Espécies escolhidas , opinião dos mestres precisa-se


Recommended Posts

Aquario 120x40x50

 

areia de rio, pedras

 

Anubias (muitas) e ainda a pensar meter Valisnerias.

 

Tambem alguns minifetos de java

 

Filtro resun 1200 litros hora auxiliado de um interno com 700 litros hora, para remexer mais a água

 

 

Agora o importante :

 

1º cenário

 

Cynotilapia afra "kobue" omnivoro
labidochromis caeruleus omnívora
pseudotropheus acei "msuli" Herbivoro
Iodotropheus sprengerae calmo herbivoro (é o menos importante para mim)
Pundamilia nyererei , omnivoro
Posso manter estas 4 espécies juntas no meu aquário ? Que cuidados devo ter ? Há risco de hibridização?
2º cenário
Pseudotropheus saulosi
Pundamilia nyererei , omnivoro
E que mais espécies posso manter sem riscos de hibridos e que já tenham mantido com os saulosi?
Preciso mesmo da vossa ajuda! Obrigado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu optaria pelo primeiro cenário mas retirava os Pundamilia nyererei! São peixes do lago Vitória.

Os riscos de teres hibridos com as espécies escolhidas parecem-me muito, mas muito reduzidos.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado Diogo Lopes! Apesar de haver muitas pessoas com estes animais é dificil receber respostas.. A malta deve andar cheia de trabalho! ainda bem :)

 

Continuando, o objectivo é mesmo esse, eu odeio a ideia de criar hibridos e tentei criar algo que fosse calmo e que não pudesse haver hibridos.

 

Posso te pedir mais umas ajudas?

 

Eu quando escrevi " segundo cenário" era para poder receber ideias de peixes que se possam manter com saulosis. Eu sei que tu já os mantives-tes, tenho lido e visto os teus exuberantes vídeos, e realmente são fascinantes!

 

Gostava de saber que espécies ficam bem com eles, porque parece ser dificil conjugar espécies com eles devido a terem o amarelo, o azul, e as riscas...

 

Podes-me ajudar? Eu em principio vou para a primeira opção mas não queria para já , colocar de parte a hipótese dos saulosis, nem que seja para aprender mais...

 

Quando aos pundimilia, eu queria tê-los para inserir vermelho no meu aquário... Achas que se vão dar mal? Existem algumas espécies do malawi que cumprissem este requisito?

 

 

Espero que consigas entender as várias perguntas, e me elucidar nesta reta final do meu projecto. OBRIGADO!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como podes ver nos meus tópicos eu tive muitos peixes em conjunto com os saulosis e não tive problemas (não te consigo dizer agora de cor todos). O que te posso dizer à partida é que deves evitar os demasoni e as Cynotilapias hara por causa dos machos e os msobo, caeruleus e membe deep por causa das fêmeas. Haverá mais, mas de momento não me recordo.

 

Ainda assim sobram-te muitos peixes que podes juntar. Vermelhos não há muitos e o que existe, não me parece boa ideia para colocar no teu aquário (por causa do tamanho) - é o Labeotropheus trewavasae Chilumba.

 

Mas faz uma listagem dos peixes que gostas e depois eu dou a minha opinião.

 

Abraço,
Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, eu tenho duas situações, os saulosis é capaz de ser a minha espécie favorita, a par dos careuleus (em aparência estética)

 

No entanto só posso ter uma delas, então vou optar pelo primeiro cenário, que tu avaliaste e me dizes ser bom, o que já foi reforçado por outro mestre nos malawi.

 

Porque fico com o amarelo dos careuleus e fico com aquele padrao na cynotilapia afra.

 

Agora a última questão, a pundimilia porque não posso adicionar?

 

Eu vi na net que era comum juntar, e pareceu-me ser a melhor opção para o meu aquário ter o "arco íris".

 

Não devo juntar, ou não posso mesmo ?

 

Obrigado Diogo. Cenario 1 escolhido!!

 

AbraçO!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquário mais ou menos do tamanho do teu e vou-te dizer as espécies que mantenho, assim ficas com mais algumas ideias. Nunca tive grandes problemas com agressividade nem hibridos.

Então tenho:

 

Cynotilapia sp. "hara" - Casal

Cyrtocara moorii - Casal

Pseudotropheus Saulosi - Casal

Pseudotropheus elegans Ngara - Casal

Labidochromis caeruleus - Casal

Metriaclima Caillanos pearl white - Casal

Labeotropheus fuelleborni katale OB - Casal

Iodotropheus sprengerae - Casal

 

Espero ter ajudado

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

 

Eu optaria pelo primeiro cenário mas retirava os Pundamilia nyererei! São peixes do lago Vitória.

 

 

 

Mais uma martelada. Os haps do lago vitoria são peixes perfeitamente compativeis com o Malawi, e quase toda a gente com Vitorias, mete-os com Malawis, ao ponto de se vender Vitoria como sendo malawis, e é a forma ideal de se fazer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma martelada. Os haps do lago vitoria são peixes perfeitamente compativeis com o Malawi, e quase toda a gente com Vitorias, mete-os com Malawis, ao ponto de se vender Vitoria como sendo malawis, e é a forma ideal de se fazer!

 

O que queres dizer com mais uma martelada?!? Achas que eles ficam e vivem bem com os Malawi, só porque "toda a gente" o faz?!!

 

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais