Plantado 105litros - "Lonesome Garden"


Miguel Gomes

Recommended Posts

Olá a todos,

apesar de frequentar o forum há já alguns meses (no entanto sem qualquer intervenção...), resolvi finalmente mostrar o "tanque".
Foi montado em dezembro passado e tem sido mantido até aqui sem grandes atropelos... claro está que tal só foi conseguido com a ajuda de muitos de vocês, através das informações que aqui deixam todos os dias.

Fica uma imagem relativamente recente e o respectivo setup:

 

 

Aqua.jpg

 

Setup:

Data da montagem: 09-12-2012
Dimensões: 75x35x40 (105L)
Aquecimento: Eheim Jagger 100W
Filtro: Externo DIY Update para Eheim 2215
Iluminação: (calha DIY) 3x24W (8500k+6500k+4200k) 8h/dia
Substrato: Tropica Plant Growth + ADA Aquasoil New Amazonia

CO2: caseiro (fermentação)

 

Flora:
Alternanthera reineckii 'Mini'

Ammania sp. ‘Bonsai’
Echinodorus 'Vesuvius'
Eleocharis sp. 'mini'
Hemianthus callitrichoides 'Cuba'
Hydrocotyle verticillata
Limnobium laevigatum
Pogostemon Helferi
Rotala wallichii
Vesicularia dubyana 'Christmas'

 

Fauna:
Otocinclus (affinis??)
Neocaridina heteropoda var. red (Red Cherry)

 

Já teve:
Paracheirodon innesi (Neon Tetra)
Trigonostigma heteromorpha (Rasbora Harlequim)

 

 

Inertes (hardscape): Xistos e Tronco 'Red Moor'

 

 

Não tenho qualquer registo do gênero" passo a passo", mas deixarei mais tarde algumas imagens variadas desde a altura da montagem até hoje.

espero que gostem

 

Cumprimentos

Miguel

Editado por Miguel Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

 

Tens aí uns pormenores muito bons na tua montagem.

Umas podas muito bem feitas no musgo e uma Hydrocotyle verticillata com bom aspecto. Tem sido fácil manter esta espécie? Pergunto isso pela pouca diferença em termos de quantidade de uma para outra foto (não que fique mal ela destacada isoladamente no tapete).

 

O tapete aparente ter uma excelente saúde.

 

Há, no entanto, algo de estranho na primeira foto. As Rotala wallichii à direita estão "fechadas"... parecem plantadas à pouco tempo :)

 

Força nisso :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,Miguel Gomes

Muito bonito 5* á muito tempo que não via um aquário

por aqui, tão bonito,esta um espetáculo,os meus parabéns

que tudo corra bem. :animal_fish:

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens aí um aquário que é um regalo para os olhos!! :drool3:

Plantas de excelente saúde e sem algas visiveis... Que fertilização fazes?

Está mesmo um espectáculo o teu aquário, ver o teu aquário da-me vontade de voltar aos high.tech... ;)

 

 

Cumprimentos

Fábio Joaquim

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns... Layout muito bonito e na minha visão, excelente escolha de plantas.

 

Gosto muito do trabalho realizado com o "Christmas"...

 

Agora pergunto.

 

Na zona onde colocaste a Eleocharis sp. 'mini', como tens tratado das guias indesejáveis?

Talvez seja uma pergunta parva, porque normalmente quando não se quer que uma determinada planta passe de um determinado sitio, colocam-se divisórias no substrato, pergunto isto porque eu não coloquei e já começam a ir para zonas que eu não quero...

 

Cumprimentos,

 

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, Muito obrigado a todos, pelos elogios e comentários aqui deixados. :)

Tentarei ir colocando actualizações e respondendo a todas as questões que forem colocadas.

 

 

Umas podas muito bem feitas no musgo e uma Hydrocotyle verticillata com bom aspecto. Tem sido fácil manter esta espécie? Pergunto isso pela pouca diferença em termos de quantidade de uma para outra foto (não que fique mal ela destacada isoladamente no tapete).

 

Há, no entanto, algo de estranho na primeira foto. As Rotala wallichii à direita estão "fechadas"... parecem plantadas à pouco tempo :)

 

Pedro,

 

Como as guias da Hydrocotyle vão nascendo quase sempre como se seguissem uma linha recta, a única forma que encontrei de conseguir manter a planta apenas em alguns locais foi cortar ou arrancar á medida que se vai afastando. Assim nunca tenho grande quantidade desta planta nesses sitios. Também não é muito facil replantar em sitios já cobertos de cuba.

Acho que quando fiz essa primeira foto, tinha acabado de acender as luzes e a Rotala ainda não tinha aberto... No entanto , houve de facto uma altura em que a planta tinha um tamanho tal em altura e volume, que a arranquei e replantei apenas algumas podas da mesma. Na minha opinião depois de podada essa planta não volta a recuperar a sua beleza.

 

 

Plantas de excelente saúde e sem algas visiveis... Que fertilização fazes?

Está mesmo um espectáculo o teu aquário, ver o teu aquário da-me vontade de voltar aos high.tech... ;)

 

Fábio,

Nos primeiros 4 meses utilizei Équo K7, ADA Green Brighty Step 1 e a partir talvez do 3º mês ADA Green Brighty Special Lights. De há cerca de 2 meses para cá, parei quase totalmente com as fertilizações devido á introdução de alguns camarões. Aqui e ali vou "esguichando" um pouco de K.
De facto acho que tenho tido muita sorte com o alguedo, à exceção das Green Spot que são duras de roer...

 

 

Na zona onde colocaste a Eleocharis sp. 'mini', como tens tratado das guias indesejáveis?

Talvez seja uma pergunta parva, porque normalmente quando não se quer que uma determinada planta passe de um determinado sitio, colocam-se divisórias no substrato, pergunto isto porque eu não coloquei e já começam a ir para zonas que eu não quero...

 

Daniel,

 

A única forma é que encontrei foi ir cortando e arrancando as guias indesejaveis. A Eleocharis sp. 'mini' foi uma das últimas entradas e em alguns locais era suposto ser um apontamento... mas elas espalham-se logo e acabei também com esse problema. Tratar delas assim, é um grande filme, por exemplo naquele musgo central, pois elas vem de cima e nascem por trás aparecendo as pontas e até raizes no meio do musgo... enfim, para dias de mais paciência.

 

 

Obrigado!

 

Cumprimentos,

Miguel

Editado por Miguel Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Antes de mais parabéns pelo belo trabalho, layout bem conseguido e trabalho de tesoura com resultado muito bonito.

 

Apenas mudava uma coisa, ou podava a rotala mais por baixo, não a deixando crescer tanto, ou mantinha o tamanho mas teria uma pedra mais alta na sua frente, pois a maior beleza da rotala está nas pontas, ficaria melhor ficar a aparecer apenas as pontas por de trás de uma rocha mais imponente do que a que colocaste nessa localização. É óbvio que isto é apenas um pormenor, mas fica aqui dito, para que numa próxima montagem possas mostrar algo ainda melhor.

 

De resto nada a apontar de negativo, tudo muito harmonioso a proporção do tronco com o resto do aquário está perfeita, eu sei bem o que é procurar um tronco como esse que sirva a nossa visão, pois procurei incessantemente por um para pôr no aquário dos meus red's e não arranjei aquele tronco, apenas algo que servia, no teu caso acertaste na muche...

 

Parabéns...

 

E se puderes ver e comentar o tópico de aquascaping do meu irmão (Daniel Cecílio) "Low Bushes", seria porreiro, pois é bom ter opiniões de quem sabe qual o trabalho que dá a criação e manutenção de um aquário deste tipo. Eu como que sou o treinador de aquascaping do meu irmão, mas obviamente em termos de criação o "aluno" já ultrapassou o "professor".

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em minha opinião só há uma palavra para descrever este aquário:

 

Fabuloso,

 

Parabéns e obrigado por partilhares :drool3:

 

Muito obrigado!! :)

 

 

Boas...

 

Antes de mais parabéns pelo belo trabalho, layout bem conseguido e trabalho de tesoura com resultado muito bonito.

 

Apenas mudava uma coisa, ou podava a rotala mais por baixo, não a deixando crescer tanto, ou mantinha o tamanho mas teria uma pedra mais alta na sua frente, pois a maior beleza da rotala está nas pontas, ficaria melhor ficar a aparecer apenas as pontas por de trás de uma rocha mais imponente do que a que colocaste nessa localização. É óbvio que isto é apenas um pormenor, mas fica aqui dito, para que numa próxima montagem possas mostrar algo ainda melhor.

 

De resto nada a apontar de negativo, tudo muito harmonioso a proporção do tronco com o resto do aquário está perfeita, eu sei bem o que é procurar um tronco como esse que sirva a nossa visão, pois procurei incessantemente por um para pôr no aquário dos meus red's e não arranjei aquele tronco, apenas algo que servia, no teu caso acertaste na muche...

 

Parabéns...

 

E se puderes ver e comentar o tópico de aquascaping do meu irmão (Daniel Cecílio) "Low Bushes", seria porreiro, pois é bom ter opiniões de quem sabe qual o trabalho que dá a criação e manutenção de um aquário deste tipo. Eu como que sou o treinador de aquascaping do meu irmão, mas obviamente em termos de criação o "aluno" já ultrapassou o "professor".

 

Boa sorte

 

Nuno,

 

Obrigado pelos elogios e comentarios!

Em relação à Rotala wallichii, é bem verdade que em nenhuma destas imagens se pode dizer que ela está muito bonita. Já podei algumas vezes e devo dizer que para mim, a melhor solução é arrancar a planta na totalidade, cortar as pontas mais bonitas e replantá-las. Não tem dificuldade em pegar de novo e logo logo ficam novamente com a forma ideal. Só fiz isto uma vez, mas vou voltar a fazê-lo um dia destes.

É claro que como tenho o aqua há meia dúzia de meses ainda estou a ver o que acontece ás plantas à medida que vão crescendo (no caso da Rotala, gostava que a certa altura ela deixasse de crescer :smile2:) e também sou da tua opinião de que esta ficava melhor atrás de algo mais alto. Hardscape ou moitas de plantas intermédias.

 

Sim, vou ver o aqua do Daniel, que também já me deixou aqui comentários igualmente bem simpáticos!!

 

Cumprimentos,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.