Fauna lago pvc


Recommended Posts

Boa tarde, o meu nome e Pedro e depois de muita pesquisa principalmente neste forum venho aqui expor o meu lago e pedir opinioes.

Para por toda a gente a par da historia vou comecar do principio.

Na minha casa tinha um espaco com relva mas como esta nao queria crescer eu e a minha mulher decidimos tira-la e inicialmente era para ser um canteiro de flores, mas como os lagos sempre foram uma paixao minha vi ali a minha opurtunidade para ter um, depois de muita pesquisa falei com a minha mulher e disse-lhe as minhas ideias que era ocupar a maior parte do espaco e construir um lago em tela, infelizmente tive de ceder e acabei por arranjar um lago em pvc.

Depois das varias pesquisas que fiz e neste ponto que preciso de ajuda neste momento tenho no fundo do meu lago de 170 litros algumas elodeas e umas outras plantas aquaticas que nao sei o nome, alem disso tenho uma pequena bomba que ha-de trabalhar algumas horas por dia e esta ligada a um filtro diy. Acham que com isto e suficiente para manter alguma fauna? A minha ideia seriam 2 ou 3 cometas, a nao ser que me digam algum peixe mais pequeno que consiga manter no lago. Como sou de Viana do Castelo durante o inverno irei cobrir o lago de modo a que nao arrefeca tanto, sera isto tudo viavel? O que me aconselham?

Deixo algumas fotos para que me deem uma opiniao.

 

http://imageshack.us/a/img266/5998/yyu2.jpg

http://imageshack.us/a/img801/5251/k53v.jpg

http://imageshack.us/a/img827/7634/udw2.jpg

http://imageshack.us/a/img198/9310/koel.jpg

 

Aceito opinioes e criticas construtivas.

Cumprimentos, Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

o lago está muito bonito,

só tem 170 litros?

que tipo de bomba, e o que tens no filtro?

 

podes meter ai uns peixinhos fica muito fixe.

mesmo que a agua fique um pouco verde,não vais gastar uma fortuna para fazeres tpas de 50% todas as semanas durante o verão.

e como tens ai muitas flores aproveitas a agua para a rega :angel:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

o lago está muito bonito,

só tem 170 litros?

que tipo de bomba, e o que tens no filtro?

 

podes meter ai uns peixinhos fica muito fixe.

mesmo que a agua fique um pouco verde,não vais gastar uma fortuna para fazeres tpas de 50% todas as semanas durante o verão.

e como tens ai muitas flores aproveitas a agua para a rega :angel:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

o lago está muito bonito,

só tem 170 litros?

que tipo de bomba, e o que tens no filtro?

 

podes meter ai uns peixinhos fica muito fixe.

mesmo que a agua fique um pouco verde,não vais gastar uma fortuna para fazeres tpas de 50% todas as semanas durante o verão.

e como tens ai muitas flores aproveitas a agua para a rega :angel:

 

 

Peco desculpa pela resposta anterior, estava em branco.

No lago tenho uma bomba pequena de 200l/h, no filtro tenho la de vidro, areao e material antibacterias para aquario que comprei numa loja.

Eu nao referi isso mas estava a pensar em fazer essas trocas de agua.

Acha que o lago ira ser sustentavel?

Em termos de fauna o que me aconselha?

Cumprimentos, Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peco desculpa pela resposta anterior, estava em branco.

No lago tenho uma bomba pequena de 200l/h, no filtro tenho la de vidro, areao e material antibacterias para aquario que comprei numa loja.

Eu nao referi isso mas estava a pensar em fazer essas trocas de agua.

Acha que o lago ira ser sustentavel?

Em termos de fauna o que me aconselha?

Cumprimentos, Pedro.

material ANTIBACTERIAS? queres diser para as bacterias se alojarem.! se nao tiveres bacterias para fazerem o ciclo do azoto 'e mau.lol.

 

bem .. tambem comecei assim e depois o bicho pegou... aconcelho-te a por 4 ou 5 peixes vermelhos,desses vulgares e coloridos que se compram na loja de animais, mais vai ficar subrepovoado quando os peixes crescerem e crescem menos por falta de espaco (nao te enganes e compres carpas koi como me aconteceu uma vez quando sabia menos que os tipos da casa de animais).

 

poe uns juncos do rio e fica bom...

 

a bomba solar 'e so bomba ou 'e mesmo filtro? atencao a esse pormenor. as bombas somente circulam a agua e nao filtram.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

material ANTIBACTERIAS? queres diser para as bacterias se alojarem.! se nao tiveres bacterias para fazerem o ciclo do azoto 'e mau.lol.

 

bem .. tambem comecei assim e depois o bicho pegou... aconcelho-te a por 4 ou 5 peixes vermelhos,desses vulgares e coloridos que se compram na loja de animais, mais vai ficar subrepovoado quando os peixes crescerem e crescem menos por falta de espaco (nao te enganes e compres carpas koi como me aconteceu uma vez quando sabia menos que os tipos da casa de animais).

 

poe uns juncos do rio e fica bom...

 

a bomba solar 'e so bomba ou 'e mesmo filtro? atencao a esse pormenor. as bombas somente circulam a agua e nao filtram.

Boa tarde, antes de mais obrigado pelo apoio.

Sim e somente uma bomba que vou ligar a um filtro feito por mim, e sim o material e para as bacterias se alojarem, lol, erro de novato. Visto que a bomba e solar, sera suficiente para o lago? Preciso de mais alguma coisa para isto funcionar e conseguir manter os peixes? Sera que havera peixes mais pequenos que aguentem aqui?

Cumprimentos, Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes coloridos são os mais "simpáticos" e agradáveis á vista , crescem ate cerca de 15 cms num lago destes. sem sobrecarregares muito um filtro consegues ter uns 5 se necessário podes aumentar a potência da bomba e fazer um filtro a partir de um pote preto de +-40 ou 60litros com gravilha ou cacos de tijolo mais umas esponjas. Uma vez que tens o lago no meio podes por 2 mangueiras e o pote la no canto da parede com uns vasos em cima e uma planta alta de lado a disfarçar.

 

na minha opinião essa bomba é capaz de ser fraca alem de só trabalhar eficazmente quando o sol lhe dá com força. Um lago tem peixes a sujar dia e noite e não só de dia. um filtro tem de trabalhar dia e noite e as vezes não é suficiente, eu tenho uma de 250/300 l/h reais dia e noite num lago assim mais pequeno. e não gasta assim tanto,9w deve dar 1€ e tal por mês.(feitas as contas a 0.14€ o kw dá 90cents em 30dias)

 

uma questão : tens sol quantas horas a bater no lago?há alguma sombra?

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica, o lago tem sol directo cerca de 5h agora no verao, so que e durante as horas mais quentes e o meu maior medo e esse mesmo e que o lago fique extremamente verde por causa do calor, o lago encontra-se no meio de 2 arvores. Sera que com trocas parciais de agua a agua ira aguentar-se ou terei mesmo que passar um cabo electrico para ligar uma bomba mais potente e melhor?

Obrigado pela compreensao.

Cumprimentos, Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so memso testando e vendo as consequencias 'e que se sabe se 'e dos que fica verde por tudo e por nada.

tenho um desses pequenos em cimento ,debaixo de uma arvore e nunca fica verde,ja o grande nao se da conta dele.

 

se veres que a agua esta sempre turva so te resta passar mesmo o cabo e por o pote la ao canto.

 

eu tenho um filtro de 250l/h num aquaterrario com uns 10 litros para 1 tartaruga por isso tas a ver...

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so memso testando e vendo as consequencias 'e que se sabe se 'e dos que fica verde por tudo e por nada.

tenho um desses pequenos em cimento ,debaixo de uma arvore e nunca fica verde,ja o grande nao se da conta dele.

 

se veres que a agua esta sempre turva so te resta passar mesmo o cabo e por o pote la ao canto.

 

eu tenho um filtro de 250l/h num aquaterrario com uns 10 litros para 1 tartaruga por isso tas a ver...

Acho que e isso mesmo que vou fazer, testar. Vou indo e vou vendo vou arranjar mais algumas plantas para por no fundo, ja que li aqui no forum que ajuda a manter a agua minimamente limpa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando a parte de cima, tenho os dedos grossos para andar com o tablet e carrego em tudo ao mesmo tempo lol.

Vou entao arranjar mais plantas e logo se ve.

Em termos de peixes, so mesmo os peixes vermelhos ou havera especies mais pequenas que irao dar-se bem no lago?

Cumprimentos, Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas de fundo sao uma chatisse por causa dos peixes,que as arrancam,especialemtne peixes vermelhos e carpas , e o lago fica dificil de limpar no fundo com as plantas la.

 

peixes ornamentais que nao crescam tanto nao estou a ver. talvez os neos chineses/ falsos neos mas nunca esperimentei nem sei se aguentam temperaturas frias e geadas alem de nunca os ter visto a venda na loja de animais .

 

nota:podes editar as respostas anteriores sem fazer uma nova.

cumps

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica, vou ter em conta da proxima vez.

Bem vou tentar na mesma por mais plantas no fundo e ver o que acontece.

Vou ver se encontro os neons chineses ou mesmo os falsos nalguma loja, havera algum problema em misturar alguma destas especies com o peixe vermelho?

Cumprimentos, Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os falsos neon chineses (ou neon chineses, que é a mesma coisa) aguentam bem o inverno aqui na zona de Lisboa. Ai não sei, mas podes tentar.

Eu Já tive juntos com peixes vermelhos e nunca lhes aconteceu nada de mal... Outro peixe que se deve de dar bem ai são as medakas (Oryzias latipes), pois já as tive num tanque com uma grossa camada de gelo, e não lhes aconteceu nada bem como aos Corydora paleatus e às Cobitis taenia que lá estavam!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os falsos neon chineses (ou neon chineses, que é a mesma coisa) aguentam bem o inverno aqui na zona de Lisboa. Ai não sei, mas podes tentar.

Eu Já tive juntos com peixes vermelhos e nunca lhes aconteceu nada de mal... Outro peixe que se deve de dar bem ai são as medakas (Oryzias latipes), pois já as tive num tanque com uma grossa camada de gelo, e não lhes aconteceu nada bem como aos Corydora paleatus e às Cobitis taenia que lá estavam!

Cumps

Boas, obrigado pela sugestão vou ver entao essas especies e escolher, algumas para por aqui no lago a ver como se portam.

Cumprimentos, Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema que se vai ter em misturar especies 'e que nunca consegues fazer criacao de nenhuma. os peixes vermelhos por exemplo comem tudo o que se mexa e caiba na boca,incluindo os proprios alevins.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou ter isso em conta na hora de escolher as especies. Obrigado pela dica. Pelo que pesquisei as oryzias latipes pareceram-me uma especie bastante atractiva mas nao me recordo de a ver a venda, alguem sabe onde posso encontrar na zona do Porto?

Cumprimentos, Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei as minhas na Ornimundo... E eles normalmente têm, por isso é uma questão de perguntar!

Boas, vou procurar nessa loja entao. Obrigado.

Cumprimentos, Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos, eu na semana passada introduzi no meu pequeno lago 4 corydoras, mas sem razao aparente 2 delas ja morreram, tambem tenho 4 cometas e houve um deles que tambem ja me morreu, os outros parecem-me bem de saude? Alguem me pode esclarecer o que se passou?

Cumprimentos, Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua aquece demais com o sol ? o lago é recente e podes estar a ter um pico de nitratos ou algo do género. O lago,tal como os aquários leva algum tempo(40 ou 50 dias) a estabilizar os parâmetros da agua. Pode ainda estar com o ciclo do azoto incompleto(le mais aqui).

 

As coridoras são peixes tropicais ,devem morrer no inverno se não morrerem antes com a instabilidade do lago(segundo li devem ser mantidas acima de 25º) não aconselho para lagos.

 

se é o teu primeiro lago,lamento dizer mas é toda uma aprendizagem que faz parte do hobby.. já passei por isso mas no meu caso comecei com os tradicionais peixes vermelhos que são mais resistentes a estes factores.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, sim e o meu primeiro lago, posso dizer que nesta altura de calor e no pico deste o meu lago esta a cerca de 31 graus, penso que nao seja muito ja que ele esta ao calor e ao sol durante algum tempo. Eu também tenho 3 peixes vermelhos, tinha 4 mas um infelizmente morreu.

Eu pus la as corydoras ja que houve um membro que me disse que nao havia muito problema, tenho 2 que as vejo constantemente a outra simplesmente ja nao a vejo e o lago ate tem boa visibilidade para o fundo pelo menos eu acho que sim. Eu comprei um par numa loja e o outro par foi noutra loja sera que as dee uma loja ja vinham com algum problema?

Obrigado pelas dicas.

Cumprimentod, Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, se esse lago fosse meu colocaria ai umas tartarugas, (PENSO que com essa madeira que tens à volta elas não fogem) e retirava-as para dentro de casa no inverno.

Há muita gente que diz que as tartarugas atacam e comem os peixes, não sei se é verdade. O meu irmão, tem num aquário de 200L uma tartaruga, com cerca de 10 cm de carapaça junta com neons, guppys corydoras... nunca a vi a atacar nenhum peixe. Até anda lá um "tipo limpa vidros", que anda varias vezes atrás da tartaruga para lhe comer as algas da carapaça.

Parabéns pelo lago, quantos mais melhor :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se esse lago fosse meu colocaria ai umas tartarugas, (PENSO que com essa madeira que tens à volta elas não fogem) e retirava-as para dentro de casa no inverno.

Há muita gente que diz que as tartarugas atacam e comem os peixes, não sei se é verdade. O meu irmão, tem num aquário de 200L uma tartaruga, com cerca de 10 cm de carapaça junta com neons, guppys corydoras... nunca a vi a atacar nenhum peixe. Até anda lá um "tipo limpa vidros", que anda varias vezes atrás da tartaruga para lhe comer as algas da carapaça.

Parabéns pelo lago, quantos mais melhor :)

Obrigado pela atencao. No momento nao estou a pensar em tartarugas so se algo acontecer aos peixes, ai seria uma hipotesse a considerar, mas obrigado pela sugestao.

Cumprimentos, Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se esse lago fosse meu colocaria ai umas tartarugas, (PENSO que com essa madeira que tens à volta elas não fogem) e retirava-as para dentro de casa no inverno.

Há muita gente que diz que as tartarugas atacam e comem os peixes, não sei se é verdade. O meu irmão, tem num aquário de 200L uma tartaruga, com cerca de 10 cm de carapaça junta com neons, guppys corydoras... nunca a vi a atacar nenhum peixe. Até anda lá um "tipo limpa vidros", que anda varias vezes atrás da tartaruga para lhe comer as algas da carapaça.

Parabéns pelo lago, quantos mais melhor :)

eu tambem tenho um cão que quando se solta come as galinhas todas . Os outros cães não lhes costumam ligar:P lol

 

o mesmo se passa com as tartarugas. É só ate o dia em que te esqueças de as alimentar e lhes caiba o peixe na boca. afinal é o que elas fazem na natureza.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais