1º Aquário - novo Hobby


Steffi

Recommended Posts

Ola,

Chamo-me Steffi, tenho 24 anos e sou de Montemor-o-Velho que fica entre a Figueira da Foz e Coimbra (para quem não faz a mínima ideia :P)

Acontece que o meu filho é super activo e sempre que a gente entra numa loja de animais ele "paralisa" em frente aos aquários e adora as cores vibrantes dos peixes então pensamos (eu e o meu marido) em arranjar um aquário. Isto foi no mês passado e desde então tenho andado a ler muita coisa de como iniciar um aquário e como manter um. Mas como a teoria e a pratica é sempre diferente...tenho duvidas e sei q me poderão ajudar com isso :). O aquário que tenho foi comprado a uma pessoa e ja trazia filtro, termostato e bomba de O2.

Começo por explicar o que tenho.

Aqua: 60L brutos

Filtro: Resun CS- 400,220 - 240V, 400L7h

Termostato de 200W (q eu acho está avariado visto q a agua ainda nao aqueceu)

Bomba: Sera Precision Air 275 r Plus

 

Para decoração tenho

areao preto (que foi lavado)

Pedra (que foi lavada)

Plantas artificiais, eu preferia ter verdadeiras mas não me vou aventurar logo com as verdadeiras pq sei que dao mais trabalho devido ao solo e à iluminação/fertilização.

 

Acontece que ja tenho tudo no Aquário mas a água não me parece nada limpa, esta mesmo turva. Terei de tirar novamente tudo e lavar a areia ainda mais? É q a agua de lavagem ja estava límpida. Alem disso na loja onde fui so havia teste em separado e a senhora aconselhou-me a comprar so o ph pq seria o mais necessário mas agora estou arrependida de não te trazido tb os outros apesar de cada um ser a volta de 18€. Não existe uma maneira de fazer os testes todos so numa banda? É que eles tinham la uma mala que custava 135€ e para começar achei puxado esse valor. O ph do meu Aquário é de 7.5, como o posso baixar? Visto que os primeiros peixes que quero inserir são otos e corys e o ph deles é mais baixo.

 

Desde ja um obrigado a todos que me possam ajudar.

 

wlbp.jpg

 

0sn0.jpg

 

gwzt.jpg
34qc.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Nos primeiros dias é normal a água ficar um pouco turva, é deixar o filtro ligado a e a funcionar que normaliza. Essas decorações brancas são de que material? isso é próprio para aquários de água doce? parece um material calcário, se for esse o caso isso vai-te fazer subir o pH.

 

O termóstato é suposto estar naquela posição? é algum encaixe próprio que o aquário trazia para aquele termóstato? é que os termóstatos é suposto estarem completamente submersos, senão correm o risco de "colar", ou seja, avariam e nunca desligam, podem também queimar.

 

Quanto ao pH deixa primeiro a água estabilizar uns dias para teres uma leitura correcta do pH, depois para baixares pH podes colocar troncos no aquário. Um aquário com plantas também tende a baixar um pouco o pH. Há outras maneiras, como colocar turfa no filtro, mas isso não te aconselho uma vez que estás a começar. É mais importante ter um pH estável do que o valor x ou y precisamente.

 

Quanto a plantas podes colocar algumas pouco exigentes que aí não terão problemas pois não precisam de CO2 nem de muita luz, por exemplo: egerias, microsorum, ceratophyllum demersum, a maioria das cryptocorines.

 

Antes de colocares qualquer peixe tens que ter em atenção o ciclo do azoto, senão é certo que vais ter peixes a morrer.

 

Lê isto (especialmente a parte que fala do ciclo do azonto): http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin.html

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... Para começar o meu colega em cima disse muita coisa e bem.

 

Mas indo por pontos mas não vou seguir a linha, porque tenho algo em mente em 1º:

 

1 - Termostato - Funcionando bem ou mal terás que ver a posição dele (uns podem ter qualquer posição, outros só mesmo na vertical) e 200w apesar de ser bom acho demais num aquário desse tamanho em termos de custo de electricidade. Eu uso um de 50w que serve perfeitamente.

 

2 - Decoração artificial. É preferível a todos os níveis plantas naturais. Podes bem começar por umas que manutenção são mesmo do mais simples que há sem grandes trabalhos, por ex. (anubias, fetos de java e musgo de java). Praticamente é ter alguma luz e pouco mais, e ajudam na oxigenação e noutros factores que irás aprender mais à frente.

 

3 - Quem bem podia ser o 1º ponto. Antes sequer de pensar meter peixes, terá que ter consciência que pelos menos durante cerca de 30 dias será para criar um ambiente propicio para eles, ou seja ciclar o aquário que o colega em cima e bem forneceu um link a explicar o processo.

 

4 - PH - Este para já é o menor das preocupações, dizendo desde já para de momento esquecer este ponto, porque há outros factores a precisar de atenção.

 

5 - Testes - Sim há kits e malas de testes caríssimas mas com alguma procura consegue encontrar um set de testes com preços em conta. Para os principais que necessita consegue encontrar esses mesmos teste de 12€ a 20 e qualquer coisa. Esses de 100€ para cima já são kits para profissionais.

 

6 - Ir a uma loja não é mau e aprende-se muito para quem é "leigo" na matéria mas pela minha experiência, não criticando os lojistas a maioria dá bons e óptimos conselhos mas com 2º objetivo também vender o seu peixes, ou seja, aconselham bem mas também tentam vender os seus produtos e por vezes não são os mais indicados. Claro que se tivesse na pele deles, eventualmente seguiria a mesma linha mas gastar cerca de 18€ por cada teste é obviamente um exagero para quem inicia e fica logo com uma ideia que é um hobby extremamente dispendioso. Também não vou dizer que é barato, o que não é mas com algum tempo e procura, consegue arranjar soluções mais em conta.

 

7 - Água turva é normal durante o processo de ciclagem, aconselho mais uma vez a ler atentamente o assunto sobre isso, avisando mais uma vez que os peixes serão o último passo a seguir.

 

Vá postando as novidades e dúvidas que cá estaremos para ajudar em tudo o que seja possível.

 

Cumprimentos,

  • Votar + 2

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Eu conheço esse modelo de aquario (acho eu). O termostato está encaixado na tampa, mas sem duvida que devias encher o aquario, por varios motivos, um deles é teres que ter o termostato submerso ate ao vidro.

As pedras quase de certeza que são calcarias.

 

A bomba de ar não está ai a fazer nada, só amovimentar o cascalho e a fazer mais lixo.

Quanto aos testes, tens kits por 12€, e malas "profissionais" que não devem chegar aos 65€.

Deves optar por plantas verdadeiras, existem plantas que nao precisam de quase nada e ajudam a estabilizar o aquario

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos e desde ja um obrigado por me ajudarem a esclarecer estas duvidas.

 

O Termostato afinal funciona e esta colocado num sitio especifico na tampa do aqua, demora é um pouco aquecer, mas mesmo assim duvido que a agua esteja com 26ºC por isso acho que vou comprar um termómetro com ventosa e coloca-lo na outra ponta do aquário para saber se a temperatura esta bem "espalhada".

 

Em relação as plantas verdadeiras, eu tb preferia ter essas porque acho que dá um aspecto muito mais natural ao aqua e fica bem mais lindo mas o meu marido achou os preços da loja super elevados e depois a vendedora fez o favor de lhe dizer que eram super difíceis de manter e que precisava de uma lâmpada mais forte e de substrato caro e fertilizantes etc, e com esta conversa conseguiu convencer o meu marido :(. Mas eu ja vi um site com coisas super giras, bastante variedade e preços bastante acessíveis por isso agora é a minha vez de convencer o meu marido :P.

 

As pedras. Como eu ja tinha estado a ler sobre montagem de aquários sabia que algumas pedras alteravam o ph do mesmo dai ter perguntado na loja e a senhora garantiu-me que as pedras nao eram calcarias. As pedras são escuras e têm esta "camada" branca por cima que cria a textura rugosa. Mas sinceramente ela não me soube dizer o que era a pedra ou qual a sua cobertura...

 

 

Em relação aos peixes, não se preocupem porque so estou a pensar em comprar 2 corys daqui a uns 20 dias e isto caso a agua esteja dentro dos parâmetros e dos valores aconselháveis. Na semana seguinte estou a pensar em 2 ottos e o resto ainda nao sei. No inicio pensei em ter guppys mas rapidamente teria muitos peixes para um aqua tão pequeno e não queria que os peixes se sentissem "enlatados". Quais sao os peixes que vocês aconselham a alguém que nunca teve peixes e esta a gora a começar aprender as coisas??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho mesmo guppies, espadas, por ai. Mas tenta primeiro ver se consegues baixar o ph com alguma coisa, troncos, pinhas de ameiro, folhas ...

E depois pensa nos peixes

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E os Guppies so machos nao vao acabar por criar problemas? Tipo sei que sao peixes calmos mas sera que muitos machos juntos (uns 5) nao se irao envolver em batalhas territoriais? Eu apesar de andar a pensar nos peixes ainda nao estou muito virada para ai porque primeiro quero um aquario que tenho os valores dentro dos parâmetros e so depois é que penso nos peixes. Ate la tenho muito que fazer e acho que a 1ª coisa a mudar as plantas por plantas naturais e ir a loja ver se encontro alguem que me possa dizer que tipo de pedra tenho no aquario. Caso seja mesmo pedra calcaria existe outra coisa que faça descer o nivel de ph?

Ao colocar troncos ou pinhas de ameiro o nivel desce o suficiente ou aconselham mesmo a tirar as pedras??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a pedra for calcaria deves substituir por outra, porque estar a ocupar espaço com mais coisas penso nao ser viavel. E se realmente for calcaria não só aumentas o ph, como o gh e o kh.

