Desaparece fungo e aparece ictio?


jogy

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aquário de 120L, com 9 nariz de bêbado, 2 corydoras e 3 tetras.

Há três dias adquiri dois ramirezis, e no dia seguinte reparei que dois ou três dos nariz de bêbado estavam com um ou dois pontos brancos grandes e o ramirezi macho tinha também dois pontos brancos grandes. Disseram para eu aplicar esha2000 pois se tratava de um fungo, e assim o fiz.

Hoje, após o segundo tratamento, verifiquei que o ramirezi já nao tem ponto branco nenhum (apesar de parecer estar debil) , mas os restantes peixes ficaram com mais pontos brancos, desta vez mais pequenos (o que julgo ser íctio, pois agora estão em muito maior número).

 

O que me aconselham a fazer? Aplicar o terceiro tratamento do esha2000, parar com ele e fazer uma pausa e aplicar um tratamento contra o íctio?

 

Fiz a medição dos parâmetros da agua antes de por os peixes, e não tinha amónia, nem nitritos nem nitratos. O Ph estava a 6.8 e a temperatura está a 25ªC.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os peixes para ganhar ictio das duas uma... Ou vêm da loja com ele, ou terão que ser sujeitos a uma mudança brusca de temp. E visto que fizeste o tratamento com esha2000, o mesmo devia ter tratado tudo aos mesmo tempo, visto ele também ser indicado para o ictio.

 

Uma fotos ajudavam a diagnosticar melhor a situação.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, esta aqui a foto do ramirezi com a bola branca grande, a dos bebados é muito dificil de apanhar porque eles estão sempre em movimento, mas são pintinhas pequenas brancas, ao longo do corpo


Imagem do Ramirezi:



Imagem dos bebados:





Obrigado pela ajuda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Shaking:

Antes de habituar os peixes a agua deixei duas horas dentro do saco, para se irem habituando a temperatura da agua do meu aquario. Pode ter sido é do tempo entre o aquario da loja e o meu aquario, que a viagem ainda durou uma hora, mas nunca apanhou sol directo na viagem

 

Rpc:

Eu acabei por dar a ultima dose do medicamento esha2000. Em casa tenho o EXIT(que julgo ser também da mesma marca da esha). Posso dar este também?

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Shaking:

Antes de habituar os peixes a agua deixei duas horas dentro do saco, para se irem habituando a temperatura da agua do meu aquario. Pode ter sido é do tempo entre o aquario da loja e o meu aquario, que a viagem ainda durou uma hora, mas nunca apanhou sol directo na viagem

 

Rpc:

Eu acabei por dar a ultima dose do medicamento esha2000. Em casa tenho o EXIT(que julgo ser também da mesma marca da esha). Posso dar este também?

 

Obg

 

Sim. O exit e da esha. Experimenta esse, aumenta a temp até 29º sensivelmente, reduz a exposição à luz e aumenta a oxigenação (se tiveres uma bomba de ar é o ideal).

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sim. O exit e da esha. Experimenta esse, aumenta a temp até 29º sensivelmente, reduz a exposição à luz e aumenta a oxigenação (se tiveres uma bomba de ar é o ideal).

 

A temperatura eu ja tinha aumentado para 29ªC.

Em vez das 8 horas que tenho a luz ligada ponho para 4, por exemplo?

Tenho CO2 ligado, ao que eu vou desligar agora mesmo, e substituir por uma bomba de ar

Em relação ao esha2000, visto que acabei com os 3 tratamentos recomendados, acabo de o utilizar e substitu-o pelo tratamento normal do exit, podendo começar agora também, certo?

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma outra questão que ia escapando, tens carvão activado no filtro? Se tiveres tens que o retirar durante o tratamento.

Não, não, já tinha retirado ;)

E uma pergunta, depois quando é que eu sei que isto está tratado?

Depois dos pontos brancos desaparecerem devo continuar com isto durante quanto mais tempo?

