comunitário "salganhada"

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas farlowellas, o macho é maior, esguio e tem o nariz serrilhado. A femea menor e tem barriga. Isto pode não ser visivel em farlowellas jovens, ou é mais dificil de ver.

 

Nas corys, a femea é bem gordinha, o macho é mais esguio. As corys vivem muitos anos.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simplesmente :drool3:

Um bom peixe que ambiciono, mas por exportação os preços não são convidativos xd

Olha também quero ticket .... :tongue: .... que nº sou?

Já agora vou-te mandar pm pois não sei se aqui te posso perguntar.

 

E digo outra vez que isso é espectacular e não te esqueças de brindar estes seus seguidores com fotos .

 

 

 

Cumpz. Tiago Dias

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande trabalho...mas isso demora pa nascer que se farta :shock4::shock4::shock4:

Depois não te esqueças de quem foi o 1º a pedir uns bixinhos desses, isto se quiseres vender!

Mas agora continua a postar para irmos ver a evolução dessas belezas!!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@tiagojoaopintodias & @Tiago Constantino: Ainda é bastante cedo para saber se tive sucesso na criação. Só daqui a 5 dias posso ter a certeza que tive sucesso ou não, pois as crias podem morrer de fome, ainda não comeram nada que eu lhes tenha tentado dar. E mesmo que sobrevivam só daqui a meses é que poderão ser vendidas. lol

@Bruno Fernandes: pois. Mas tentar não custou assim tanto :P houve um trabalhinho... e se nenhuma sobreviver é chato, para mim basta uma sobrevivente para achar que tive sucesso e tentar novamente.

 

dia 12. ultimo dia. nasceram as restantes. Contei 25 crias, desta vez agruparam-se. Nota-se que algumas são mais pequenas. O pai voltou para junto da femea.

jstt.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom mesmo Quo, valeu o teu esforço! A ver se tenho a mesma sorte com os meus ancistrus ;)

 

O que vais dar de comer? Vais separá-los dos pais?

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou manter os pais. A femea está como disse com sinais de outra desova dentro de duas/tres semana ou assim. O aquário é de criação e planeio continuar a criar fauna lá... tenho lá tylomelanias a crescer.

 

pus uma rodela extremamente fina de courgette pendurada junto das crias, levei antes ao microondas, mais logo vai ser uma fina tira de talo de couve portuguesa, um restinho de espinafre, também no microondas, ou um restinho de melao/melancia. De manha pus bocados de waffer. tudo com cuidado, o objectivo é ver o interesse das crias, se não comerem os outros comem e criam organicos e algas que por sua vez podem ser comidos pelas crias.

 

como o pai depois da desova comeu boa parte das algas do aquário, estou também a deixar a luz do aquário acesa todo o dia, é uma PPL 16W, para um aquario de 63L é boa iluminação.

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias por umas plantas nesse aquário ou achas que não vale a pena? Se as arranjasses já com algas inda melhor... E pena seres de longe.

 

Ou então tentares dar com um pouco de luz solar no aquário.

 

Outra hipotese seria colocares um bocado de musgo ou assim num recipiente de vidro e pô-lo ao pé da janela a ver se ganhava algas...

 

Não sei, secalhar são más ideias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas vão competir com as algas e as plantas não servem para nada aqui. Não tenho musgos, essa ideia até dava. :S

 

luz solar no aquário não me parece boa ideia, por dois motivos: quero os parâmetros estáveis, e implicaria mover o aquário e 63L não é assim pera doce, pode partir o aquário, nem posso fazem mudanças de água.

 

Em reprodução convém evitar ser precipitado e 1 dia para uma cria é uma grande diferença. Vamos esperar a ver, tenho tentado dar coisas diferentes, a courgette despertou o interesse de uma ou outra que se agarrou...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando falei em luz solar não tava a dizer directa directa, tava a dizer claridade a dar no aquario, vinda da janela... podia ser que ajudasse, mas claro é obvio que se está longe ta fora de questao.

 

E estava a falar em colocar plantas, porque geralmente aquarios com plantas ganham mais algas, comigo tem sido assim..

 

Não tens musgo mas podes ver se alguem de ai de perto te "empresta" um bocaado...

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ao fim de 2 dias dos primeiros. A população reduziu de 25 para 20, provavelmente morreram todos os primeiros a nascer por não se alimentaram. daí que tomei medidas drasticas em termos alimentares, o que acabou por enevoar o aquário (pico de amonia) e levar ao desenvolvimento de algas e ao fim de 2 dias dos ultimos nascimentos, a pop. reduziu de 20 para 17 atuais, mas já vi algumas a se alimentarem, pus também alguma agua do aquario mais maduro, que tem sempre agua super verde.

 

Taxa de mortalidade

dia 13 20% (3º dia para algumas crias)*
dia 15 15% (3º dia para a maioria das crias)*
*saco vitelino esgota-se ao 2º dia.
Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a ver desenvolvimento em algumas, já parecem mini-farlowellas, vejo fezes..

 

mas já tive uma baixa por acidente... uma farlowella estava no fundo, sem bico, deve ter-se metido em algum sitio no filto, e ainda estava viva, tive que a colocar no aquário de água salgada para não sofrer mais, mal caiu foi logo comida. depois de amanhã, cada dia que passa ficam mais fortes, criando mais certezas em relação ao seu desenvolvimento.

 

apostei também em beringela como alimento. Parece-me mais facil de digerir pelas crias que courgette.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As que sobraram continuam a crescer. Enquanto recem-nascidas eram maioritariamente negras, nestas já se ve o padrao castanho na testa. Sao apenas farlowellas em miniatura. O crescimento tem sido bom em algumas, e menos bom noutras.

gnon.jpg

 

 

Pais apanhados no acto. reparem na barriga da femea

a5z7.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais