Apresentar-me e ao meu Aquario - Novato


ThunderDrum

Recommended Posts

Boas, que bom é ver a evolução em menos de 3 meses. O betta é um peixe com sorte.

Tens plantas bonitas o que significa que as condições são boas.

Do que li falaste de uns pontos negros nas folhas dos fetos de java, se for aquilo que eu penso são o orgão sexual da planta, desses pontos negros saem novos rebentos. E o que aconteceu ao musgo? Ficava a matar um pouco de musgo agarrado ao tronco.

Essa pedra não será calcaria? Que valores tem a tua agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas quantos nasceram

 

Abraço Ângelo

 

Muitos!!! Têm praí 1mm, excepto um que já tem uns 3/4mm, foi esse que me chamou a atenção ontem...

Eu quando o comprei, apenas um porque li aqui no forum que eram necessários dois para reproduzir, apesar de serem hermafroditas, mas depois li que se as condiçoes forem propicias eles podem recorrer à auto fertilização. O estranho é que o que entrou no aqua não deveria ter ainda maturidade sexual para reprodução.

 

Boas, que bom é ver a evolução em menos de 3 meses. O betta é um peixe com sorte.

Tens plantas bonitas o que significa que as condições são boas.

Do que li falaste de uns pontos negros nas folhas dos fetos de java, se for aquilo que eu penso são o orgão sexual da planta, desses pontos negros saem novos rebentos. E o que aconteceu ao musgo? Ficava a matar um pouco de musgo agarrado ao tronco.

Essa pedra não será calcaria? Que valores tem a tua agua?

Obrigado. Os pontos negros estão controlados, seriam algas "green spot".

A pedra não é calcária, foi ao teste do vinagre e valores não os meço, n tenho testes.

O musgo continua no sitio dele.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto da situação:

 

- O "Zeisses" está bem, feliz e contente, sempre com apetite e a fazer ninho, umas vezes mais outras menos, mas mantém sempre as bolhas no mesmo sitio do costume. "Bufa" ao meu dedo quando o encosto ao aqua e reconhece quando o vou alimentar, vindo logo a "correr".

- As plantas estão bonitas, a Ludwigia cresce a olhos vistos, apesar de não estar tão avermelhada, não tem luz suficiente, qualquer dia será podada. A Lemna Minor não me parece que se torne um problema, pois não se tem multiplicado, a (pouca) circulação de água faz com que acabem sempre na lateral mais escura do aqua.

- O "Paitol" multiplicou-se que nem doido, deviam vir ovos nas folhas da Ludwigia, embora não os tenha visto, tenho seguramente mais de 30/40 Planorbis novos, senão mais, uns ainda com 1/2mm alguns já perto dos 5mm. Já esborrachei alguns mas faz-me pena. Reduzi a alimentação para tentar travar a praga.

- O aqua tem sempre a água limpida, apenas com alguma "gordura" na superficie, apesar de não limpar o filtro há umas 3 semanas. A temperatura está sempre estável nos 26ºC, os parametros não os sei pois não vejo necessidade de os medir por enquanto.

 

Dúvidas:

- Circulação de água: Será que consigo adaptar um tubo com aqueles furinhos, direccionado para mexer (um pouco) a água à superficie? O filtro é um Rena Superclean 40 (300L/h).

- Planorbis: A minha ideia não é manter os "caracois" todos como é óbvio, só queria 1, mas já percebi que será muito dificil. Retiro os que conseguir para um globo que tenho e deixo-os lá para ver o que acontece? Alimento-os no globo ou nem por isso? Mato-os (faz me pena) ou tento despachá-los aqui nos classificados?

- Musgo de java: Qual a melhor forma de o podar? Corto e apanho os pedaços que vêem à superficie? Ou é melhor retirá-lo do aqua (com o tronco) para podar?

- Ludwigia: Como podar? Corto um pedaço e replanto? (se quiser, claro) Corto por onde?

- Tenho visto uns seres brancos, bastantes, nos vidros ou a "nadar" com cerca de 1/2mm de comprimento e praí 0.5mm de espessura, com aspecto de verme/larva, o que será? Dificilmente consigo fotos...
- Queria muito ter mais peixes, neste aqua não cabem mais, será que consigo trocá-lo por um de 50/60l? :naughty:
Obrigado.
Editado por ThunderDrum

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos. Gostaria que me dissessem se este filtro e este termostato sao bons para o aquario de 5 litros. FILTRO INTERIOR HAILEA HL-BT200:

  • Alimentação: 230V/50Hz
  • Potência: 3W
  • Caudal: 200L/h
  • Tamanho do aquário: até 60L
  • Dimensões: 33,5x42,50x135mm AQUECEDOR JAGER 25W:
  • Volume: 20-25L
  • CONSUMO: 25W
  • Comprimento:230mm
  • Diâmetro:24,5mm
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jovem, é o segundo tópico que "invades" com dúvidas, sugiro que cries um novo tópico e não uma resposta a um existente de modo a receberes resposta às tuas duvidas.

 

Já agora:

-Um aquario de 5L não é um aquario, é um copo.
Muito menos para 2 Bettas, como escreveste no outro tópico.
Não vais arranjar filtro para isso, nem vale a pena, pega numa planta e usa-o como vaso.

Se são 2 machos, pelo menos (no minimo dos minimos!) um aqua de 10L para CADA um, não podem estar juntos!!! Mesmo sendo macho e fêmea, não é aconselhável, muito menos em 5L!!!

Arranja tempo para ler mais e informa-te sobre a melhor forma de te iniciares na aquariofilia. ;)

 

Boa sorte!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ponto da situação:

 

- O "Zeisses" está bem, feliz e contente, sempre com apetite e a fazer ninho, umas vezes mais outras menos, mas mantém sempre as bolhas no mesmo sitio do costume. "Bufa" ao meu dedo quando o encosto ao aqua e reconhece quando o vou alimentar, vindo logo a "correr".

- As plantas estão bonitas, a Ludwigia cresce a olhos vistos, apesar de não estar tão avermelhada, não tem luz suficiente, qualquer dia será podada. A Lemna Minor não me parece que se torne um problema, pois não se tem multiplicado, a (pouca) circulação de água faz com que acabem sempre na lateral mais escura do aqua.

- O "Paitol" multiplicou-se que nem doido, deviam vir ovos nas folhas da Ludwigia, embora não os tenha visto, tenho seguramente mais de 30/40 Planorbis novos, senão mais, uns ainda com 1/2mm alguns já perto dos 5mm. Já esborrachei alguns mas faz-me pena. Reduzi a alimentação para tentar travar a praga.

- O aqua tem sempre a água limpida, apenas com alguma "gordura" na superficie, apesar de não limpar o filtro há umas 3 semanas. A temperatura está sempre estável nos 26ºC, os parametros não os sei pois não vejo necessidade de os medir por enquanto.

 

Dúvidas:

- Circulação de água: Será que consigo adaptar um tubo com aqueles furinhos, direccionado para mexer (um pouco) a água à superficie? O filtro é um Rena Superclean 40 (300L/h).

- Planorbis: A minha ideia não é manter os "caracois" todos como é óbvio, só queria 1, mas já percebi que será muito dificil. Retiro os que conseguir para um globo que tenho e deixo-os lá para ver o que acontece? Alimento-os no globo ou nem por isso? Mato-os (faz me pena) ou tento despachá-los aqui nos classificados?

- Musgo de java: Qual a melhor forma de o podar? Corto e apanho os pedaços que vêem à superficie? Ou é melhor retirá-lo do aqua (com o tronco) para podar?

- Ludwigia: Como podar? Corto um pedaço e replanto? (se quiser, claro) Corto por onde?

- Tenho visto uns seres brancos, bastantes, nos vidros ou a "nadar" com cerca de 1/2mm de comprimento e praí 0.5mm de espessura, com aspecto de verme/larva, o que será? Dificilmente consigo fotos...
- Queria muito ter mais peixes, neste aqua não cabem mais, será que consigo trocá-lo por um de 50/60l? :naughty:
Obrigado.

 

 

Alguém para me ajudar nestas dúvidas???

 

Obrigado.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Alguém para me ajudar nestas dúvidas???

