Cianobacterias com NO3=0 e PO4=0.04


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Apareceram de novo cianobacterias após as ter erradicado à aproximadamente 1 ano.

 

O aqua tem quase 2 anos e tenho os seguintes parametros (medidos com KIT DELTEC D&D):

 

PH=8.2

Densidade=1024

NH4=0

NO2=0

NO3=0

PO4=0.04

CA=1024

KH=7.8

MG=1320

Redox=240

 

As cianos surgem quando existe excesso de nutrientes no aqua (NO3 e PO4), mas como praticamente não os tenho, qual será o motivo?

 

Qualquer ajuda é bem vinda.

 

Cumps

 

 

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Usa água de osmose? Se não estou em erro elas têm preferência por fosfatos. No caso de usar água de osmose os filtros ou mesmo a membrana poderão estar a precisar de serem trocados. Não sei se usa e se tem tds para medir a água de osmose.

De qualquer maneira, os valores podem estar a dar zero por estarem a ser consumidos pelas cyanos.

Quando tive no meu cheguei a ler um artigo sobre isso, na qual dizia que elas apareciam para um racio de fosfatos/nitratos. Se bem me lembro em inglês era qualquer coisa como redfield ratio. Mas isto não passa de teorias, que muitos diziam não ser verdade.

Eu acredito que embora os testes estejam a dar valores baixos os nutrientes estejam presentes.

Mas espere por opiniões de pessoal que perceba mais que eu.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela informação.

 

Em complemento, uso água de osmose de 5 estágios com mudanças regulares dos filtros e membrana com 6 e 12 meses respetivamente. Tenho medidor de tds "inline" e não passa dos 3.

 

Poderá ser como tu dizes um racio desregulado que pode estar a provocar o desiquilibrio. Vou ler o que disseste.

 

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois sendo assim a água da osmose não será a causa certamente.

Como lhe disse isso são teorias. Mas poderá ser bem de ter alguns fosfatos e ter nitratos a zero, que se bem me lembro é a condição preferida das cyanos.

 

cumprimentos e Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com toda a certeza e se os testes são bons o nitrato a 0 da nisso mesmo

 

 

Hugo,

 

Quando dizes "com toda a certeza" podes ser mais específico? Terá a ver com o redfield ratio que o RJPF referiu?

 

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tem a ver com isso Mega e por te dar nos teste 0,04 de fosfatos pode não ser assim, existe mais que um tipo de fosfato. O teste mais fiável é o de fosforo mas tens de fazer uma conversão para saberes o fosfato efectivo.

 

Com cianos existentes os teste são pouco enganadores as cianos são excelentes consumidoras de todos os nutrientes e que "engana" os teste é estranho mas ja usei tecnicas de introduzir nitratos e ajudou no combate. neste sistema meu em casa por vezes quando as vejo coloco fosfato no outro dia nem velas

 

Usas algo método pro-botico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faça uma coisa, uma pequena experiência. Se as cyanos desaparecerem com a ausência de luz, espere umas horas depois da luz apagar e faça os testes.

Paço a explicar, Na altura que tive o mesmo problema no meu aquário lembro-me de ler aquilo que lhe disse para fazer. Segundo a explicação que li na altura e que eu não cheguei a experimentar, as cyanos estando "escondidas" não consomem nutrientes. verdade ou não só testando e eu isso não fiz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, obrigado por toda a informação disponível.

 

RJPF,

Vou então fazer os testes antes do fotoperíodo.

 

Hugo,

Inicialmente usava kit da ZEOVIT (ZeoBAK, Zeo food e Zeostart), mas os corais começaram a ressentir por falta nutrientes. Quando parei tudo voltou a melhorar. De momento também uso filtragem com 10 litros de siporax.

 

Caso seja falta de nitratos vou tentar aumentar o nível de comida para que estes subam.

 

Assim que tiver mais resultados volto a postar.

 

Obrigado

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais