Praia Azul 170x36x53 - ciclideos africanos, loricarideos, arco-iris e outros


Quo

Recommended Posts

Já há anos que não mostro a evolução dos meus aquários neste forum. O presente aquário é DIY. Depois de passar por uma fase de pseudo-biotopo, regressei aos comunitários e com Malawis.

CxLxA 170x36x53 (324L)

 

Fauna vai desde ciclideos africanos do malawi (Ciclideos limão, Blue frost, Golfinhos, um casal de pavões), Haps do Vitória, uma velha kribensis, arco-iris, ancistrus, outros peixes-gato e até invertebrados - várias espécies neritideos. grande parte desta fauna está comigo há alguns anos ou nasceu cá.

 

Flora são 4 generos de anubias, feto de java, valisnérias...também antiga, com anos.

20130609000552.jpg

Equipamentos
Circulação: Hydor Koralia Evolution 4400 L/H (13,6x)
Filtro: Jebo 810 externo litragem: 6L, 900 L/h (2,8x)
Materias filtrantes: em 3 zonas (cesto de cima, baixo e base):

  • Seachem Purigen (controlo de organicos, fosfatos e nitratos)
  • Seachem Matrix 0,75L (denitrificação)
  • Ceramicas Fluval BioMax e JEBO,
  • AquaClear BioMax Filter Insert,
  • Esponja azul Eheim,
  • Areão de lava,
  • Carvao activado esgotado,
  • Cobertura esponja branca
  • Colonia de physa sp. que habitam apenas no filtro.

Aquecimento: Sera Precision 150W + Eheim Jager 100W
Iluminação: T5, 2x21W
Inertes: Xistos vermelhos da Póvoa de Varzim (muitos kgs), Areia fina de sílica (ca. 36 kg), tocas construidas com copos e toca de loricarideo comercial.


tocas: uma de vidro outra feita com um tubo de descarga
ciclideo limão
Labidochromis caeruleus "lion's cove"
20130529195204.jpg

macho Blue frost, criado cá em casa e já é pai também.
Cynotilapia pulpican "Likoma"
bluefrostmacho4.jpg

bluefrostmacho2.jpg

macho, hap da bacia do Vitoria
Haplochromis latifasciatus
hapmacho.jpg


femea
hapblueancistruscriacao.jpg

 

cria antiga

g714.jpg

 

Novos habitantes, um trio de ciclideos golfinho juvenis. Haps do Malawi
Cyrtocara moorii
ciclideogolfinho6.jpg

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado NGOD. E algo diferente e não convencional, mas está tudo estudado e serve para mostrar que os africanos não são o que muitas vezes lhes pintam. Dependendo das circunstancias e das espécies, claro.

espécies de peixe-gato que coloquei hoje no aquário.
ruj9.jpg

 

 

Estas beldades que fazem doer os olhos, de tão lindos que são tenho-os há pouco mais de 6 meses. E já tem a cabeça tipica dos panaques, nao se ve bem na foto, mas tem. O aquario tem restos de videira para eles rasparem e para ajudar a equilibrar o pH em 7.2
familia: loricaridae Tam: 10 cm.
Panaqolus sp. aff. maccus "LDA 67"
35e.jpg

igo0.jpg



pequeno pleco, ele apresenta-se normalmente bem preto. Estou com ele desde Maio e já foi comprado para ir para este aquário.
familia: Loricaridae Tam: 35 cm
Pterygoplichthys pardalis

qlih.jpg

h2r1.jpg

O Bumblebee asiático. Já o tenho há 2 anos e 9 meses.
familia: Bagridae Tam: 15 cm
Pseudomystus siamensis
kvld.jpg

Comigo há 3 anos e 3 meses
familia: Doradidae Tam: 15 cm
Agamyxis pectinifrons
20130606153726.jpg

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O aquário parece-me bem montado e equilibrado (embora ache que tens muitos peixes para apenas 300 e poucos litros).

Quanto às espécies, já sabes a minha opinião - não acho que faça sentido misturar bichos de biótopos diferentes, com necessidades diferentes.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo,

 

O povoamento é preocupação. Está ainda dentro do limite, mas a transbordar, seguindo a regra cm de peixe/litro. Para malawis ultrapassar o povoamento não será problema, mas para outros peixes é.

