Peixes à superfície


Recommended Posts

pessoal será que me podem ajudar, não sei o que se passa mas desde ontem que alguns dos meus peixes (4 barbos tigres e 4 tetras) estão sempre à superfície até parece que estão a "respirar"

o que será que se passa???

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora estou á toa, faço as tpa's como tenho feito ao longo destes anos que tenho aquários, e nunca me aconteceu isto. a água já por si já tem O2 por isso é que a sua fórmula química é H2O, que significa que cada molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio.

sinceramente não consigo perceber como não há oxigénio na água!!!

o filtro está a funcionar perfeitamente, tenho um eden 320, que tem respiradouro e tudo.

mas e porque só acontece com os barbos e os tetras?? também tenho corydoras e elas continuam a fazer a sua vidinha normalmente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, sou novo aqui. mas já tive uma praga de bichos (tipo minhocas avermelhadas, com no máximo 1cm de comprimento) que fazia com que os peixes andassem aflitos no cimo da agua (acredito que respirem oxigénio).

Só descobri, porque faltou a luz e tive de andar com lanternas de noite a trocar águas.

Já desinfectei tudo com cloro e a praga (nunca descobri o nome daquilo), ainda anda por cá mas agora parece andar controlada.

E os peixes voltaram as cambalhotas normais.

 

E com isto quero dizer que, poderá não ser estes bichos mas alguma coisa poderá a transformar o oxigénio em dióxido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fizeste tratamente à agua antes de fazeres a reposição? os peixes consomem oxigéni, que estado num circuito fechado se vai esgotando. daí que na tpa entre mais oxigenio

Não, o circuito é aberto, existem trocar gasosas com o ar, oxigenando a agua, por isso a maioria nao usa bomb de co2.

 

Bruno, injectas CO2 ou tens muitas plantas?

 

Podes usar o filtro para "mexer" mais a agua na superficie facilitanto mais as trocas

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora estou á toa, faço as tpa's como tenho feito ao longo destes anos que tenho aquários, e nunca me aconteceu isto. a água já por si já tem O2 por isso é que a sua fórmula química é H2O, que significa que cada molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio.

sinceramente não consigo perceber como não há oxigénio na água!!!

o filtro está a funcionar perfeitamente, tenho um eden 320, que tem respiradouro e tudo.

mas e porque só acontece com os barbos e os tetras?? também tenho corydoras e elas continuam a fazer a sua vidinha normalmente...

 

Apesar da fórmula química da água ser H2O, os peixes não respiram água, por isso é que águas anóxicas (sem oxigénio) ou hipóxicas (muito pouco oxigénio), apenas suportam organismos anaeróbios ou com exigências de oxigénio muito baixas/mecanismos de respirar O2 atmosférico.

 

Se tiveres um aquário com muitas plantas, poderás ter carência de oxigénio, isto porque as plantas também respiram, tanto de dia como de noite, apesar da taxa de consumo de O2 de dia por parte das plantas ser muito baixa. Isto acontece muitas vezes no oceano: quando existe um bloom de fitoplâncton (organismos fotossinteticos microscópicos), esssa zona torna-se altamente produtiva, com elevado oxigénio dissolvido (que é o utilizado pelos organismos e não pelo átomo de oxigénio da molécula de água), no entanto, à noite, quando o fitoplancton não realiza fotossintese e consome oxigénio, essa água pode ficar desprovida do mesmo, levando à morte de outros organismos.

 

O meu conselho será aumentares a turbulência à superfície, que favorece as trocas gasosas entre a água e a atmosfera.

 

Em relação a só alguns peixes estarem ofegantes à superficie, muito provavelmente, deve-se às exigências desses peixes no consumo de oxigénio.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps.

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok pessoal obrigado pela vossa ajuda, então o que fiz no aqua, mas que parece ter funcionado, foi muito simples, aumentei a turbulencia da água à superficie. incrivelmente isto resolveu o problema que tinha com os peixes.

obrigado pelos comentários.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

Boas Matilde Silva

Bem vinda ao Fórum.

Abre um poste teu nos Primeiros Passos,

há 29 minutos, Matilde Silva disse:

Tenho os meus peixes á dois dias e eles andam muito ao de cima da água.                 Que faço?

Se sabermos mais sobre o teu aquário,que peixes falas e tudo o resto e dificil  ajudarte.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.