 

Quanto aos peixes, acho que te estas a precipitar. Arranjas 2 femeas e 1 macho, e se elas tiverem filhos nao as ponhas na maternidade, que não vao sobrar assim tantos :D

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive este fim de semana fora e so voltei ontem. Deixei tudo a funcionar normalmente e ao menos longe nao estou a sofrer de ver o aqua vazio :P. Mas por um lado ainda bem que esta vazio pois o ph esta altíssimo (entre 7.5-8 ). E acho mesmo que sao as pedras que ajudam o ph a aumentar.

Posso ir ao rio e tirar pedras de lá para colocar no aqua depois de fervidas? Ou acham que essas tb me podem alterar o ph da agua? Os restantes testes estava a pensar fazer so depois da plantação de algumas plantas. Ja me aconselhei com a Ervilhita e ja sei o que la meter, mas em relação as pedras...têm de la sair sem a menor duvida. E faço questão de ir à loja e levar-lhes as pedras que me foram vendidas como "pedras que nao interferem nos valores".

Editado por Steffi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIm, podes meter pedras do rio, mas aconselho-te a colocares as pedras em agua, fora do aquario (balde ou assim) e passado uns dias testes essa agua, se tiver os valores alterados é das pedras.

Tambem deves testar a agua da torneira, se o ph da torneira for 7,5 em vez de pedras podes optar por colocar um tronco para ajudar a baixar o ph.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja fui ver das pedras do Mondego, ja estão fervidas e estão agora no balde para ver se alteram o ph da agua. Mas antes de colocar a agua medi o ph que e de 7.5. Acontece que tenho 2 tipos de agua ca em casa (filtrada e não filtrada da torneira). a agua filtrada tem um ph de 5.5 e a de torneira é de 7.5. Não será melhor usar a agua filtrada para poder colocar as pedras? Mesmo assim aconselham a plantas naturais??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedras sobem o pH se forem calcárias... uma maneira de ver se são calcárias é colocares um pouco de vinagre sobre a pedra, se houver reacção é porque é calcária. Água de pH 7.5 com troncos, plantas, e o amadurecimento do aquário vai descendo o pH ao longo do tempo. Água fitrada de pH 5.5 é muito baixo, e deve também ter uma dureza de carbonatos e capacidade de buffer muito baixa (estou a supor, pode ser que alguém com mais conhecimentos te saiba responder melhor), se depois quiseres fazer subir o pH com pedras desconfio que a cada tpa vais ter uma alteração de pH brutal. Parece-me má ideia. Eu no teu lugar ia para a de 7.5.

 

Pensa bem nos peixes que queres ter, a maioria das espécies recomendadas para principiantes não tem problemas nenhuns com um pH de 7.5, para vivíparos é o ideal. No teu caso aconselhava-te guppies, no máximo platies. Espadas e mollies não porque esse aquário é pequeno para eles. Ottos não te aconselho, são peixes muito sensíveis. Corydoras podes ter também, se forem das espécies mais comuns, atenção que as corydoras são peixes de grupo, muito sociais, pelo que deves ter no mínimo umas 5.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Voltei passado algum tempo e tenho andado às voltas com o meu aqua. Ja tirei as pedras calcarias como tinha dito e coloquei umas do rio Mondego (tratadas antes claro :P ) e comprei tb umas plantas verdadeiras fáceis de tratar de que requerem luz fraca, ou seja ideal para iniciantes :) Não as comprei ao calhas mas sim aconselhei-me com a Ervilhita, por isso tenho esperança que elas cresçam. O meu problema agora é a temperatura :( Ca fora está calor e isso vai afectar o aqua mas nunca pensei que afectasse tanto. A agua do meu aqua está com 33ºC sem o termostato ligado, que me aconselham fazer para descer a temperatura? Ja fiz TPA de 20% mas so desceu 2ºC (sim, estava nos 35ºC :/ ).

Medi tb os valores e parece estar tudo a voltar ao normal com as pedras do rio.

Ph: Entre 7 a 7.5

Gh: g (deitei 6 gotas ate mudar de cor, alguém me explica se este 6 é bom?)

Kh: 6 ( Outra explicação please, este 6 é bom?)

NO2:0

NO3: 0.05mg/l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para baixares a temperatura tenta abrir a tampa do aquario, ajuda a baixar qq coisa. Desliga o termostato e tenta refrescar a sala onde está o aquario.

 

O gh e kh estão bons, nao estão demasiado altos mas já deve dar para fazer algum efeito tampão (ph nao variar drasticamente)

O kh e o gh estão relacionados com a dureza da agua eos carbonados na agua.

 

http://www.aquahobby.com/articles/b_phxkh.php

 

As tabelas por vezes sao dificies de ler, o melhor fazeres os testes de dia e fazeres a comparação das cores, com o tubo do teste no papel da escala, para as cores nao interferirem.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.