Peixes que suportam o inverno em Portugal - Versão 2013


Recommended Posts

Peixes que suportam o inverno em Portugal - Versão 2013

 

 

1- Introdução

 

Tenho compilado e publicado esta lista nos últimos seis anos, como já estamos na altura certa do ano, aqui vai.

  • Peixes interessantes para aquários de água fria e lagos de jardim e que podem ser mantidos de inverno em Portugal, pelo menos em regiões de clima ameno.
Continuarei a manter registo destas espécies, se alguém tiver experiencias que queira partilhar com peixes mantidos no exterior durante o inverno por favor responda ao tópico indicando:
  • Espécie, zona do país, ano(s) em que foi mantida
  • Opcionalmente, seria útil conhecer a profundidade e capacidade do lago.
2- Peixes que já existem na natureza em Portugal

 

Gambus1a holbrooki

 

É vivíparo parecido com um guppy fêmea mas bastante agressivo. Está espalhado de norte a sul do país. De inverno, quando faz mais frio, tem a estratégia de se enterrar no fundo ficando em estado de semi-hibernação.

 

A gambus1a mais bonita é a holbrooki melanistica que não existe na natureza em Portugal:

 

holbroki2.jpg

 

Chanchito (Australoheros facetum)

 

Austhrolerosfacetum01.jpg

 

Um bonito e interessante ciclideo americano, espalhado pelos rios e barragens a sul do Tejo mas que também se encontra em alguns lagos artificiais, incluindo o parque da cidade do Portoe o Campo Grande em Lisboa.

Na ultima década o seu número tem decrescido bastante em Portugal devido à competição com a P3rca do Sol.

 

P3rca do sol (Lepom1s gibbosus)

 

lepomis_gibbosus_resize.jpg

 

É um peixe muito bonito mas tornou-se praga terrivel em Portugal, estando espalhada por todo o país e fazendo decrescer ou desaparecer as populações de outros peixes.

 

Achigã (Micropterus salmoides)

 

FI0034_1l.jpg

 

Apenas para apreciadores de "monster fish".

O Achigã é um dos peixes mais incríveis que eu já mantive, como uma boca GIGANTE e uma fome INESGOTÁVEL. Se pensa que uma oscar é glutão, experimente manter um Achigã.

À semelhança do oscar, o Achigã é esperto, reconhece o dono e pode ser treinado a saltar fora de água, para apanhar comida.

O Achigã é certamente uma das especies mais fascinantes ao dispor do aquariofilista mas precisará de espaço (aquário com 600 litros ou lago com 5000 litros) e só pode ser mantido com outros peixes DUROS e que tenham mais de metade do seu tamanho, para assegurar que não lhe cabem na boca.

 

Verdemã (Existem provavelmente 3 especies nos rios portugueses: Cobitis marrocana, Cobitis calderoni e Cobitis paludica)

 

cobitis1bd2.jpg

 

O verdemã é um detritivoro pacífico que ocupa um nicho ecológico semelhante aos dos corydoras. É uma excelente adição para lago ou para aquário.

 

Pimpão (Existem 2 especies em Portugal: Carassius auratus, Carassius carassius)

 

IMG_0691%20Carassius.JPG

 

É o vulgar peixe vermelho de aquário, mas com coloração natural.

 

Esgana-gata (Gasterosteus aculeatus)

 

77754_580_360.jpg

 

É um bonito peixe de aspecto pré-histórico e, com 3 espinhos na barbatana dorsal, não será facilmente ingerido por um gato... daí o seu nome.

 

O esgana-gata é um peixe interessante porque constroi um ninho tubular com restos de plantas, muito parecido com o de um pássaro. Na construção utiliza uma cola produzida por uma glândula especial. Este extraórdinario comportamento levou a que o esgana-gata se tornasse num dos peixes mais estudados em laboratório.

 

Caboz de água doce (Salaria Fluviatilis)

 

salaria-fluviatilis.jpg

 

É um interessante peixe que guarda ovos e crias à maneira dos ciclideos mas que é muito dificil de encontrar. O Aquário Vasco da Gama mantem e reproduz um grupo destes peixes.

 

Fundulus heteroclitus

 

fundulus_heteroclitus01-500.jpg

 

É um killie adaptado a águas salgadas ou salobras mas que também aceita água doce, desde que seja dura. É um peixe cinzento escuro que apenas fica bonito na primavera, altura em que os machos ficam negros, de pintas brancas e barbatanas amarelas. Existe na Foz do Guadiana.

 

Gobio gobio

 

gobio2a.jpg

 

É um peixe discreto mas muito adaptável e que se dará bem na maior parte dos lagos.

 

3- Espécies "tropicais" de água fria

 

3.1- Killies

 

Aphanius mento

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa) tem mantido a especie ao longo de vários anos

 

Aphanius%20mento.jpg

 

Aphanius sophiae

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), ano 2000.

 

I-Aph-soph-Pers-m.JPG

 

Aphanius danfordii

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), 2007/2009

 

I-Aph-danf-Soysalli-m.JPG

 

Aphanius iberus

Ref: É uma espécie nativa da peninsula iberica, como o seu nome indica, embora não existindo em territorio português (que se saiba)

 

aphan3.jpg

 

Outros Aphanius

 

Provavelmente todas as cerca de 20 espécies de Aphanius existentes aguentarão um clima como Lisboa, com eventual excepção do sirhani e do dispar.

 

 

Fundulus cingulatus

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), década de 2000 e Alberto Gil: tem mantido a especie durante vários anos.

 

2560480396_b1cd9e45e8.jpg

 

Fundulus chrysotus

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), desde 2012

 

IMG_2650-1.JPG

 

Outros Fundulus

 

Todos os Fundulus irão aguentar o clima Português sem problemas, de facto, uma destas espécies até habita o Canadá.

 

Jordanella floridae

Ref: Pedro Castelo, decada de 2000 e Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), desde 2008.

 

Jordanella-floridae-2.jpg

 

Austrolebias nigripinnis

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), década de 2000

 

Austrolebias+nigripinnis_Arroyo+Tajamar_

 

Austrolebias alexandri

Ref:Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), década de 2000

 

kcj200405_089Austrolebias_alexandri_Ceib

 

3.2- Viviparos

 

Heterandria formosa

Ref:Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), desde 2007

 

Heterandria%20formosa.JPG

 

Ameca spledens.

Ref. Miguel Andrade, década de 2000 morreram no inverno de 2008/2009 embora talvez não por causas relacionadas excluvisamente com o frio.

 

Ameca%20splendens%201.jpg

 

Phalocerus caudomaculatus

Ref:Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa) tem mantido a espécie no exterior, desde 2006.

 

Phalloceros_caudimaculatus.jpg

 

Xenotoca eiseni

Ref. Miguel Andrade, 2009.

 

xenotoca%20eiseni.jpg

 

3.3- Ciclideos

 

Gymnogeophagus meridionalis

Ref. Alberto Gil, Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa) e outros têm mantido a especie desde 2004.

 

merid.norte.fem.jpg

 

Cichlasoma pusillum

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa) tem mantido a espécie desde 2008.

 

cs_dimer.jpg

 

3.4- Barbos

 

Barbus semifasciolatus (Barbo doirado)

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), década de 90.

 

220px-Gold_Barb_Puntius_semifasciolatus_

 

Puntius conchonius (Barbo rosado)

Ref: Alberto Gil, desde 2008

 

Puntius_conchonius_Diam_Rge2.jpg

 

Puntius padamya "Odessa"

Ref: Ricardo Fonseca, desde 2008

 

Puntius_Odessa.jpg

 

3.5-Anabantideos

 

Macropodus opercularis (Peixe do paraiso)

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), desde a década de 90.

 

opercularis.jpg

 

Betta splendens

Ref1: Carlos Couceiro, Inverno de 2008/2009

Ref2: Pedro Oliveira tentou-os manter um inverno mas morreram.

 

bettagreen.jpg

 

3.6-Peixes Arco-Iris

 

Bedotia madagascariensis

Não confirmado.

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), colocou peixes no exterior no principio de Fevereiro e sobreviveram. Inverno de 2005/0006.

 

3.7-Peixes-gato

 

Corydoras paleatus

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa) década de 90.

 

c_paleatus.jpg

 

Brochis splendens

Ref: Carlos Couceiro, inverno de 2008/2009.

 

brochis_splendens_adult_6.jpg

 

3.8-Outros

 

Danio rerio (Zebra)

Não confirmado.

 

rerio.jpg

 

Tanichthys albonubes (Neon chinês)

Ref: Várias, incluindo Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), década de 90 e Ricardo Fonseca desde 2008.

 

White_Cloud_Mountain_Minnow_1.jpg

 

Gyrinocheilus aymonieri (CAE)

Ref: ccdsantos

 

Gyrinocheilus_aymonieri1.jpg

 

Mogurnda adspersa

 

Ref: Alberto Gil, década de 2000

 

800px-Mogurnda_adspersa_2.JPG

 

Oryzias latipes

Não confirmado.

 

Oryzias_latipes.jpg

 

 

 

Miguel

  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas, tenho um aquario de 600 lits que estou a ponderar montar na rua debaixo de uma varanda.

Quais as espécies que me aconselham e onde poderei arranjar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David,

 

O meu povoamento preferido é com killies, viviparos e ciclideos.

 

Em Killies recomendo uma ou duas espécies dos seguintes géneros: Aphanius, Fundulus, Jordanellas e Lucanias.

 

Pelo menos as Jordanellas e os Aphanius são relativamente simples de encontrar.

 

Em viviparos eu recomendaria um goodeiídeo como as Xenotocas e um cardume de poecilideos, como o Phallocerus, a gambus1a sp. "Black" ou a Poecilia latipinna.

 

Pelos menos o Xenotoca eiseni é relativamente simples de encontrar no mercado e eventualmente também os Phallocerus.

 

Em ciclideos, claro, recomendo o Gemnogeophagus meridionalis: é um peixe muito bonito e que nos apresenta facilmente o espetáculo de "pastar" a nuvem de alevins.

 

Se tiveres dificuldade de encontrar espécies manda-me uma MP, costumo ter alguma coisa disponível na área de vendas e trocas.

 

 

Miguel

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Viva,

 

Para 2014 não há novidades substanciais nesta lista, portanto só em 2015 farei uma atualização completra.

 

De facto, existem alguns goodeiideos se sabe poderem ser mantidos em água fria (tenho de pedir ao Miguel Andrade a lista completa) e pouco mais.

 

Porém, há zonas temperadas no mundo cujas especies estão ainda por explorar neste tipo de manutenção. Um exemplo disso é do sul da América do Sul, com um clima semelhante ao nosso e com muitos peixes interessantes, incluindo várias de espécies de loricarideos e de tetras, alguns bem bonitos.

 

Têm-me mesmo chegado a informação, ainda por confirmar que a comum viuva também pode ser mantida todo o ano em lago de jardim.

 

800px-BlackTetraCloseUp.JPG

 

Caso alguém já tenha passado o inverno com este peixe por favor informe-me.

 

 

Obrigado,

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Os peixes que mantenho sem aquecimento e no exterior:

Exterior: Corydoras undulatus; Corydoras paleatus; Danio rerio (e frankei);Aphanius mento; Aphanius danfordii; Puntius conchonius; Puntius padamya; Tanichthys albonubes; Heterandria formosa; Neocaridina heteropoda.

Indoor: Betta splendens; Puntius sachii; Ancistrus temminckii; Caridina cf. Babaulti Stripes.

Atualmente é o que tenho sem aquecimento, mas já tive outras que de momento não vou mencionar para não cometer nenhuma "gafe"...

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ola Miguel

Já passei um ano inteiro com Danio rerio (Zebra) e posso confirmar que vive, exibindo coloração bem melhor do que se mantido em agua quente todo o ano.

Cumprimentos

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

Muito bom e útil este tópico.

Procuro zona de Lisboa Chanchito (Australoheros facetum).

Alguém que mantenha ou saiba onde posso apanhar? No lago do campo grande fui lá hoje mas fizeram remodelações a todo o jardim e acabaram com eles no lago.

Na Gulbenkian existe mas é complicado de apanhar não só pelos seguranças mas também porque não existem em grande número.

Cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tenho ideia de ter lido algures que no Montijo, no parque havia. Se conseguires apanhar alguns avisa que eu também quero!!!!

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

É o seguinte estive em Caxias mais precisamente nos Jardins da Quinta Real de Caxias e os lagos estavam todos vazios...

A busca continua alguém me pode dar informações onde posso apanhar Chanchito (Australoheros facetum) em Lisboa uma zona de fácil acesso de preferência sem seguranças?

Cumps

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Este peixe tambem aguenta (http://img62.imageshack.us/img62/4991/dsc00033fv.jpg), nao sei é o seu nome :/

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este peixe tambem aguenta (http://img62.imageshack.us/img62/4991/dsc00033fv.jpg), nao sei é o seu nome :/

 

Beaufortia leveretti? :)

 

cumps

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez :) agora ja sei :D

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

 

Beaufortia leveretti? :)

 

cumps

 

A informação que tenho é que são peixes que se podem manter num aquario sem aquecimento tranquilamente mas em casa, porque não aguentam bem temperaturas abaixo dos 10º

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais