(Iniciado) Cube Garden 60 P - Amano em mim?


Sapingas

Recommended Posts

Boas noites!

 

Oki obrigado pela tua opinião Miguel, eu estendi pelo meio a Rotala porque, estava a pensar do lado esquerdo meter uma planta de moita maior, pensei na hemianthus micranthemoides, gostei imenso de a ver no aquàrio de Pedro o Green&Grey, e acho que ficava bem assim duas plantas verdes atras, e no meio a contrastar a Rotala, que te Parece?

Quanto as cores das plantas achas que serà problemas de nutrientes? Amanha ja tiro os valores a àgua e ja ponho aqui.

 

 

Parece-me bem! De qualquer das maneiras, não fecharia toda a traseira ao centro com a Macrandra pois acabas por perder profundidade. Podes deixar a Macrandra por aí mas tira alguns pés do centro..

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes!

 

Bem, entao decidi seguir o concelho do Miguel e realmente fica com outro aspecto, muito melhor. Ja Tirei a Rotala da Zona Central e meti a delimitar a Pogostemon e a Futura Hemanthius, que diga se de passagem, não estava nada bem tratada a ver se desenvolve. Tambem ja tenho os peixes, são engraçados todos juntos, agora alguém sabe, que comida mais poderei dar aos peixes tirando os flocos?

Deixo também a foto das algas, embora em menos quantidade neste momento.

 

Algas

 

wi3z.jpg

 

Geral

 

rxr2.jpg

 

Flammeus a foto ficou mal eles não param :drool3:

 

o2y5.jpg

 

 

Cumps

Bruno Rodrigues

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes!

 

 

Parece-me bem! De qualquer das maneiras, não fecharia toda a traseira ao centro com a Macrandra pois acabas por perder profundidade. Podes deixar a Macrandra por aí mas tira alguns pés do centro..

 

 

Abraço

 

 

MIguel, como fez no dia 29 deste mes 3 meses de existencia deste aquàrio, comecei a introduzir o Fertilizante Step 2, que indica para aquàrios apos 3 meses de vida, presumo que esteja a fazer correcto. Reduzi para duas lampadas ligadas com 8 horas de luzes, para tentar abrandar um pouco estas algas. Jà estão em menos quantidade, ja noto que teem vindo a desaparecer.

 

Bem os valores são tirados as 17 horas da tarde, A luz liga se as 10 horas da manha e fertilizei hoje pelas 10h55, e agora deu estes valores.

 

PH - 6.6

KH - 11 DKh - Este valor esta mais elevado que as outras vezes.

GH - 9 dGH - Este tambem esta mais elevado

NO2 - 0.05 mg/l

Nh4 - <0.05 mg/l

No3 - 10 mg/l

PO4 - 0.05 mg/l

 

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites!

NO3 e PO4 existentes, CO2 e iluminação correcta, e respectivas TPA's, essas algas têm tudo para ir embora! :)

 

Mantém esse ritmo e em breve elas desaparecem. ;)

 

 

Abraço

 

Ok Miguel vou manter assim ate desaparecerem, vou postando fotos.

 

Obrigado

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Tardes!

 

Depois de algum tempo sem aqui passar, venho deixar umas novidades, e uns problemas.

 

As novidades e que entraram 2 plantas novas, Saturogyne Repens e Pogostemon Helferi para o lado esquerdo onde so tinha a Hamanthius cuba.

 

Agora problemas estou a ter alguns, a Althernanthera e a Rotala Macandra, nunca apresentaram a cor correcta pelo que tenho lido a coloração da Rotala Macandra como està e Nitratos elevados e Phosphatos baixos

, e podei hoje a Althernanthera e vi que por baixo as folhas estavam todas transparentes, parecendo podres, falta de algum nutriente de certo, as folhas da Saturogyne, e da pogostemon helferi tambem, estou a ficar com um escuro a volta, sera falta de que?

 

Tenho fertilizado todos os dias com os fertilizantes de ADa, Green Brighty Special Lights, Brighty k, Step 2. Serà que tinha que continuar a fertilizar com o Step 1 tambem, pois assim que chegou aos 3 meses de existencia parei com o 1 e comecei com o 2.

 

DEixo vos fotos de como estão as coisas.

 

6txe.jpg

 

Como podem ver nesta foto a Althernanthera esta mal tratada e a frente no vidro junto aos substrato estão uns ovos brancos, que se agarram bem ao vidro e nao sei do que sejam!

nt3x.jpg

 

tbc4.jpg

 

 

Bem as coisas por aqui estão assim, sei que podiam estar melhores, se eu me dedica se mais, mas tenho tido muito trabalho e as vezes a preguiça fala mais alto. Tenho que me corrigir.

Os peixes ja cresceram, os camarões tambem.

 

 

 

Obrigado

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

Para mim está óptimo!

 

Boa sorte para a correcção desses problemas!!!

Obrigado ThunderDrum.

 

 

Alguém me pode ajudar, a tentar perceber o porque da Althernanthera estar com folhas transparentes e com manchas pretas nas folhas? Ja agora alguém conhece algum produto so de Fosfatos?

 

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes!

 

Bem acho que descobri o porque das folhas estarem assim, tirei os valores de Ferro e estão <0.02ppm presumo que o problema seja falta de ferro.

 

Mas então os fertilizantes da ADa não teem ferro?

Tenho que ver se compro um fertilizante so de ferro.

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Tardes!

 

Bem por aqui as coisas estão a andar, as pancadas com as fertilizações. Hà algumas plantas que estao um pouco apanhadas pelas algas, a Saturogyne REpens é uma delas. Algumas algas nas pedras tambem. Não tinha percebido a ideia, de que a medida que as plantas vao crescendo, é necessario aumentar a dose do fertelizante, nos frascos dos fertilizantes da Ada diz para dobrar ou triplicar a dose, e eu durante a semana passada toda dobrei, e ainda tenho algas!

 

Penso então com isto que ainda nao tenho suficientes nutrientes na linha de àgua certo? Vou passar esta semana a triplicar a dose! Na semana passada, quando dupliquei reparei num crescimento mais ràpido das plantas, por isso agora vou exprimentar triplicar a dose a partir de amanha ate sexta feira que vem. Que acham?

 

Andei a ler sobre fertilização e a ideia que tenho e que devemos ter sempre nutrientes em execesso para as plantas, quanto mais nutrientes estiverem em execesso menos possibilidades existe de haver carencias destes mesmo. Mas acho que ainda nao percebi muito bem a maneira de ver que quantidades e necessario para o meu aquàrio de nutrientes. Se alguem me puder ajudar a perceber um pouco melhor agradeço.

 

Por aqui as coisas estão assim depois de uma poda e troca de àgua hoje.

 

9p6e.jpg

 

Dei uma valente poda na cuba a semana passada pois esta ja estava a ficar amarela no fundo, e ja se està a recompor. A Hemanthius atras do lado esquerdo, tenho podado e replantado para crescer mais compacta, mas ainda nao chegou ca em cima. A Althernanthera tem vindo a desenvolver mais folhas, desde a ultima grande poda devido a estar com folhas transparentes, carencia de nutrientes. A dose de co2 contiua com duas bolhas por segundo, neste momento tenho o difusor a limpar, ganha sempre algumas algas, e perde eficiencia o difusor, é normal? Ganhar sempre algumas algas?

 

Espero que gostem e que comentem.

 

Obrigado

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas noites!

Ja algum tempo que não dava novidades.

 

Depois destas férias, de natal as coisas descambaram um bocado, as plantas e as pedras ganharam umas algas pretas que estão juntas em uns tufões pequenos, nas plantas parecem cabelos. São dificeis de arrancar das pedras com escova de dentes, e presumo que sejam das algas chatas de desaparecer. Acho que foi falta das TPA,s e falta de fertilização.

 

Amanha posto fotos do estado actual das coisas.

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Ora então ca vão o estado das coisas!

 

c4jz.jpg

 

3get.jpg

 

nsju.jpg

 

As coisas estão a ficar pretas, não consegui acertar nem perceber muito bem a fertilização, tirei os valores que tenho a àgua e são os seguintes:

 

PH - 7.0

Kh - 9

GH - 5

NH4 - <0.05

No2 - <0.05

NO3 - 10mg/l

PO4 - 0.2 mg/l

 

Se acharem que falta aqui outro teste digam que eu vou faze lo, mudei 50 por cento da àgua na Sexta feira, e hoje mudei mais 10 litros. Agora so volto a mudar 50 por cento na Sexta outra vez. Estou com 2x24w durante 8 horas!

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então alguém pode deitar uma mão?

 

Serà possivel, que eu consiga fazer fertilização EL com fertilizantes da ADa? Os que estou a utilizar neste momento são Brighty K, Step2, Special Lights.

 

Serà por existir Amonia na àgua que causou estas algas? Devido a estar algum tempo sem Tpa,s?

 

Ja agora eu tenho o sistema de Co2 que e Jbl Proflora u402 , Serà que consigo usar o redutor de pressão que vem neste kit, em uma garrafa de 2kg ou mais de co2?

 

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitas BBAs... como tem estado o CO2? quantidade e "estabilidade"? (tiveste algum tempo com menos ou sem co2? etc)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O co2 tem estado sempre igual 2 bolhas por segundo! Quando a luz apaga o co2 inidca sempre um verde mais claro, perto da perto das 50mg/l pelo menos e o que o teste da Jbl indica!

Tive que retirar a cuba, acho que por inexpriencia ela cresceu e começou a morrer por baixo, e também acho que tenha destabilizado os valores da àgua, na foto onde mostro a cuba nota se que nao està saudavél Hoje acabei por retirar, por completo. Agora ou deixo desenvolver a Eleocharis sp mini, ou tenho que ver outra planta de tapete. A cuba é dificil de manter de podar e de plantar a meu ver, mas uma proxima vez irei ter mais cuidado se usar esta planta.

 

O tempo que esteve sem co2 foi para ai uma hora enquanto fui comprar outra garrafa de 500 gr, queria ver se conseguia arranjar uma de dois kg ou assim, mas gostava de saber se este redutor pode ser aplicado em outras garrafas de co2!

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Editado por Sapingas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPAs como tens feito?

Fertilização que quantidade dos produtos ADA estás a dar?

 

Pedro.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro!

TPAs como tens feito?

Fertilização que quantidade dos produtos ADA estás a dar?

 

Pedro.

 

As TPa,s tenho feito semanalmente cerca de 30 litros, ate antes de aparecer as algas! Agora as fertilizações e que tenho andado um bocado a toa, não percebi que a medida que as plantas iam crescendo tinha que aumentar a dose, andei um tempo a fazer Tpa semanal de 30 litros e a fertilizar a dobrar, depois notei o aparecimento das algas verdes nas pedras, e quando plantei hemianthus micranthemoides, reparei que ela não desenvolveu muito ràpido. Fiz os testes a àgua e reparei que ainda tinha falta de Fosfatos andavam sempre baixos, e então comecei a triplicar a dose, dos tres fertilizantes.

 

So que agora nas férias de natal, estive sem estar em casa e nao consegui fazer tpa,s durante pelo menos duas semanas e ficou assim.

 

Agora na sexta passada mudei 30 litros de agua, segunda mudei mais 10 litros, hoje mudei mais 10 litros e arranquei a cuba e estou a fertilizar neste momento a dobrar, ou seja seis " bombadas" de cada fertilizante.

 

Estou um bocado perdido, com a fertilização, acho que ainda não percebi muito bem como se deve de conhecer as necessidades das plantas, e verificar bem as necessidades do meu aquàrio!

 

Sei que ha muitos posts por aqui a falar de fertilização, no modo geral, mas cada caso é um caso, e eu veijo me um bocado lerdo ainda nesta matéria.

 

Outra coisa que eu veijo, e que quando meto as "bombadas" dos fertilizantes no aquàrio, os fertilizantes muito provavelmente vão se acumulando nas pedras e vidros, e afins, serà que isto tem alguma coisa a ver? Serà que terei que dissolver os fertilizantes em um pouco de àgua e depois deitar no aquàrio? Para uma melhor distribuição? Terà algum efeito ?

 

Obrigado

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Editado por Sapingas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem hoje de manhã voltei a dar uma limpeza e fiz mais uma Tpa! Mudei cerca de 15 litros de àgua, visto que esta semana e a terceira vez, nesta reduzi um pouco a quantidade de àgua mudada! Ando a ver de uma planta para por no lugar da cuba se alguém tiver ideias agradeço!

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Hoje foi dia de Tpa mudei 20 litros de àgua do aquàrio!

 

Depois da poda da pogostemon, ela esta a crescer verdinha, mas da poda para baixo està com algas. A Eleocharis Sp mini tambem a podei no mesmo dia e ja esta grande outra vez. Hoje reparei que a hemianthus micranthemoides estava a ficar amarela no fundo por isso podei, mais rente ao substrato e voltei a plantar uns pés que estavam menos apanhados pelas algas.

 

Por ca as coisas estão assim

 

7jet.jpg

 

Hoje acabou o Co2 ja fui comprar outra carga de 500 gr, tenho que ver se arranjo uma de 2kg. TEnho os difusor a lavar, comprei o ADA Superge, o produto cheira a lixivia.

 

Andei a ver calculadora de nutrientes para as plantas, que foi neste site http://calc.petalphile.com/pt-br/, e os valores aconcelhados dos produtos que estou a usar ADA, valores diàrios para a litragem do meu aquàrio 60 litros, através da forma EI ( Estimative Index) foram:

 

Bright K - 2ml ao dia

Green Brighty Lights - 9ml ao dia

Step 2 - 38 ml - Serà possivél ter que introduzir 38 ml diàrios? Não haverà aqui algum engano?

 

Acham que deva de seguir esta fertilização?

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

Bem desde o dia 14 até agora tenho adaptado o sistema de fertilzação em cima escrito, mas com 10 ml de step2. Estou a alternar, os fertilizantes 1 dia 3ml - K e 10 ml Step 2 outro dia 3 ml - K e 9 ml Special Lights de Quarta feira a Domingo, depois faço TPA na Segunda e dou o dia de descanso na Terça.

 

Estou com 2*24 w das 9h30 ate as 17h00 e Co2 das 10h00 até as 16h30m. Desde que estou a fazer isto as plantas crescem verdes e algas menos. Mas ainda nao desapareceram, Hoje fiz TPA e dei uma poda na Pogostemon Erectus que ja estava com alguns pes amarelos no fundo, podei tambem a hemianthus micranthemoides mas, acho que està um pouco lenta a desenvolver. Mas podei a e replantei as plantas verdes.

 

Comprei hoje Agua Oxigenada, para começar a deitar nas pedras, que nao consigo tirar. Porque a pedra maior do lado esquerdo consegui tirar do aquàrio e mete la a limpar, tenho aqui mais substrato depois volto a colocar e enterro a, ja limpinha.

 

Amanha tiro umas fotos, se alguém acha que a fertilização esta errada agradeço ajuda, se alguém me poder ajudar a compreender melhor a fertilização agradeço tambem.

 

Cumps

Bruno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com 2*24 w das 9h30 ate as 17h00 e Co2 das 10h00 até as 16h30m.

Não sei se foi erro de escrita, mas isso é errado.

O Co2 deve "arrancar" antes da luz, eu normalmente uso uma hora antes que no teu caso seria co2: 8:30-16:00 e luz 9:30-17:00

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.