 

E como tinha receio implementei o seguinte esquema:

  • ciclo do nitrogenio completo: amonia->-nitritos->nitratos->gás + purigen a controlar as pontas de nitratos e fosfatos.. O purigen dá para verificar o nivel de nutrientes no aquario e ainda está branco.
  • Alimentação variada/controlada e limpezas de filtro regulares semanais ou quinzenais (para mim limpar o filtro regularmente é a melhor garantia).
  • Em termos de oxigenio, o aquário está com destruição da superficie da água excelente por ter uma Hydor Coralia. Com isto garanto oxigenio para peixes que tenho e não tenho.
  • Fertilizo as plantas diariamente para consumirem os fosfatos.
  • as classicas TPAs

A minha grande/verdadeira preocupação é garantir alimentação variada para os peixes de fundo, o que é dificil com ciclideos africanos vorazes. uso estrategias, como alimentar apenas uma vez por dia em grande quantidade, meter a comida no meio das pedras ou alimentar depois das luzes desligadas.

 

abraço,

Pedro

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ultima ninhada de Cynotilapia pulpican, foram 4 femeas prenhas e por dois machos, num curto espaço de tempo. Vou aproveitar a diversidade de crias para criar diversidade genetica na minha população.
rbnc.jpg


retirei do aquário 3xMelanotaenia boesemani foram para o outro aquário. Como arco-iris, ficaram apenas o M.preacox. e em vez disso coloquei, mas um loricarideo

pena na imagem ter ficado com a barbatana de cima para baixo...
comigo há 3 anos e mes e meio.
Hemiloricaria parva
q5hu.jpg

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo

E uma delicia ver os teus aquários,gostei muito,

aliás,eu sempre que metes fotos,eu tento não

perder pitada,os meus parabéns.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alvaro! Obrigado pelas tuas sempre gentis palavras. :)

 

Como arranjei uma nova grande pedra, maior que todas as outras, acabei por mudar o layout. Depois da poeira assentar tiro nova foto.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo arranjo do aquário, deveria ter tirado a parafernalia.

esquema de tocas:
duas do lado direito com entrada em rocha escavada
uma central com copo (vidro traseiro), zona semi-toca atras da montanha da frente
toca de loricarideo no lado direito
tutn.jpg
Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os neritideos são os unicos quase perfeitamente compativeis com ciclideos africanos.

Vittina semiconica

upg6.jpg


uma cria antiga de ciclideo limão no meio das novas montanhas

Labidochromis caeruleus "lion's cove"

1k88.jpg


macho dominante e pai da criançada amarela toda.

whw6.jpg


Os golfinhos já estão enquadrados na hierarquia e habitos do aquário e a melhorar de aspecto de dia para dia.

Cyrtocara moorii

kyh6.jpg

A kribensis mete-me pena. está só neste momento.


O meu hap favorito. Pena ser um aspirante a pai pouco insistente e a femea pouco interessada em ser mãe e muito menos em passar um mes de fome... nao admira que esta espécie esteja em extinção.

Haplochromis latifasciatus

wwgc.jpg


mas a próxima geração no meu aqua já está assegurada. E daqui não saem.

9dzm.jpg

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fauna

devido a vendas a pop. actual de ciclideos (entre parentisis categoria de ciclideos do Lago malawi), planeio recuperar a pop. de ciclideos limão através de reprodução e tenho Blue Frost em crescimento no aquário de criação II (38L), uma parte é para este aquário, outra para vender e o que restar é para este aquário. :D


tipo de ciclideo Malawi entre parentisis

5 Haplochromis latifasciatus (hap)

3 Cyrtocara moori (hap)

7 Labodichromis caeruleus "lion's cove" (mbuna)

5 cynotilapia pulpican "Likoma" (mbuna)

2 Aulonocara baenchi (pavão)

1 Pelvicachromis pulcher


layout

decidi mover as pedras para tentar equilibrar o layout, mantendo zonas distintas, mas maior ligação entre elas. Também movimentei a bomba para tirar a porcaria do fundo e esconder a bomba da vista.


fotos tiradas a pouco


7r5m.jpg


c1ou.jpg


zjof.jpg


geral

jrwx.jpg

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novas fotos com o aquário menos enevoado.

geral

wg8m.jpg


mb8a.jpg


central

85kz.jpg


e começou a femea yellow lab a incubar. Incubação planeada. Mas agora não faço ideia quem é o pai, tenho 3 machos dominantes: antigo dominante, antigo submisso e um filho do primeiro. Isto deve-se ao comprimento do aquário.

kk8w.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hemiloricaria parva

Estou a procura de exemplares desta espécie de Rabo-de-chicote, vendida como "loricaria", se alguém quiser trocar umas crias de Cynotilapia pulpican ou adultos por um exemplar destes seria excelente.


tn2u.jpg


r15y.jpg

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Clithon diadema Neritina natalensis Vittina semiconica

j61s.jpg


alguns destes neritídeos vivem com os ciclideos africanos há bastante tempo, sem esquecer que alguns destes ciclideos são devoradores de gastropodes, mas com as neritinas, eles nem tentam... Tenho também clithons bumblebee (C. sowerbyana) e as grandes neritina pulligera, estas últimas com anos em cima. Falam muito dos ovos, mas estes saem facilmente em especial dos vidros, mas também nas pedras. Defeito? é mesmo não reproduzir em água doce.

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela partilha Quo, fizeste bem em mostrar... São aquários que nunca me puxaram muito no entanto esse tipo de ciclídeos são brutais pela diversidade de cores e comportamento.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André! Falas dos aquários de ciclideos africanos, comunitários ou de areia? Não acho que este meu aquário é assim tão comum... de verdade é o meu estilo pessoal. Para mim são os ciclideos ideais para aquário e dão uma beleza a casa que só visto.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em aquário a espécie encontra-se bem adaptada. Sendo a unica e grande questão a qualidade dos peixes no mercado. Já tive uma com defeito que despachei por isso mesmo. A qualidade neste peixe ve-se pelas zebras e ausencia de preto fora das listras. Não comer spuralina ajuda. Os machos dominantes são coloridos, mas eu gosto também bastante das femeas.

 

Sempre foram os meus africanos favoritos, eles fazem lutas boca-a-boca bem engraçadas, tipo o que se ve em documentários. Mas depois de estarem adaptados 'a hierarquia tal não ocorre, o meu não faz isso há anos e com mbunas que tenho, está-se bem.

 

Devem ser misturado com Malawis e não com Vitorias, idealmente haps do malawi. Os mbunas a misturar... só com cuidado. Também serão aptos a comunitários mais diversos em termos de fauna e tipos de plantas. Não precisa de estar num aquário de ciclideos, nem aquário demasiado alcalino. Peixe muito bom e pode ser mantido em plantados mais elaborados, não necessitam de areia, nem vivem no fundo.

 

O que disse foi apenas brincar com a situação do peixe no seu estado selvagem, devido a pressão humana que é significativa na Bacia do Vitória.

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desconhecia, africanos não é bem a minha praia. :P

Além da pressão humana, é uma espécie endémica. Normalmente são especies altamente especializadas num tipo de habitat, quando ocorrem mudanças, nao têm a plasticidade para se adaptarem a novas condições como outras espécias mais cosmopolitas.. Mesmo que estas alterações tenham causas naturais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não... ciclideos africanos são altamente adaptaveis e, de verdade, algumas espécies estão a recuperar precisamente por isso, encontram novos nichos, e é por isso que se dão tão bem em aquário.

 

As mudanças é mesmo poluição e introdução de carpas do nilo para pesca em larga escala. Os ciclideos africanos são muito caros nos estudos de evolução das espécies. Não sei o que conheces de africanos, se tens alguma experiencia ou conheces de perto... pois me parece do melhor que há em água doce, do mais belo, do mais facil de manter. A par do exostimo dos loricarideos, é do melhor. Não é só cor. A meu ver, estão furos acima dos primos americanos.

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André! Falas dos aquários de ciclideos africanos, comunitários ou de areia? Não acho que este meu aquário é assim tão comum... de verdade é o meu estilo pessoal. Para mim são os ciclideos ideais para aquário e dão uma beleza a casa que só visto.

 

Referia-me a aquários de ciclideos em geral... nunca tive nem nunca pesquisei muito sobre o assunto, mas gosto dos peixes principalmente pelas cores vivas e comportamento, chegas-te ao pé do aquário vem logo todos...

 

O kribensis não se sente um pouco "deslocado"?

Editado por Andre Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André acho estranho não gostares de ciclideos... são de longe os peixes mais populares e os motivos evidentes. que tipo de peixes mantens?! Pois é as vezes quase querem rebentar com o vidro só para chegar mais perto de nós :) por isso lhes fiz este aquário. Eles merecem.

 

 

A kribensis, em termos de biotopo está deslocado... mas acho que fica bem lá. Em termos de compatibilidade, está muito bem. A chatisse para ela é não ter macho, ou outros kribs para interagir. O homem dela morreu há uns tempos, ela já tem 4 anos de idade e deixou muitas crias que estarão a nadar por vários aquários. Mas acabou sozinha. Também antes de morrer, parece que se tinha divorciado do macho permanentemente. Se alguém no norte litoral tiver um macho ou dois adultos e quiser trocar por um grupo de Cynotilapia pulpican likoma island juvenis... mas não sei se ela ainda pode criar... :)

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.