Spark Reef


Recommended Posts

Boas

 

Venho começar aqui, a colocar os passos da montagem deste aquário de agua salgada, sendo este tipo de aquário novidade para mim espero conseguir manter de uma forma conscienciosa, aquilo que se pretende... ou seja um habitat saudável ( para os peixes, corais e para a vista! )

 

O setup: Aquário: 70*60*60 = 252 Lts brutos

 

Sump: 67*40*40

 

Escumador: BM Nac 7

 

Circulação: Tunze 6025 e ( tunze 6045 ainda a adquirir )

 

Retorno: Red Devil D2000

 

osmoregulador: TMC V2 auto top up ( 2 bóias )

 

Iluminação: 6*24w T5

 

Aquecimento: 2x 250w

 

Quanto a rocha viva ainda não sei ao certo quantos kg's colocar, ainda vai depender do layout que ache mais agradável dentro destas medidas...

 

Ficam umas fotos do que já tenho e espero colocar até ao inicio de Agosto já fotos do aquário cá em casa!

 

 

A estrutura em ferro galvanizado com tubos de 3cm, coloquei um plástico protector para o chão, devido a ser madeira e não gostar muito de agua salgada.

 

Estrutura_zpse177c2ca.jpg

 

a Tunze 6025

 

Sujeira_zps3e27ea0f.jpg

 

6025_zps713c921f.jpg

 

a bomba de Retorno

 

IMG_6224_zps6288e592.jpg

 

IMG_6222_zps78528f6b.jpg

 

e o osmoregulador de duas bóias da TMC

 

IMG_6226_zps151207e9.jpg

 

 

 

Para já é tudo, quando houver novidades venho postar

 

Cumps!

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite,

 

ontem a tarde finalmente consegui arranjar forma de trazer o material para casa! :D mais em pulgas que isto é complicado encontrar....

 

Hoje vindo de Sesimbra já colhi 29Lt's de água para colocar a sump em funcionamento com o escumador a começar a trabalhar.

 

Depois de uma limpeza muito suave na Sump, foi vez de colocar a agua e ligar alguns materiais!

 

Deixo umas fotos do material ;)

 

IMG_6283_zps6ad821ec.jpg

 

IMG_6284_zps536af907.jpg

 

IMG_6285_zpse036df03.jpg

 

IMG_6288_zps8b20c743.jpg

 

 

IMG_6286_zps4647a925.jpg

 

Na caixa tenho alguma rocha morta que o Bruno me ofereceu e hoje passei mais uma vez na Aquahobbie e comprei 4Kg's de rocha morta para formar a "ilha grande" e começar a delinear o Layout

 

Espero orientar isto o melhor possível!

 

Cumps

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, fixe, tava a seguir mas no outro tópico, e tou à espera de ver o desenvolvimento e as fotos do layout.

 

Não tenho agua salgada mas gosto de ir vendo, aprendendo e apreciando. Nunca se sabe o que o futuro nos reserva.

 

Abraços e boa sorte com isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

muito obrigado por seguires!

 

trago novidades, já tenho o aquario no lugar definitivo e +/- limpo. Ontem enchi a Sump com 20.5cm e hoje o escumador começa a fazer alguma espuma.

 

Acho que vou começar a colocar o areão de coral e tentar agarrar a Rocha uma na outra para completar o layout.

 

Para já ficam algumas com as coisas no lugar,(falta completar a Sump, quero colocar uma prateleira para agarrar a parte eléctrica e não deixar nada a jeito de se molhar...)

 

IMG_6365_zps9c90760f.jpg

 

IMG_6368_zps8582bfe2.jpg

 

IMG_6367_zpsdde187d5.jpg

 

agora é colocar a bomba de retorno, limpar as tubagens e arranjar o sistema de osmose, para colocar o osmoregulador no lugar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada infelizmente não te vou poder ajudar nada... mas pronto ajudo nas críticas eheh..

 

Já agora, no vidro traseiro em cima podias acrescentar um bocado mais de papel de vinil autocolante, se der e se achares que fica melhor.

 

Gosto bastante do cubo e do efeito das lampadas.

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De nada infelizmente não te vou poder ajudar nada... mas pronto ajudo nas críticas eheh..

 

Já agora, no vidro traseiro em cima podias acrescentar um bocado mais de papel de vinil autocolante, se der e se achares que fica melhor.

 

Gosto bastante do cubo e do efeito das lampadas.

 

A ideia de tapar o vidro traseiro já me tinha passado pela cabeça, mas como ainda estou a espera do pente, so quando o tiver é que pondero isso!

 

Nesta foto só tinha 3 lampadas acesas, com as blue ligadas é bem mais fixe o efeito, mas só quando tiver agua é que o posso gabar!

 

 

Tem muito bom aspeto! Parecido com as minhas medidas, o meu só peca por ter a coluna seca a ocupar 10cm da largura (e fico com 50). Agora é só encher jerricans!!!

 

Boas Nuno,

 

esse foi o motivo pelo qual eu quis um aquário com a coluna exterior, para ter mais espaço no aquário e brincar melhor com o layout!

 

Quanto aos jerricans é que está complicado! não tenho nada de jeito para encher... este domingo encontrei o Ricardo Fonseca na Aquahobbie e ja lhe cravei alguma coisa, vamos lá ver quando posso ir buscar agua. ( talvez este domingo )...

 

 

 

Vou agora limpar as tubagens e colocar tudo no sitio certo, ainda tenho de colocar a bomba de retorno na sump e comprar o filter bag... para hoje são as únicas mexidas!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Empresto-te os meus 2 de 30L (com funil), se precisares. O meu truque é deixa-los na mala do carro e fazer "piscinas" com um regador de 10l. Não estraga as costas e é rápido!

 

Antes da recolha ve as horas das marés! http://www.hidrografico.pt/previsao-mares.php - Cascais -

 

A diferença entre a baixa-mar e a preia-mar é andares mais 15 metros ou menos sob os calhaus escorregadios, é dose! lol

Editado por Nunosm

7359_7563.png

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno.

 

Agradeço imenso temos de combinar isso, eu devo ir a sesimbra no domingo, ja enchi a sump com agua de lá e como tenho mesmo de lá ir fica a caminho!

 

 

Boa tarde.

 

Só uma pergunta

 

O nivel da espuma no escumador esta assim baixa por algum motivo? ou foste tu que meteste assim?

 

A espuma está baixa porque só liguei à dois dias e não tenho nada a sujar a agua.. espero não estar a dizer nenhuma asneira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem a noite peguei no black&decker e começar a fazer buracos na Rocha, prendi tudo com braçadeiras mas ainda não colei com epoxy...

 

Fica o resultado do que orquestrei por aqui:

 

Vista Mista

 

IMG_6388_zps277af5da.jpg

 

A lateral esquerda

 

IMG_6387_zps86909778.jpg

 

a frontal

 

IMG_6386_zps3ea2969f.jpg

 

 

Sugestões??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A espuma tem de chegar ao cone , e mesmo que a tua agua esteja " limpa " o escumador tira sempre algo ... Escumador de proteínas ;)

 

O escumador já esteve a chegar quase a cima e agora voltou a baixar, eu não tenho carga organica na sump, pelo qual o nivel de espuma não pode ser muito elevado...

 

Tenho alguma "porcaria" no cone mas não chegou ao copo...

 

E quanto ao layout alguma sugestão??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O escumador já esteve a chegar quase a cima e agora voltou a baixar, eu não tenho carga organica na sump, pelo qual o nivel de espuma não pode ser muito elevado...

 

Tenho alguma "porcaria" no cone mas não chegou ao copo...

 

E quanto ao layout alguma sugestão??

Boas,

Sem mexeres no nível de água a espuma anda para cima e para baixo?

Isso é muito estranho!

 

Na foto onde se vê o teu escumador o a espuma está muito baixa. Deves te-la acima da parte vermelha. Quando tiveres sujidade ela logo vai subindo.

Abraço.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sem mexeres no nível de água a espuma anda para cima e para baixo?

Isso é muito estranho!

 

Na foto onde se vê o teu escumador o a espuma está muito baixa. Deves te-la acima da parte vermelha. Quando tiveres sujidade ela logo vai subindo.

Abraço.

 

Mas foi tirada umas horas depois de o ligar... é natural acho eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Gosto do teu layout, verifica se permite uma boa circulação.

 

Penso que a espuma deveria chegar ao cone. Tens mantido o mesmo nível de água na sump?

 

Cumprimentos.

António Durães

Editado por amvd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, o nivel é sempre o mesmo!

 

Eu coloquei as rochas a 10cm do vidro para permitir que a circulação não pare com as rochas, tenho a bomba a apontar para lá e para cima, acho que não há problema!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todo o aquário tem matéria orgânica !!! Novo, velho , a ciclar ou ciclado logo escumador tira sempre algo , mais ou menos mas tira , ora isso lógico que a escuma tem de chegar ao TOPO do cone e entrar no copo !! Não muito liquida mas tem de sair pelo cone para o copo ....

Logo , esse escumador não esta afinado , convém você o regular ...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais quero deixar um grade Obrigado ao Membro psrpinto por me ter oferecido a sua agua de TPA que chegou para encher o meu aquário e poupou o trabalho da recolha no mar!!

 

 

Venho deixar uma questão, eu tenho a mangueira de descarga sem o L em pvc para silenciar a queda de agua, gostava de saber onde devo colocar esse " L " se no inicio da mangueira ou mais para o meio... é que ainda chateia um pouco o barulho da agua a cair na sump....

 

Agora deixo duas fotos do aquário com a agua e iluminação ligada ;)

 

a vista frontal:

 

IMG_6394_zps055ed403.jpg

 

a vista lateral:

 

IMG_6395_zpse900491c.jpg

 

e a vista mista:

 

IMG_6396_zps6b19d1a7.jpg

 

agora é deixar ciclar, esta semana devo colocar alguma rocha viva para acelerar o processo!

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já esta esclarecido, mais uma vez fui chatear o Luís à aquahobbie e ele lá me mostrou como fazer "a coisa"! ( ainda comprei um termómetro digital... e muito obrigado pela paciência !! )

 

O problema é que o pvc não cabe, fica muito largo o durso e não consigo colocar a peça no sitio, vou ter de encontrar uma solução para silenciar a queda da agua..

 

Esta semana conto colocar o pente no sitio e juntar alguma rocha viva ao aquário para ajudar a colonizar o resto da rocha e ( espero eu ) quando chegar das férias começar a colocar os habitantes tão desejados ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.