Reef In Heaven


amvd

Recommended Posts

Esta é a minha primeira experiência na aquariofilia, e se por um lado a paixão de ter um reef era enorme, por outro o receio e o completo desconhecimento deste hobby iam-me impedindo de iniciar. Tudo começou há cerca de 1 ano quando finalmente decidi arriscar e comecei a preparar esta aventura, mas necessitava de ler, ler muito, para não cometer muitos erros e/ou estar minimamente preparado para as adversidades. Para isso conto com todos vós, que de uma forma geral me têm ajudado imenso na preparação deste meu primeiro reef.

Não podia deixar de agradecer a todos os que de alguma forma me ajudaram neste projecto, e sem nenhuma ordem ou critério, quero deixar um obrigado ao Sérgio Carmo, Carlos Mota, Pedro Gomes, Ana Lopes, Paulo Bravo, Ricardo Pinto, Pedro Torres, André Silvestre, Luís Rodrigues, Luís Fortunato, Hugo Coelho, Rui Melo, Daniel Rent, Carlos Basaloco, César Silvério, Machado de Sousa e Ricardo Pimenta.

As medidas escolhidas para o aquário foram aquelas que mais se adequavam ao espaço onde seria inserido e para quem nunca teve um, acho que já vai dar para brincar um pouco.

O material tem sido comprado aos poucos, está a ser muito dispendioso no início mas num eventual upgrade poderei aproveitar praticamente tudo.

Setup:

Aquário: 65X65X55 (vidro 10mm extra-claro)
Sump: 58X58X40 (4 divisões para escumador/retorno/reposição/balling)
Móvel: 65X65X100
Overflow: XAQUA X-IN/OUT
Escumador: Bubble King Double Cone 180
Retorno: Mini Red Dragon 2500
Iluminação: Ecotech Radion XR30-W
Circulação: Vortech MP40w
Reposição: Tunze Osmolator Universal 3155
Controlo Nível: Tunze Water Level Alarm 7607/2
Controlo Temperatura: STC-1000
Termostatos: 2 X Eheim Jager 150w
Bomba Doseadora: GHL Profilux Stand Alone Dosing Pump
UV: Aqua Medic Helix Max 9W
Balling: Fauna Marin Balling Light
Rocha: 8Kg Rocha Morta
Areão: 9Kg Natures Ocean Bio-Activ Live Aragonite Samoa Pink Live Sand
Osmose: Vertex Puratek Deluxe 100
Agua: Osmose + Sal Tropical Marin Pro-Reef

Agora chega de conversa e passemos às fotos:

Foto geral do aquário:

Posted Image

Passadas 48 horas do enchimento lá consegui ver o que tinha dentro:

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

A sump:

Posted Image


Estou neste momento a adicionar bactérias da Prodibio para colonizar a rocha morta e estou a pensar colocar um pouco de comida congelada para gerar amónia e desta forma ir alimentando as mesmas.

Resta aguardar que o ciclo termine para começar a inserir os primeiros vivos.

Obrigado e gostava de poder contar com todos vós pois tudo isto é uma novidade para mim.

Cumprimentos.
António Durães

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, obrigado pelos vosso comentários.

 

redscherrys, tens razão, não se trata de um overflow, é necessário fazer 2 furos, um para a queda e outro para o retorno. Um dos principais motivos que me levou a optar por ele foi mesmo o aspecto clean que dá ao aqua. Neste momento a parte da queda está sem a proteção que vem com ele para escoar mais facilmente a "poeira" que ainda está presente da areia que coloquei.

 

Abraços.

António Durães

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Passadas praticamente 4 semanas após a montagem, já apareceram as primeiras algas, penso que sejam diatomáceas.

 

Alguma informação do que tenho feito:

 

Tenho feito TPAs semanalmente de 10% com água salinada. As primeiras 2 semanas não liguei a iluminação, está actualmente com 6 horas diárias a 30%. Utilizo desde o primeiro dia carvão activado num saquinho dentro do filterbag na queda da água.

 

Neste momento os parâmetros da água são os seguintes:

 

Temp: 27.1

Densidade: 1024

PH: 7.9

Amónia: 0ppm

Nitritos: 0ppm

Nitratos: 2ppm

Fosfatos: 0.12ppm

CA: 430

KH: 9.4

MG: 1360

 

Agora as minhas dúvidas:

 

1- Estas algas acastanhadas que apareceram um pouco por toda a rocha serão mesmo diatomáceas? No areão (ainda) não apareceu nada!

2- Caso sejam diatomáceas, uma das fontes para o seu aparecimento é a presença de Silicatos na água, correcto? Se apenas uso água de osmose a única forma que vejo de ter introduzido alguns silicatos será através dos filterbags que são lavados com água corrente. Quem usa, passa por água de osmose antes de introduzirem no aquário?

3- Acham que devo tomar alguma medida para controlar estas algas, por exemplo escovar a rocha ou reduzir o período de iluminação, ou simplesmente deixar evoluir até que estas despareçam dando lugar às algas verdes?

4- Justifica-se a introdução da “equipa de limpeza”?

 

Agora as fotos para que me possam ajudar:

 

Geral:

 

Diatoms1.jpg

 

Algas:

 

Diatoms4.jpg

 

Diatoms3.jpg

 

Diatoms2.jpg

 

P.S. Desculpem a qualidade das fotos mas é mesmo difícil fotografar o aquário.

 

Obrigado.

Cumprimentos.

António Durães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Gostava que me tirassem umas dúvidas por favor:

As algas acastanhadas que apareceram nas rochas adquiriram umas bolhas de ar que se vão desprendendo com a circulação.
Estas bolhas circulam pela coluna de água mas muitas delas não atingem a superfície. As algas mantêm o mesmo tom acastanhado e parecem sair com bastante facilidade pois toquei com um raspador nelas e soltaram-se logo.

As fotos:

 

Algas2.jpg

 

Algas1.jpg

 

Algas3.jpg

 

 

Serão diatomáceas e estas bolhas são o resultado da fotossíntese?
Já li muito na net e uns dizem ser dinoflagelados, outros dizem ser diatomáceas e há ainda quem diga tratar-se de cyanos. O que acham?

Fiz a ultima TPA no passado Sábado, trocando 10% da água e aspirei a sump.

Os valores de nitratos e fosfatos foram medidos à pouco e são os seguintes:

Nitratos: 1.5ppm
Fosfatos: 0.00ppm

Tenho neste momento 7 horas de luz e a Vortech no mode Reef Crest a 90%.

O areão nunca apresentou sinais de algas e aparentemente a circulação abrange todo o aquário pois de 2 em 2 dias tenho que "retocar" a areia que sai do lugar.

Nota: peço desculpa mas se não conseguirem perceber bem as minhas fotos, o que tenho é muito parecido a estas fotos do seguinte link:

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1656079

 

Obrigado.
António Durães

Editado por amvd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Realizada mais uma TPA semanal, as algas castanhas quase desapareceram por completo dando lugar a umas verdes muito fininhas (deverão ser filamentosas) que apareceram em alguns pontos mais altos das rochas.

 

No passado fim de semana entraram os primeiros vivos no aquário para ajudar na limpeza:

 

5 turbos

1 Calcinus Elegans

1 Lysmata Debelius

 

Coloquei também o primeiro coral no sistema:

 

Euphyllia Glabrescens:

EuphylliaGlabrescens1.jpg

 

E agora relato uma situação que muitos deverão gozar comigo, mas no momento parece que bloqueamos e para o raciocínio...

O meu Lysmata, ao fim de 24 horas decidiu trocar a casca, mas eu, anjinho, não fazia ideia que esta troca englobava o corpo completo (casca, patas, antenas...) e descobri esta troca precisamente no momento que estava com uma pequena tunze a "assoprar" por cima das rochas antes de fazer a TPA. Tinha tido o cuidado de ver onde o Lysmata estava, e confirmei que continuava no seu "buraquinho" de sempre e a dado momento reparo no corpo dele a flutuar pelo aquario... pensei, matei o coitado :(( Desliguei logo a bomba e disse para a mulher, já matei o camarão! Ela tirou o que supostamente tinha sobrado, que era tudo mas faltava o corpo... pensámos que estaria todo retalhado algures... fomos procurar para não deixar apodrecer e de repente ela diz que tinha descoberto o resto do camarão. Com a pinça ao tentar pegar nele o sacana sai disparado da rocha como que a dizer "calma, estou aqui..." :)) Olhei para a minha mulher e começámos a rir =)) Sacana, fez-nos a praxe...

 

Desculpem este aparte mas a quem como eu, tenrinho nestas andanças, acontecer algo do género, já não são surpreendidos como nós fomos.

 

Cumprimentos.

António Durães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá António,

 

Este projecto é simplesmente delicioso!

 

Está tudo muito bem pensado, quer a nível de investimento, quer na simplicidade e estética do que é ter um aquário em casa e como este se enquadra na área envolvente.

 

Para um verdadeiro aficcionado, este é, sem sombra de dúvidas, um sistema de sonho. Pequeno (do meu ponto de vista, tem dimensões óptimas mas eu sou suspeito) mas extremamente bem conseguido.

 

A Euphyllia é muito bonita. Espero que esteja tudo a correr bem e, se por acaso não estiver, pergunta e expõe as dúvidas que é para isso que cá estamos.

 

Vai actualizando que é sempre um prazer ver novidades. :)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António,

 

Este projecto é simplesmente delicioso!

 

Está tudo muito bem pensado, quer a nível de investimento, quer na simplicidade e estética do que é ter um aquário em casa e como este se enquadra na área envolvente.

 

Para um verdadeiro aficcionado, este é, sem sombra de dúvidas, um sistema de sonho. Pequeno (do meu ponto de vista, tem dimensões óptimas mas eu sou suspeito) mas extremamente bem conseguido.

 

A Euphyllia é muito bonita. Espero que esteja tudo a correr bem e, se por acaso não estiver, pergunta e expõe as dúvidas que é para isso que cá estamos.

 

Vai actualizando que é sempre um prazer ver novidades. :)

 

 

Abraço

Olá André,

 

Obrigado pelas tuas palavras. O teu actual projecto, bem como outros mais antigos e alguns artigos serviram de base para aprender muito...

 

Tenho andando com imenso trabalho e infelizmente as coisas podiam estar a correr melhor em relação ao aquário...

Aquela "regra" de não andar sempre com as mão dentro do aquário, deixa-lo evoluir e não inventar, infelizmente não resultou nestes últimos dias... ando com os problemas que passarei a descrever no post seguinte.

 

1 abraço e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Passadas 2 semanas o ponto de situação é o seguinte:

 

Entrou o segundo coral, uma fávia:

 

Favia.jpg

 

Tenho feito TPA's de 10% todas as semanas com água salinada (osmose + TMC Pro Reef).

As algas castanhas desapareceram completamente (vocês tinham razão...) ;)

Apareceram novas algas, desta vez verdes, isto parece um arco iris...

 

AlgasVerdes3.jpg

 

AlgasVerdes2.jpg

 

AlgasVerdes1.jpg

 

Nota: fotos tiradas hoje de manhã apenas com iluminação natural da sala.

 

Tudo parecia estar bem até há cerca de 3/4 dias ao chegar a casa por volta das 19:00 noto que a água fica um pouco turva na zona mais baixa junto ao areão, esta "camada" mais turva, digamos que ocupa os primeiros 20cm do aquário.

Ao final do dia melhora bastante e no dia a seguir de manhã também aparenta aspecto límpido.

Medi os parâmetros da água e os resultados foram os seguintes:

 

PH: 7.9

Amónia: 0ppm

Nitritos: 0ppm

Nitratos: 1ppm

Fosfatos: 0.00ppm

CA: 420

KH: 7

MG: 1510

 

O que depreendi disto foi que apesar de o PH não estar dentro dos parâmetros ideais, também não sofre grandes oscilações, pois varia entre 7.9 e 8.0. O KH está um pouco baixinho, mas ainda assim nada de critico. O MG é que está um pouco alto, não sei bem porquê, pois não faço qualquer adição, apenas TPA's... então associei este problema a um possível "boom" de bactérias, mas até aqui tenho cumprido com as instruções da Prodibio: 1 ampola de BioDigest por semana intercalada com uma ampola de Bioptim, ou seja, 1 BioDigest, 1 Bioptim, 1 BioDigest, 1 Bioptim...

 

Passados mais 2 dias, confirmei que o KH estava a baixar... passando para os 6 :??

Ontem o KH medido foi de 5.6...

Medi hoje de manhã os parâmetros da água e os resultados foram os seguintes:

PH: 8.0

Amónia: 0ppm

Nitritos: 0ppm

Nitratos: 0.75ppm

Fosfatos: 0.00ppm

CA: 410

KH: 5.6

MG: 1510

O que noto na água é partículas muito pequenas, parecem até sedimentos da areia quando esta é aspirada, mas não creio que sejam, pois não toco na areia há uma semana.

Resta referir que a única coisa que adicionei ao aquário, há cerca de 2 semanas, foi um produto da Brightwell, o Zooplanktos, para alimentar os corais, como a minha água estava sem nutrientes, os LPS começaram a perder alguma cor... adicionei 5ml na primeira vez e passados 5 dias outros 5 ml. A água do aquário nesta altura estava super transparente...

O Link do produto: http://brightwellaquatics.com/products/zooplanktoslt.php

Agradecia a vossa ajuda no sentido do que aconselham que faça.

Será melhor adicionar lentamente Bicarbonato de Sódio de forma a subir o KH em 1ponto por dia até aos 8?

Será melhor fazer uma TPA grande para equilibrar os parâmetros? Tenho já prontos 75l de água salinada.

O que me aconselham?

Peço desculpa pela extensão do texto mas foi para terem uma ideia da situação?

PS. os vivos continuam os mesmos... não entrou nenhum peixe ainda!

Cumprimentos.

António Durães

Editado por amvd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradecia a vossa ajuda no sentido do que aconselham que faça.

Será melhor adicionar lentamente Bicarbonato de Sódio de forma a subir o KH em 1ponto por dia até aos 8?

Será melhor fazer uma TPA grande para equilibrar os parâmetros? Tenho já prontos 75l de água salinada.

O que me aconselham?

Peço desculpa pela extensão do texto mas foi para terem uma ideia da situação?

PS. os vivos continuam os mesmos... não entrou nenhum peixe ainda!

Cumprimentos.

António Durães

 

 

Ola António-

 

Antonio pelas fotos parece que tens o sistema no ciclo normal. O que me preocupa mais e teres o fosfato a 0 devias por peixes o quanto antes, e deixava de fazer trocas de agua uns 15 dias bem como a adição de prodibio para ja, Relembro-te que tens um super escumador no sistema o que no inicio é mais dificil de controlar o bicho.

 

Quanto ao kh é bem possível que ja tenhas algumas algas coralina a quer aparecer e por isso consomem kh, devias começar a fazer a sua adição diariamente mas não muito se subires 1 ponto de kh por semana é muito bom.

 

Quanto aos líquidos para os corais parava também e alimentava mesmo com misis ou camarão cortado em pequenos pedaços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Muito obrigado pela tua ajuda e dicas.

 

Vou parar com as adições da Prodibio bem como o liquido para os corais.

 

Coloquei o liquido pois como os LPS gostam de um pouco de nutrientes e o meu sistema não os tem, pensei em compensar um pouco desta forma, e mesmo assim o escumador parece "limpar" tudo.

 

Já me tinhas alertado em relação ao escumador, vou tratar da entrada progressiva de peixes e corrigir o KH aos poucos com as TPA's.

 

1 Abraço e obrigado.

António Durães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António,

 

O Hugo já se antecipou e muito bem.

 

Também acho que está na altura dos peixes começarem a entrar, aos poucos. Começar com peixes pequenos para o ciclo continuar de uma forma progressiva, sem picos.

 

Em relação aos sedimentos que relatas, podem ser várias coisas: sedimentos da própria areia, precipitações, bactérias em suspensão...

 

A melhor maneira de despistar o que quer que seja é por exclusão de partes, eliminando factor a factor. Só assim é que se poderá perceber o que é, o que causa e como resolver.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com as trocas de agua quanto mais fizeres mais limpas a agua o que no teu caso actual não é o mais adequado. Tenta subir o kh sem recorrer as tpa

 

Hugo,

 

Já tive em conta as tuas dicas, realizei a normal TPA semanal de 10% e estou lentamente a pingar Bicarbonato de Sódio dissolvido em água de osmose. Em quatro dias o KH subiu de 5.6 para 6.4. Já tenho as soluções do Balling (Fauna Marin) prontas mas ainda falta ligar/calibrar a doseadora, queria primeiro testar a bomba fora do aquario para perceber o seu funcionamento.

 

Os peixes já vêm a caminho... :)

 

Abraço.

António Durães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António,

 

O Hugo já se antecipou e muito bem.

 

Também acho que está na altura dos peixes começarem a entrar, aos poucos. Começar com peixes pequenos para o ciclo continuar de uma forma progressiva, sem picos.

 

Em relação aos sedimentos que relatas, podem ser várias coisas: sedimentos da própria areia, precipitações, bactérias em suspensão...

 

A melhor maneira de despistar o que quer que seja é por exclusão de partes, eliminando factor a factor. Só assim é que se poderá perceber o que é, o que causa e como resolver.

 

 

Abraço,

André

 

Olá André,

 

Muito obrigado pelas dicas,

 

Dentro de 1 ou 2 dias irão entrar os primeiros peixes, 2 Amphiprion Ocellaris pequeninos para começar, e progressivamente irei colocar mais...

 

Em relação aos sedimentos, a água já está muito mais transparente, aquele efeito mais turvo que apresentava junto à areia já não se verifica, agora apenas noto umas partículas muito pequeninas na coluna de água que parecem partículas de pó. Não creio serem da areia pois aspirei grande parte delas para dentro de um filterbag e ao lavar o mesmo verifiquei que não era areia, agora o que se passou não sei...

 

Tens toda a razão na forma de despiste do ocorrido, mas como posso agora saber se foi alguma precipitação que ocorreu ou bactérias em suspensão? Não sei como identificar estas situações.

 

1 Abraço.

António Durães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.