1º Plantado a valer


FábioFaustino

Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

Iniciei-me o ano passado neste hobby, que é quase uma "hobsessão" =P e após o meu aquáriozinho ter passado por várias fases e eu ter apanhado muitos desgostos e ter tido muito trabalho com ele, decidi começar com os plantados.

 

Não sei se terei criado o tópico no sítio correcto, pois como tenho substracto fértil, e já tenho o difusor cerâmico CO2 colocado, pronto para ligar ao CO2 dyi caseiro, não será bem um low-tech, só mesmo pela iluminação insuficiente.

 

Mas pronto, eu tinha mesmo era a necessidade de partilhar nesta comunidade, o fruto de tantas horas a navegar na mesma, e depois de ver tantos aquários de meter inveja, gostava de umas opiniões para o meu.

 

Este é o meu primeiro post, pois a organização deste fórum, está muito perto de perfeita, e qualquer problema que eu tenha tido, consegui encontrar já discussões sobre o mesmo, não podendo assim ter opurtunidade de me introduzir no fórum.

 

Bem, vamos então ao que interessa, e deixo umas imagens do meu plantado (incompleto).

 

egjr.jpg

ap0a.jpg

6pk4.jpg

 

Aguardo opiniões, e peço desde já desculpa se não criei o tópico no subfórum correcto.

 

Setup do aquário será postado após saber se o tópico "vale" .

Editado por FábioFaustino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

32 visualizações, 0 respostas, estará assim tão mau ? =(

 

Bem, algumas informações do aqua

 

Setup :

 

- Aquario Aquatlantis 60 Litros;

- Substrato fertil JBL aqua pro ;

- Substrato inerte JBL Manado;

- Filtro interno 300 l/h;

- Termostato 70 W, regulado nos 26 º C, apesar de nem chegar a ligar devido a temperatura da sala;

- Lampada flora-glo T8 15 W 46 cm.

- CO2 caseiro com difusor cerâmico.

 

Flora:

- Eleocharis parvula;

- Echinodurus Red Diamond;

- Ludwigia SP. Red;

- Alternanthera roseafolia Pink;

- Higrophila;

- Vallisneria Small;

- Para chegar :

- Cryptocorine;

- Echinodorus tennellus.

- Tronco;

- Musgo de java;

- Feto de java;

- Microsorum;

- Anúbia Barteri var. Barteri

 

Fauna:

- 5 Tetra neon;

- 2 Guppy;

- Restante fauna pretendida:

- 4 Red Cherry;

- 1 Ottocinclus;

- 2 Guppys;

- 3 neon black;

- Caracoles com fartura ( prevenir o iminente surto de algas).

 

Níveis da água:

- NO3 -> 10<25 ;

- NO2 -> 0;

- GH -> 7ºd<14ºd;

- KH -> 6 ou 7 º d;

- PH -> 7.1;

- Cl2 -> 0;

- Temp -> 28º C.

 

Continuo à espera de uma critica, com apontamentos de algo a melhorar, ou sugesões de fauna/flora que aqui possam assentar bem.

 

Única coisa que não alterarei, é o hardscape, fora aquele tronco, para já não pretendo mais nada, mas principalmente em relação à fauna, gostava de saber que mais ali ficaria bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só eu, passei aqui duas vezes e não queria ser o primeiro sou "muito verde".

Mas aqui vai a minha opinião/ideia.

 

Parece-me desequilibrado, plantas muito puxadas para um lado e espaços sem nada.

 

No espaço sem nada (lado esquerdo), eu colocaria 2 pedras a mais alta atras (10cms), e outra mais baixa com musgo e entre as duas, mas atrás das mesmas, espetava 3 folhas feto de java, misturadas com uma ou duas pernas de Alternanthera roseafolia Pink, com diferenças de tamanho (uma perna de 15cm outra de 7). Para tirar "monotonia".

E se tens a Anúbia Barteri var. Barteri, eu puxaria o tronco mais a frente (5cm talvez) e de baixo coloca

va Anúbia Barteri var. Barteri.

