Problemas com o JBL Manado


Recommended Posts

Boas amigos,

 

Eu montei um aquário, que já vai fazer um mês, montei com a água do garrafão comprada, e faço tpa's, com a água do garrafão e tinha um ph de 6.2 e noto que o manado faz-me aumentar o ph até 7.2 e fica até ai; não aumenta mais.

A minha duvida é como é possível aumentar o ph com o manado, e no saco diz que é inerte.

Com uma água ácida pode ter um KH alto e com um GH alto é possível?

Também acontece isso com um nano aquário que tenho e uso agua do garrafão.

Não tenho pedras nem conchas etc, Só mesmo manado.

Preciso de opiniões e ajuda.

Obrigado.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes com o pH... é o conselho que te dou.

O problema e que tenho um sistema de co2 e os parâmetros andam todos alterados, de dia quando a iluminação e o co2 a trabalhar a agua fica a 6, a noite quando já não está a trabalhar fica a 7.2.

Já morreram 1 casal de ramirezis.

Obrigado pela preocupação.

Cumps

Editado por jsg1992
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.eu acho que o manado nao é assim tão inerte..lol.bom eu tambem tenho manado e o meu kh é 7.. e o ph anda na casa dos 6.8..tenho co2 caseiro .ate agora so tive duas baixas,mas nao sei se derivado a osçilacoes de ph durante a noite.

Fica só o meu testemunho em como tenho um ph acido com um kh alto..gh nao tenho teste por isso nao sei.

Cumps luis goncalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.eu acho que o manado nao é assim tão inerte..lol.bom eu tambem tenho manado e o meu kh é 7.. e o ph anda na casa dos 6.8..tenho co2 caseiro .ate agora so tive duas baixas,mas nao sei se derivado a osçilacoes de ph durante a noite.

Fica só o meu testemunho em como tenho um ph acido com um kh alto..gh nao tenho teste por isso nao sei.

Cumps luis goncalves

Obrigado pela ajuda.

Mas o teu co2 está ligado 24 horas certo?

O meu está ligado 7 horas por dia, é co2 pressurizado.

Já estou a ver que é mesmo do manado.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse acima, as oscilações de pH devido à injecção de CO2 não têm qualquer problema. Se os teus ramirezi morreram foi por outra razão qualquer. Até pode ter sido CO2 a mais. Mas o pH não.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O manado não me tem criado qualquer alteração em nada a nível de ph. E tenho 75 litros de manado no aquário, se não fosse inerte eu já tinha reparado ( uso água a 7,4 e não tenho o ph acima de 7.0). As variações de ph devido ao Co2 conforme já foi dito, não causam problemas a fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

variaçoes de ph não é assim tao pouco prejudicial, principalmente assim tao grandes.
O manadao é inerte, mantem a agua normamente nos 7 e pouco, mas o gh e o kh sao muito baixos logo é facil haver variaçoes...
eu experimentava um buffer de gh para tentar estabilizar o gh, é possivel ter ph baixo com gh's altos, é o que se procura para criar taywan bees.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem ser ou não. Depende da salinidade. São as flutuações de salinidade (choque osmótico que são importantes). As do pH não são assim tão importantes como nos fazem crer...

 

E vou-te explicar com um exemplo figurativo:

 

o pH mede o racio entre cargas H+ e OH- (também há o pOH que é o inverso).

 

No caso de águas moles tens poucas cargas

H+ = 5

OH- = 5

racio = 0 (seria o equivalente a um pH 7)

 

No caso de águas moles tens muitas cargas

H+ = 500

OH- = 500

racio = 0 (seria também equivalente a um pH7)

 

Agora imagina que injectas CO2 e introduzes 5 cargas H+

 

No caso das águas moles ficas com

H+ = 10

OH- = 5

racio = 2

 

 

No caso das águas moles ficas com

H+ = 505

OH- = 500

racio = 1.01

 

Como vês, no primeiro caso (águas moles) houve um aumento de 200% do racio (pH). No segundo, exactamente a mesma quantidade de cargas, apenas causou o aumento de 1% do racio (pH).

 

Por isto é que o pH flutua tanto com águas moles. Mas também é por esta razão que não tem qualquer consequência. São apenas mais uma poucas cargas de diferença. Já no caso de águas duras, uma grande flutuação do pH tem que estar necessáriamente a grandes alterações de cargas (salinidade). Não é problemático por si, mas a fauna sofre devido à diferença de salinidade que afecta a osmoregulação dos animais.

  • Votar + 3

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais