Criação de Escalares


gcrboss

Recommended Posts

Hello amigos Aquariófilos! :smile2:

Antes de mais este post não foi escrito com o intuito de ensinar nada a niguém, pra isso possuem N tópicos que podem consultar neste site que dizem tudo e mais alguma coisa sobre escalares e os quais li com muita satisfação quando me iniciei na reprodução de escalares, ajudando-me bastante no sucesso que venho a apresentar e que tenho vindo a melhorar com o tempo.

Este tópico vem apenas relatar a minha experiência que tem sido muito gratificante e não poderia deixar de partilhar e que sabe poder vir a ajudar alguém a tirar algumas dúvidas e eu prorpio poder partilhar o pouco que sei sobre a criação destes peixes pelos quais me apaixonei!

Ora bem e sem mais demoras...passo a contar a minha história:

Comprei 4 escalares em meados de 2012 com cerca de 2,5cm e colocquei num comunitário que possuia com muita variedade de peixes entre os quais um discu, cardinais,nariz-de-bêbados,e guppyes a montes.


Acontece que os escalares foram crescendo e por volta de Setembro/Outubro ja tinham atingido a sua maturidade sexual e 2 deles formaram um casal

gallery_24178_3800_286709.jpg

Pouco depois começaram as posturas e na altura como não tinha muitas plantas de folha larga optei por fazer umas de plastico onde eles começaram nas posturas pouco depois de formarem o casal

gallery_24178_3800_643653.jpg

Tomei todos os cuidados necessarios e que achei propícios e ve-los criar os seu pequenos.
Livrei-me de quase todo o comunitário e tentei deixa-los o mais sós possíveis.
Acontece que como dizem em muitos posts(que os pais vão aprendendo a ser pais), tal não se sucedeu e o que acontecia era que no dia da eclosão...papavam-nos a todos! :unsure:

Tentei de tudo...luz de presença toda a noite...alimenta-los 3 vezes ao dia(como faço actualmente)...retirar os unicos 2 peixinhos que os acompanhavam no comunitario...verificar todos os parâmentros da agua e fazer tpas regulares...e nada!
Dia da eclosão...tratavam de apanhar os ovos que caiam durante umas horas e depois limpavam a folha todinha e voltavam a rotina diária.


Um belo dia...uma amigo encontrou um aquario de 30L no lixo com um canto estalado e a verter...a oportunidade perfeita pra mim...colei-o e reforçei com 4 cantos colados por fora e comecei a minha aventura.

Água a circular, aqueçedor, filtro(que envolvi mais tarde numa meia de srª) e comecei a minha aventura.

A 1ª postura que criei e que poderão ver em baixo, só restaram 12 dos cerca de 50/60 que eclodiram)
Em parte chupados pelo filtro ainda não envolto na meia de srª.

A postura dia 17 de Abril
gallery_24178_3800_267895.jpg

Os alevinos 4 dias apos o nascimento(nasceram dia 19 de Abril)
gallery_24178_3800_129152.jpg

gallery_24178_3800_195937.jpg

Comecei a alimenta-los com JBL nobil Fluid pois a compra de ovos de artemia na margem sul era quase impossivel(só encontrei de uma marca chamada Dajana que a taxa de eclosão era praí de 20% lol)
Mas lá foi dando até arranjar uma marca boa é certo...não foi facil mas lá me fui safando.
Descobri que eclodindo artemia pra uma semana inteira e congelando(descongelando diariamente 3X ao dia), tem funcionado muito bem e eles comem muito bem.
É certo que não será tããããõ nutritiva como acabadinha de eclodir...mas tem funcionado bastante bem.

Com 18 dias de vida(video):

http://youtu.be/pq-rwITB60o

3 semanas depos(dia 8 de Maio) nasceu mais uma postura que coloquei numa maternidade envolta também numa meia de srª pois os alevinos passavam através das fendas da mesma e coloquei-a a boiar dentro desse aquario de 30l que uso como maternidade.

gallery_24178_3800_27565.jpg

Ora bem...descobri ao soltar 1 ou 2 junto dos irmãos mais velhos, que os pequenos aventureiros eram atordoados pelos irmãos mais velhos...e o que fiz...arranjei um tecido permeável mas de uma malha muito fina e construi uma moldura em madeira com esse tecido que dividiu este pequeno aquario em 2

gallery_24178_3800_267560.jpg


Nesta ultima foto os mais velhos tinham 25 dias e os mai novos(direita) tinham 6 dias.

Revendo cada lado individualmente:

A 1ª postura do lado esquerdo com 25 dias
gallery_24178_3800_47606.jpg

A 2ª postura com 6 dias
gallery_24178_3800_17491.jpg

No dia seguinte a estas fotos fiz este vídeo:

http://youtu.be/4IPnKkB4DL4

E foram crescendo...

A 1ª postura com 29 dias
gallery_24178_3800_292065.jpg

A 2ª postura com 10 dias
gallery_24178_3800_107633.jpg

E mais um vídeo das 2 posturas( a 1ª com 40 dias e a 2ª com 21 dias):

http://youtu.be/HpzmU5rvQpw

E como ja tavam a ficar granditos pa um aquario tão pequeno eis que tive mais uma ideia...dividar o aquario principal em 2 com o mesmo sistema do pequeno mas usando uma rede de uma malha maior(obviamente) e eis que ficam as fotos e o video que mostram esta fase tão gira em que os alevinos da 1ª postura passam pro lado dos pais e do tio(o discu que virão no video) e os da 2ª postura a nadarem livremente no aquario de 30L já sem a divisão que os separava dos irmãos.

1ª postura com 46 dias de vida
gallery_24178_3800_364994.jpg

O maior dos 11 sobreviventes da 1ª postura já no aquario principal
gallery_24178_3800_153390.jpg

O video que mostra todas as partes dos 2 unicos aquarios com os quais tenho trabalhado pra reprodução:

http://youtu.be/59pbnO8Or00


Tem sido uma experiência muito gratificante, como devem calcular dá muito trabalho...mas a recompensa está a vista...peixes saudáveis e uma experiência incrível que me têm mudado como pessoa! :smile2:

Têm morrido muitos pois passavam pela rede(lateralmente rente a moldura) e eram "neutralizados" pelos irmãos mais velhos mas mesmo assim aina sobram à volta de 100 que tenho cindo a criar desde então! :smile2:

Comentem, critiquem, perguntem, estarei por aqui a dar novidades a quem fizer gosto em acompanhar a minha experiência e ajudar quem precise com o pouco que sei.

Cumprimentos! :cool2:

Gonçalo Rocha

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Gonçalo,

 

Gostei bastante de ler o teu tópico, está excelente.

 

Curioso como o teu caso é bastante parecido com o meu. Tenho um aqua comunitário de 300 Litros com 6 Escalares, também Bêbados e ainda outras espécies. O aqua está montado desde Setembro de 2012, nessa altura entraram os 6 Escalares com cerca de 5-6 cm, agora estão com 11-12 cm, formaram 3 casais mas nunca fizeram posturas. Acredito que ainda não as fizeram derivado dos diversos "colegas de apartamento".

 

Entretanto, caiu-me do céu um aqua de 30 Litros.. e ando entretido a reunir o material que me falta para fazer a minha segunda montagem. Gostava bastante de tentar a reprodução dos meus escalares, em especial dos meus 2 Escalares Negros.. pode ser que este aqua de 30 Litros seja a solução :P .

 

As folhas de amendoeira..usas? Se sim, onde compraste? É que também sou da Margem Sul e nunca as vi à vendas na lojas aqui da zona..

 

Parabéns pelo teu sucesso com os Escalares, deve dar um gozo imenso ver essa pequenada a crescer :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gonçalo,

 

Gostei bastante de ler o teu tópico, está excelente.

 

Curioso como o teu caso é bastante parecido com o meu. Tenho um aqua comunitário de 300 Litros com 6 Escalares, também Bêbados e ainda outras espécies. O aqua está montado desde Setembro de 2012, nessa altura entraram os 6 Escalares com cerca de 5-6 cm, agora estão com 11-12 cm, formaram 3 casais mas nunca fizeram posturas. Acredito que ainda não as fizeram derivado dos diversos "colegas de apartamento".

 

Entretanto, caiu-me do céu um aqua de 30 Litros.. e ando entretido a reunir o material que me falta para fazer a minha segunda montagem. Gostava bastante de tentar a reprodução dos meus escalares, em especial dos meus 2 Escalares Negros.. pode ser que este aqua de 30 Litros seja a solução :P .

 

As folhas de amendoeira..usas? Se sim, onde compraste? É que também sou da Margem Sul e nunca as vi à vendas na lojas aqui da zona..

 

Parabéns pelo teu sucesso com os Escalares, deve dar um gozo imenso ver essa pequenada a crescer :)

Boas Amigo!

 

Antes de mais obrigada pelo teu comentário!

É bom saber que alguém dispensou 5 min do seu tempo pra dar a sua opinião acerca do meu tópico, não ao muitos os aquariofilos que se dão a esse trabalho, e como sou novato nisto da criação dos escalares é sempre bom receber uma palavra de apoio. :cool2:

 

Agora...na margem sul não é facil encontrar produtos para a reprodução/criação de qualquer tipo de peixes é verdade.

Bem...tiveste mesmo muita sorte porque de 6 escalares obteres exactamente 3 casais...jogas mas é no euromilhões!lol

 

Falando a sério...é verdade que os escalares são um pouco "tímidos" mas não sei se a principal razão pra não terem posto ovos seja mesmo a companhia, se bem que não sei qual a população do teu comunitário.

 

Por experiência, tive de me livrar(dei-os) todos os tetras que tinha(bêbados, cardinais, guppies...), não impediram que eles metesem ovos, mas ao 2º dia da postura(q é knd eles eclodem) papavam-nos todos, e n sei se por serem muito pequenos em relação aos escalares, estes não os consideravam uma ameaça e logo não os expulsavam do local da postura...estranho.

 

Dizem que os escalares aprendem a ser pais...mas n leves isto à letra pois os meus comeram todas as posturas até eu arranjar este aqua de 30L para os criar eu mesmo.

 

E se fiz mudanças pra os deixar à vontade...até o meu discu esteve a viver num balde de 20L(mas tive smpr cuidado obviamente), pra ver se eles relaxavam mais, luz de presença a noite..."You name it" e nada funcionava.

Eles até apanhavam os ovos que iam eclodindo e voltavam a por na folha...mas depois de umas horas nisto fartavam-se e limpavam a folha.

 

Já reparei foi uma coisa...se tiveres o hábito de alterar muito o habitat(trocar plantas, mexer o fundo...), eles stressam um pouco(podes ver pela perca temporaria das riscas/manchas... e isso leva com que eles não se sintam muito confortáveis pra colocarem os ovinhos.

 

Agora...como reagem os teus entre eles?

Disputam muito o território?

Se sim acho que terás de fazer o sacrifício de escolher entre eles, ou melhor, com que casal ficarás...axo que mais do que 2 casais para um aqua de 300L será "muito", mas n tenho muita certeza.

 

Conselhos(que funcionaram pra mim):

 

- Agua a rondar os 27/28º

- Folhas de amendoeira da India(Eu comprei na Crystalred.eu, não são muito caras se bem que pagas sempre os 5€ de portes e aconselho a veres se precisas e se podes comprar mais kker coisa do site deles e mandas vir td junto, eles trabalham muito bem e depois de verificarem se têm tudo o que pedes podes escolher a opção pagar com MB q eles criam uma entidade/refeência e enviam logo isso assim que pagares, são 5*)

Eu coloquei sempre 2 para os meus 110L por cada 3 semanas

- Compra artémia pa eclodir tmbm q se precisares eu digo-te como fazia todo o processo e não precisas de estar sempre a eclodir como dizem por estes tópicos afora mas mais a frente explico-te.

 

Deixa 1º que eles se entendam, definam territorios e terás ovos com toda a certeza...é uma questão de tempo.

Os meus só ao fim de 8/9 meses começaram nas posturas e dos 4 iniciais tive de me desfazer de 2 pq eram muito curiosos e desgasatavam os pais com a curiosodade deles! lol

 

Vai dizendo coisas que tudo o que eu te possa contar das minhas experiências dir-te-ei na boa! :cool2:

 

Um abraço!

 

Gonçalo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Farto-me de jogar no Euromilhões e não me sai nada LOL

 

Em relação ao meu aqua podes ver em http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=213461

 

Os meus volta e meia andam à porrada, mas nada de mais. Começaram à uns 3 ou 4 meses à porrada a sério, mas agora já estão muito mais calminhos, parece que já definiram tudo o que tinham a definir. Claro que de vez em quando dão umas cabeçadas mas nada de mais :P

 

Eles, Stress parece que não têm.. o ambiente à volta deles é super relax, eles têm um comportamento super relaxado, nunca andam escondidos e andam sempre a exibir as cores maravilhosas.

 

Acredito que 3 casais no aqua se calhar é de mais...guiei-me pela máxima dos 50 litros por escalar, mas provavelmente para eles se sentirem cómodos era preferível ter só 2 casais.

 

Estou mais convencido que o problema seja o ter outras espécies à mistura. Também já tenho à uns 2 meses uma calha moonlight diy e parece que eles gostam bastante.

 

Tive foi uma guerra com algas e PH nos últimos meses que finalmente parece estar resolvido.

 

O próximo passo talvez seja usar as folhas de amendoeira, para ver se resulta :P

 

Já agora... tiraste o casal para o aqua de 30 litros e só depois eles colocaram ovos ou eles colocaram os ovos no comunitário e só depois os mudaste para o aqua de 30 litros??

 

Pelas minhas contas os meus estão com cerca de 8 meses no aqua..se calhar está para breve então :)

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Farto-me de jogar no Euromilhões e não me sai nada LOL

 

Em relação ao meu aqua podes ver em http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=213461

 

Os meus volta e meia andam à porrada, mas nada de mais. Começaram à uns 3 ou 4 meses à porrada a sério, mas agora já estão muito mais calminhos, parece que já definiram tudo o que tinham a definir. Claro que de vez em quando dão umas cabeçadas mas nada de mais :P

 

Eles, Stress parece que não têm.. o ambiente à volta deles é super relax, eles têm um comportamento super relaxado, nunca andam escondidos e andam sempre a exibir as cores maravilhosas.

 

Acredito que 3 casais no aqua se calhar é de mais...guiei-me pela máxima dos 50 litros por escalar, mas provavelmente para eles se sentirem cómodos era preferível ter só 2 casais.

 

Estou mais convencido que o problema seja o ter outras espécies à mistura. Também já tenho à uns 2 meses uma calha moonlight diy e parece que eles gostam bastante.

 

Tive foi uma guerra com algas e PH nos últimos meses que finalmente parece estar resolvido.

 

O próximo passo talvez seja usar as folhas de amendoeira, para ver se resulta :P

 

Já agora... tiraste o casal para o aqua de 30 litros e só depois eles colocaram ovos ou eles colocaram os ovos no comunitário e só depois os mudaste para o aqua de 30 litros??

 

Pelas minhas contas os meus estão com cerca de 8 meses no aqua..se calhar está para breve então :)

 

Abraço

O teu aquario é muito louco!

 

Agora se perguntares a 20 aquariofilos todos te dirão(e contra mim falo) coisas diferentes por isso vou-te dar um conselho muito precisoso(e agora faz-se suspense)... lê tudo o que puderes...e n faças tudo o que poderás ler!lol

Passo a explicar...com a minha experiência(q n é muita mas ja da pa dar conselhos), aprendi que todos os peixes são adaptaveis e não se deve ter uma regra pra cada especie de peixe, ou seja, podem te dizer que os escalares gostam de agua mais acida, pouco povoada,temperatura "X", etc...

mas isto não ker dizer que os teus não crescam,vivam, e se reproduzam em condições completamente diferentes às que leste serem "ideais".

 

Vou te dar um exemplo práctico:

 

Quando construi o meu aquario, n pensava que um simples areao pudesse ditar tanto um ph da agua(ingenuidade de principiante), ou seja, por mais coisas que fizesse, nunca tinha o ph nos 7,2 recomendados para um comunitário, estando sempre nos 8.kker coisa pois o areão é extremamente calcário.

Acontece que isso não influênciou em nada as minhas experiências,serviu apenas como referência futura.

Um dia tive a feliz/infeliz ideia de aproveitar uma promoção no jumbo natureza e comprei umas sacas de substrarto fertil e decidi fazer um makeover ao aquario e qual o meu erro???não usei substrato inerte entre o fértil e o principal,conclusão...algas é coisa que n m falta nos vidros,isso n ker dizer que seja uma coisa má...é inestético é verdade mas já viste videos dos nosso peixitos na natureza???A Água é barrenta e xeia de musgo e de bonito só mesmo os peixes!lol

 

Se bem que os nosso venham de cativeiro...o instinto natural deles e a propria genetica levam-nos a gostarem de umas certas condições e aí entra o saber de um aquarófilo e a verdadeira luta que nos faz ganhar este bixinho...como criar essas mesmas condições???

 

Coincidiu a reprodução deles com esta minha mudança de substrato???Não te sei dizer...só sei que quando faço tudo pra que as algas desapareçam(sempre de forma natural e sem químicos) eles deixam de pôr ovos!

 

Tenta despovoar(por muito q t custe) o teu aquario!

N andes smpr a fzr testes q t levem a adicionar produtos reguladores de ph(não digo q n faças,simplesmente evita)!

Faz tpas semanais ou se fores preguiçoso como eu repõe apenas a agua evaporada pela condesação!

Arranja as folhas de amendoeira da india o quanto antes e vais ver que te habituas á cor chá em vez de teres o aquario translucido.

Coloca plantas de folha larga(isto s n kiseres usar cones de reprodução).

 

Eu deixo eles porem numa folha de echinodorus e corto-a, lococando logo de seguida no aqua de 30L sem os pais que como te disse antes comiam todos os ovos, com agua da torneira já ciclada/rodada há 2 dias +/-.

Não colocques mais nada nesse aquario sem ser o aquecedor a 28º, a bomba de ar que eu deixo sempre ligada, o filtro de esponja ou interno,neste ultimo caso como o meu, coloquei uma meia de sra a volta pra n sugar os pekenos(como me aconteceu na 1ª postura que tentei criar daí so terem sobrado os 9 que vês num dos videos). Uso tmbm uma moonlight que ligo a noite knd ligo a luz de um candeeiro que usei como luz principal ligando só ao fim do dia knd desaparece o sol.

Alguns dos ovos fungam(ficam brancos) e a menos que uses um antifungico(eu usei um que tinha contra fungos q tinha usado há muito tempo pa curar o íctio e funcionou bem mas s n tiveres tmbm é na boa n t preocupes) simplesmente tem o cuidado de retirar os brancos com uma seringa pa n alastrar os possiveis fungos para os fertilizados e perderes mais uns quantos.

 

Mas knd xegares a esse ponto falamos melhor.

Agora...n t preocupes que o mais dificil já tu tens...CASAIS! lol

Dá-lhes tempo que eles começam nas postura mais cedo do que pensas.

 

Vai dando novidades q no que puder eu tou cá pa isso ;)

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Este tópico tá bom, tiveste bastante paciência em explicar as coisas e foi positivo ter perdido 10 min do meu tempo a ler. Os teus escalares são bem loucos.

 

Abraços e continuação

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tá bom, tiveste bastante paciência em explicar as coisas e foi positivo ter perdido 10 min do meu tempo a ler. Os teus escalares são bem loucos.

 

Abraços e continuação

Muito Obrigado Amigo Andre! :cool2:

 

Não são muitos os aquariofilos que se dão ao trabalho!

Qualquer coisa dispõe!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

muito bom o tópico como costumo dizer algo "caseiro" não temos de nos regular por:

por o ph em tantos temperatura x plantas aqui casais ali

muito bom mesmo

também me estou a iniciar na criação de escalares mas para mim ja é um pouco mais fácil quando nasceram, pois já estou acostumado, crio ciclideos anoes...

gosto muito de ver os escalares pequenos

tenho num aquário de 200 litros 10 escalares medindo ja uns 10 cm (6 meses) comprei-os a um criador local muito profissional na criação, eles estão neste aquário com plantas de folhas largas e formar casais depois vendo os restantes e fico com uns 3 casais sei que é muitos mas vou tentar de seguida faço como o sr costuma fazer corto a folha das enchirodrus e meto em cubos de 125 litros ja tenho tudo mais ou menos organizado falta so os ovos :naughty::naughty::drool3:

cump.

bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

muito bom o tópico como costumo dizer algo "caseiro" não temos de nos regular por:

por o ph em tantos temperatura x plantas aqui casais ali

muito bom mesmo

também me estou a iniciar na criação de escalares mas para mim ja é um pouco mais fácil quando nasceram, pois já estou acostumado, crio ciclideos anoes...

gosto muito de ver os escalares pequenos

tenho num aquário de 200 litros 10 escalares medindo ja uns 10 cm (6 meses) comprei-os a um criador local muito profissional na criação, eles estão neste aquário com plantas de folhas largas e formar casais depois vendo os restantes e fico com uns 3 casais sei que é muitos mas vou tentar de seguida faço como o sr costuma fazer corto a folha das enchirodrus e meto em cubos de 125 litros ja tenho tudo mais ou menos organizado falta so os ovos :naughty::naughty::drool3:

cump.

bruno

Boas Brunoi!

 

Bgda pelo comentario antes de mais :cool2:

 

Pois essa parte dos 10 escalares num aqua de 200L axo que será demais...mas como disse antes...não tomes nada como regra...se ja tens experiência é uma mais valia sem duvida! :cool2:

 

Eu não tinha experiência nenhuma e agora ja vi muitas coisas e já posso opinar, se bem que nunca deixará de ser apenas a minha opinião! lol

 

Já agora...não compras-te os 10 todos à mesma pessoa pois n?

Se for este o caso...aconselhava a certificares-te que não são todos irmãos...não é por nada mas como deves saber, acasalar irmãos não será muito boa ideia, pois como sabes terás mais probabilidades de ter filhotes com deficiências e eu sei bem pq ja me aconteceu antes.

Daí se pesquisares e falares com outros criadores normalmente o que se faz é por ex...se quiseres formar futuros casais...tentar comprar em diferentes lojas pois a menos que tenham o mesmo fornecedor já não irás fazer uma mistura de sangues, diminuindo assim a probabilidade de teres animais...digamos...menos bonitos! :cool2:

 

Vai passando e dando novidades dos teus!

 

Da 1ª postura já so tenho 5...os outros vendi a uns miseros 1€ cada! lol

A ideia nunca foi fazer dinheiro mas sim conseguir levar o maximo possivel a idade adulta mas se vier algum...é bem vindo claro!lol

Como deves calcular nada paga as horas que levamos a tratar diariamente dos meninos mas se vier algum pelo menos já da pra ração!lol

 

Da 1ª so resistiram 11 ate a fase adulta.

Da 2ª tenho perto de 120 já com 1,5cm se bem que como sabes não crescem todos ao mesmo ritmo e por isso separei os maiores dos mais pequenos e estou a ver no que irá dar!

 

O pior é que nem a 1€ as lojas os kerem e daki a um mês(+/-) não terei mãos a medir de putos/graúdos.

Os pais continuam nas posturas frequentes(de 3 em 3 semanas) mas não tenho tirado os ovos e como tal no dia da eclosão papam-nos a todos!

 

Vai dando novidades e eu irei fzr mais um video e por umas fotos po pessoal ir vendo o progresso! :cool2:

 

Obrigado mais uma vez pelo coment!

 

Dispõe sempre!

 

Cumps!

 

Gonçalo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

obrigado pela resposta

sim são todos de 2 pessoas diferentes mas como são todos iguais (mesma mutação :confused4: ) vou indo trocando por estas lojas fora por kois biggrin.png' alt=':biggn:'> etc...(sim sei que consanguinidade da deficiências sou também criador de aves e as vezes temos de arriscar irmao com irmaos para trazer mutações raras) inflizmente nem sempre corre bem vai nascendo uma pena mais torta aqui outra ali mas tudo sobe controle nas aves so depois do 6 cruzamento é que pode ser grave.. :alberteinstein::alberteinstein: .

inflizmente também nas lojas na maioria das vezes aparece escalares vindo do mesmo criador a quem comprei pois ele e muito bom naquilo e tem sempre montes de crias... :surrender:

aqui os escalares a criadores estão a custar 1.75€ cada com mais de 5cm ao menos aqui tem esse lado positivo ou nao) :unsure:

vou dando noticias sim

vai postando fotos muito bom topico :cool2:

cump.

bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas, antes de mais parabéns pelo sucesso.

 

Há uns tempos resolvi comprar 2 escalares para colocar no meu comunitário, e tive a sorte (pelo que já li, muita sorte mesmo) de ser um casal.

Hoje de manhã fizeram a primeira postura e estão os 2 empenhadissimos a cuidar dos ovos. Quer a defender o território, quer a comer os ovos brancos (presumo fungos) Li o teu post o que me fez pedir emprestado (que acabou por ser oferecido) um aquário de 15 litros.

 

Agora começam as duvidas, ja lhe pus um termostato e água do aquário de uma tpa, e um filtro interno com bomba de ar integrada a trabalhar no de 15 litros, e pergunto-te a tua opinião. Tiro já a folha com os ovos, ou deixo os pais tentarem cuidar mais um bocado? O meu aquário é super habitado, e tem espécies como labeos, botias palhaço, bettas, apistos.

 

Estou inclinado a tirar, mas ao mesmo tempo dá-me pena dos papás que hoje têm andado incansáveis, o que dizes? Ignoro os "sentimentos" deles?

 

Desde já obrigado e mais uma vez, parabéns pela bixarada!

Editado por FilipeBoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais parabéns pelo sucesso.

 

Há uns tempos resolvi comprar 2 escalares para colocar no meu comunitário, e tive a sorte (pelo que já li, muita sorte mesmo) de ser um casal.

Hoje de manhã fizeram a primeira postura e estão os 2 empenhadissimos a cuidar dos ovos. Quer a defender o território, quer a comer os ovos brancos (presumo fungos) Li o teu post o que me fez pedir emprestado (que acabou por ser oferecido) um aquário de 15 litros.

 

Agora começam as duvidas, ja lhe pus um termostato e água do aquário de uma tpa, e um filtro interno com bomba de ar integrada a trabalhar no de 15 litros, e pergunto-te a tua opinião. Tiro já a folha com os ovos, ou deixo os pais tentarem cuidar mais um bocado? O meu aquário é super habitado, e tem espécies como labeos, botias palhaço, bettas, apistos.

 

Estou inclinado a tirar, mas ao mesmo tempo dá-me pena dos papás que hoje têm andado incansáveis, o que dizes? Ignoro os "sentimentos" deles?

 

Desde já obrigado e mais uma vez, parabéns pela bixarada!

Helo Filipe! ;)

 

Xiii...isso é que foi pontaria!lol

Ora bem!

 

Como deves calcular e se pesquisares vais encontrar uma teca de experiências diferentes!

Eu pessoalmente nunca me safei com as crias num comunitario mas também os pais nunca os deixaram passar do dia da eclosão!lol

Dizem que eles vão aprendendo a serem pais, dizem que o stress pode fazer com que comam os ovos.

Eu digo-te muito resumidamente as minhas experiências com este casal:

Cheguei a tirar(dei) a maior parte do meu comunitario e fiquei apenas com um peixe fantasma(que vive numa toca e sai so a noite) um discu que cresceu com este casal e um comedor de algas siamês(anteriormente tinha muitos cardinais,nariz de bebedos...).

Nalgumas posturas dei-me ao trabalho de tirar todos(escepto o casal), deixava uma luz de presença de noite e evitava passar muitas vezes em frente ao aqua, dava de comer 3 vzs ao dia pa n terem fome, mas mesmo assim...nada resultava.

Eles colocavam os ovos...arejavam-nos com as barbatanas laterais(isto é muito pouco preceptivel), davam bufadas tambem com a boca, removiam os fungados(ou não fecundados) e no dia da eclosão(2 dias depois) até os apanhavam assim que eles começavam a dar aos rabinhos e voltavam a po-los na folha, até atacavam caso eu colocasse a mão!lol mas derrepende...comiam tudo e voltavam ao quotidiano deles.

Isto acontecia a cada 15 dias.

Até que me apareçeu este aqua de 30L e fiz tudo como descrito.

 

Eu se fosse a ti faria o seguinte:

 

Agua da torneira nesse de 15L(embora seja pouco) a ciclar so pa evaporar o cloro, embora alguns digam pa por a do aqua principal,essa mesma já contem uma teca de bacterias(boas para os pais que já tão ambientados mas poderão ser fatais pos bebes).

Bomba de ar 24h/7 dias p semana na ponta oposta(encontras o esquema nesse pdf famoso que anda por aki) e agua a 28graus.

No dia da postura,assim que tiverem posto tudo como deve de ser, sacas logo a folha e em segundos coloca-la dentro do aquario ja preparadinho

se tiveres o azul de metileno metes umas gotinhas(eu usei um antifungico xamado protozin q é usado para o ictio mas que dá para os fungos) so pa prevenir que não alastrem muito,embora o ideal seja remover os ovos brancos(xamados não fertilizados) antes de ganharem akela nhanha que alastra aos que tão fertilizados matando-os antes de nascerem.

Tenta ter uma luz pa noite(mesmo que seja fraquinha é na boa, tipo uma moonlight serve ou um ledzinho dos chinocas ligado a uma pilha por ex).

Vais ver que assim que eles começarem a nadar livremente(ao 7 dia apos nascerem) eles de noite vão pra onde essa luz tiver.

 

E depois paxamos ao capitulo da alimentação mais a frente. ;)

 

Um abraço e dispõe sempre!

 

PS: envolve o filtro interno numa meia de vidro de srª(mesmo fexado pq vais ficar admirado com a facilidade que os bebes descobrem a mais pekena das fendas e entram no filtro e morrem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pela resposta, acabei por fazer tudo exactamente como disseste no dia que escrevi, mas com 2 falhas, porque não tinha, azul metileno, e bomba de ar. Também não preparei a água da torneira com antecedência. Pus anti-cloro, mas só cerca de 3 horas antes. Temperatura procurei equilibrar.

 

Vi também esse famoso pdf que falas, tentei por parecido mas sem bomba de ar. Coloquei também uns troncos (aqui não sei se fiz bem, mas foi para manter o ph baixo porque no aquário comunitário tenho CO2.) Deixei uma colunazinha que tem um led azul da energia, ligada a noite inteira, e o filtro numa meia de senhora como li na tua experiencia. (Faz sentido)

No dia a seguir já tinha os ovos quase todos fungados, e essa tal "nhanha" que falas.

Os pais, andou o macho o tempo todo atrás da fêmea a dar-lhe cornadas e beijinhos, um bocado stressados de eu ter tirado os ovos. Nos 2 dias seguintes chateou-a o tempo inteiro, entretanto tive o fim de semana fora, hoje já estão outra vez tranquilos.

 

Uma vez que fui apanhado de surpresa, entre arranjar o aquário e conseguir ler tudo o que precisava para sabre o que arranjar, acabei por ter que ir comprar as coisas no dia a seguir.

Tarde demais, ainda tenho a luz ligada, mas parece-me que não nasceu nenhum, nao vejo rabos a abanar nenhuns.

 

Próxima vez, vou deixar os pais cuidarem a ver o que acontece, arranjar uma luzinha extra para noite que não seja tão forte (que já tenho algas que cheguem). Senão conseguirem, na próxima vez tiro os ovos.

 

De qualquer forma já fiquei contente, como li algures numa resposta tua, o mais díficil é ter o casal, logo, já estou muito contente por isso. (Lá ver se eles não se chatearam por minha causa) :)

 

Abraço e Obrigado pela resposta!

 

Ps: Uma questão... A água da torneira tem um ph ligeiramente diferente do aquário. Os ovos na folha, não se ressentem no momento da transferência? Aqui deve entrar a tal resposta que tu disseste que há as 2 teorias, mas em relaçao a este ponto específico do ph sabe-se alguma coisa?

Editado por FilipeBoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pela resposta, acabei por fazer tudo exactamente como disseste no dia que escrevi, mas com 2 falhas, porque não tinha, azul metileno, e bomba de ar. Também não preparei a água da torneira com antecedência. Pus anti-cloro, mas só cerca de 3 horas antes. Temperatura procurei equilibrar.

 

Vi também esse famoso pdf que falas, tentei por parecido mas sem bomba de ar. Coloquei também uns troncos (aqui não sei se fiz bem, mas foi para manter o ph baixo porque no aquário comunitário tenho CO2.) Deixei uma colunazinha que tem um led azul da energia, ligada a noite inteira, e o filtro numa meia de senhora como li na tua experiencia. (Faz sentido)

No dia a seguir já tinha os ovos quase todos fungados, e essa tal "nhanha" que falas.

Os pais, andou o macho o tempo todo atrás da fêmea a dar-lhe cornadas e beijinhos, um bocado stressados de eu ter tirado os ovos. Nos 2 dias seguintes chateou-a o tempo inteiro, entretanto tive o fim de semana fora, hoje já estão outra vez tranquilos.

 

Uma vez que fui apanhado de surpresa, entre arranjar o aquário e conseguir ler tudo o que precisava para sabre o que arranjar, acabei por ter que ir comprar as coisas no dia a seguir.

Tarde demais, ainda tenho a luz ligada, mas parece-me que não nasceu nenhum, nao vejo rabos a abanar nenhuns.

 

Próxima vez, vou deixar os pais cuidarem a ver o que acontece, arranjar uma luzinha extra para noite que não seja tão forte (que já tenho algas que cheguem). Senão conseguirem, na próxima vez tiro os ovos.

 

De qualquer forma já fiquei contente, como li algures numa resposta tua, o mais díficil é ter o casal, logo, já estou muito contente por isso. (Lá ver se eles não se chatearam por minha causa) :)

 

Abraço e Obrigado pela resposta!

 

Ps: Uma questão... A água da torneira tem um ph ligeiramente diferente do aquário. Os ovos na folha, não se ressentem no momento da transferência? Aqui deve entrar a tal resposta que tu disseste que há as 2 teorias, mas em relaçao a este ponto específico do ph sabe-se alguma coisa?

Ola outra vez!

 

É assim...eu contei apenas o que me aconteceu a mim mas todos os casais são diferentes e pode ser que tenhas a sorte(que tiveste ao formar um casa so c 2 membros) e que eles consigam cuidar dos pekenotes mesmo c exa malta toda no aquario.

Se tudo correr como no meu caso...terás tantas posturas que acabas por experimentar tudo e mais alguma coisa.

Deve ser um show ver os pais a criar os putos(nunca tive esse prazer).

Se vires que ao fim de umas 3,4,5 posturas n dá em nada(que teras 1001 razões que poderão afectar o facto de n levarem a postura avante) tentas então sozinho e vais ver que até tu terás de ter algum treino pra fazeres de pai/mãe! lol

 

Caso optes pela 2ª opção diz kker coisa q eu digo-te como fiz e sempre funcionou desmistificando alguns mitos que por aki criaram.

Por ex: Dizem que a artemia têm de ser dada viva e logo assim q eclode senão a mesma morre e eles n comem o que não mexe...TOTALMENTE FALSO! a artémia simplesmente quando eclode está no pico em termos de proteina pra aliemntar os alevinos.

O que eu fazia era apanhar toda a artemia eclodida criva-la(pois é cultivada em agua salgada) e congela-la ainda vivinha em pekenas quantidades usando as cuvetes de gelo.Obviamente elas morrem congeladas mas mantêm grande parte da proteina(nao toda cm é obvio) mas eles comem a mesma mesmo morta e crescem a mesma mas isto eu explico melhor conforme fores avançando.

 

Quanto a tua pergunta acerca do ph e afins:

 

Não use anti cloros pois so estaras a adicionar mais quimicos a agua quando o que se ker é livrar deles.

Não mata...mas moi!lol

Se bem sabes, estes peixes são muito resistentes e não é uma pekena diferença de ph que inlfuencia a taxa de nascimento acredita.

E eles habituar-se-ão ao ph onde nascerem se bem q morrem sempre uns.

Até os meus 126 q levei ate aos 2cm de tamanho(eram mais de 200 mas por diversos promenores foram morrendo) ainda hoje morrem porque andam a porrada os maiores com s mais pekenos(pois crescerão como se de posturas diferentes fossem) e matam-se como cães a disputarem uma batalha!lol

O cloro evapora "rapido" mas se quiseres mais rapido podes usar como eu fazia, com uma bomba de ar a agitar a agua ou o filtro a deixar cair a agua na superficie(tipo cascata) colocando a cabeça de fora ou assim.

Eu so coloquei azul de metileno uma vez mas nada impede os ovos não fecundados de fungarem a 100% acredita.

O melhor é mesmo assim q vês um branco raspa-o da folha com uma agulha(cuidado com os bons) e s n conseguires 200 consegues 180!lol

Se bem que sendo um casal novo poderas ter muuuuuitos não fecundados por diversas razoes diferentes mas dá-lhes tempo e poucas distrações na hora da postura(pois eles distraem-se com outros peixes ou se passares em frente ao aqua) e o ritual da postura não decorrerá normalmente perdendo o macho a concentração!Acredita q é verdade!

 

Kkes coisa dispõe q eu vou passando pa ver o que se passa por aí! ;)

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gracias pelas informações.

