Reef In Heaven


amvd

Recommended Posts

Boas,

 

Penso que o aquário esteja a evoluir dentro da normalidade e na passada semana entraram os primeiros peixes: 2 Amphiprion Ocellaris pequenos.

 

Entraram também no sistema uma Heliofungia Actiniformis e uma Tridacna.

 

Os Ocellaris assim que entraram começaram logo a "incomodar" a Heliofungia e em menos de 48 horas já a tinham adoptado como sua "casa" :bleh:

O facto deles andaram sempre lá não irá perturbar a médio/longo prazo a Heliofungia? Não tinha conhecimento de ser uma opção para simbiose com os palhaços!

 

Mas nem tudo são boas notícias, não é que sejam más, mas um dos Ocellaris apanhou Lymphocystis que lhe afectou uma das barbatanas :( mas como se trata de um vírus, não existe cura ou tratamento... segundo li, passa por manter uma boa higiene, qualidade da água, boa alimentação e esperar que passe! E assim está a ser, parece que a "perturbação" na barbatana está a diminuir... Entretanto foi ligada a UV para ajudar na recuperação.

Não sei até que ponto, o facto de ter usado água da torneira na quarentena + stress do peixe terá despoletado o vírus! Desde que foi colocado no aquário tem vindo a melhorar aos poucos e come bastante bem. Espero que recupere totalmente...

 

Por agora é tudo e ficam algumas fotos.

 

Heliofungia Actiniformis:

 

Heliofungia.jpg

 

Tridacna:

 

Tridacna.jpg

 

Amphiprion Ocellaris:

 

Ocellaris.jpg

 

Cumprimentos.

António Durães

Editado por amvd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Bom dia,


Já passaram 3 meses após o início desta aventura e penso que as coisas estão a evoluir dentro da normalidade.


Os parâmetros da água são os seguintes:


PH: 8.0

Amónia: 0ppm

Nitritos: 0ppm

Nitratos: 1.5 ppm

Fosfatos: 0.04 ppm

CA: 410

KH: 7.1

MG: 1380


Entretanto entraram mais 2 companheiros para os Ocellaris, 1 Hepatus que quando comprado era mais pequeno que uma moeda de 50 cêntimos e um Flavescens também ainda pequeno. Engraçado que os dois andam sempre juntinhos e dão-se lindamente, o Hepatus parece uma cria do Flavescens e emita/copia tudo o que este faz...


O Hepatus:


Hepatus.jpg


O Flavescens:


Flavescens.jpg


Para compor mais um pouco, entrou um frag de Zoanthus:


Zoanthus.jpg


Uma foto geral:


Geral-1.jpg


E por agora é tudo.


Cumprimentos.

António Durães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
Boas,


Para actualizar um pouco, o aquário está dentro do que é espectável.


Passei a fazer as TPA's quinzenalmente de 10%, tenho conseguido ter alguns fosfatos e nitratos, 0,04 de fosfatos e 4ppm de nitratos.


Entraram apenas mais uns Zoanthus para compor uma rocha.


O belo do Crypto é que também entrou sem eu pedir mas "The Life Goes On"... O Hepatus ficou carregadinho de pontos brancos e o Flavescens também, embora em menor quantidade...

Para minha sorte, ou talvez não, os peixes comem como autenticas bestas, o Flavescens está com uma barrigona que até receio rebentar... Tenho dado comida carregada com alho e vitaminas, liguei a UV 24H e já noto os peixes muito mais "limpos".


Fiz quarentena aos peixes como mandam as regras mas mesmo assim o belo do Crypto entrou, por isso deduzo que terá entrado através de um coral.


E é assim que vai evoluindo esta minha aventura...


Cumprimentos.

António Durães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Para actualizar um pouco, nestas últimas 5 semanas as coisas têm corrido melhor do que eu esperava.

Após o surto do Crypto que houve, deixei durante um mês a UV sempre ligada, não sei se ajudou ou não mas o crypto não voltou a atacar os peixes. Estes, sempre comeram bem, aliás, o Hepatus engordou bastante e cresceu também muito.

 

No entanto os 2 tangs, desenvolveram HLLE, talvez por terem passado muito tempo sem comerem algas, só a simples colocação da mola para prender as algas era motivo de stress neles. Agora comem como bestas as algas, o Flavescens parece um pitbull.

 

Aproveitando a conversa da mola, esta, na passada semana foi parar mesmo em cima da Heliofungia, ora sabendo da fragilidade principalmente da membrana que envolve o prato, temo que o coral não resista a uma lesão derivada desta situação. Vamos lá ver...

 

A Heliofungia teve que ser mudada de local pois num belo dia decidiu "passear" pelo aquario e queimou um pouco o manto da Tridacna. Foi colocada numa zona com menos circulação e parece que "estacionou" por ali. A Tridacna está a recuperar muito bem.

 

Entretanto entraram uma Caulastrea Furcata, uma Euphyllia Ancora e uma Nemateleotris Decora, adquiridos a um membro.

 

Em relação aos nutrientes, para conseguir ter um pouco de fosfatos tenho que dar um cubo de comida congelada diariamente bem como um pouco de Cyclop-Eeze o que faz com que depois os nitratos fiquem na ordem dos 5 a 10ppm. O valor máximo que tive foi de 0,06 de fosfatos e 10 de nitratos. Se corto na comida os nitratos baixam para os 4ppm mas os fosfatos zeram logo. Certo é que até agora não tive grandes problemas com algas, mas temo as cyanos.

 

E assim vai o meu aquário com cerca de 5 meses. Ficam umas fotos gerais:

 

Geral3.jpg

 

Geral2.jpg

 

Geral1.jpg

 

Abraços.

António Durães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo aquario. Adoro essa euphilia aibda nao encontrei à venda

 

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Olá,

 

Se for a Euphyllia verde de pontas rosas, é uma Glabrescens e encontras com alguma facilidade na Aquahobby em Alfragide. Foi lá que comprei a minha e depois disso já lá vi mais e maiores. Esta minha tem apenas uma cabeça.

Editado por amvd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.