 

Desculpa e fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião, a minha ideia será na próxima poda, engrossar a moita de alternanthera, e juntar higrophila junto a ludwigia para fazer contraste entre ambas, ainda está para levar também a cryptocore, que ocupa um espaço jeitoso, portanto não queria estar a ocupar espaços com rochas, até porque sempre que ponho rochas, parecem muito pouco naturais, não tenho jeito para a colocação das mesmas =P

 

Mas acho que tens razão, está desiquilibrado, até porque a higrophila está muito densa, e nem deixa observar a beleza da echinodorus red diamond.

 

Obrigado, e vou ver se o consigo equiibrar mais, próximo update quando tiver o restante da fauna e flora.

 

Todas as opiniões e criticas são bem vindas =D

 

PS: o tronco já está o máximo possivel para a frente, tenho apenas mais 2 cm, mas que gostava de ver preenchidos por parvula/tennellus.

Editado por FábioFaustino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A iluminação é capaz de ser muito insuficiente... no mínimo devias tentar por o dobro do que tens...

 

Cada caso é um caso, mas eu tinha um aquário desse tamanho com cerca de 26w e só dava para plantas muito pouco exigentes, também não tinha substrato fértil mas de qualquer forma é pouca, aconselham a ter pelo menos 0,5W por Litro... No teu caso 30w de iluminação seria o minimo recomendado.

 

Mais tarde também era bom mudares para um filtro externo, consegues arranjar a 25/30 euros um Eheim 2211 aqui na àrea dos classificados do forum.

 

Podes colocar o casal de ramirezis, mas se quizeres fazer criação é melhor que seja apenas os ramirezis sem mais fauna. Alem de ficarem agressivos para outros peixes na altura de procriar, o espaço não é muito. Os red cherrys são comida pos ramirezis.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, sim, eu ando a estudar forma de acrescentar outra lampada igual, mas com temperatura de cor diferente, para fazer os 30W , e ver como as plantas se irao dar.

A maneira mais facil de ver se e suficiente e atraves da evolucap da parvula ( tou consciente que nao vai evoluir enquanto eu nao encontrar solucao, estou aberto a sugestoes).

 

entao acho que vou esquecer os cherrys, e experimentar os ramirezi.

 

peco desculpa pela falta de acentuacao, mas estou a escrever do telemovel.

 

Obrigado e abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos, ora cá está, água ciclada, fauna acrescentada, e como prometido, vão umas fotos, tenho também um video da alimentação, mas as minhas gatas serviram de modelo pelos peixes =P.

 

Já estou também a tratar da iluminação, vou colar na tampa 4 tiras de 50 cm de LED 5050 a complementar com a t8 que tenho agora (deverei trocar para outro espectro de cor, estou ainda a estudar qual favorece mais a clorofilia).

 

Faltam só acrescentar o CO2, que já deveria ter acrescentado, mas não tenho tido o tempo, ou quando o tenho não tenho o material comigo(pois é um amigo que mo vai emprestar) e a crypto, e 2 vasos de echinodorus tennellus para misturar com a parvula ( a meu ver dá um aspecto engraçado).

 

Quanto ao arranjo de plantas ( tendo em consideração o comentário do NGE, com o qual eu concordo também) assim que estiver tudo operacional, e nada pendente, irei fazer a primeira poda, e realocação de uma ou outra planta, pois a red diamond está escondida demais, e eu acho que merece mais protagonismo.

 

Ideia principal, retirar volume a higrophilla, para que a luz tenha mais facilidade em penetrar na sua folhagem, e juntar alguns pés desta, à ludwigia, para fazer o contraste branco/vermelho.

 

A altenanthera já atingiu o topo do aquário, e ainda não faz uma semana, retirar altura, dar densidade.

 

As vallisnérias estão juntas a echinodorus, irei talvez passálas para a frente do tronco, ou para o lado da alternanthera.

 

Estas são as minhas ideias, aguardo uma opinião.

 

Ora chega de palrear, e aqui vão umas fotos dos peixinhos:

 

5xh1.jpg

c2ir.jpg

wwvt.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Essa luz é suficiente ? as plantas estão a desenvolver bem??

 

Está bonito! mas falta umas coisas na minha opinião, claro! Um fundo dava logo outro aspecto ao aqua!!

Atenciosamente. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a luz já tratei disso, era insuficiente, acrescentei à lâmpada 4 tiras de 50 cm led 5050, e agora eu acho que já será luz suficiente.

 

Andei a investigar a secção de DIY, e forrei toda a tampa com fita autocolante de aluminío.

 

CO2, quando fui fazer o preparado caseiro, vi que o fermento biológico tava com um cheiro esquisito, e tinha traços de bolor, elas vão ter que esperar mais um diazinho para respirarem bem.

 

Em relação ao fundo, tenho andado a procura, mas a única coisa que me tem parecido bem, seria uma cartolina preta, para realçar a cor das plantas, mas nisso, estou mesmo muito aberto a sugestões, pois tenho 0 ideias.

 

Hoje já estou sem tempo, mas amanha meto umas fotos da tampa "Nova" já forrada e com os LED's, e fotos para comparar a iluminação, antes e depois.

 

PS: Os neons acabaram de se tornar um dos meus peixes favoritos depois de ver aquele azulão com esta luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos ramirezis, nao te aconselho, porque o aquario é pequeno e tens reds.

 

Quanto às plantas tenta separar mais, pé a pé, e utiliza-as para esconder o filtro.

 

Com uma boa iluminação vem uma boa fertilização :)

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não tenho os reds, estou a pensar se os meto ou não ainda.

 

Ok, eu coloquei todas as plantas ainda sem água, e só depois enchi, e como elas ficavam estendidas, optei pelos pés todos juntos, sem a percepção de que iria ficar tão denso, este fim de semana, tratarei de lhes dar uma boa poda, e afastarei mais os pés.

 

Quanto a fertilização, eu uso SERA florena, com ferro e minerais, faço bem?

 

PS: Este tópico está cada vez mais fugido do low tech, mas não sei onde o poderia enquadrar, peço desde já desculpa por tal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, as plantas assim parece mais equilibradas, mas pode ficar melhor (com o tempo vai lá).

 

Olha, sobre fundo estou a pensar em k-line para o meu (porque tenho aqui restos, dos tempos das maquetas).

E porque é branco, acredito que ajude reintroduzir a luz para o aqua, no mínimo visualmente vai "expandir" o aqua.

Aquilo tem uma espuma e deve ajudar a reter o calor por trás (mesmo que seja pouco, sempre ajuda na conta da chinesa EDP).

 

Fica bem e continua.

 

Ramires nunca tive, mas tive kribensis (bem agressivos, território deles ninguém entra)

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens, tens um projecto que deve andar bem para a frente ;)

 

No meu caso gosto deles com bastante fauna, mas pelo teu andar tas a ir bem ;)

 

Muito bom :character0050:

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens, tens um projecto que deve andar bem para a frente ;)

 

No meu caso gosto deles com bastante fauna, mas pelo teu andar tas a ir bem ;)

 

Muito bom :character0050:

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

"Aquilo tem uma espuma e deve ajudar a reter o calor por trás (mesmo que seja pouco, sempre ajuda na conta da chinesa EDP)."

 

Terrível, depareime com metade dos peixes mortos, e metade da flora amarelada, literalmente da noite, para o dia, tenho a agua a quase 34 graus =S.

 

Nem sei o que fazer, e agora só à tarde é que tenho tempo, mas fiz um teste e tou com o gh super alto, e os restantes valores, iguais, fora ph que desceu de 7.5 para 7, quando introduzi co2.

 

Será que os peixes coseram, ou poderá ter sido a alteração de dureza e ph?. Algo se passa, os peixes não saiem da superficie, e eu já meti a bomba de oxigenio a trabalhar, e cortei o co2.

