Ordem das lampadas!


Recommended Posts

Por causa das plantas, para mim, exactamente essa, mas na ordem inversa a começar pelo fundo---10.000-6500-aquagrow (esta não sei os kelvin) Quanto mais alto, mais indicado para plantas, logo, o mais perto delas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Peço desculpa por discordar mas na minha opinião é ao contrário: 6500K atrás e 10000K à frente. Porque à frente estão as plantas mais baixas logo necessitam de maior fluxo luminoso. Até porque se a lâmpada de menor fluxo luminoso estiver à frente as plantas mais baixas irão crescer mais do que o desejado em altura para tentarem aproveitar o máximo da "pouca" luz existente nesta zona.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Peço desculpa por discordar mas na minha opinião é ao contrário: 6500K atrás e 10000K à frente. Porque à frente estão as plantas mais baixas logo necessitam de maior fluxo luminoso. Até porque se a lâmpada de menor fluxo luminoso estiver à frente as plantas mais baixas irão crescer mais do que o desejado em altura para tentarem aproveitar o máximo da "pouca" luz existente nesta zona.

 

 

Concordo perfeitamente com o Vang e disponho a mesma configuração embora com 7x39W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as plantas é indiferente a cor das lâmpadas, o que te aconselho é experimentares as diversas combinações e optares por aquela que gostes mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as plantas é indiferente a cor das lâmpadas, o que te aconselho é experimentares as diversas combinações e optares por aquela que gostes mais.

:roll: nem mais!

 

Eu por acaso, tenho da frente para trás 6500 : 8500 : 10000, aconselhado por uma sumidade na matéria.

 

:rolleyes:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, essa ordem invertida é totalmente contra tudo o que li e aprendi até hoje acerca de iluminação de aquários mas cada um pode e deve testar outras técnicas como bem entender. Sempre li em todo o lado que as lâmpadas com mais kelvins são à frente e menos kelvins atrás, pelas razões que referi no post anterior. Neste sentido o único fator que pode variar é a disposição intercalada entre várias cores mas isso só tendo 4 ou mais lâmpadas e seguindo a mesma lógica, por exemplo (da frente para trás): 10000K - 6500K - 8000K - 4500K.

 

Esta teoria provém de várias sumidades diferentes :tongue:

 

 

 

Para as plantas é indiferente a cor das lâmpadas, o que te aconselho é experimentares as diversas combinações e optares por aquela que gostes mais.

 

Não concordo que a cor das lâmpadas tenha só a ver com estética num aquário plantado.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, essa ordem invertida é totalmente contra tudo o que li e aprendi até hoje acerca de iluminação de aquários mas cada um pode e deve testar outras técnicas como bem entender. Sempre li em todo o lado que as lâmpadas com mais kelvins são à frente e menos kelvins atrás, pelas razões que referi no post anterior. Neste sentido o único fator que pode variar é a disposição intercalada entre várias cores mas isso só tendo 4 ou mais lâmpadas e seguindo a mesma lógica, por exemplo (da frente para trás): 10000K - 6500K - 8000K - 4500K.

 

Esta teoria provém de várias sumidades diferentes :tongue:

 

 

 

 

Não concordo que a cor das lâmpadas tenha só a ver com estética num aquário plantado.

 

Não sei a que sumidades que te referes, mas posso-te indicar outras sumidades (as que realmente testam as afirmações que fazem) que te mostram que a temperatura de cor pouco influencia as plantas. Aliás, todas as lâmpadas emitem no espectro todo. Há muita conversa de vendedor.

 

E se pesquisares bem aqui no fórum, vais encontrar um gráfico do crescimento das plantas com diferentes lâmpadas e vais ver que é sempre igual...

 

Como disseram acima, escolham a combinação que mais gostam e preocupem-se com o CO2 e a fertilização.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

As lâmpadas não são todas iguais e conforme disse no meu primeiro post vão influenciar no crescimento das plantas a nível de altura. Por exemplo, tenho um aquário com sagittaria e na parte traseira, em que tenho uma lâmpada de 6500K, esta planta ficou muito mais alta do que na parte frontal do aquário em que tenho uma lâmpada com 8000K. Se eu tivesse colocado as lâmpadas ao contrário iria ter um crescimento exagerado em altura na parte da frente do aqua e isso não é o que se quer. Claro que um fator importante é a altura da coluna de água. Se tivermos 20 cm de coluna de água não iremos notar diferença na altura das plantas mas com 50 ou 60 cm a conversa é outra.

 

Quem criou este tópico pretendia saber como colocar uma 6500K, uma aquagrow e uma 10000K. Em teoria, regra geral as lâmpadas com mais K's ficam à frente e neste caso não vejo porque colocá-las ao contrário. Mas cada teórico com a sua teoria. Esta é a minha.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... há os teóricos e há os práticos. E por acaso mediste se as concentrações de nutrientes e co2 eram iguais à frente e atrás? Roda lá a calha durante 2 meses de depois vê se ficam curtas atrás e grandes há frente. Testa! como te disse: procura o post com o gráfico. Está lá tudo... só não vê quem não quer. e sim é verdade que as lâmpadas têm picos, mas é mentira que não produzem todas as cores. Se assim fosse, só vias algumas cores em objectos iluminados por essas lâmpadas. Ora que eu saiba vês todas as cores. As plantas não se alimentam de K. Alimentam-se de fotões e estes são medidos pelo PAR (photosynthetic available radiation).

 

E sim é verdade que alguns espectros são mais rapidamente absorvidos pela água do que os outros. Tem a ver com o comprimento de onda. Mas não é em 20-30 ou mesmo 50 cm de água. Mete lá um objecto vermelho no fundo. Continuas a ver vermelho? o vermelho é o primeiro a desaparecer em profundidade. quem faz mergulho sabe isto muito bem. Experimenta sangrar a 20m de profundidade e depois diz-me de que cor sai o sangue.

 

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As cores das plantas e dos peixes variam consoante as cores das lâmpadas que os iluminam. Quem já utilizou várias cores sabe como é. Mas não dessa forma "radical" que o gmmartins refere. Olhando para os gráficos que os fabricantes das lâmpadas facultam pode-se ter uma ideia. Mas os gráficos são para os teóricos.

 

Isso das concentrações de CO2 e nutrientes serem diferentes entre as duas metades do aquário não me parece coerente. Muito menos num aquário com circulação aceitável.

 

Enfim, estão expostas as teorias, experiências e demais afirmações. O autor do tópico aparentemente já decidiu o que fazer.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As cores das plantas e dos peixes variam consoante as cores das lâmpadas que os iluminam. Quem já utilizou várias cores sabe como é. Mas não dessa forma "radical" que o gmmartins refere. Olhando para os gráficos que os fabricantes das lâmpadas facultam pode-se ter uma ideia. Mas os gráficos são para os teóricos.

 

Isso das concentrações de CO2 e nutrientes serem diferentes entre as duas metades do aquário não me parece coerente. Muito menos num aquário com circulação aceitável.

 

Enfim, estão expostas as teorias, experiências e demais afirmações. O autor do tópico aparentemente já decidiu o que fazer.

 

Ora ai esta, as lampadas ja estao colocadas da frente para traz, 10.000k, aquagrow, 6500k. Agora vamos ver como corre a coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As cores das plantas e dos peixes variam consoante as cores das lâmpadas que os iluminam. Quem já utilizou várias cores sabe como é. Mas não dessa forma "radical" que o gmmartins refere. Olhando para os gráficos que os fabricantes das lâmpadas facultam pode-se ter uma ideia. Mas os gráficos são para os teóricos.

 

Isso das concentrações de CO2 e nutrientes serem diferentes entre as duas metades do aquário não me parece coerente. Muito menos num aquário com circulação aceitável.

 

Enfim, estão expostas as teorias, experiências e demais afirmações. O autor do tópico aparentemente já decidiu o que fazer.

 

Não percebi a parte em que era radical...

 

Eu estava aqui a dizer para escolher a combinação que nós mais gostarmos porque para as plantas (crescimento) tanto faz.

 

Para quem quiser ter uma noção de diferentes temperaturas de cor na nossa percepção das cores das plantas pode ver aqui:

 

http://aqua-web.fi/2012/12/13/onko-valon-varilla-valia/

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas os 5 cm de separação das 3 lampadas faz alguma diferença?. Acho que a preocupação está orientada para um assunto sem muita relevância. Agora se fosse uma calha de 8 lampadas já seria relevante. Os kelvin não medem o fluxo luminoso mas sim a cor da luz emitida, o que mede a quantidade de luz emitida são os lumens e normalmente quanto mais alta for a temperatura da lampada (leia-se quantidade de Kelvin) menor é a quantidade de luz emitida,a diferença é que a qualidade da luz emitida permite penetrar mais na água atingindo maior profundidade para lampadas com mais Kelvin. Concordo que as lampadas mais brancas devam estar sobre a zona com coluna de água mais alta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... a mim é que não me apetece gastar mais latim... o que vocês dizem já eu oiço há 10 anos...

 

Façam um favor a vocês mesmos e leiam sobre Photosynthetic Available Radiation. É isto que é importante para as plantas e não watts, kelvins, lumens, etc.... Mas se querem bater na mesma tecla... por favor... eu não me vou incomodar mais.

 

Também se diz que excesso de nutrientes causa algas... enfim...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.