Quiet Little Thing


gmmartins

Recommended Posts

Aqui segue eu meu último layout...

 

Tanque: 50 x 30 x 27

Luz: 2 x 18W

CO2: pressurizado com solenoide via reactor

Filtro: eheim ecco pro 130

Substrato: amazonia

Hardscape: tronco (acho que é hornwood mas não tenho a certeza)

 

Plantas:

Pogostemon erectus

Rotala rotundifolia

Littorella uniflora

Eleocharis parvula

Hydrocotyle tripartita

Glossostigma elatinoides

Staurogyne repens

Spiky moss

Fissidens fontanus

Hemianthus callitrichoides

Utricularia gramnifolia (a ver se é desta)

 

Comecei assim como dry-start

 

emersedday1.jpg
As plantas foram crescendo

fotografiai.jpg
Há uma semana "afoguei" as plantas e estava assim

fotografiag.jpg
E esta semana dei-lhe uma poda e ficou assim

r21e.jpg

ycyb.jpg
Espero que gostem
Abraço
GM

 

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gustavo,

muito bom o layout, apesar de eu gostar mais das Pogostemon erectus antes da poda que ficavam a fazer um layout de triangulo engraçado...

O inflow do eheim é que estraga tudo... ;)

Tenho uma questão acerca do dry start.

Quanto tempo passou desde a montagem até encheres???

 

 

Cmpts,

Tiago Gomes

Editado por snake-bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu também. mas ela volta a crescer... já estava a sair da água.

 

Passou bastante mais tempo do que eu queria, pois estive uma eternidade à espera de algum material. Devem ter sido quase 3 meses.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu também. mas ela volta a crescer... já estava a sair da água.

 

Passou bastante mais tempo do que eu queria, pois estive uma eternidade à espera de algum material. Devem ter sido quase 3 meses.

 

Então desde o dry start até á 3ª foto aquele crescimento das plantas foi quase 3 meses??? É isso???

Tenho 1 de 25l ali parado e depois do teu tópico fiquei tentado a experimentar...

Tens algum site que usaste como referencia(ajuda) para começar um dry start???

 

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Então desde o dry start até á 3ª foto aquele crescimento das plantas foi quase 3 meses??? É isso???

 

 

Sim é isso. Não vi site nenhum específico. Há muita gente a fazer dry-starts. Aliás, as empresas que produzem as plantas que usamos basicamente usam sistemas de hidropenia que é praticamente igual ao dry-start.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sim é isso. Não vi site nenhum específico. Há muita gente a fazer dry-starts. Aliás, as empresas que produzem as plantas que usamos basicamente usam sistemas de hidropenia que é praticamente igual ao dry-start.

 

3 meses ainda é muito tempo... Pensava que não demorasse tanto.

Sim, já vi uns videos de culturas em hidroponia. A vantagem da hidroponia é que juntam fertilizantes liquidos e as plantas crescem muito mais rápido em relação ao dry start.

Quais as melhores plantas de tapete para eu começar o dry start??? Parvula, glosso???

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tempo que demora tem a ver com a quantidade de luz... nada mais. Quem te disse que eu não tinha nutrientes???

 

todas as plantas de tapete (e quase todas sem ser de tapete) dão-se bem em dry-start. A grande maioria das plantas que usamos são plantas terrestres que no seu habitat natural aguentam períodos de submersão durante a estação das chuvas. As exceopções são poucas (Valisnerias, Cabombas, Egeria, Ceratophyllum e mais uma poucas)

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tempo que demora tem a ver com a quantidade de luz... nada mais. Quem te disse que eu não tinha nutrientes???

 

todas as plantas de tapete (e quase todas sem ser de tapete) dão-se bem em dry-start. A grande maioria das plantas que usamos são plantas terrestres que no seu habitat natural aguentam períodos de submersão durante a estação das chuvas. As exceopções são poucas (Valisnerias, Cabombas, Egeria, Ceratophyllum e mais uma poucas)

 

Eu não disse que não tinhas nutrientes, porque deves ter pelo menos substrato fértil...

Mas li algures pela net que algumas plantas em dry start podem "queimar" com o uso de fertilizante liquido, não sei se é verdade ou não.

Acho que vou mandar vir uns vasos para experimentar. Plantas altas como é que se mantêm em dry start??? Metes algum tipo de "estacas" ou ficam a crescer livremente pelo solo até gostares do tamanho que já têm???

Quanto ao foto periodo, usaste a calha do aquário ou tiveste o aquário um tempo no exterior???

Desculpa lá estas perguntas todas, mas nada melhor que perguntar a quem sabe para não fazer asneirada!!!

Obrigado.

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tens que ter cuidado com o fertilizante líquido porque queima as folhas. Nestas e nas "normais" terrestres. Tens que usar uma solução muito diluída.

 

As plantas altas ao princípio ficam tombadas como podes ver na primeira foto. A Pogostemon erectus ficou toda tombada. Mas à medida que se adaptam elas endireitam-se sozinhas (foto 2). Não usei nada para as manter em pé.

 

Eu usei a calha no fotoperíodo normal (6h) mas eu não tinha pressa.... Podes usar fotoperíodos maiores ( ou mesmo 24h se quiseres - não há problema para as plantas). E podes colocar à janela. Desde que não leve com sol directo na hora mais forte do dia não há problema.

 

Não tens que pedir desculpas. Eu também já fiz (e faço) muitas. ;)

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tens que ter cuidado com o fertilizante líquido porque queima as folhas. Nestas e nas "normais" terrestres. Tens que usar uma solução muito diluída.

 

As plantas altas ao princípio ficam tombadas como podes ver na primeira foto. A Pogostemon erectus ficou toda tombada. Mas à medida que se adaptam elas endireitam-se sozinhas (foto 2). Não usei nada para as manter em pé.

 

Eu usei a calha no fotoperíodo normal (6h) mas eu não tinha pressa.... Podes usar fotoperíodos maiores ( ou mesmo 24h se quiseres - não há problema para as plantas). E podes colocar à janela. Desde que não leve com sol directo na hora mais forte do dia não há problema.

 

Não tens que pedir desculpas. Eu também já fiz (e faço) muitas. ;)

 

Não tinha reparado na 2 foto, realmente está de pé... :)

Vou tentar arranjar algum local com sol, mas sem ser muito directo para experimentar. Assim sem poupo alguns € de luz... ;)

Se tiver dúvidas chateio-te novamente...

 

 

cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gostei bastante, principalmente do Dry Start que ainda não tinha visto usarem em Portugal. A utricularia é das minhas plantas preferidas. Espero que tenhas sucesso com ela. Tenho que arranjar para fazer uma cultura emersa porque adoro a planta e de momento nao tenho nenhum aquario hitech. A litorela uniflora é planta local ai dos açores?

 

Cumps

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado... olha que já há uns quantos dry-start...

 

Pois a UC é uma planta fixe mas até agora ainda não consegui atinar com ela... Esta é a terceira tentativa com um restinho que tinha em estado imerso. Vamos ver no que dá.

 

Sim a Littorella uniflora é uma planta nativa das lagoas aqui dos Açores, mas penso que também deverá haver por aí (zonas de águas águas calmas e limpas).

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.