Planorbis (caracois) - devo manter?


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Estou com um surto de planorbis no meu aquário. Penso que vieram com um musgo de java quando comprei umas caridina.

Já fiz uma pesquisa tanto no forúm como na internet, mas não consigo perceber se as devo manter ou não.

Pelo que percebi, eles comem restos de comida, ou seja detritos, o que é bom. Sempre ajudam na manutenção do aquário. Acontece que a população está a aumentar e eu não alimento em excesso os meus peixes. Mas pelo que li há uma relação entre excesso de comida e o aumento da população.

Estes caracois chegam a comer algas? não cheguei a perceber.

O aquário tem 40 litros, com neons, coridora e ottocinclus. Por causa da litragem ter um botia não faz muito sentido.

 

Como devo fazer? Mantenho os caracois, mato alguns, ou há algum tratamento de posso/devo aplicar?

 

Obrigada a todos,

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho pior não ter caracóis do que ter, às vezes há surtos mas quando o aquário amadurece e consegue entrar em equilíbrio a população normaliza.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sim rhdiscus posso arranjar mas se calhar é melhor eu tirar umas fotos para teres a certeza que é mesmo os que queres!!

 

David, então achas que não deva fazer nada! ok, vou tentar....mas bolas, fiquei assustada com o surto!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o único contra que vejo nos caracóis pode ser a nível estético, há quem lhe faça confusão. Mas no geral acho que os benefícios compensam, comem restos de comida, alguns tipo de algas, dependendo da espécie arejam o areão (tenta arranjar Melanoides tuberculata para isso). E pessoalmente considero-os habitantes de pleno direito de qualquer aquário, ao nível das plantas e dos peixes. :)

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Senão estou em erro os planorbis também fazem tratamento de plantas, ou seja comem as partes que estão mortas! Corrijam se estiver errado!

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sim comem plantas velhas,e estragadas,restos de comer dos peixes

e pequenas algas,o ter caracóis no aquário não e mau,mau e telos,

e de um momento para o outro eles dezaparcerem do aquário alguma

coisa deve estar mal.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,
Eu no meu aqua mais pequeno tem também planorbis e melanoides uma coisa é certa tenho uma helena e a população deles está sempre controlada.

Amigo rhdiscus se necessitar de alguns avise eu tenho bastantes aqui...

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.