Postura de Farlowella sp.


Quo

Recommended Posts

Os pais. Macho com 16 cm e mais de 3 anos. Femea com 12.5 e 2 anos.

20130612210959.jpg

 

Estive a tentar a induzir a reprodução desta espécie em duas fases, que me levou um mes:

a primeira "alimentar" no aquário de origem (menos de 3 semanas),

a segunda a" induzir desova", já no aquário de criação (mais de 1 semana).

w3ji.jpg

Dia 1. Ovos guardados pelo pai.
3diy.jpg

lindo. não sei se vou conseguir, mas não custa tentar :D

também estou a tentar reproduzir corys no mesmo aquário, não sei se as deva tirar dali...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dia 2 um dos ovos fungou, ve-se na imagem acima e abaixo que é defeito de origem, 37 restantes continuam bem

jo4w.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, Pedro

 

A parte da qualidade da água e da alimentação pode ser problema.

 

Que queres saber de tylomelanias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande trabalho, ando à meses a tentar arranjar uma para o meu aquário mas é extremamente difícil, ninguém as anda a importar.

Pode ser que depois me vendas uns dos pequenos. :drool3::drool3::drool3:

 

Muita sorte com a postura.

 

cumps.

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive sorte em ter um casal, foi só estas duas que comprei... em situações diferentes e anos diferentes.

 

Se correr bem, vou despachar no forum. E, alem desta desova poderão haver mais. E' algo que demora alguns meses até poderem sair do aquário. Deve ser por isso que é pouco comum. A alta taxa de mortalidade devido a qualidade da agua e de falta de alimento é algo que já tenho previsto, estou a tentar minimizar os riscos. Mas ainda é cedo para isso.

 

dia 3. menos 2 ovos. o tal ovo fungado estava já limpo de fungo, vá lá, e outro de surpresa. sobram 36.

kdii.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!

 

Eu sempre gostei de farlowellas....Se resultar candidato-me desde já a 2 :)

 

Boa sorte e vou acompanhar

 

Abraço

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@joao ainda é cedo. mas claro que sim.

@Bruno. Obrigado. O aquario já agora tem 63L e esta amadurecido, pois foi onde estive a criar ciclideos africanos e onde estavam temporariamente invertebrados, pelo que o aquario tinha algas nos vidros e cyclops que ajudaram à desova, se bem que os cyclops desapareceram por causa dos pais e os vidros ficaram cristalinos, mas as algas nos vidros ressurgiram e é importante para as crias depois de nascerem como primeiro alimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Quo, parabéns por essa postura!

 

É mesmo assim tão dificil tentar a reprodução desta espécie? Consegues relatar como fizeste?

 

Abraço, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@cman obrigado.

@dg12 Dificil, dificil não será, será um pouco mais dificil para que os peixes desovem e para que as crias cresçam que os ancistrus. a maior raridade e ser um pouquinho mais caro que os ancistrus ajuda a falta de relatos de desova e também provaveis incompatibilidades nos aquarios.

@Bruno este não é o habitat delas.

O aquário delas é de 1 m com ancistrus brevifillis, banjo,poucos ciclideos americanos, em tempos também ancistrus cf. cirrhosus e outros peixe gato americanos. Aqui está apenas a fazer a fase final de desova. pois no aquário, tal seria quase impossivel.

 

dia 5. tudo a ir bem. Filhotes a mexer... muito giro.

retirei do aquário as corys, não quis correr riscos, pois são muito desastradas, e em vez delas pus tylomelanias e um casal de ampularias pigeon blue. a fauna no aquario de desova, inclui varias crias de tylomelania, essas que entraram, um camarão macrobrachium jelskii. E, um par de marisas para limpezas do fundo.

63aj.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê-se o crescimento a olhos vistos. Fantástico a possibilidade de tirar fotos e de comentar passo a passo. Penso ver ums casca do ovo vazia era aquela com fungo no inicio?

Continua a postar, está a ser um delicia ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@NGE não, esse ovo foi um ovo que desapareceu de surpresa, não estava fungado, deve ter sido rebentado, e suponho que pelo pai ou outra situação. O fungado estava na zona do meio, onde agora tem um espaço vazio entre os ovos. mesmo a meio. O pai tratou agora desse também.

 

dia 6. tudo bem e parece que estão quase a rebentar... mas ainda faltam uns dias

8uaj.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dia 7. perda de 1 ovo! provavelmente devido a um pico de amonia derivado de uma tylomelania morta

grbt.jpg

 

dia 8. perda de outro, sobram 34. Mas vamos ver como os restantes ovos progridem. O pai estava no momento a arejar os ovos. afinal sempre cuidam das crias, e antes esteve a limpa-los.

j4cw.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dia 9. continuo com perdas. Sobram 32 ovos. Contudo os que faltam, demonstram eclosão eminente. A femea está novamente a encher.

cgt5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e estavam mesmo a sair da casca

 

Entretanto reduzi a alimentação no aquário ao minimo, TPAs também ao minimo (limpei o sistema antes de forma a manter a quimica da água) e vou confiar nas algas nos vidros como alimento.

 

dia 10. Primeiro nascimento. Peço desculpa pela qualidade de imagem. Mas é tão pequeno e não conseguia focar com o telemovel.

a4n3.jpg

 

fahz.jpg

 

restantes ovos por eclodir. Informo também que a desova das farlowellas leva até meio-dia até colocarem todos os ovos, pelo que uns nascerem primeiro é normal. O que nasceu parece ter sido um dos de baixo que estavam isolados num par.

zbdw.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado aos 3. Nao consigo focar as crias com o telemovel. Ainda não são favas contadas.

 

O primeiro nasceu de manhã, o segundo só nasceu agora a noite. 2 crias + 29 ovos por eclodir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais