Água castanha!!


esquilo

Recommended Posts

Olá

 

Iniciei-me na aquariofilia há relativamente pouco tempo, e apesar de ler muita coisa...há coisas que só a experiência sabem ditar...por isso peço-vos ajuda.

 

Coloquei um tronco no aquário, que teima em deixar a água constantemente castanha. A sra. da loja disse-me que não precisava de fervê-lo, pois estava preparado para entrar no aquário, bastava lavá-lo bem...assim fiz, mas passado uma semana a água continua castanha.

 

deveria mesmo ter fevido o tronco? o que aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem-vindo

 

Cada caso é um caso. Muita gente ferve os troncos para lhes reduzir a flutuabilidade, tirar parte das matérias que deixam a água castanha.

 

Este fim de semana resolvi um problema igual ao teu mas com a utilização de um produto da Rena no filtro. Quería colocar dois troncos novos no aquário que embora já estivessem de molho à uma semana, deixavam a água castanha. Como não arranjei nenhum tacho grande o suficiente para os troncos, optei por colocá-los no aquário e adicionar matéria filtrante que retirasse a côr.

 

Existem de diversas marcas. Só deves tomar atenção se não retiram elementos necessários às plantas. Isso irá resolver-te o problema.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres hipotese de ferver o tronco(o que tal como o vlad referiu nem sempre é possível), fá-lo. Ferves com o máximo de àgua possível, trocando a àgua entre cada fervura. Quando vires que a àgua já fica muito menos castanha, podes colocá-lo no aquário, que há partida já não deixa tanta cor.

 

As pessoas das lojas muitas vezes seguem-se pelas informações que lhes são dadas pelos fornecedores, pois não têm experiência na matéria. Os troncos de facto estão preparados para serem colocados no aquário e não fazem mal nenhum aos peixes(desde que estes suportem pH's àcidos). Mas ficar com a água amarela não é obviamente o desejo da maioria dos aquariofilos.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada aos dois.

 

É de certeza o que vou fazer, ferver o tronco.

 

Em relação à senhora da loja, tenho confiança nela, pois já lida com o assunto há muito anos, não é nenhuma aprendiz (como eu!). Mas em todo o caso vou abordar a questão da próxima vez quando lá for.

 

Já agora, a água castanha por si só é um factor de risco para os peixes?

 

É que tive 3 baixas este fim-de-semana: 2 guppys e 1 espada, terá sido da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não queria dizer que ela não tem experiência no tratamento de peixes, provavelmente ela não tem é experiência na colocação de troncos, já que normalmente as lojas, principalmente as mais genéricas, não os tem nos aquários.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a agua amarela em si não faz mal aos peixes, até ha quem goste.

Eu não ligo a isso e ao fim de um tempo, com as mudanças de agua acaba por passar.

Quanto a morte de gupys e espadas pode ser do tronco pois eles teem tendencia a acidificar a agua e esses peixes gostam dela alcalina.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes ferver o tronco a vontade

so pasado mt tempo e que ele vai começar a deixar de largar taninos para a agua...

 

com mudas de agua, e de vez enquando se meteres um beco de carvao super activado, consegues meter a agua cristalina de novo.

 

ha peixes que apreciam taninos

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião mais vale ferver primeiro e deixar depois de molho do que o contrário.

Ao meteres de molho retiras muitissimo menos ácido do que se ferveres, meter de molho antes de ferver é, na minha opinião, uma perda de tempo.

Se meterem um pacote de chá em água fria vai demorar mais tempo a largar o chá do que se ferverem, logo penso que nos troncos o princípio será o mesmo.

O mesmo se verifica para afundar o tronco, se for fervido ganha logo peso enquanto que se ficar de molho demora muito mais tempo.

 

Tem cuidado e verifica se não tens mais peixes de águas alcalinas, pois corres o risco de ter mais vitímas da acidez com que água fica...

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 anos depois...

Venho ressuscitar este post, porque me aconteceu a poucos dias uma situação semelhante, ao posto inicial. Comprei um tronco, demasiado grande. Este tronco é impossível de lavar, ou melhor, de deixar de molho. Tomei como opção, passar na banheira com água muito quente e lavar o máximo de tempo possível. Naturalmente ficou lá umas horas, até ao ponto em que a água já não era amarela. Também me foi dito na loja, que não era necessário levar ferver, porque já vinha para pré-tratado.

Acontece que nada disto é verdade. O aquário está em ciclagem, e água como deve imaginar, totalmente amarela cor de chá, e uma espuma irritante no cimo da água.

Já coloquei ativador biológico, para que a ciclagem seja mais rápida, até porque tenho os animais a viver em más condições num quarto muito pequeno :)

Fazer uma troca de água nesta altura, parece mal. Não mudar e não fazer nada, também não me parece bem. Sugestões para um tronco gigante? Um abraço.

PS: 1 semana a ciclar

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitas tpas e paciencia...

 

Muitas não.... O aquário está a ciclar certo?

 

Deixo duas experiências ;)

 

No aqua cá de casa, os troncos que usei não cabiam em nada que pudesse ir ao lume aquecer, mas coloquei-os dentro de uma caixa grande e deitava agua quente de vez em quando mas mais importante que isso era estarem dentro de água, onde ficaram um mês com trocas de água da caixa e depois de colocados no aquário nada de taninos.

 

Na recente montagem que o fórum fez de um aquário no Hospital de Dia de Oncologia de Portimão, não tivemos tempo para isso. O pessoal da equipa aquariofilia.net, em viagem passou na loja que os ofereceu, recolheu os troncos e apenas os lavamos e esfregamos.

 

Durante cerca de 1 mês, tempo para a ciclagem fizemos 2 ou 3 TPA's no máximo e menores que 50% usando em seguida satability (bactérias nitrossomas e nitrobacter). A agora só depois da fauna toda introduzida é que a água está cristalina e sem taninos.

 

Se são troncos próprios para aquário acho que podias deixar tudo como está durante o ciclo do azoto e lá mais para a frente já com alguma fauna introduzida logo começavas as TPA e com calma e paciência isso vai desaparecendo

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois falhou-me esse pormenor. Queria dizer muitas e pequenas. Tipo 10% ou assim. Daí o "muita paciência".

Editado por Gonçalo84
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comecei a ler o post desde o início e nem reparei nas datas...

Comecei a lembrar-me quase de imediato, de um determinado grupo no facebook onde as barbaridades e ideias parvas são mote: o que é preciso é escrever!!! nem que seja asneiras....

 

Mas depois reparei que afinal está completamente ultrapassado em datas, e apenas interessa a ultima questão.

O meu contributo, pobre e pouco conhecedor, mas sei que tem o seu valor.

 

 

Tudo o que vamos meter dentro de um aquário "novo" deve ser fervido.

Não sabemos que bactérias ou fungos podem estar instalados, e não conseguimos ver.

Acho que até aqui, é lógico para qualquer aquariofilista, com mais ou nenhuma experiência!

Agora, nem sempre podemos ferver o hardscape... não haverá problema!!!

Banheira (BEM LAVADA, E SEM DETERGENTES!!!!) e panelas de agua a ferver em cima (tampa no ralo, para reter a agua a ferver).

Assim conseguimos matar a maior parte da bicharada que pode eventualmente provocar problemas no aquário.

Quanto a "banhos".... Acho bem, se houver condições para isso.

Estes "banhos" devem ser um carregado de sal, um de agua limpa, outro carregado, outro limpa, e assim sucessivamente.

Mas estes "banhos" não vão retirar a "tinta" da madeira!!!!

Já agora, essa tinta castanha são taninos. Um anti-bacterioligico e medicamento natural!!!

Por isso os peixes (TODOS) adoram, embora não fique bem visualmente no nosso aquário.

Os taninos são libertados ao longo do tempo, e apenas com TPA's frequantes é que conseguimos "acabar" com esta cor a chazinho...

Mas TPA's durante a ciclagem????

Claro que não tem lógica!!!!

Larga lá o aquário quieto, amarelinho e a fazer um ciclo saudável como mandam as leis.

Não metas nada no filtro a não ser as suas esponjas, cerâmicas e lã.

Se tiver carvão, retira e deita fora!!!! Investiga mais um pouco sobre carvão activado aqui no forum, e vais perceber porque digo isto: FORA.

Durante a ciclagem, nada de peixes, mas além das plantas até podes meter um ou dois caracóis... Não vão sofrer ou morrer de certeza.

 

Resumindo:

Lavar ao máximo com agua a ferver e como for possível (escova de plástico ou esfregão verde NOVOS aqui ajudam muito) sem qualquer produto químico;

Durante a ciclagem, não se faz TPA (até ao pico dos nitratos) LER ISTO, MUITO IMPORTANTE: http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

A cor amarelada não faz mal a nada!!!! Os taninos são sempre bem vindos nos aquários, mesmo que não gostemos.

E desculpa o testamento...

 

Boa sorte e bem vindo a esta aventura!!!

 

Cumprimentos,

Firmino

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, não posso deixar de agradecer a todos que tentam ajudar.

Obrigado em particular ao F. Ribeiro, com o seu testamento. É sempre bem-vindo ;)

 

Fiz tudo isso. É apenas uma questão estética.

O tronco é tão grande que não há panela para o ferver no mercado. Levou com muita água na banheira, a ferver, com o ralo tapado.

As pedras (novas) foram todas fervidas (com o teste do limão a 100%). As antigas, aproveitei do outro aquário vizinho, saudável (é meu).

O amigo Gonçalo84 quando apresentou a ideia dos TPA fiquei, confesso, com muitas dúvidas. Principalmente pela importância da ciclagem.

 

Então, o processo está resolvido.

Vou concluir a ciclagem, deixar o tempo fazer o seu trabalho e lá para a frente, resolve-se.

 

Quanto ao carvão, sou daqueles que usa, apenas e só, após medicação e depois das constipações curadas. Até hoje não me dei mal...

 

Obrigado a todos pela participação. Confesso que estava à espera de uma solução milagrosa, um truque, por exemplo. Se não há, o assunto está resolvido!

Mais uma vez, obrigado!

Editado por Miguel Moreira_46530
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.