 

Obrigado.

Boas Thunderdrum

Não sei se ajuda mas...

Circulação de agua: Podes fazer teste para ver se faz o efeito que queres adaptando um pouco de tubo ao filtro (se tiveres à mão), proprio para aquariofilia, fazendo uns furinhos e tapando a saida (só para veres o efeito). De resto que posso dizer é que para reduzir caudal sempre aumentei o perfil na saida de agua ( mas talvez os furinhos resultem).

Planorbis: na falta de condições para manteres Helenas para controlar a praga (que não sei se é o caso pois não vi as carateristicas todas dos parametros do aquario) a remoção manual é a forma que o pessoal usa. Podes investigar formas diy de fazeres armadilhas para colocares durante a noite no youtube.

Musgo de java: qualquer uma das formas serve mas eu se pudesse retirar o tronco e podar fora faria dessa forma pois é mais pratico e não ficam restos de musgo perdidos no aquario que vão começar a crescer onde não queres que cresçam.

Ludwigia: essa é uma das formas. por norma o pessoal tenta cortar mais ou menos pelo meio se quiser deixar a parte de baixo recuperar. A outra forma é só cortar na altura que quiser e usar só o topo descartando a parte de baixo. Ao plantares o topo retira as ultimas folhas (na sua parte inferior) para criarem raizes a partir dai ou procura cortar onde vires que a propria planta já tem aquelas raizes branquinhas e pequenas a sair do caule. Para mais ver: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=39927

Seres brancos tipo larva: Tambem apanhei desses seres estranhos à pouco tempo (pelo menos acho que serão iguais pela descrição) mas em caso de duvida vê se o Zeisses apanha esses bichos ou não. Os meus tanichthys albonubes chamaram-lhes de petisco e desapareceram todos.

Trocar de aquario é sempre possivel. Mas, se possivel, o melhor mesmo é guardar esse, quando achares que é a altura, e fazer um upgrade para um maior. Porque guardar? Mais tarde podes precisar de aquario maternidade, aquario quarentena, aquario testes, e ter um mais pequeno de reserva dá sempre jeito.

Parabéns e continua a fazer uma boa aquariofilia.

Cumprimentos

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-O caudal eu consegui reduzir, diminuindo a saída de água, queria mesmo era conseguir mexer a água na superficie, tenho tubo pneumatico em casa, até daria para adaptar, n tenho é um "L" para poder direccioná-lo.

 

-Planorbis: Ok, a opção de remover será a melhor, acham q devo mantê-los num globo para ver o que resulta, faço "criação" ou extermino-os todos?

 

-As plantas, já percebi a poda!

 

-larvas: não vi ainda o Zeisses a comê-los, mas parece-me que há menos agora. Terão vindo na rocha q apanhei na praia? ou poderão ser larvas de mosquito q lá tenha posto? (eu por vezes dou mosquitos ao peixe, além de que o aqua está aberto)

 

-Trocar o aqua, não implica ficar sem este, se o fizesse seria apenas p tentar recuperar alguns €

 

Obrigado!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-O caudal eu consegui reduzir, diminuindo a saída de água, queria mesmo era conseguir mexer a água na superficie, tenho tubo pneumatico em casa, até daria para adaptar, n tenho é um "L" para poder direccioná-lo.

 

-Planorbis: Ok, a opção de remover será a melhor, acham q devo mantê-los num globo para ver o que resulta, faço "criação" ou extermino-os todos?

 

-As plantas, já percebi a poda!

 

-larvas: não vi ainda o Zeisses a comê-los, mas parece-me que há menos agora. Terão vindo na rocha q apanhei na praia? ou poderão ser larvas de mosquito q lá tenha posto? (eu por vezes dou mosquitos ao peixe, além de que o aqua está aberto)

 

-Trocar o aqua, não implica ficar sem este, se o fizesse seria apenas p tentar recuperar alguns €

 

Obrigado!

Eu quantos aos planorbis, tentava po-los a fazer criação e depois até os podes, vender ou oferecr quando te cansares deles..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Actualização:
Ora bem, a Ludwigia já estava a roçar a superficie, por isso, altura de poda e replantar o que foi podado, podem ver fotos do antes e depois.

 

Retirei os Planorbis pequenos para um globo, têm fotos tambem, ponho comida 1 vez/semana, pus algumas folhas da Ludwigia e restos de musgo de java, aproveitei umas pedras coloridas horrorosas, pus a "cantarilha" e um feto de java, só para criar algum ambiente...

 

Em breve irei começar um novo aqua de 60l...mas o Zeisses deverá continuar neste!

 

7e7v.jpg
8gnb.jpg
8xhr.jpg
2ni0.jpg
6irg.jpg
86cw.JPG
iuq7.jpg
zbio.jpg

 

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perguntas:
-Para fazer a manutenção, neste caso, podar, sinfonar e TPA devo retirar o peixe do aqua? Ele pareceu-me ter ficado algo afectado com tanta mexidela no aqua, anda muito escondido no fundo e medroso...normalmente nas TPA's não o retiro.

 

Tenho miudos de frango cozidos, experimentei dar e ele gostou bastante, será que lhe faz mal?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

venho te dar os parabens pelo belo aquario que tens, serve de inspiração para o meu.

 

Até somos vizinhos e tudo, biggrin.png' alt=':biggn:'>.

 

porque não tens uma femea para o teu zeisses?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Não pretendo fazer criação pois não tenho tempo nem espaço em casa.

 

Abraço, vizinho, se calhar até já nos cruzámos!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Não pretendo fazer criação pois não tenho tempo nem espaço em casa.

 

Abraço, vizinho, se calhar até já nos cruzámos!

 

Fazer criação exige muito tempo / espaço?

 

normalmente nascem quantos bettas?

 

secalhar, até já nos cruzamos.

 

poderias me dar a tua ajuda?

 

vê o meu topico sff.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=221158&hl=

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procura na secção dos Bettas aqui no forum, detalhes sobre a reprodução, logo vês se achas que para ti exige muito tempo/espaço. Isso é relativo o que eu acho dificil, para ti pode parecer fácil... ;)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização:

-Não se passa grande coisa, os planorbis estão a ser transferidos para o globo, à medida que os vou vendo/apanhando e irei retirar o unico adulto para evitar que continue a pôr ovos...os outros, à medida que crescem transfiro-os.

-A ludwigia fez uma coisa curiosa, quando fiz a poda e replantei um dos pés, houve um que se soltou e subiu, mas ficou preso noutro pé que já estava plantado anteriormente. Eu achei que tinha dado um pulo de crescimento muito grande, mas como não olhei com grande atenção não me preocupei. Quando finalmente olhei mais de perto, já ela tinha criado uma raiz, fora do areão, praí com 4/5cm, de modo a agarrar-se ao areão. Achei o caso engraçado e de partilhar aqui no forum!

 

Desisti de dar os miudos de frango, o Zeisses gostou no inicio mas agora parece não os querer...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O "Paitol" já está a morar no globo e ontem fiz uma "armadilha" para os planorbis, escaldei um pedaço de courgete, onde passei previamente uma linha, de modo a ser mais fácil retirar do aqua.

Ao fim de 1h30 com as luzes apagadas retirei uns 10 que vieram no legume, deixei durante a noite e retirei outros 10 hoje de manhã. Mesmo assim ainda lá estão muitos!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei imenso da evolução do teu aqua!

 

Esse zeisses é um afortunado!

 

Curiosidade: Sempre fizeste a experiência com o espelho?

 

Muito obrigado!

 

Fiz a experiência do espelho sim, mas a reacção dele é praticamente a mesma à de quando mostro o meu dedo!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perguntas:

-Para fazer a manutenção, neste caso, podar, sinfonar e TPA devo retirar o peixe do aqua? Ele pareceu-me ter ficado algo afectado com tanta mexidela no aqua, anda muito escondido no fundo e medroso...normalmente nas TPA's não o retiro.

 

Conseguem me dar a dica?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais retira-lo para por onde? Os peixes não gostam de mexidelas. Tenta fazer a tpa sem causar muito disturbios. Faz a poda noutra altura. Agora retirar o peixe ainda vai ser mais stressante para ele.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.