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não, já tinha retirado ;)

E uma pergunta, depois quando é que eu sei que isto está tratado?

Depois dos pontos brancos desaparecerem devo continuar com isto durante quanto mais tempo?

 

Obg

 

Segue as instruções da bula.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Segue as instruções da bula.

Eu estava a referir-me as medidas preventivas, a luz desligada, CO2 desligado e temperatura. Por mais quanto tempo, após os sintomas desaparecerem , é que é aconselhável continuar com isto.

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo menos no que uso que é o Sera Costapur diz para fazer uma tpa 2 dias após a ultima aplicação. Por ser 2 dias continuei com tudo até a fim desses dias. Acho que podes fazer o mesmo.

Após esses dias se tudo correr bem e o ictio desaparecer, metes entao tudo como antes e juntas o carvão activado para limpar a água da medicação.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui no EXIT diz que não é necessário fazer uma muda de água, excepto se estiver a fazer outro tratamento para alem deste.

Mas pelo sim pelo não faço uma TPA mais o carvão activo no filtro durante um tempo, para tirar os químicos da agua :)

 

Obrigado pela ajuda ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais se realmente for ICTIO há que conhecer este parasita e o seu ciclo de vida pois é importante para o devido tratamento.

Um tratamento de ictio não de faz em 2 ou 3 dias nem se faz numa semana, não existe concenso sobre a duração de tratamento, vai encontrar varios prazos mas eu recomendo 30 dias de tratamento.

 

Subir a temperatura acima deo 28graus (recomendo os 30) é a 1º fase do tratamento, isto serve para 2 coisas: acelarar o ciclo de vida do ictio e poder elimina-lo (já explico mais a frente).

 

Ora para simplificar aqui fica um copy/paste de um artigo:

 

"Quando introduzido o ictio no aquário ou despoletado pela debilidade do sistema imunológico do peixe devido a descidas de temperatura, o cisto penetra a epiderme do hospedeiro e, nesta fase, desenvolve-se alimentando-se dele, deixando-o cada vez mais debilitado. Os pontos brancos aparecem entretanto provocados pelo aproveitamento dos fungos. Com o tempo o parasita penetra nas brânquias do peixe originando a produção de muco pelo sistema imunológico na sua defesa podendo levá-lo à asfixia. Nesta fase é muito difícil salvar os peixes pois estão de tal forma enfraquecidos que deixam de se alimentar e os cistos são resistentes a tratamentos químicos.

Ao atingir a fase adulta os cistos soltam-se do hospedeiro e voltam ao fundo do aquário envolvendo-se numa cápsula gelatinosa onde se multiplicam exponencialmente em poucos dias. Esta cápsula protege os novos cistos até estes estarem prontos para se soltarem e voltarem a atacar outros peixes, ou os mesmos que ainda não tenham morrido.

 

É na fase em que está no fundo do aquário envolto na massa gelatinosa que o parasita tem um ponto fraco. A gelatina não consegue solidificar a temperaturas acima dos 28ºC e, se não a se deixar solidificá-la, o parasita não se consegue reproduzir. Tem-se então o problema resolvido bastando para isso evitar que o parasita se reproduza mantendo a água do aquário acima dos 28ºC durante pelo menos 18 dias.

O controle do número de parasitas no hospedeiro pode ser reduzida através da aplicação de sal ou pelo uso de medicamentos existentes no mercado de aquariofilia à base de Verde de Malaquite mas sempre acompanhados pela subida da temperatura acima dos 28ºC. No caso do sal a dose recomendada é de uma colher de sopa por cada 40 litros de água mas é preciso ter em conta que algumas espécies de peixes não o suportam (Corydoras e a generalidade dos Loricarídeos) e que as plantas aquáticas não toleram elevados teores de sal na água. Recomenda-se o uso de sal próprio para aquariofilia. O uso de medicamentos à base de Verde de Malaquite também só se recomenda em casos avançados da doença.

