Recomeço ao hobbie


Hugo Amorim

Recommended Posts

Ola boa tarde :) meu nome é hugo e sou de lisboa e ja tenho registo a alguns anos :)

Entao a alguns anos tive um aqua mas acabei por desmantelar tudo e guardar, agora que mudei de casa... voltei a activar tudo, tenho um eheim ecco pro 2234, 3 power glow, areao de rio e um jager de 150w para cerca de 90 litros.

Neste momento tenho duas semanas e meia de ciclo e tenho algumas perguntas basicas :) vamos a isso.

Tenho ph a 7/7.5 domingo vou colocar dois troncos que tenho ja tratados e estava a pensar comprar umas plantas e colocar apenas tres pes mas nao tenho substrato sera boa ideia ?

Que tipo de testes posso fazer para saber se o ciclo esta completo ? Nitritos e nitratos ?

Sera possivel com duas semanas e meia colocar ja uns neons ou tetras ??

 

O meu filtro esta a precisar de revisao esta a deitar umas gotas de agua na parte rotativa onde as torneiras estao fixas ao filtro, existe manutencao ?

 

Desde ja muito obrigado pela paciencia :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Os melhores para controlares o ciclo é nh3/4 e No3.

 

A eheim tem quase todas as peças sobresselentes, é questao de procurares.

 

Existem plantes que se aguentam bem sem subtrato, que iluminação tens?

Podes sempre meter pastilhas fertilizantes.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá obrigado pela resposta :)

Tenho mesmo de ver as peças de substituiçao porque tenho o filtro dentro de um alguidar e tenho agua la dentro ... ainda nao consegui ver onde esta a fuga ...

 

Em relaçao a ilimuninaçao tenho duas aqua glo de 30W e uma aqualight coral blue ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tal como referido, o ciclo ainda está a começar.

 

Experimenta meter umas plantas, tens um grande leque de variedade, já que tens uma iluminação valente.

 

Se tiveres o teste para nitritos, faz, a probabilidade é que esteja já a ser formado pela degradação da Amónia. É uma questão de tempo até começar a haver nitratos (o menos tóxico dos 3).

 

Abraço.

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá ;) bom apos umas semanas a deixar decorrer o ciclo fui hoje a uma das lojas de lisboa fazer umas compras ... vou deixar aqui umas fotos .. ja com os primeiros ocupantes :)

Mas tenho a agua do aqua muito quente ... o termostato deve estar completamente desrregulado deixei nos 26 .. e a temperatura da agua fica nos 29 ..

 

Comentarios ? :character0050:
Editado por Hugo Amorim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário tem 15 dias de ciclo, infelizmente por empolgação coloquei mais ocupantes que deveria, e perdi 4 neons =( , mas o restante estão bem, só estou preocupado com o PH, está o azul um pouco mais escuro que os 7,4 do teste. Mas vou ter paciência e esperar mais alguns dias... Não fiz como você e esperei apenas 2 dias para colocar os peixinhos, talvez por isto tenham morrido alguns...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário tem 15 dias de ciclo, infelizmente por empolgação coloquei mais ocupantes que deveria, e perdi 4 neons =( , mas o restante estão bem, só estou preocupado com o PH, está o azul um pouco mais escuro que os 7,4 do teste. Mas vou ter paciência e esperar mais alguns dias... Não fiz como você e esperei apenas 2 dias para colocar os peixinhos, talvez por isto tenham morrido alguns...

 

Conta que morram mais. O ciclo é extremamente importante e sujeitar os peixes a esse tormento é muito chato.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! tens de ver bem a regulação do termostato...o meu tambem está a marcar 28º e no entanto a agua só vai até aos 26º,penso que grande parte dos termostatos têm uma margem de erro!

 

Sim, lá margem de erro têm mas tamos a falar aí de 1º ou pouco mais. Acima disso já é defeito de fabrico, desgaste do mesmo ou como estes dias andamos numa roda viva de tempº e há casas que aquecem mais que outras e então a tempº do aquário sobe naturalmente.

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Conta que morram mais. O ciclo é extremamente importante e sujeitar os peixes a esse tormento é muito chato.

 

 

Também não vamos ser assim tão dramáticos.

O ciclo é importante, mas não faz tudo.)

Compra um acelerador de bactérias, a mais barata, trixie ou api (api para mim = marca preço/qualidade9 e mete o recomendado que isso alinha.

E tu que dizes isso, tens de ter calma e não desanimar...... é que : Conta que morram mais, para uma pessoas que está a começar é mau.

 

Agora faz isso e vais ver que tudo se resolve. Eu ciclo ada para camarões CRS/CBS de grades boas em 4-6 dias e NUNCA tive uma

morte antes de fazer 2 meses do início do aqua.

 

Com calma isso resolve-se

Da próxima faz como te recomendam que é mais seguro, e lá diz o ditado,

 

Faz o que digo e não o que faço

 

 

Abraço e espero ter ajudado

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, concordo contigo mas já vi algures aqui no forúm posts do user, às quais assumo que não foi por falta de informação.

 

Até poderia meter alguns peixes mas ao dizer que morreram 4 e os outros estão bem, também assumo que não foi lá com muita calma e adicionou muitos peixes em pouco tempo, e acho que sabes bem que isso não abona lá muito a favor deles.

 

Como dizes depois de o mal estar feito a solução passará em acelerar o processo com trixie, api ou nitrivec, para não sujeitar o resto da fauna ao que os outros passaram.

 

Boa sorte com isso.

 

Abraço

Editado por Shaking

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia :) bem ate agora tudo bem parece que estao de boa saude a exepcao de um que tem uma barriga enorme, vou ter de pesquisar mas acho que criacao de tetras é muito dificil e nao deve ser gravidez. Esperar :)

Acho que o termostato esta com problemas ja baixei para os 23 graus e agua continua nos 28. Estes dias nao esta assim tanto calor.

O lado esquerdo do aqua agora ficou muito deserto, que aconselham ? Mais troncos ? Pedras ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia :) bem ate agora tudo bem parece que estao de boa saude a exepcao de um que tem uma barriga enorme, vou ter de pesquisar mas acho que criacao de tetras é muito dificil e nao deve ser gravidez. Esperar :) Acho que o termostato esta com problemas ja baixei para os 23 graus e agua continua nos 28. Estes dias nao esta assim tanto calor. O lado esquerdo do aqua agora ficou muito deserto, que aconselham ? Mais troncos ? Pedras ?

 

Penso que o termostato deve estar mesmo marado...

O meu é novo e tem a diferença de temperatura que falei,mas está certo,liga e desliga conforme atinge a temperatura e nunca aquece demais...mas nos dias mais quentes,não há nada a fazer pois a agua aquece naturalmente!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Também não vamos ser assim tão dramáticos.

O ciclo é importante, mas não faz tudo.)

Compra um acelerador de bactérias, a mais barata, trixie ou api (api para mim = marca preço/qualidade9 e mete o recomendado que isso alinha.

E tu que dizes isso, tens de ter calma e não desanimar...... é que : Conta que morram mais, para uma pessoas que está a começar é mau.

 

Agora faz isso e vais ver que tudo se resolve. Eu ciclo ada para camarões CRS/CBS de grades boas em 4-6 dias e NUNCA tive uma

morte antes de fazer 2 meses do início do aqua.

 

Com calma isso resolve-se

Da próxima faz como te recomendam que é mais seguro, e lá diz o ditado,

 

Faz o que digo e não o que faço

 

 

Abraço e espero ter ajudado

 

 

Sim, concordo contigo mas já vi algures aqui no forúm posts do user, às quais assumo que não foi por falta de informação.

 

Até poderia meter alguns peixes mas ao dizer que morreram 4 e os outros estão bem, também assumo que não foi lá com muita calma e adicionou muitos peixes em pouco tempo, e acho que sabes bem que isso não abona lá muito a favor deles.

 

Como dizes depois de o mal estar feito a solução passará em acelerar o processo com trixie, api ou nitrivec, para não sujeitar o resto da fauna ao que os outros passaram.

 

Boa sorte com isso.

 

Abraço

 

 

ph superior a 7,4 para neons tambem leva a mortes.

 

O ph para mim é tao importante como o ciclo

 

Concordo, foi um erro, mas não sou de todo irresponsável como pode parecer galera, os neons acabaram morrendo por conta do PH como Ervilhita falou, sei pelo teste e como tem mais de 15 dias, eles foram os únicos =/, trabalho a semana toda e só tenho 2 dias no final de semana pra fazer essas coisas, acordo 5:30 da manhã e dou a comida, de 2 tipos, uma a qual eu "piso" pra deixar fininha pois o horário que chego a noite é muito tarde e não dá´pra fazer essas coisas, chego cansado. Também não serve de desculpa... comprei um produto que adicionei para diminuir o estresse, sabádo fui comprar o acelerador do ciclo como tiagojoaopintodias sugeriu (antes mesmo dele ter comentado), mas o rapaz me informou que eu poderia deixar como está, pois levaria 10 dias para morrer pro conta do Ciclo, como já passou 17 dias, ele pediu apenas para eu esperar mais 1 mês antes da limpeza, e 5 dias para adicionar algum peixe novo. Meu receio é o PH...

 

Agradeço as dicas =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,

 

Para mim o pH não é tão fundamenta como um bom ciclo.

Eu faço o ciclo com acelerador, pois demora menos tempo e acho mais fáci, pois às vezes com o ciclo tradiciona surgem alguns problemas, pois com tanto tempo se uma pessoa se esqueçe de alimentar o ciclo, as bactérias desnitrificadoras da amónia podem morrer e só ficar as dos nitritos, ou seja o ciclo completou-se mas está mal, pois vai haver outro pico de amónia.

Quanto aos neons gordos, são fêmeas, cheias de ovos, não é impossível criar neons, pois a mim aconteceu-me sem querer, quando fui de férias e a minha avó ía alimentar os peixes, só que não deu com a luz, como sabem as crias são fotos sensíveis, e quando voltei tinha um minorca por lá, sorte ou não aconteceu com um pH de 7,2.......

 

Quanto ao termostato, eu tenho os dos meus invertz para 23ºc e estão todos a 27ºc.... -.-' e a custa disso tive três baixas importantíssimas, 3 fêmeas ss ovadas :cry4:

 

Mas pronto o que quero dizer é que o termostato pode não estar avarido, pode simpleesmente ser da sala que é quente, e não baixa o suficiente de noite para a água baixar a temperatura.

 

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom la fui dar uma voltinha por mais uma loja em lisboa e fiquei rendido quer pela simpatia como pela vontade de ajudar :) alem de que a loja é enorme e tem uma variedade muito grande, fiquei fã.

Em relação ao aqua por uma má indicação de um vendedor de uma loja tinha o filtro externo com massas filtrantes na ordem errada e tb com lã o que nao é aconselhável para externos la ficou um ciclo mal feito.

Mais um termóstato novo mais umas bacterias e ate agora os tetras vao se aguentando :) agua a 27 graus ph ligeiramente superior a 7.

Em termos esteticos gostava de opinioes, estava pensar colocar mais um tronco e uma pedra do lado esquerdo :).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.