 

Vamos la ver se quando chegar do trabalho não me deparo com um cenário igualmente mau, ou pior.

 

Com tanto cuidado e dedicação que tenho tido, a desilusão é enorme.

 

Qualquer um deles estava com aspecto extremamente saudavel, e da noite para o dia....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,

 

o problema na minha opinião está mesmo na temperatura da água. Com a subida da temperatura da água, a oxigenação da mesma caí, acho que o que lhes aconteceu mesmo foi que morreram sufocados :s e os outros estão à superficie pelas mesmas razões, falta de oxigenio na água. Tens o aquário ao sol, ou numa divisão da casa muito quente?

 

Para remediar..eu fazia uma troca de água para baixar a temperatura.. e tentava meter o aquário numa divisão mais fresca!! É que nos próximos dias a temperatura não vai descer em portugal...

 

Na minha opinião, o importante é baixares rapidamente a temperatura do aquário..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok reparei agora que és do Barreiro..eu sou do Seixal...ou seja do outro lado da baía.. na minha casa também está uma temperatura alta e tenho o aqua a 28 graus, com o termostato desligado claro.. se procurares meter o aquario numa divisão mais fresca acho que te safas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para alem das tpa's, garrafas com gelo, tenta aumentar a oxigenação e elevas o filtro a cima do nível da agua, de forma a cair em cascata. Não é muito, mas deve ajudar no arrefecimento da agua e na oxigenação da mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu desligava o termostato e mudava 20% da agua para ver se ja o mantinhas na temperatura ideal.

Co2 nem te baixou muito ph o peixe ficou cosido com a temperatura e sem oxigenação

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boa noite, desculpem a ausencia, mas o pouco tempo livre que tenho, tem sido para cuidar do aqua, e não tenho conseguido escrever.

 

Segui os conselhos que me deram, e desde o ultimo post, só me morreu um peixe ( e foi no proprio dia em que meti o post, pois tive de ir trabalhar e não me foi possive fazer nada nesse periodo.

 

Bem, morreram 7 neons, e metade da flora estava danificada.

 

As águas geladas, mal se aguentam mas conseguem descerme a temperatura para os 30 graus, e os peixes já se mostram mais "normais".

 

Os valores do aquário eram os seguintes no dia do post :

 

Amonia 0
PO4 >2mg/L
no3 10 < 25
no2 0 < 0,5
gh 14 º d < 21ºd
kh 10
ph 8
temp 32
CO2 Optimo ( é a unica medida que consigo arranjar, através de um minidispositivo que tem um liquido e que depois se compara a uma tabela)

 

Hoje, com outra tpa, mantém-se tudo, temperatura desceu para os 30, e phosphatos para 1 mg/L

 

Agora à flora :

 

ni4w.jpg

ni4w.jpg

 

 

Chocante =/.

 

Pior ainda, em volta de todas as plantas, vejo particulas brancas ( não sei se são filamentosas ou Fungo =X), pontos negros, que já se transformaram em buracos, e algumas têem as pontas a desfazer-se.

 

Acrescentei macro nutrientes da Sera, umas pastilhas que se metem no fundo, junto com a fertiização liquida de micro nutrientes, para no caso de as plantas não estarem a consumir po4 por falta de qualquer outro nutriente.

 

Onde se nota melhor as particulas brancas é na parvula

 

7fgt.jpg

Agradecia bastante um encaminhamento para a resolução do actual problema, porque tenho pesquisado, pesquisado , pesquisado, e nada, e custa-me estar a ver este projecto a desfalecer desta forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia, as minhas acções comentadas no último post, permitiram que eu não perdesse mais fauna, mas a nivel de flora não foi muito benéfico, já não tenho filamentosas, mas para além da parvula, que está com um ar bastante melhor, e já está a largar vários runners, as plantas não estão com um ar nada saudável.

 

Todos os dias deparo-me com um ou dois caules de Alternanthera roseafolia Pink a flutuar, e umas folhas da ludwigia também a flutuar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.