 

Hoje acordei e passado 8 dias já tenho mais ovos, logo não estão chateados o casalinho, hehe :)

 

Agora é a vez deles, não vou interferir desta vez. Logo venho contar que tipo de pais são :)

Editado por FilipeBoto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gracias pelas informações.

 

Hoje acordei e passado 8 dias já tenho mais ovos, logo não estão chateados o casalinho, hehe :)

 

Agora é a vez deles, não vou interferir desta vez. Logo venho contar que tipo de pais são :)

Vez...é assim que funciona...imprevisiveis(ou quase)! Vai dizendo coisas porque tal como me ajudaram também eu gosto de ajudar! :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola.

Antes d mais deixe que lhe de os parabens pelo seu post.

É muito gratificante ter com quem partilhar experiencias semelhantes as nossas.

 

Tenho um aqua com cerca de 200lts e tive a sorte do meu casal de escalares desovarem logo no 1o mes. Nao tava nada a contar e foi uma surpresa bastante agradavel.

Os pequenos nasceram.. os pais tratavam bem deles e so retirei cerca de 10 alevis para uma maternidade quando me comecei a aperceber que estes ja andavam a nadar pelo aquario e alguns eram comidos pelos outros peixes do aqua. Completamente ignorante na criacao do escalar desenrrasquei-me o melhor que pude e soube e posso dizer que os alimentava com flocos "esmigalhadissimos".. era o que tinha. E eles ate comiam e estavam a crescer bem...

 

Acabei por perder a ninhada de 10 durante a manutencao da maternidade. Ao tentar limpar os excessos do fundo la iam caindo para o aquario e os outros nem me davam tempo para tentar apanhar os pequeninos :( (ainda cheguei a chamar uns nomes feios a alguns á conta disso.. lol).

 

Entretanto la me informei, comprei artemia liquida para alimentar a proxima ninhada. Tenho um aqua d 3 lts para os ovos/alevis.. o de 15lts fez falta para os guppys crescerem longe dos esfomeados do aqua comunitario. Tenho bomba de ar e filtro prontos e so m falta mesmo um aqua de pelo menos 30lts para quando comecarem a crescer um pouco mais.

 

Entretanto ja fizeram mais 2 posturas mas durante a noite tambem deram em comer os ovos...tambem deixei uma luz de presenca desta ultima vez e nada feito. No dia seguinte d manha ja n haviam ovos.. :( o que é estranho porque da 1a vez correu tudo bem e nunca comeram os alevins nem mesmo quando ja andavam agarrados aos vidros d um lado para o outro... ???!

 

A femea esta outra vez cheia e quer me parecer que deve desovar novamente em breve..

Vamos ver como corre desta vez.

V experimentar tirar os ovos ao fim do dia da postura e por logo n aqua pequeno com um pouco de azul de metileno. Desejem-me sorte ;)

 

Ja agora.. tamben sou da margem sul e realmente nao e facil encontrar lojas com produtos vastos na area da reproduca, mas eu vou muito a uma que é um expetaculo, do meu ponto de vista,claro.

Experimentem visitar a rolizoo.

Fica logo no inicio da reta montijo/pinhal-novo (nesse mesmo sentido), logo a seguir aos 1°s semaforos.

É uma vivenda do lado esquerdo e esta bem sinalizada.

É das lojas mais completas que encontrei ate hoje em termos de produtos e os animais teem muitissimo bom aspecto (saudaveis) sempre que la vou e posso dizer que adquiri toda a minha fauna la e, exceptuando os guppys, nao tive nenhuma baixa desde que os trouxe.

 

Obrigada pela partilha.

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Olá! Vejo que o tópico já tem uns anos mas não pude deixar de comentar, simplesmente adorei! Obrigada Gonçalo por teres criado este tópico excelente. Eu estive bastante tempo sem Aquarios (3 anos), e agora voltei. Ontem introduzi a equipa de limpeza, mas a ideia é ter escalares. Também gostava de me aventurar na criação, se tiver a sorte de ter casais, e o teu post será essencial! Podes só dizer-me o porque de ter a bomba de ar no aquário pequeno? É mesmo essencial?

obrigada e mais uma vez parabéns pelo post

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Olá! Vejo que o tópico já tem uns anos mas não pude deixar de comentar, simplesmente adorei! Obrigada Gonçalo por teres criado este tópico excelente. Eu estive bastante tempo sem Aquarios (3 anos), e agora voltei. Ontem introduzi a equipa de limpeza, mas a ideia é ter escalares. Também gostava de me aventurar na criação, se tiver a sorte de ter casais, e o teu post será essencial! Podes só dizer-me o porque de ter a bomba de ar no aquário pequeno? É mesmo essencial?
obrigada e mais uma vez parabéns pelo post
Filipa boa noite, não tem problema nenhum desenterrar tópicos, mas se calhar se tivesses criado um tópico teu, tiravam-se melhor as tuas dúvidas, pelo que vejo não és novata nestas lides.
Gostava sinceramente de conhecer o teu aquario, agora é facilimo alojar fotos no fórum, colocavas o setup do aquário e eu ficava contente por te tornares mais participativa e tenho a certeza que os membros, aliás como eu, iam gostar de ver umas fotos.
Se calhar não comentam, anda tudo um bocadinho preguiçoso, sem a vossa participação, esta área não tem movimento, e eu gostava que fossem mais interventivos, temos de nos motivar uns aos outros, conto contigo.


Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá! Desculpem que depois não respondi mais nada porque mudanças de casa e emprego acabaram por adiar este projecto, aliás, estou Neste momento a vender o meu aquário grande.

espero que esteja Tudo a correr bem! :))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais