Plantas aquaticas - Preciso de fontes para identificar duas especies...


gervas

Recommended Posts

Ora então pessoal...Tenho 2 especies de plantas que não sou actualmente capaz de identificar. Para os que me conhecem destas andanças, devem estar a pensar..."O que? O Gervas não sabe o nome de duas plantas? Não pode ser! Ele é sempre capaz de identificar as plantas"=P Lol mas é verdade, estou a modos que meio incomodado com toda esta situação, mas a verdade é mesmo essa.

O problema reside no facto de eu estar a tentar identificar plantas europeias, ao invés do que normalmente me aparece por aqui, que são identificações simples. No entanto, para os mais interessados nisto da botanica aquatica, certamente saberão que bibliografia acerca da flora aquatica europeia não abunda nos nossos circulos, e fora deles é igualmente escassa. Tenho pois um problema.

Há umas semanas fui apanhar dafnias a uns charcos aqui da zona. Fiquei muito contente quando consegui capturar um frasco do que á data me parecia ser Dafnia pulex, mas que entretanto já clarifiquei como Dafnia magna... Nesse dia pude deparar-me com o normal Ranunculus oleoleucus, que facilmente conseguimos arranjar em qualquer charco em finais de Março prinicipios de Abril, facilmente identificaveis pela sua inflorescencia tipica. Entre eles deparei-me com uma planta que de imediato me capturou a atenção...

8942047400_195a1b1e70_c.jpg

 

8941486723_9971253436_c.jpg

 

Como podem ver...Chama muito a atenção... Aparentava á data ser uma flutuante, mas após mais atenciosa observação vi que era uma planta caulescente com folhas alternas, com um entrenó bastante desenvolvido embora em estacas mais proximas da superficie o entrenó fosse muito menor. A enervação como podem ver é pouco evidente á excepção de uma nervura central, ladaeada por duas discretas nervuras laterais. O sistema radicular é bem desenvolvido, sendo que a planta é prolifica em raizes saindo uma raiz por junto a cada peciolo. Não fui capaz de observar qualquer inflorescencia no local. Esta planta, forma densos matagais visto que de cada nó formam-se em media 1 a dois novos caules.

 

O contexto ecologico em que encontrei estas plantas foi num charco temporario (que entretanto está praticamente seco), com condições eutroficas, junto com plantas do genero Alisma sp., Ranunculus sp.; Em termos de fauna que encontrei em volta pude identificar numerosas larvas de Sympetrum sp. (entrentanto posso concretizar como sendo Sympetrum fonscolombii), girinos de várias especies, Dafnia pulex/magna, e ""(G a m b u s i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal-holbrooki"" ( e sim eu eu sei que é uma especie controlada etc, não preciso da censura automatica do forum obrigado). Estas plantas cresciam junto da margem do charco até uma profundidade maxima de aproximadamente uns 40cm de fundo. A planta parecia preferir zonas de luz directa no charco.

O pH da água do charco é de 7.1, com uma Dureza Total de 31, a uma temperatura á data da analise de 18ºC ás 12h.

 

Entretanto colhi alguns pés adventicios desta planta, que iniciei em cultura ao ar livre com excelentes resultados.

Conto já com plantas destas com caules até 1m de altura, e a crescer actualmente em aguas perto dos 23ºC durante o dia. Toleram bastante bem o corte e poda. Dos 3 pés que inicialmente colhi, consegui já umas largas dezenas. Planeio iniciar a aclimatização a aquario em breve.

Esta planta aparenta ter uma enorme capacidade de fazer pearling do que consegui observar até este momento.

Aqui deixo uma foto da planta a crescer em estado flutuante...
8942080160_da82eb8aca_c.jpg

 

Não liguem á Rotala rotundifolia que ali está pelo meio feito ninja XD Esta foto foi tirada há 2 semanas.
Entretanto foi tudo replantado numa barrica com fundo de turfa e areia, com excelentes resultados....

Até agora já li tudo o que tinha relativamente ás tropicais e invasoras conhecidas cá e não cheguei a conclusões. Parece-se com uma Crassula sp. mas falta-lhe caracteristicas tipicas desse genero. Estou a meios que num beco sem saida actualmente.

Se alguem souber de alguma pista, autor, livro, ou entidade que me consiga ajudar. Agradece-se!=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho também uma segunda planta aquatica na mira, mas que ainda nao consegui identificar, e que também não sou capaz de identificar actualmente...
8941996682_8ee776fb96_c.jpg

 

Pouco sei dela, visto que está numa lagoa de uma colectividade, e a sua colheita eventual para uma descrição mais concreta e aprofundada, passaria pelo pedido de autorização á entidade reguladora do local para efectuar a colheita de alguns poucos pés, o que actualmente duvido que venha acontecer por razões decorrentes das caracteristicas do local...

Sei no entanto que é uma planta que subsiste em águas em que a intrusão salina é algo a ter em conta, pelo que a sua adaptabilidade a zonas livres de sal terá que ser bem estudada. No entanto se alguém conseguir identificar. Novamente irei agradecer.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok...Criei o problema e resolvi-o... Callitriche palustris para a primeira graças a nuestros hermanos... A segunda continua a iludir-me...

Agora outros problema...Bibliographia acerca do da Callitriche palustris, parece um deserto... Tenho mesmo que comprar aquela enciclopedia de 16 volumes acerca das plantas ibericas, que está á venda na tierra de nuestros hermanos, que cá em Portugal não há quase livros nenhuns acerca de nada natural...Abundam os romances de 3ª categoria dos jornalistas portugueses, mas livros que valha a pena ler...É grupo...=S

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gervas, dá gosto ler o que escreves, nem que seja para perceber o quanto leigos sou em plantas, apesar de me considerar conhecedor

 

É sempre bom termos alguém por aqui com o teu espírito de pesquisa e de interesse sobre este assunto.

 

Boa sorte para as tuas pesquisas! Fiquei intrigado com a que falta descobrir.. é esquisita

 

Viste este site? tem algumas coisitas dela.

 

http://www.pfaf.org/user/Plant.aspx?LatinName=Callitriche+palustris

Editado por Tugz
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais