Duvidas com a fertelização e o CO2


dcc

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Como o nome indica eu ando com algumas dúvidas com a fertilização do meu aquário.

 

Até agora tenho andado a googlar um pouco e a dar também uma vista de olhos no fórum chegando a esta conclusão:

 

Se fizer esta mistura, no meu aquário de 100lt adiciono:

 

40gr de KNo3 em 250ml, por cada ml entra no aquário 1ppm No3 e 0.61 de K

36gr de Kh2Po4 em 250ml, por cada ml entra 1ppm de Po4 e 0.64 de K

 

Sendo que os valores "admissíveis" para o NPK serem

N -> 5...10ppm

P -> 0.5...1ppm

K -> 20..30ppm

 

Com isto não acham que para ter valores de K decentes tenho de prejudicar os Nitratos?

 

 

 

Outra coisa, eu não tenho, nem quero (pois é a minha mãe que me ajuda com o aquário durante a semana pois saio de casa ao domingo a noite e volto à sexta a tarde) Co2... Acham que o posso substituir pelo flourish excel ou devo usar um sal que contenha carbono?

 

 

Fotos só posso colocar amanha a noite, mas o aquário é composto por:

 

Técnico:

Filtro fluval 106 com esponjas -> lã -> cerâmicas

aqua com 100lt limpos

 

Fauna:

6 corydoras

2 plecos (8 e 6 cm)

30 ou 40 guppys (juvenis e adultos)

 

Flora:

Muito musgo num tronco tipo "arvore"

3 ou 4 cabombas

5 pequenas anubias nana

 

No fundo apenas tenho areão, feito por mim a partir de ardosia

 

Desde já obrigado

dcc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem percebi,

 

para teres 5ppm de N, colocas 5ml de KNO3, e ficas com 3.05 de K. Colocas mais 0,5ml de KH2PO4, e ficas com 0,5 de PO4 e 0.32 de K. Penso que necessitas é de colocar mais K atraves de KCL.

 

 

 

 

40gr de KNo3 em 250ml, por cada ml entra no aquário 1ppm No3 e 0.61 de K

36gr de Kh2Po4 em 250ml, por cada ml entra 1ppm de Po4 e 0.64 de K

 

Sendo que os valores "admissíveis" para o NPK serem

N -> 5...10ppm

P -> 0.5...1ppm

K -> 20..30ppm

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem percebi,

 

para teres 5ppm de N, colocas 5ml de KNO3, e ficas com 3.05 de K. Colocas mais 0,5ml de KH2PO4, e ficas com 0,5 de PO4 e 0.32 de K. Penso que necessitas é de colocar mais K atraves de KCL.

 

 

 

Boa tarde, desde já obrigado,

 

Sim era nisso que estava a pensar, será que posso misturar o pkn para ter uma solução que adicione as quantidades pretendidas de cada macro?

Quanto ao co2 existe alguma alternativa ao flourish excel ou está é uma das melhores opções?

 

Quanto a comprar os componentes, existe alguma alternativa ao aquariumplantfood?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Misturar as 3 soluções? Acho melhor não, não percebo mt de quimica, mas o mais certo é dar-se algum tipo de reacção.

Que eu conheça, alem da injecção de co2, tens pastilhas e o liquido: seachem flourish excel e easy carbo.

 

Quanto à outra questão nao te sei responder.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu pensei em misturar tudo pelo fato de por exemplo o tpn+ os ter também misturados (apesar de a concentração ser menor...)

 

Quanto ao co2 vou ver o que vale cada um deles e a que preço...

 

Os pós, vou tentar na farmácia e casa não consiga vou mesmo ter de comprar na loja que disse em cima...

 

 

Por agora vou mesmo iniciar a procura aos pós

 

Caso alguém conhece vendedores de confiança tenham a amabilidade de dizer.

 

Obrigado especialmente à Ervilhita

Editado por dcc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,

 

experimenta a empresa laborspirit. é uma empresa que vende material e reagentes de laboratório e vende a particulares. acabei de comprar 1kg de cada kno3, kh2po e kcl por 50 euros. acredita 1kg de cada vai dar para muitasss aplicações. a entrega foi de 3 dias. pagamento por transferencia.

Editado por Inês Diniz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora, misturar kno3, kh2po e kcl não vai dar nenhuma reação!! não te vai fazer explodir a casa lol. alias se pesquisares por sistema de fertilização por estimativa ( estimative index ) vais ver muitas receitas em que adicionas dois ou três reagentes e ficas com uma solução única de fertilização

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Desde já obrigado pela ajuda :)

Vou agora pedir-lhes uma cotação para os 3 reagentes e para o magnesio.

 

Quanto a receitas já vi mesmo muitas, no entanto a que mais tenho visto é 33gr de KNO3, 7.2 de KH2PO4 e 250ml de agua de osmose ou outra agua mole

Receitas com KCL e magnesio ainda não vi sem ser no site do aquariumplantfood que nao tem o kcl na mistura...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ver mil e uma receitas "fiz" eu uma na calculadora: http://www.theaquatools.com/fertilization-calculator

 

Colocando:

50gr de KNO3

7.2gr KH2PO4

30gr de KCl

40gr de MgSO4

em 250ml e administrando 10 ml por semana ficaria com:

 

N - 12ppm

P - 2ppm

K - 15ppm

Mg - 1.6ppm

 

O que acham destes valores? são aceitaveis? é que fazer 3 soluções seria mais eficiente mas mais complicado porque ao estar a adicionar uma solução de KNO3 estaria a adicionar K e N...

 

EDIT:

Depois de matutar um pouco ficou assim...

http://img209.imageshack.us/img209/9647/receita.png

 

 

O que acham?

Editado por dcc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a pensar demasiado. Despeja isso lá para dentro que as plantas estão com fome. Se vires que têm carências aumentas a dose. Keep it simple.

 

Em princípio, o K fornecido através do KNO2 e KH2PO4 é suficiente e só em situações extremas terás falta de K.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a pensar demasiado. Despeja isso lá para dentro que as plantas estão com fome. Se vires que têm carências aumentas a dose. Keep it simple.

 

Em princípio, o K fornecido através do KNO2 e KH2PO4 é suficiente e só em situações extremas terás falta de K.

 

GOSTEI, a serio!

Ora bem eu comprei ontem um starter kit da aquarium planted food

Visto que aquilo trás, KNO3, KH2PO4 e MgSO4 quais as quantidades que devo colocar?

 

Estava a pensar em fazer um liquido para KNO3 e outro para KH2PO4.

Achas basta colocando 33gr de KNO3 em 250ml e noutro frasco KH2PO4 7.2gr em 250ml e adicionar 10ml de cada por semana ficando com:

8.1ppm de N

2ppm de P

5.9ppm de K

 

Quanto ao Mg faço como??

O aquario tem 100lt e plantas nada de mais, apenas muito musgo, meia duzia de anubias nana, uma grandee cabomba e 3 pequenas.

Quanto ao Co2 apenas posso colocar liquido pois é a minha mae que me trata do aquario durante a semana visto eu nao estar em casa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é a receita que eu uso. A diferença é que eu junto o KNO3 e o KH2PO4 tudo no mesmo frasco e doseio essa quantidade 3 x por semana (eu tenho injecção de CO2).

 

Se de facto vais usar carbono (pressurizado, caseiro ou líquido) usa 3x 10 ml por semana e faz uma TPA no final de cada semana. Se não vais meter carbono, fertiliza apenas 1x por semana e faz TPA uma vês por mês (se for necessário).

 

Quanto ao MgSO4. O que eu faço é deitar um bocadinho lá para dentro depois da TPA semanal. E é quando me lembro...

 

Tu tens um volume maior por isso se calhar usas uma colher pequena de café ou chá por semana. It's all you need.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é a receita que eu uso. A diferença é que eu junto o KNO3 e o KH2PO4 tudo no mesmo frasco e doseio essa quantidade 3 x por semana (eu tenho injecção de CO2).

 

Se de facto vais usar carbono (pressurizado, caseiro ou líquido) usa 3x 10 ml por semana e faz uma TPA no final de cada semana. Se não vais meter carbono, fertiliza apenas 1x por semana e faz TPA uma vês por mês (se for necessário).

 

Quanto ao MgSO4. O que eu faço é deitar um bocadinho lá para dentro depois da TPA semanal. E é quando me lembro...

 

Tu tens um volume maior por isso se calhar usas uma colher pequena de café ou chá por semana. It's all you need.

 

Bem uma coisa é certa, muito mais facil do que pensava... :D

não achas melhor fazer uma solução com o Mg? é que despejar o sal para dentro do aqua é meio "coiso" :/

 

Como te tens safado com a receita?

 

EDIT:

estive a ver o teu nano e já deu para ver que a receita funciona :P

parabens pelas plantas :)

Editado por dcc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é mesmo assim meio coisa lá para dentro directo ;)

 

eu não tenho problemas de fertilização há muito tempo...

 

Pelo modo simplista que apresentas-te a coisa acredita que se fizesses um topico a explicar melhor a fertelização à base de sais haveria mais pessoal a virar para este lado XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Pelo modo simplista que apresentas-te a coisa acredita que se fizesses um topico a explicar melhor a fertelização à base de sais haveria mais pessoal a virar para este lado XD

 

 

Já fiz... usa a função pesquisar.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Já chegou o starter kit, demorou 5 dias uteis como o pessoal da loja me tinha dito.
Fiz para já uma mistura apenas de 250ml de macro e 250 de micro para ver como corre ;) os 250ml vão dar para +- 4 semanas o que já deve dar para ver alguns resultados e se necesario corrigir a receita.

Espero bem que a fertelização em conjunto com carbono liquido, flourish excel, me exterminem as algas Durante o fim de semana vou tentar tirar umas fotos ao aquario para depois ir atualizando semana a semana para todos verem se a combinação funciona bem ou se tem de ser "afinada" e me ajudarem a fazê-lo.

Ou acham que seria melhor abrir um Topico para o aquario?

Obrigado por tudo, davide

O forum está de novo com problemas com o firefox?

Editado por dcc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal,

 

ainda com duvidas sobre co2.

 

Acho que vou optar pelo co2 caseiro ou pelo co2 em lata.

 

Minha duvida e esta... meu aqua liga das 18 as 1 da noite. hora que chego a casa para poder apreciar aquela beleza biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

quando for usar co2 posso continuar a seguir essa hora ou tenho que seguir a hora do dia(sol)???

 

Cumpts

 

Aguardarei por uma rsposta ;)

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, deves manter igual pois os peixes já devem de estar habituados a esse ciclo. Mete o CO2 a ligar uma hora antes das luzes para quando estas ligarem as plantas já terem co2 para consumir.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais