Dúvida acerca da geração do Habitat num aquário


pgmmarques

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

eu não sei se este é o local mais adequado para postar esta temática :confused4:

 

No entanto, queria expor-vos o meu caso...

eu estou a começar agora com o hobby da aquariofilia e estou a ponderar montar um aqua de agua tropical doce com cerca de um metro (100x50x60) mas tenho algumas dúvidas relativas ao equipamento e até em relação ao próprio habitat que é necessário gerar.

 

o aquário terá cerca de 300l e por isso estou a pensar em optar pelo seguinte material:

- um Filtro Externo Jebo - 819 [1200l/Hr ; 30W] ou dois Eheim Liberty 2042 [760L/Hr e 4W]

 

um termostáto:

- AquaMedic Aquecedor Titanio 300 W ou um Eheim Jäger 300w

 

Falta no entanto escolher a iluminação e decidir quanto as plantas.

 

A minha questão principal é se é possivel gerar um habitat aceitavel sem plantas no aquario ou com bastante poucas? e que substrato me aconselham bem como plantar as ditas plantas (a colocar, de prefenrencia de pequena dimensao)?

 

Outra questao era a necessidade de uma bomba de ar, tendo em conta que é um aquário com 60cm de altura e 300l de agua, acham importante a sua utilização?

 

Cumprimentos, biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Antes de alguém te responder deves saber o que pretendes além de um aquário com poucas plantas ;)

Que tipo de peixes queres ? Agua doce ou salgada? É que esta seccao é dos salgados ;)

??????secção Salgados????

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro exterior parece-me melhor.

Podes nao ter plantas, mas as plantas ajudam a criar um habitat, estavel , com mais esconderijos e a absorver alguns nutrientes, que se forem acumulados se tornam toxicos.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Podes criar um aquário sem plantas. Até pode ficar bem giro. As plantas, para além de complementarem o aquário, ajudam na remoção de compostos tóxicos e também são local de desova de algumas espécies de peixes e esconderijo para peixes pequenos, feridos ou novas adições ao aquário.

Agora, as plantas que podes utilizar, caso as queiras, irão depender do tipo de iluminação que tenhas e da presença de substrato fértil. Por isso, aconselho-te a ponderares o que queres fazer em relação ao ecossistema que pretendes criar. Há plantas que não têm requisitos a nível de substrato e que necessitam de pouca iluminação, há outras mais exigentes que já irão precisar disso e muito mais. Sendo assim, pondera com calma, sem pressas, pesquisa, vê qual o orçamento que tens disponível e a partir daí, terás de certeza um pelo pedaço da natureza em casa.

 

Bomba de ar, não me parece ser necessário, a altura do aquário influencia a penetração de luz no mesmo e se não tiver um filtro adequado à sua capacidade (que me parece ter), poderá ter estratificação da água ou zonas mortas, mas à partida, no teu caso não é problema.

 

Eu dou preferência a filtros externos, porque ficas com mais espaço para trabalhar dentro do aquário com a disposição das plantas, rochas, troncos, etc.

 

Vai dando novidades e sempre que tiveres dúvidas ou indecisões, estamos cá para ajudar.

 

Abraço. :)

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se queres um aquário com poucas plantas ou em plantas, acho a filtragem insuficiente muito. Era importante saber qual a tua ideia de peixes, para poder ajudar melhor.

 

Mas partindo do principio que queres ter algumas plantas, eu pensaria em algo a rondar os 150w de iluminação, já serve para ter varios tipos de plantas. Um areão fino para poderes plantar facilmente. Esquece a bomba de ar de nada serve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais queria desde ja agradecer a vossa ajuda, que acabou por me ajudar a tomar desde ja algumas decisoes :)

 

DEfinitivamente, avancarei com um aquario plantado e de agua doce tropical...

Resta agora pesquisar um pouco quanto aos peixes e as plantas a adquirir.

 

COmo o Alvarenga falou, e mesmo possivel ter substrato de areia mais fina ou, a ter,so por cima de uma camada de substrato mais poroso?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo depende do que queres. Até já plantei em areia de silica sem problemas nenhum. Podes ter um substrato fértil e depois qualquer areão por cima se não fores para plantas exigentes nem precisas de substrato fertil, não uses é nada com granoleia muito grossa para as plantas conseguirem enraizar bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as plantas o ideal é 2 a4 mm, mas com areia de silica tambem na há problema.

Quanto às plantas vai depender da tua iluminação, mas se queres plantas faceis tens, os musgos, fetos de java, anubias, limnophila, valisnerias, sagitaria subulata, cryptocorynes, echindorodus, egeria, cabomba, hygrophilas ...

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu montei um aquario com poucas plantas, apenas Musgos de Java, Anúbias, Valisnérias e Lenma minor, nada mais. Podes ver o aquario aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=215885&page=5#entry1240810.

 

Acrescento ainda que não estou a usar CO2 nem qualquer fertilizante e as plantas estão a desenvolver muito bem.

Editado por Limeiras

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, eu ja tenho uma ideia pré-concebida do aquario e os vossos conselhos estao mesmo a ajudar imenso. :)

 

estive a pensar e vou mesmo avançar com um aquario de agua doce tropical e os peixes verei mais tarde...

mas neste momento surgiu uma grande surpresa. fui esta manha procurar vidraria para começar a ver os vidros e quando me deparo com um senhor a pedir 70eu por m2 de vidro de 16mm ou 68€ por um de 8mm mas temperado, que segundo ele teria as mesmas caracteristicas que o anterior.

 

qual a vossa opiniao acerca destes vidros temperados e, em segundo lugar do preço, é natural chegar a estes valores?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.