Reprodução de Ramirezis - "Com pouco para fazer, toca de montar um nano"


Lupper

Recommended Posts

Boas Companheiros,

Com o meu outro aquário já estabilizado, eu não podia ficar sem fazer nada, e para isso fui buscar o meu aquário "Nano" para começar a pensar o que eu hei-de fazer com ele, e ainda estou sem ideias, e queria pedir as vossas opiniões. Mas já existem parâmetros que eu já eliminei com não sendo uma hipótese, um plantado está fora de questão terá flora é claro mas nada de muito exigente nem nada de muito exigente de aquapaisagismo. A minha ideia era fazer do aquário de reprodução, mas de umas especies que dessem alguma luta, excluindo assim os guppys e derivados. xD Tenho um tronco Mangroove parado á bués, gostava de o colocar aqui. O tronco é imponente, ainda é grande mas acho que não fica exagerado. Eu próprio ainda nem o meti dentro do aquario, ainda nem eu vi se fica ou não fica bem.

 

Deixo aqui algumas infos do aquario.

 

Dimensões: 40cm x 30cm x 30cm

Iluminação: 2x8W T5. depois de cheio do aquário devo ficar com 0.5W/L

Filtro: Tenho um de mochila da Boyu, fraquinho, mas dependo da fauna vejo que troco ou não.

Termostato: Está por comprar

 

dsc03047ib.jpg

Não liguem ao vaso que esta dentro do aquário possivelmente nao o irei colocar.

dsc03042z.JPG
Eu amanhã ou assim vou buscar o tronco, e tiro umas fotos.
Abraços

 

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não apistos? Pelo que vejo por aqui não é coisa facil, agora não sei é se será um aquário pequeno para isso.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não apistos? Pelo que vejo por aqui não é coisa facil, agora não sei é se será um aquário pequeno para isso.

Penso que para apistos é pequeno! Isto só tem 36L brutos :gameboy: :gameboy: :gameboy: :gameboy: O melhor será mesmo uns camarões :gameboy: :gameboy: :gameboy:

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois era o que suspeitava apartida. A 1ª coisa que me veio à cabeça foi os camarões mas como o Lupper quer um desafio maior que vivíparos, tava a sugerir uma coisa dificil.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camarões pode ser muito difícil, eu nucna tentei sequer, devido a ter uma água muito dura na rede e não querer andar com garrafoes.

 

E pode sempre meter um cardume de peixes pequenos, num aquario desse tamanho dá para muitos camarões e um cardumezinho grande de um peixe pequenino.

 

Podes sempre começar pedos neocaridinas heteropoda, var sakura, que dão uma cor linda, e são fáceis de cuidar, e se quiseres mais tarde evoluir para os crystal reds, ou para os sulawesi, quando tiveres ainda mais calo. Mas o melhor é as neocardinas no inicio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Companheiros,

Obrigado pelas opiniões mas acho que me vou decidir pelos camarões, até acho piada aos piquenos.

Já fui buscar o tronco e parece-me grande dentro do aquário, mas tem de levar uns cortes e acho que depois fica "impéc" para meter uns camarões.

Tenho umas fotos, daqui a nada já as coloco.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sugestões de algumas espécies que ficavam bem num aquário desse tamanho: algumas Pseudomugil spp., Boraras spp., Danio margaritatus, Sundadanio axelrodi, Microdevario spp., Heterandia formosa, Neoheterandria elegans.

 

São só algumas ideias...

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Companheiros,

Como prometi deixo aqui as fotos do tronco dentro do aquário.

 

nb4i.jpg
lt00.jpg
Digam de vossa justiça, eu achei um bocado imponente de mais, mas depois de lhe dar uns cortesinhos acho que fica bem.
O que acham?
Abraços
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sugestões de algumas espécies que ficavam bem num aquário desse tamanho: algumas Pseudomugil spp., Boraras spp., Danio margaritatus, Sundadanio axelrodi, Microdevario spp., Heterandia formosa, Neoheterandria elegans.

 

São só algumas ideias...

 

Obrigado companheiro.

Achas que posso colocar um cardume engraçado de por exemplo de umas boraras, e ainda uns red cherry? possivelmente não dará... O que me dizes?

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente de camarões percebo pouco, mas a verdade é que o limite de stockagem de um aquário varia sempre um pouco um função da qualidade da filtragem e das tpa's que fazemos... se estes dois factores estiverem bem assegurados penso que não terias carga biológica a mais. Agora outro tipo de incompatibilidades não sei...

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sim vou perder alguma litragem, mas não vejo grande problema, estive a ler e li que não aconselham peixes e invertebrados por isso coloco apenas em principio uns red cherry para começar e se gostar entro nesta aventura dos invertebrados.

Quando tiver novidades eu actualizo o tópico.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Companheiros,

Vim só dizer que este aquário não ficou esquecido, apenas tenho tratado do tronco de teima em não afundar.

E já me decidi por começar a minha aventura pelos invertebrados, e vou começar pelos RedCherry. Pelo básico mesmo.

Já tenho tudo para a montagem, o substrato e que vai ser areia e vou tentar uns efeitos com o areão de 3-6mm inerte, vou ver o que fazer. A flora por agora ainda esta definida o musgo e comprada, e devo meter uns fetos ainda por comprar.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Companheiros,

Vim só dizer que este aquário não ficou esquecido, apenas tenho tratado do tronco de teima em não afundar.

E já me decidi por começar a minha aventura pelos invertebrados, e vou começar pelos RedCherry. Pelo básico mesmo.

Já tenho tudo para a montagem, o substrato e que vai ser areia e vou tentar uns efeitos com o areão de 3-6mm inerte, vou ver o que fazer. A flora por agora ainda esta definida o musgo e comprada, e devo meter uns fetos ainda por comprar.

Abraços

 

Siga para a frente e devagarinho. Que venham essas fotos que já sabes que é o que a malta gosta. :)

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sim vou perder alguma litragem, mas não vejo grande problema, estive a ler e li que não aconselham peixes e invertebrados por isso coloco apenas em principio uns red cherry para começar e se gostar entro nesta aventura dos invertebrados.

Quando tiver novidades eu actualizo o tópico.

Abraços

 

Penso que por ex. com uns neons não exista problemas de maior. Penso eu...

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Companheiro,

Espero que para meados da próxima semana o tronco ja esteja pronto para entrar no aquário e eu fazer a montagem.

Existem várias listas de peixes que combinam bem com os invertebrados, mas não o vou fazer, neste apenas os Red Cherry de inicio depois logo vejo, mas devo continuar nos invertebrados, mas agora é pensar na montagem e cuidar bem dos Reds e depois logo se vê.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Companheiros,

Mudei de ideias, vou tentar reproduzir o meu casal de ramirezis que tenho no comunitário aqui neste aquário, acho que é suficiente a litragem para o fazer, e o layout do aquario vai rondar sobre o melhor para os reproduzir.

Abraços.

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Companheiros,

Mudei de ideias, vou tentar reproduzir o meu casal de ramirezis que tenho no comunitário aqui neste aquário, acho que é suficiente a litragem para o fazer, e o aquario vai rondar sobre os reproduzir.

Abraços.

Sempre podias tentar reproduzir umas corydoras. São bem dificeis de reproduzir.

Mais dificil ainda, só se stentares uns Ottos.

 

cumps

Meu Aquario

 

"40 litros "

 

Segundo Projeto:

 

"nano"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto de desafios, mas possíveis :D

Vou tentar os ramirezis, mas obrigado pelo comentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro nunca é impossível.

Nunca li uma reprodução de ottos em cativeiro.

Ate que alguém tente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu estou a fazer reprodução de bolivian ram. São parecidos aos ramirezis.

 

A parte da postura foi fácil, o casal está no comunitário e conseguem guardar os ovos até eles nascerem, depois ainda escavam buracos na areia onde guardam os alevinos até eles começarem a nadar (uns 4 dias). São mesmo bons pais (tentei tirar os alevinos para outro aquário e os pais coneguiram meter os alevinos TODOS na boca, uns 50, para os guardarem).

 

Com ramirezis talvez seja mais dificil porque acho que não sao bons pais, e podem até comer os ovos/alevinos.

 

A parte da alimentação é artémia. Basicamente é só. Não comem nada em pó (sera micron, hikari), nem nada congelado (rotiferos), só artemia. Eu tento alimenta-los 5-6 vezes por dia, e estão numa caixa com 15L (achei que era melhor do que po-los num aquário de 40-60L), onde faço pelo menos 100% tpa com água do aquário por dia.

 

Até agora (10 dias na matrenidade) morreu 1, o que não acho mau, tendo em conta que são 30 e poucos. Já quase duplicaram de tamanho. Ao inicio alguns não aceitavam artemia, provavelmente por ser muito grande. E como os ramirezis são mais pequenos que os bolivian ram, é provável que os alevinos também não consigam logo artemia.

 

Ah, eu acho que esse aquário é pequeno para ramirezis. Pelo menos com os meus, ás vezes ficam muito agressivos. E em 600L de água o macho persegue a fêmea, agora em 40L ela quase não tem por onde fugir.

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário.

O meu casal está num aquário de 80cm com 200L e não vejo o macho atrás da fêmea, pouca agressividade. Acho que não vai haver problema.

Este aquário vai ser de reprodução e de crescimento depois de os ramis desovarem e tratares dos ovos, e cuidarem do alevins e eles estarem já autônomos o casal volta para o comunitário. Achas que andar com estas mudanças pode ser fatal para o casal.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Companheiros,

Montei o aquário hoje mas não ficou como estava a espera. Na minha cabeça parecia melhor. Mas vamos ver como a flora cresce e também ainda quero meter um feto de java, que ás lojas habituais que costumo ir não tem os mais comuns, tem outros feto, mas bem mais caros. A montagem está com 3 tipos de cascalho, um inferior, a areia, outro mais acima e com cascalho 3 - 6 mm e umas pedras que fui buscar hoje a praia, apesar de não apanhares constantemente com a água do mar, eu mesmo assim fervi uns 20min. De flora tem anubias, musgo, algum, espero que ele cresça como eu estou a pensar. tem um pé de Hydrocotyle Leucocephala, com o objectivo de criar sombra depois que estas bem grande. E so falta entrar o Feto. A fauna vai ser o casal de ramirezis para tentar a reprodução.

Abraços

 

29ls.jpg

ogo7.jpg
Peço desculpa pela qualidade das foto.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.