No entanto, em alguns casos, os peixes podem ainda não estar a salvo uma vez que no seguimento da infestação de Ichthyophthirius multifilis no aquário, os mais debilitados ficam vulneráveis a ataques de bactérias e fungos. Neste caso é necessário socorre-los com tratamentos químicos. O ideal será a retirada destes peixes para um aquário hospital e usar um medicamento de largo espectro que trate os peixes deste tipo de enfermidades.

Com este pequeno texto espero ajudar alguns aquariofilistas no tratamento do ictio. Assim que surgir a doença não se deve entrar em pânico e proceder por impulso colocando medicamentos no aquário. Deve-se começar por aumentar lentamente a temperatura da água até ela atingir os 29ºC e esperar que a doença dê sinais de retroceder respeitando o período de 18 dias. Só no caso de se detectar a doença já em fase avançada será necessário recorrer a medicamentos.

 

Fonte:
Floyd, Ruth Francis; Introduction to Freshwater Fish Parasites; University of Florida; Circular 716; 1999.

 

ictio_ciclo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora o ictio também já me apareceu noo aquário felizmente deve ser das poupas doenças que me levaram algum peixe.

Faço o tratamento da temperatura e junto:

Sera costa®med F Disinfectant

Muito mais barato que costapur e muito eficaz no tratamento do ictio

 

Se pretendes uma solução mais economica ainda podes usar sal mas tens de ter em atenção ao peixes que tens, pois podem não suportar sal, como exemplo as "cory"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora o ictio também já me apareceu noo aquário felizmente deve ser das poupas doenças que me levaram algum peixe.

Faço o tratamento da temperatura e junto:

Sera costa®med F Disinfectant

Muito mais barato que costapur e muito eficaz no tratamento do ictio

 

Se pretendes uma solução mais economica ainda podes usar sal mas tens de ter em atenção ao peixes que tens, pois podem não suportar sal, como exemplo as "cory"

Pois, eu ja tinha lido que adicionando sal também dava para eliminar o ictio, só que como tenho corydoras não queria estar a fazer isso, por isso tive que recorrer ao químico EXIT (era o que eu ja tinha ca por casa).

Então após as três doses do tratamento da EXIT, se os pontos tiverem desaparecido páro com o químico, e passado 3 dias faço uma TPA e ponho carvão activo no filtro, e deixo mais 18 dias com a temperatura a 29ªC, com bomba de ar e iluminação reduzida. Assim devo eliminar estes pontos brancos, não?

 

Já agora ponho outra questão, quando se adicionam peixes ao aquário, várias pessoas recomendam que eles estejam de "quarentena". Isso significa que devem ir para um aquário a parte, e ver ser apresentam sintomas de doença, ou deve-se aplicar algum produto durante o período de adaptação para eliminar bactérias e reduzir o stress?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quarentena é sempre boa ideia mas nem toda a gente tem outro aquário para se fazer esse procedimento.

Existem produtos para reduzir stress que é sempre algo a considerar

Pessoalmente não faço quarentena

Quando compro discus por exemplo faço sempre examita+2000 logo a chegada e sempre com bons resultados!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Tenho outra questão Nelson Graça, se me puderes ajudar, estive a ver aqui no forum e tu há uns tempos tiveste um problema com o teu ramirezi, certo? http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=191611

Chegaste a saber se a falta de alimentação do teu Ramirezi foi devia ao íctio ou devido ao problema no intestino? Chegaste a aplicar "Flagyl" ou outro produto para ele se alimentar?

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O ictio passou bastante bem fiz 30 dias de tratamento subi a 1 grau por dia até chegar aos 30graus e fiz o mesmo na descida de temperatura ou seja 1 grau por dia e o ICTIO foi-se e não voltou

Quanto ao flagyl posso dizer que fiz 3 tratamentos (em especies diferentes), incluindo a este ram e a taxa de sucesso foi de 0% nunca consegui nada com flagyl, mas sim ele acabou por se alimentar com bloodworms mas já devia ser tarde de mais, acabou por morrer.

 

É também um peixe muito sensivel as mudanças de PH ( na minha opinião)e na loja estava com um ph bastante acido e o meu na altura rondava os 7,2 o que não ajudou em nada.

 

Na altura falei com Susana paço devido aos sinais que apresentava a quando morreu e pelos vistos poderia existir uma tuberculose dos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O ictio passou bastante bem fiz 30 dias de tratamento subi a 1 grau por dia até chegar aos 30graus e fiz o mesmo na descida de temperatura ou seja 1 grau por dia e o ICTIO foi-se e não voltou

Quanto ao flagyl posso dizer que fiz 3 tratamentos (em especies diferentes), incluindo a este ram e a taxa de sucesso foi de 0% nunca consegui nada com flagyl, mas sim ele acabou por se alimentar com bloodworms mas já devia ser tarde de mais, acabou por morrer.

 

É também um peixe muito sensivel as mudanças de PH ( na minha opinião)e na loja estava com um ph bastante acido e o meu na altura rondava os 7,2 o que não ajudou em nada.

 

Na altura falei com Susana paço devido aos sinais que apresentava a quando morreu e pelos vistos poderia existir uma tuberculose dos peixes.

 

É que o meu Ramirezi apresenta uns sintomas idênticos ao teu. A mim disseram-me que por ele estar, primeiro com a bactéria, e posteriormente com o íctio, que ele tinha muito ou nenhum apetite.

Mas apesar de após estes 4 dias de tratamento ele ser o único peixe que apresenta uns pontos brancos, ele apresenta comportamentos muito estranhos. Primeiro o de ir com a boca contra o vidro constantemente, depois vai contra as folhas das plantas e está muitas vezes no fundo do aquario. Mas o mais estranho, que nunca tinha visto em nenhum peixe, é quando ponho comida para todos, ele sai do abrigo e vai para a superfície do aquário, mas não toca na comida, fica só a nadar. Depois eu com uma pinça tento dar-lhe minhocas ou artémia e ele parece que faz piruetas e fica na vertical, com a boca para a superfície do aquário. Depois ponho-lhe a comida a frente da boca e ele nem toca nela -.-'

A fêmea que eu comprei ao mesmo tempo com este macho está super porreira, nunca teve nada, como flocos e está sempre de um lado para o outro. Tenho a impressão que apanhei um "com defeito" :'(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou grande conhecedor de doenças... mas os meus peixes mesmo com ictio continuavam a comer bem. As fezes tens visto?

A Susana Paço é uma pessoa com grandes conhecimentos será a pessoa ideal para te ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Ram defeca e se sim como são as fezes? só esta resposta já vai condicionar muito as coisas

Desde já, obrigado pela ajuda :)

 

Eu não sei de que cor são as fezes, primeiro porque ele está num comunitário com os restantes peixes, e depois porque tenho a luz apagada a 99% do tempo para combater com maior eficácia o íctio.

O que eu estava a pensar fazer, visto que já fiz 5 dias de tratamento contra o íctio e apenas o Ramirezi ainda apresenta poucos pontos brancos, estava a pensar em coloca-lo num aquário de vaso de vidro, aqueles redondos, que é o único disponível para fazer de "hospital", com agua do comunitário e um termostato a temperatura de 30ªC para ser mais facil.

Acha que é uma boa ideia?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Má ideia má ideia não é...

 

Podes mudar para um "hospital" . É bom ter peixes isolados quando estão doentes mas tens de continuar a fazer tratamento no aquário principal porque o ICTIO não se muda com as bagagens com o peixe para o aquário hospital, o ICTIO pode ainda estar no comunitario! e pelo sim pelo não eu continuava a fazer o tratamento. basta uma baixa de temperatura e ainda teres ictio no teu aquário pricipal que ainda não tenha sido tratado e tens de volta o ictio para todos os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais