Calmia - Nano 20L


Miguel Reis

Recommended Posts

Pois é, já lá vão muitos anos desde que não montava nada e que muito menos aqui mostrava.

Acontece que lá conseguiram me convencer a meter as mãos de molho e cá está o resultado.

 

Este projecto arrancou a dia 1 de Março. Não tenho muitas fotos e vou deixar por agora apenas duas, a do hardscape e a de três meses depois.

 

1copy.jpg

 

 

IMG_4886bcopy.jpg

Dimensões: 40x20x25 - 20L brutos

Iluminação: 24W @ 6500k PL-L 8h diárias

 

Filtragem: EHEIM 2211 + Lily Pipes Do!Aqua

 

Substrato: ADA PowerSand S + Penac P + Penac W + Tourmaline BC + Aquasoil Malaya

 

Fertilização: ADA Brighty K, Green brighty STEP2 (após os 3 meses) e Green brighty Special Lights diáriamente.

 

CO2: Pressurizado 4 bolhas/segundo + difusor Blau

 

Flora: Eleocharis sp. 'mini', Hemianthus Micranthemoides 'cuba', Hydrocotyle sp. 'Japan', Rotala Rotundifolia, Rotala Wallichii e recentemente para experimentar Eleocharis Vivipara.

 

Fauna: Vittina Semiconica, Caridina Japónica, Ottos e Neocaridina Davidi 'red Rili'. Fica a faltar um cardume para dar uma agitação maior.

 

Se houver comentários, criticas e duvidas estejam à vontade. ;)

 

Cumprimentos,

Miguel Reis

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É com muito gosto que volto a ver aqui um projecto teu!

Bem estudado e bem efectuado. Gosto particularmente da realização do hardscape e da escolha da flora.

 

Queria deixar apenas dois apontamentos:

 

Acho que colocaste a hydrocotyle muito encostada à direita, criando-se uma zona de contraste numa lateral do aquário e logo um ponto focal num local menos desejável. Deverias tentar poda-la de modo a limitar o volume ocupado no canto direito de modo a começar a ocupar a zona mais à frente da main stone de tal modo que até passe servir como transição no plano intermédio.

 

Não gosto da rotundifolia neste layout. Tem folhas muito grossas em comparação com as restantes plantas usadas. A wallichii seria preferível, ou então uma outra planta de caule de folhas finas como a L. arcuata. Outra opção era não usares mesmo nenhuma planta de caule, substituindo-a por exemplo pela vivipara que adicionaste recentemente.

 

Aguardo novidades! Abraço!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado pelo comentário, Diogo.

É verdade, estive muito tempo apagado mas isto é como andar de bicicleta. :)

 

De facto, postei isto aqui com o intuito de ver se mexo um pouco esta área do forum porque isto anda realmente fraquinho.

 

Obrigado pelas criticas quanto à disposição da flora. Vou começar a desbastar a Hydrocotyle junto à direita, deixá-la vir mais para o intervalo entre as pedras para ver o resultado.

Quanto à rotundifolia partilho da mesma opinião e a Waliichii está muito fraquinha no desenvolvimento não correspondendo àquilo que idealizei. A L.arcuata seria uma boa aposta e ainda vou experimentar a coisa.

 

Quando adicionei a vivipara foi mesmo numa de deixá-la crescer e ver qual das opções ficaria. Ou caule ou vivipara. Preciso de vê-las a cescer mas a rotundifolia deve mesmo sair. ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está 5 estrelas...

 

A única sugestão é que em vez da vivipara poderias ter escolhido uma outra parecida e que apareceu recentemente (neste momento foge-me o nome). Em relação à viviapara tem a vantagem de não criar os rebentos novos na ponta das folhas o que é uma chatice em termos estéticos...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está 5 estrelas...

 

A única sugestão é que em vez da vivipara poderias ter escolhido uma outra parecida e que apareceu recentemente (neste momento foge-me o nome). Em relação à viviapara tem a vantagem de não criar os rebentos novos na ponta das folhas o que é uma chatice em termos estéticos...

 

Obrigado pelo comentário. A utilização da Eleocharis Montevidensis foi uma possibilidade no entanto acabei por trazer esta. A Vivípara se for podada de forma correcta acaba por minimizar os rebentos no topo. Mas sem dúvida que a Montevidensis acaba por sobressair com a sua estética.

 

Gostei imenso do resultado, está bastante parecido ao que tenciono montar dentro de pouco tempo como novo comunitário.

 

boa sorte para tudo...

 

Obrigado. Acho que fazes muito em arrancar com isso. Força nisso e se precisares de ajuda dispõe que estamos cá todos para ajudar. ;)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou apostar uma vez mais em led's daí estar a demorar para iniciar a montagem, mas já tenho, aquário, filtro, termóstato, substrato, hardscape e ideia do que pretendo falta a iluminação...avançarei dentro de pouco tempo.

 

Obrigado pela força

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado, Ervilhita! O objectivo é fazer com que pareça maior que 20L. ;)

 

Já há novidades aqui neste aquário, desde novas plantas à adição de um cardume. Entretanto mostro!

 

 

Cumprimentos

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verdadeiramente incrível a noção de escala que conseguiste dar, só uma coisa pode dar para quebrar essa relação, é a dimensão dos peixes e de camarões. Mas é muito bom ter assim um nano.

Acho que vou pedir umas dicas quando remodelar o meu.

 

Uma questão, como chegaste a esse layout? Viste algo que te inspirou, ou foi no calor do momento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá NGE, obrigado.

Quando remodelares o teu, pensa bem no que queres fazer e nos materiais a utilizar. Uma boa ponderação é meio caminho andado para uma boa montagem. ;)

 

Quanto à dimensão que poderá ser quebrada pela fauna, bom, espero que não aconteça. O cardume já entrou e parece-me que fica lá muito bem! Quando puder, tiro foto para ver as dimensões pela foto.

 

 

Eu estive parado três anos, completamente desligado da aquariofilia tirando os eventos do forum. Não me inspirei por nada que tenha visto porque nem vi, mesmo. Abri um móvel onde tenho algum material de hardscape, tirei a caixa das Seiryu stone com 3kg de pedras e foi ver o que conseguia fazer com aquilo. Ficou esse resultado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este difusor? É um difusor! Serve mas há melhores.. muito melhores!

Actualmente estou com um Music Glass - Mini 15D da Do!Aqua e nem se compara.

 

O da Blau estava constantemente a perder a qualidade de difusão de CO2. Depois de limpo, ao fim de um dia ou ou dois já debitava bolhinhas maiores.

Esse em perfeitas condições não tem metade da qualidade de difusão do da Do!Aqua. ;)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é que me estragaste os planos. Estava a pensar usar um da blau para uma nova montagem mas já vi que vou ter de abrir os cordões à bolsa. Obrigado na mesma e continua o bom trabalho!

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cmam, só referir que não disse que era um mau difusor. Mas quando vês outros de gama superior a trabalhar vês as diferenças.

A diferença de preço acaba por ser idêntica à diferença de qualidade e sem dúvida que comprar, sempre que possível, material de uma gama superior é um bom investimento. ;)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito em tudo o que disseste e por experiência própria sei que tens razão. Contudo, ainda tenho aquela ideia de que um difusor não pode ser tão caro e por isso vou precisar de tempo para me habituar à ideia de que vai valer a pena.

Carlos Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quê isto?! Voltaste a ter lavatórios?

 

Quando quiseres vir lavar as mãos estás à vontade mas trás o capacete! :medieval_mace:

 

5 ESTRELAS!!!

 

Talvez um dia consiga montar um assim tão simples e bonito!

 

Parabéns e bom trabalho!

 

 

Só não consegue quem não quer! É tudo uma questão de estudo e de olho. ;)

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais um que gosta imenso da montagem, ainda bem que o pessoal mais batido volta a mostrar trabalho. Devias "picar" os outros tubarões que andam armados apenas em "mirones"...

 

Confesso que também me choca o facto de um difusor poder ser mais caro que o aquário :naughty: mas...

 

Estou a ver é muito texto e apenas 2 fotos :tapfoot:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais um que gosta imenso da montagem, ainda bem que o pessoal mais batido volta a mostrar trabalho. Devias "picar" os outros tubarões que andam armados apenas em "mirones"...

 

Confesso que também me choca o facto de um difusor poder ser mais caro que o aquário :naughty: mas...

 

Estou a ver é muito texto e apenas 2 fotos :tapfoot:

 

Abraço,

 

É preciso mostrar para ver se isto anda um pouco mais para a frente que anda fraquinho em montagens. Os tubarões, como lhes chamas, qualquer dia aparecem por aí se assim desejarem.

 

O difusor é mais caro que um aquário mas também depende do aquário. Não sei o preço tabela dele mas anda à volta de 50eur mas é outra história..

 

Próxima semana se houver disponibilidade mostro os desenvolvimentos. ;)

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem, com a entrada no AGA 2013, a actualização que deveria ter sido feita aqui, vai ficar para depois.

 

Houve algumas modificações na flora e fauna.

 

Na flora, substituí a rotala rotundifolia por L. Arcuata. Retirei a Eleocharis Vivipara e adicionei Eleocharis Parvula noutra zona. Finalmente a Wallichii desenvolveu-se e começou a mostrar a sua cor rosa/vermelha.

Na fauna, entraram uns Amandae. No entanto, não gostei da forma como se movimentavam no aquário e substituí hoje por umas Rasboras Espei.

 

Vou deixar aqui uma actualização de qualquer das maneiras. Sei que não é aquilo que querem ver mas é o que se arranja por agora.

 

A integração do aquário no espaço envolvente.

 

IMG_5183b.jpg

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom gosto na casa, o aqua quase passa despercebido, e já agora deixa-me ser o 1º a desejar-te boa sorte, para o AGA 2013

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.